segunda-feira, 3 de outubro de 2011

MAGIA


A Religião Antiga é uma religião que engloba magia como um de seus conceitos básicos. Isto não é estranho. Na verdade, é normalmente difícil distinguir onde termina a religião e onde começa a magia, em qualquer fé.

A Magia é uma Arte antiga, na verdade tão velha quanto o Homem e (de um jeito ou de outro) vem sendo praticada até hoje...

Costuma ser definida de mil maneiras diferentes, entretanto, há um consenso, entre os estudiosos do oculto, quanto à sua "essência", pois, em geral, estes a explicam como sendo uma "força" que combinaria a "energia psíquica" com a vontade do mago para provocar as "modificações" desejadas por este.

Trocando em miúdos, o magista conseguiria levantar uma ponta do véu que ainda encobre certos segredos da Natureza e, teoricamente, poderia usá-los em seu próprio favor. Ou do próximo...


Éliphas Lévi, um velho magista do século IX, afirmava que qualquer magia é sempre absolutamente natural e, nem poderia ser de outra forma, porque a MAGIA é regida pelas mesmas leis que regem a Natureza e o próprio Homem como um todo.
Neste caso, em si mesma não teria "cor" alguma, pelo simples fato de ser tão neutra como qualquer outra força existente na Natureza.

As raízes da feitiçaria são muito antigas e remontam à pré-história. Contudo, abaixo do nosso leve verniz cartesiano, lá está ela, latente e pronta para eclodir à menor provocação...
Irritando alguns, assustando francamente outros, mas fascinando a todos, cá está ela entre nós, abertamente e já sem medo das fogueiras da Inquisição.

Atualmente, a Bruxaria faz parte do que convencionou-se chamar "neo-paganismo"e multiplica-se em centenas de vertentes, cuja abordagem além de difícil, costuma suscitar acirradas disputas entre os fieis, digamos, mais fundamentalistas...

De uma maneira geral, os Bruxos modernos declaram-se seguidores da Antiga Religião, naturalmente recriada da forma como se imagina que fosse praticada ao tempo dos remotos cultos agrários, onde prevaleciam as Grandes Deusas-Mães.

 É conhecimento comum, mesmo entre as massas, que as Bruxas praticam magia. Pode haver idéias distorcidas acerca do tipo de magia praticado, mas a Bruxa é firmemente associada, na cultura popular, às artes mágicas.

Em se tratando de magia, não existem caminhos fáceis. As bençãos nem sempre são proporcionais às ordálias. Isso ocorre porque o tapa marca mais que o beijo.
Existem aqueles que tentam desmistificar a magia, tratando-a como artigo de beleza, como uma roupa ou maquiagem que torna a realidade algo mais agradável à vista humana do que a aspereza do terreno realmente faz sentir. No entanto, magia não é algo a ser comprado, vestido ou maquiado. Infelizmente, mais do que fazer o caminho menos pedregoso ao caminhante, essas pessoas apenas desviam o estudante daquilo que é sério,daquilo que é vivido e que marca não apenas a carne, mas marca o espírito com cicatrizes espirituais.
Há o caminho da Espada e há o caminho da Serpente. Ao primeiro, completa o segundo.
Não como anteposição, mas como aprofundamento e complemento. O primeiro é característico do começo da jornada, onde a curiosidade impulsiona a caminhada. Os passos são vascilantes, mas os passos são largos e descuidados, o que provoca muitas quedas pelo caminho. O segundo, é caracterizado pela disciplina e pela seleção criteriosa daquilo que se estuda e se pratica.

Magia (não confundir com mágica ou truque) antigamente chamada de Grande Ciência Sagrada pelos Magos, é uma ciência oculta que estuda os segredos da natureza e a sua relação com o homem, criando assim um conjunto de teorias e práticas que visam ao desenvolvimento integral das faculdades internas espirituais e ocultas do Homem, até que este tenha o domínio total sobre si mesmo e sobre a natureza. A magia tem características ritualísticas e cerimoniais que visam entrar em contato com os aspectos ocultos do Universo e da Divindade. A etimologia da palavra Magia, provém da Língua Persa, magus ou magi, significando tanto imagem quanto um homem sábio.

