No conto de "Culhwch e Olwen" há várias passagens que nos permitem observar como os animais míticos são consultados e, ao mesmo tempo, como eles carregam em si qualidades protetoras e amigáveis, atuando como emissários dos Deuses.
Representam também uma forte conexão entre a terra e os céus, ligados a vários Deuses, promovendo a busca de segredos e de sabedoria ancestral. Cada animal possui um atributo específico; suas características são associadas a algum tipo de habilidade e dignos de veneração através de um ritual ou uma cerimônia religiosa.
Enfim, há uma infinidade de animais descritos nos contos e nos mitos celtas que nos leva a uma profunda ligação com a natureza, descritos empiricamente na iconografia ou nos símbolos celtas, que reforçam o respeito entre o mundo natural e o sobrenatural, além da conscientização de toda a sua sacralidade...
Brumas do Tempo
Poesias, pensamentos e ritos druídicos
Bom dia adorei !!! Os povos antigos respeitavam a natureza os animais tudo . Hoje o que nos vemos e o total desrespeito a qualquer tipo de vida !!! O poder e o dinheiro fizeram o homem esquecer do sagrado . Acho que as mulheres deveriam assumir o poder sobre tudo !!!
ResponderExcluir