A Velha Arte ou Bruxaria Tradicional é o termo usado para designar quem participa do Mistério da Antiga Fé, esse Mistério que flui sob nossos pés, e é a sabedoria ancestral que descansa na terra.
As chamadas "Bruxas (os) Tradicionais" são os portadores destas tradições, e o são, por estarem de acordo e em harmonia com os conceitos que formam a tradição, por tudo isto que temos a nossa intuição apurada e poderosa. Somos
dificilmente enganadas. Enxergamos a verdade mesmo quando não querem, mesmo quando tentam fechar os nossos olhos, apertado, e ignoramos a voz em nossa cabeça, para isto é preciso superar sempre nossas próprias limitações e identificar os profundos ensinamentos da Deusa.
O vento sempre sussurra os avisos e conselhos e nossos ouvidos espertos capturam as vozes com habilidade.
Às vezes duvidamos seriamente de nossa intuição, achando que somos loucas. Mas sempre quando isso acontece acabamos por descobrir que somos o que somos por sermos Bruxas.
Foi fácil para os Sábios olharem para o mundo ao seu redor e verem a grande importância do Princípio Feminino. A fêmea era, na verdade, aquela que trazia a vida, talvez o mais mágico de todos os eventos para o homem antigo. Estas revelações e experiências dificilmente poderia levar a outra opção do que a total reverência e deificação do sexo feminino.
A magia não tem fronteiras, estando presente em todas as culturas e em todas as religiões do mundo, das mais diversas formas. Quando falamos em relíquias sagradas, arquitetura dos templos, oferendas a divindades, cultos cerimoniais, comunicação com os espíritos, incorporação, profecias, revelações, orações, milagres da fé, etc., estamos falando de magia.
Ao contrario do que reza a crença popular, a magia não é sobrenatural. Na verdade, é uma pratica imbuída em milênios de segredos, é uma pratica natural que se utiliza poderes genuínos ainda não descobertos ou catalogados pela ciência.
As Bruxas (os) sempre aproveitaram o conhecimento de onde quer que ele jorre, fosse ele dos resquícios do paganismo, ou uma simples leitura. A Sabedoria é tida como um tesouro de mesmo valor para as Bruxas Tradicionais.
A Bruxaria Tradicional em si possui algumas leis, que não passam de leis da própria Natureza. Há a célebre frase: "Não há nada que a ciência tenha dito que eu não tenha visto como Bruxa", e é verdade. Nossas leis são as leis naturais, entretanto alguns elementos em comum podem ser apresentados a fim de que se tenha melhor compreensão do significado da Bruxaria. Elencamos dois princípios comuns, em especial que ao mesmo tempo que ajudam a compreensão, afastam conceitos equivocados calcados em histórias infantis e preconceitos medievais à prática da Bruxaria.
Velha Religião, Bruxaria Tradicional, somos as adoradoras da Mãe Grande. Bruxa! A própria palavra evoca visões de imediato, para cada um de nós.
Por fim, podemos dizer que a Bruxaria é um patrimônio cultural da Humanidade, ou ainda, que é o Caminho que guia a Bruxa (o) para seu aperfeiçoamento.
FONTE: SELMA - 3FASESDALUA