Há registros de práticas mágicas em diversas épocas e civilizações. Supõe-se que o caçador primitivo, entre outras motivações, desenhava a presa na parede da caverna antevendo o sucesso da caça. Adquiriu o ritual de enterrar os mortos. Nomeou as forças da natureza que (provisoriamente) desconhecia, dando origem à primeira tentativa de compreensão da realidade, o que chamamos de mito.


Os antigos acreditavam no poder dos homens e que através de magia eles poderiam comandar os deuses. Assim, os deuses são, na verdade, os poderes ocultos e latentes na natureza.

Durante o período da Inquisição, os magos foram perseguidos, julgados e queimados vivos pela Igreja Católica, pois esta acreditava que a magia estava relacionada com o diabo e suas manifestações.

A magia, segundo seus adeptos, é muitas vezes descrita como uma ciência que estuda todos os aspectos latentes do ser humano e das manifestações da natureza. Trata-se assim de uma forma de encarar a vida sob um aspecto mais elevado e espiritual. Os magos, utilizando-se de atividades místicas e de autoconhecimento, buscam a sabedoria sagrada e a elevação de potencialidades do ser-humano.


A magia seria também a ciência de simpatia e similaridade mútua, como a ciência da comunicação direta com as forças sobrenaturais, um conhecimento prático dos mistérios ocultos na natureza.

As Bruxas (os) também estabelecem relações especiais com a Deusa e com o Deus por meio da magia. Isto não quer dizer que todo encantamento é uma oração, nem são as invocações encantamentos com palavras diferentes.

O ato de chamarmos por seus nomes e visualizarmos sua presença durante os encantamentos e ritos cria um elo entre o Divino e os humanos.

Assim, na Religião Antiga , a magia é uma pratica religiosa.
Definir a magia, surpreendentemente esta é uma tarefa dificil. Uma definiçao bem simples mais recente e refinada é:

" A Magia é a projeçao das forças naturais para gerar efeitos necessários."





A Magia divina é a anergia existente na Deusa e o Deus -- a força vital, a fonte do poder universal que criou tudo aquilo que existe. A dualidade, a polaridade vinda de uma única e indescritível fonte a que chamamos a Fonte de Poder Universal.

As Bruxas (os) invocam a Deusa e o Deus para abençoar sua magia com poder. Durante os rituais eles podem direcionar o poder pessoal às deidades, pedindo para que uma determinada necessidade seja atendida. Isto é magia verdadeiramente religiosa.

Portanto, a magia é um processo pelo qual as Bruxas (os), operam em harmonia com a Fonte do Poder Universal, a qual visualizamos como a Deusa e o Deus, assim como com as energias pessoal e da Terra para que melhoremos nossas vidas e para levar energia à Terra. 



Ao contrario do que reza a crença popular, a magia não é sobrenatural. Na verdade, é uma pratica oculta (escondida) imbuída em milenios de segredos, calúnias e desinformação, mas é uma pratica natural que se utiliza poderes genuínos ainda não descobertos ou catalogados pela ciência.

Isto não invalida a magia. Nem mesmo cientistas declararam saber tudo sobre nosso universo. Se assim o fizessem, o campo da investigação cientifica simplesmente não existiria. 



Os poderes que as Bruxas (os) utilizam um dia serão documentados e assim perderão seus mistério. Tal já ocorreu, em parte, com a hipnose e a psicologia, e pode em breve acontecer com a percepção extra-sensorial.

A Magia é eficaz para causar manifestações de mudanças necessárias. Isto não é enganar-se a si mesmo. A Magia praticada de modo correto funciona, e nenhuma tentativa de explicação alterará este fato.


