sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A DEUSA E SANTA BRIGHID, BRIGID OU BRIGIT


As lendas mais antigas dão conta que num distante dia primaveril dois sóis despontaram no horizonte para iluminar o mundo. Um deles era o velho Astro-Rei que como sempre emergiu do Leste para iniciar sua caminhada costumeira pelo céu até encontrar seu descanso no Oeste, enquanto o outro anunciava o nascimento de uma filha dos Tuatha Dé Danann.

Como uma revelação do que seria o destino daquela menina no mundo a casa onde nasceu ardeu até alcançar o céu numa chama de brilho imperecível nunca desfeita em pó , competindo em pé de igualdade com a luz do Sol durante o dia e até mesmo vencendo as trevas na noite.

Brighid, também grafada Brigid ou Brigit, é uma deusa celta muito popular na Irlanda.



Seu nome significa "flecha de poder". Era chamada A Poetisa. Outro aspecto de Danu, associada a Imbolc. Tinha uma ordem dedicada a ela, formada só por mulheres, em Kildare, na Irlanda, que se revezavam para manter o fogo sagrado sempre aceso. Deusa do fogo, fertilidade, lareira, todas as artes e ofícios femininos, artes marciais, curas, medicina, agricultura, inspiração, aprendizagem, poesia, adivinhação, profecia, criação de gado, amor, feitiçaria, ocultismo.

Brighid era representada por três mulheres, Brighid, a poetisa, Brighid, a médica, e Brighid, a ferreira, sendo conhecida com a deusa da Tríplice Chama, pois o fogo alimenta as forjas, esquenta os experimentos dos alquimistas, e incendeia a mente dos poetas.

Brighid é uma das deusas chamadas de pan-célticas, pois fora cultuada por todos os diferentes povos celtas.


Brigid, a Deusa das águas que curam, faz os rios voltarem a correr; Brigid, a Deusa dos animais, propicia o retorno e o acasalamento deles, garantindo a continuação da vida por meio dos filhotes; Brigid, a Deusa das sementes, filha do Dagda, o Senhor do Caldeirão, abençoa o reinício dos trabalhos na agricultura; Brigid, Deusa solar, traz de volta dias mais claros e mais amenos.

Brigid, Deusa não só do fim do inverno (Imbolc), mas de todo o ano, está conosco mais uma vez, sob uma de suas muitas faces – a Donzela da Primavera. O mundo se enche de luz, os corações de alegria, e dos lábios dos Bardos nasce uma nova canção – uma canção de amor por Brigid, padroeira dos artistas e dos amantes da arte.




Excalibur, A espada do Rei Arthur, foi forjada pela Senhora do Lago, com o fogo sagrado de Brighid. Como a Avalon Arthuriana, ou a "Ilha das Maçãs," Brigid possui um pomar de maçãs no Outro Mundo na qual abelhas viajavam para obter seu néctar mágico.
Brigid, que tambem significa "aquela que exalta a si própria," é a Deusa do Sagrado Fogo de Kildare (derivado de "Cill Dara," que significa "igreja do carvalho") e freqüentemente é considerada como sendo o aspecto de Donzela Branca da Deusa Tripla. Ela foi cristianizada como a "mãe adotiva" de Jesus Cristo, e chamada Santa Brigida, a filha do Druida Dougal the Brown. Ela algumas vezes também é associada com a Deusa Romano-Celta Aquae-Sulis em Bathe.
Imbolc, o festival de Brighid, é celebrado em ou em torno do dia 1.o de Fevereiro quando Ela conduz a Primavera para a terra depois do domínio do Inverno de A Cailleach. Esta festa de meio de Inverno começa conforme as ovelhas começam a lactar e é o começo do novo ciclo de agricultura. Durante este tempo Brigid personifica uma noiva, aspecto de virgem ou donzela e é a protetora das mulheres que estão grávidas. Imbolc também é conhecido como Oimelc, Brigid, Candlemas, e até na América como o Dia da Marmota.
Na fundação do Dia da Marmota Americano, a cobra de Brigid sai da colina na qual ela hiberna e seu comportamento é dito para determinar a duração do resto do Inverno.

Gailleach, ou a Senhora Brance, bebeu do Antigo Poço da Juventude ao amanhecer. Naquele instante, ela foi transformada no seu aspecto de Donzela, a jovem Deusa chamada Brigid. Poços são considerados sagrados pois eles vêm de o imbelc (literalmente "no ventre"), ou útero da Mãe Terra.
Por causa do seu Fogo da Inspiração e sua conexão com as macieiras e carvalhos, Brighid freqüentemente é considerada a padroeira dos Druidas. 


