terça-feira, 18 de setembro de 2012

Cerca de 3000 pessoas foram mortas sob a acusação de bruxaria na Tanzânia


Cerca de três mil pessoas sob suspeita de praticar bruxaria, em sua maioria mulheres de idade avançada, foram linchadas na Tanzânia entre 2005 e 2011, denunciou a principal organização local de defesa dos Direitos Humanos.

"Entre 2005 e 2011, cerca de três mil pessoas foram linchadas por vizinhos que suspeitavam de bruxaria", afirmou o Centro Jurídico e de Direitos Humanos em um informe enviado nesta terça-feira à AFP.

De acordo com a entidade, cerca de "500 pessoas de idade bastante avançada, em especial mulheres com os olhos vermelhos", foram acusadas de bruxaria. As províncias mais afetadas são Mwanza e Shinyanga, no norte do país, acrescenta a fonte.

"Como exemplo, 242 pessoas foram assassinadas por crenças em bruxaria na província de Shinyanga entre janeiro de 2010 e janeiro de 2011", denunciou o grupo humanitário.

Segundo a entidade, as crenças populares consideram a vermelhidão nos olhos como um sinal de bruxaria. Segundo especialistas, a irritação ocular deve-se ao fato de que muitas mulheres são obrigadas a cozinhar utilizando esterco de vaca como combustível.

2 comentários:

  1. Amiga do coração, estou em estado de choque que em pleno séc. XXI este tipo de acontecimentos ainda ocorram, acredite estou mesmo sem palavras!
    Afinal parece que a caça às bruxas ainda continua, pena que tantas mulheres tenham de morrer devido à ignorância dos homens!!!
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  2. Deuses que mundo é esse que estamos vendo.
    Em pleno século 21, com tantos meios de comunicação, essa atrocidades acontecem e poucos meios de comunicação divulgam.
    Até quando a intolerância vai atuar? Até quando as sacerdotisas vão ser caçadas? Até quando esse tipo de IGNORÂNCIA vai ser permitido???
    Até quando!!!!!

    Amiga estava afastada, mais estou retornando, posso postar essa sua reportagem no meu cantinho??? Se sim poderia me dar a fonte da reportagem?
    Beijinhos de luz.
    Lua.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...