Há muitos modos de se praticar magia. As Bruxas (os) geralmente escolhem formas simples e naturais, apesar de alguns preferirem cerimoniais elaborados. Normalmente, entretanto, envolvem ervas, cristais e pedras; a utilização de símbolos e cores; gestos mágicos, musicas, voz, dança e transe; projeção astral, meditação, concentração e visualização.


Portanto devemos infundir o poder pessoal à necessidade, e em seguida libera-lo . Na magia das Bruxas (os), o poder pessoal é reconhecido como uma ligação direta com a Deusa e o Deus. A magia, portanto, é um ato religioso com os quais as Bruxas (os) se unem a suas deidades para melhorarem a si mesmos e ao seu mundo. 




Todo o conhecimento que os druidas levou sobre magia celta, foram transmitidos apenas de um indivíduo para outro sem usar qualquer tipo de documento escrito, que é por isso que é tantas vezes difícil de determinar as características das práticas de magia celta.
A interpretação da natureza foi um dos pilares mais importantes da magia celta, que por sua vez, incluiu técnicas de adivinhação baseado em voos diferentes de aves, mas apesar do respeito e devoção que manteve este tipo de magia da natureza . 


A verdadeira magia não é superstição nem magia popular, tal como os poderes atribuídos às ervas e aos encantamentos naturais. É a compreensão dos princípios metafísicos e de como empregá-los para manifestar seus desejos ou necessidades. Frequentemente a magia requer a utilização de instrumentos preparados e estados de consciência estabelecidos.

Magia também é encontrado nas culturas xamânicas, entre os homens da medicina e mulheres das tribos.

Embora usem “medicina” como palavra em vez de magia, em essência, eles estão praticando magia.

A dança da chuva, uma canção de cura, ou até mesmo uma bênção de proteção são todas as formas de magia.


A magia da Religião Antiga descende fundamentalmente das ancestrais crenças religiosas da Europa. A crença na Grande Deusa, era professada em toda a latitude e longitude do espaço europeu pré-cristianizado, desde o norte da Europa á península ibérica. Os celtas foram talvez os mais reconhecidos praticantes da magia que mais tarde veio a ser conhecida por «Bruxasa », mas na verdade tratava-se de uma crença amplamente divulgada. Com o evento do Cristianismo, as crenças religiosas e magias pagas foram altamente reprimidas, e terá sido neste momento em que as praticas espirituais europeias foram forçadas a ser praticadas em rigoroso secretismo, ( professar estas religiões e sistemas mágicos era punido com tortura e morte na fogueira), que nasceu um quadro de diferentes movimentos religiosos distintos. A velha religião europeia evoluiu assim para uma série de sistemas mágicos diferentes. 




*alguns, mantendo a pureza das tradições religiosas, acabaram fundando o sistema que séculos mais tarde seria conhecido por Wicca;

*outros, incorporando nas velhas crenças, conceitos do cristianismo, ( como o de anjos, de demónios, de Diabo, etc), evoluíram diferentemente e acabaram séculos mais tarde por formar o sistema religioso denominado simplesmente por «bruxaria»

A magia da Religião Antiga , possui uma forte componente de contacto com espíritos elementais, ou seja, tanto espíritos que incorporam nas forças da natureza, como entidades que são emanações das próprias forças da natureza.

Igualmente na perspectiva das tradições esotéricas mais ancestrais que procuram a relação e o contacto com espíritos elementais, encontramos também a magia Celta.

Tanto a Bruxaria como a Magia Celta, são sistemas mágicos sustentados numa crença religiosa politeísta, na qual se professa a fé em Deuses e Deusas, bem como visões mitológicas próprias. A Magia Celta, assumirá contudo contornos de druidismo, o que virá a enquadrar na classe dos sistemas mágicos xamanistas.


Ainda assim, a magia tem papel especial na Religião Antiga . Ela nos permite melhorar nossas vidas e desenvolver energia ao nosso tão maltratado planeta. 