Brigid é uma deusa irlandesa e celta de tempos pré-cristãos. Seu domínio é o coração, a poesia (e criatividade), e smithery (metalcrafting). Ela foi absorvido pela Igreja Católica Romana quando a Irlanda foi convertido ao cristianismo e tornou-se St. Brigid.

Brighid é filha de Dagda,o Bom Deus, pertencendo assim, aos Tuatha De Danann. Dagda é o líder e o Grande Pai conhecido como o Poderoso do Conhecimento. Um rei da sabedoria Dagda é a Boa Mão, um mestre da vida e da morte, e aquele que traz prosperidade e abundância. Gêmeo de Sucellos como o regente da luz durante a metade do ano. O poder e o conhecimento de Dagda é dado por um sopro, chamado "AWEN" através de um beijo no escolhido como sucessor para Chefe Trovador dos Duidas. O "AWEN" é o sopro de Deus (Dagda) que guia e instrui, tornando um trovador diferente dos outros.



Há lendas que alegam ser ela a esposa de Tuireann, com quem teve três filhos (Brian, Iuchar e Iucharba), que posteriormente matam Cían, o pai de Lugh.

Quando surgiu uma aliança de mera conveniência política entre dois povos inimigos terminou se revelando um amor verdadeiro entre Bress e Brigid , nascendo desta união como fruto Rúadan, Brian , Iuchar e Iurbarba.

Apesar de ter com Brigid quatros filhos, Bress fez questão de ´´expurgar´´ deles qualquer sinal de mácula de fraqueza por terem nascidos ´´ mestiços´´ pelo fato de parte do seu sangue formoriano ter sido ´´misturado´´ aos dos dananianos. Assim, Rúadan, Brian , Luchar e Lurbarba foram desde cedo afastados da mãe e mesmo dos seus parentes do lado materno, sendo criados como se fossem Fomorianos.
De todos seus filhos Brigid manteve pouco contato com exceção de Rúadan que nascido fraco e franzino ficou mais tempo ao lado da mãe, desfrutando do convívio com os Tuatha Dé Danann de um modo que nunca conseguiram seus outros irmãos. Apenas na adolescência é que finalmente Rúadan finalmente passou a conviver com seus parentes paternos.




Muita embora esta tamanha hostilidade de Bress com Brigith , o fato é que ele era apaixonado por sua esposa bem como se revelou nos primeiros anos como sendo um monarca razoável dos Tuatha Dé Danann neste tempo todo que estava casado.

Infelizmente com passar do tempo Bress se revelou um tirano, apenas interessado em retirar toda a riqueza de seus súditos com altos tributos cobrados em favor dos Formorianos e nem de longe preocupado com o bem estar dos Dananianos.

Como é óbvio deduzir foi uma questão de tempo para esta situação deteriorar em direção de gerar finalmente uma guerra entre os Formorianos e os Tuatha Dé Danann. Agora entre tantas morte ocorridas neste conflito houve apenas uma que foi lamentada tanto por Formorianos como os Tuatha Dé Danann, a saber o falecimento de Rúadan.

Contam as lendas que a deusa traduziu em prosa e verso toda sua dor pelo filho perdido, entoando um canto fúnebre em seu enterro que além de ser considerada a mais bela poesia já escrita também era de trazer lágrimas e obscurecer o coração do mais insensível entre o seres.



Ao final da guerra com os Fir Bolgs os Tuatha Dé Danann finalmente tinham conquistado um espaço para firmar seu reino, porém, pairando sobre suas cabeças havia tanto a ameaça dos Fomorianos de virem em socorro de seu aliados (os Fir Bolgs ) quanto passavam por sérios problemas ligados a buscar um sucessor ao Rei Nuada que estava segundo as tradições dananianas impossibilitado em continuar como monarca daquele povo por conta de seu grave ferimento em combate que rendeu a amputação da mão.



A solução para este grave problema surgiu das mãos de Dagma, regente por tantos anos dos dananianos antes de passar o poder para o jovem guerreiro Nuada, onde o velho rei sugeriu forjar uma aliança com os Formorianos a partir do casamento de sua filha Brigid com o guerreiro Bress ( filho do Rei Elethan ) onde seria oferecido como dote o direito dele ser o monarca dos Tuatha Dé Danann em sucessão de Nuada.