50 comentários:

  1. TODOS OS TEXTOS DESTE BLOG É PARA VOCÊ MEU AMOR MARIDO, NAMORADO, MELHOR AMIGO O MEU GRANDE GUARDIÃO.
    A MAIOR MAGIA É A QUE TEMOS UM COM OUTRO, O AMOR QUE SENTIMENTOS UM PELO OUTRO O CAMINHAR JUNTO DE TODOS OS DIAS.
    TUDO ISTO É PARA VOCÊ MARCOS

    SELMA

    ResponderExcluir
  2. Nossa se minha mulher escrevesse isto para mim eu juro que nunca a largaria


    Jayme

    ResponderExcluir
  3. O texto retrata bem oq é Magia, mas a maior magia foi escrita no coment=ario da Selma


    Ana

    ResponderExcluir
  4. Com todo respeito, se vc largar do Marcos me procure, pois queria eu ter uma mulher que escrevesse isto para mim.

    Pedro

    ResponderExcluir
  5. realmente a magia esta presente em tudo, e a maior magia é a do amor.

    Cristina

    ResponderExcluir
  6. Qual a receita de vcs?
    Nos dias de hoje ser escrito isto tem que ter receita.

    Antunes

    ResponderExcluir
  7. A terra é a fonte de energia de todos nós.
    Gostaria realmente de me tornar uma bruxa para poder entender melhor este mundo lindo.

    Flavia

    ResponderExcluir
  8. Estou me dedicando ao máximo a leitura e aos estudos para poder me tornar uma bruxa.
    E este o caminho que tenhio que seguir?

    Gloria

    ResponderExcluir
  9. Marcos esta declaração é so pq vc é um bruxo?

    Renato

    ResponderExcluir
  10. Como sempre o texto o video muito lindo


    Marli

    ResponderExcluir
  11. Respeito, harmonia, amor tudo isto é magia, mas não se tem isto a trco de nada, então me diga como posso conseguir esta magia

    Fernanda

    ResponderExcluir
  12. Serio leio varios blogs pq amo esta religião. agora estou entendendo que não é so andar de preto andar com gato que se é bruxa.
    Perdi muuito tempo fazendo isto.
    Me diga qual o melhor caminh?

    Leila Castro

    ResponderExcluir
  13. Será que so o fato de estar junto ja não é uma magia?


    Jorge Ferraz

    ResponderExcluir
  14. Caminhei muito até encontrar este blog, muitas perguntas ainda estão a ser respondia, mas acho que estou no caminho.

    Veronica

    ResponderExcluir
  15. Blog todo muito bom


    Jurema

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber se vcs vão postar sobre o casamento na religião da bruxaria?


    Roseane

    ResponderExcluir
  17. To procurando uma religião para eu seguir, gostaria de saber se para eu ser desta religião eu tenho que frequentar algum lugar ou se eu posso fazer isto sozinho?

    Sergio

    ResponderExcluir
  18. Boa noite
    ja estive aqui outras vezes, mas este texto sobre magia é muito bom. Como falei anteriormente sou espirita, e gosto deste blog pelo respeito que é demonstrado em relação as outras religiões.
    Quero tb escrever que estou aprendendo muito lendo os textos.

    Claudineia

    ResponderExcluir
  19. Vcs poderiam postar alguma coisa sobre o anjo lucifer ou vcs descriminão ele?

    Roberto

    ResponderExcluir
  20. Sto leggendo questo blog per molti giorni, sono commosso, con la ricchezza di testi, immagini e musica.
    molte persone oggi entrare in questo blog qui nella mia zona
    molto rispetto a delle streghe italiane.

    Albertine

    ResponderExcluir
  21. Nizza Text, frage ich mich, ob ihr ein Buch über diese Religion veröffentlicht haben.
    Meine Frau ist nun auch in diesem Blog süchtig.
    Wir sind der Schaffung einer Arbeitsgruppe zu den Themen dieses Blogs denken.

    Dieter

    ResponderExcluir
  22. Ja τεθεί αρκετές φορές, αλλά ποτέ δεν έγραψε.
    Το σύνολο του blog είναι πολύ καλή.
    Συγχαρητήρια, το κείμενο είναι όμορφο

    Agnes

    ResponderExcluir
  23. The house Witch Morgana is integrated with the clarification issued by this blog

    May the Great Mother is always with us

    Bridget

    ResponderExcluir
  24. Olha este blog é tão visto que as pessoas de outros paises ja estão até deixando comentários
    Parabens

    Mauro

    ResponderExcluir
  25. Gostei do texto muita qualidade


    Patricia

    ResponderExcluir
  26. fico emocionado pelas suas palavras de carinho e pode ter certeza que tudo isso é triplamente retribuido da minha parte.

    minha grande mulher, minha grande sacerdotiza

    amo vc
    do seu guardião
    marcos

    ResponderExcluir
  27. obrigado jayme

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  28. bom dia ana

    obrigado por tudo e esperamos que continue a nos visitar
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  29. bom dia cristina

    obrigado pela visita e pelo comentario

    volte sempre que puder
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  30. bom dia antunes

    essa receita só a grande mãe pode te revelar e quem sabe um dia ela te mostre isso.

    fique atento
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  31. bem vinda flavia

    continue sua busca por conhecimento e aqui tentamos levar isso a você.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  32. bom dia gloria

    você esta indo no caminho certo.

    continue buscando conhecimentos e leia varias vezes.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  33. caro renato

    não e só por ser bruxo e sim por ser sincero e de coração.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  34. bom dia dia fernanda

    você consegue praticando respeito, harmonia e amor.

    será sempre bem vinda
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  35. bom dia leila castro.

    o melhor caminho é você seguir em frente fazendo e pensando coisas boas e separando um tempo para sua leitura.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  36. bom dia jorge ferraz

    tudo que te faz feliz e te arranca um sorriso e uma grande magia.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  37. bom dia veronica

    sinta se a vontade e se estiver ao nosso alcance teremos a maior prazer em esclarecer suas duvidas.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  38. bom dia jurema

    obrigado pela visita e comentário
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  39. bom dia roseane

    esse é uma boa sugestão de tema para as próximas postagens.

    agradecemos sua visita e sua sugestão
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  40. caro sergio

    o lugar que você tem que frequentar são os lugares mais bonitos que a grande mãe nos deu de presente e que temos obrigação de preserva los como por exemplo o oceano, as montanhas e tudo que tiver vida nessa terra.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  41. bom dia claudineia.

    você é uma pessoa muito querida por nós e ficamos muito felizes com sua constante participação nos temas abordados.

    saibas que é sempre muito bem vinda
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  42. caro roberto

    nós só abordamos temas voltados à antiga religião e esse assunto faz parte da história da igreja católica.

    mesmo assim ficamos gratos pela sua visita
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  43. guten tag dieter

    wir nie veröffentlichen bücher über unsere religion.

    rückkehr
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  44. dear bridget

    we are very happy whit your visit and hope it will always be around.

    that the grand mother protect us
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  45. bom dia mauro

    obrigado pela visita e pelo seu comentário.

    a nossa religião esta tomando força e mostrando as pessoas de todo mundo quem realmente somos.

    e essa é uma oportunidade que temos que nos unir.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  46. obrigado patricia

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  47. Αγαπητοί Agnes
    Καλό είναι να γνωρίζετε ότι έχετε παρακολουθήσει το blog μας.
    Ελπίζω να βρείτε εδώ, αυτό που ψάχνετε.
    Καλή ανάγνωση και ελέγχετε συχνά την

    Selma/Marcos

    ResponderExcluir
  48. Albertine
    Felici di sapere che questo blog è condiviso con voi
    Sentitevi liberi di leggerli

    Selma/Marcos

    ResponderExcluir
  49. Muito lindo seu blog tenho tido interesse de saber sobre o povo celta e gostei muito, que nossa MÃE NATUREZA os ilumine sempre

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...