De outro lado com este casamento é certo que Dagma garantiu de certa maneira o retorno de sua família ao poder, o que não poderia ter conseguido de outro modo seja por conta de sua idade avançada quanto não ter filhos varões ao trono. Sem esquecer o não menos importante fato que Bress abdicasse ou morresse seria Dagma a assumir a posição de regente até quando seus netos crescessem.



Como Deusa, Brigid, é uma entidade fortemente vinculada com a inspiração e a criatividade, tanto que na tradição Britânica dos Druidas foi assimilada como a "Deusa dos Bardos", por ser a "musa" que inspirava àqueles grandes sacerdotes similares aos Brahamanes da Índia. Atualmente se diz que Brigid é o veículo e guardiã do "Awen", o sopro de seu pai (Dagda), ou a "consciência da inspiração", um estado muito variado de magnitude e cujos mistérios mais profundos parecem indicar um estado elevadíssimo de consciência, parecido ao ao Shamadi ou transe Yóguico.

"AWEN" é a força mental que inspira à criatividade.

Brigit também foi uma Deusa muito vinculada à curas (com ervas) e lhe eram atribuídos mágicos conhecimentos das propriedades curativas das plantas. Como conhecedora desses mistérios é uma Divindade vinculada à Bruxaria, já que as bruxas sempre foram, na antiguidade, mulheres de avançada idade que possuíam um vasto conhecimento sobre as propriedades naturais e intrínsecas das plantas para todo o tipo de uso medicinal.



A Deusa era ainda uma grande guerreira que afugentava as tropas inimigas de qualquer exército quando era invocada, e também, infundia valor ao exército que apadrinhava. Brigid apareci freqüentemente de maneira imensa e feroz lançando gritos de raiva frente aos exércitos que pretendia afugentar. Desse mesmo modo, os Celtas antes das batalhas lançavam gritos selvagens e ininteligíveis com o único propósito de amedrontar à seus adversários.

Algumas vezes, Brigid é identificada com Danann (Deusa principal, Mãe dos Deuses da Tradição Celta) e é considerada como a Mãe de todas as coisas.

Lady Gregogy, em "Gods an Fighting Men", diz dela:

" Brigit...era uma poetisa, e os poetas a adoravam, pois seu domínio era muito grande e muito nobre. E, era assim mesmo, uma curadora, e realiza trabalhos de ferreiro, fui ela quem deu o primeiro assobio para chamar-se uns aos outros no meio da noite. E, um lado de seu rosto era feio, porém o outro muito belo. E, o significado de seu nome era Breo-saighit, flecha de fogo".



BRIGID possui 4 animais sagrados: a cobra, a vaca, o lobo e o abutre.

A Cobra é a "Serpente Criadora" que era guardada em seus santuários onde oráculos eram revelados aos homens.
O seu segundo animal é a Vaca Sagrada. Seu abundante leite nutre humanos e crianças.
Ela é conectada com o lobo,pois ele é um dos animais totem das Ilhas britânicas.
E em seu aspecto de Deusa da Morte, ela está associada com o Abutre ou outras aves de rapina.

Igualmente lhe é sagrado o cisne, tanto o branco quanto o negro. Os antigos povos europeus acreditavam que o cisne era o resultado da união da serpente com o pato, simbolizando o fogo e a água respectivamente, ambos sagrados para Brigid.

Não há como duvidar do extenso culto – antigo e atual – dedicado a Brigid. Ela é um arquétipo poderoso no mundo contemporâneo, que ultrapassa barreiras religiosas ou filosóficas. Seu poder alcança tanto os adeptos do neo-paganismo (druidismo, Wicca, seguidores da Tradição da Deusa) – que a cultuam no Sabbat Imbolc como uma Deusa Tríplice, padroeira das artes, cura e magia – quanto os cristãos, que a reconhecem como uma mulher real, santificada, cujos milagres continuam acontecendo até hoje.


A data exata do início de seu culto pagão é desconhecida. Acredita-se que foi há milênios, sendo uma das deusas mais antigas, “contemporânea” de Inanna, Ishtar, Ísis, Hera, Gaia e Freyja. Suas lendas se desenvolveram ao longo de várias gerações e, mesmo truncadas ou distorcidas pelos monges e historiadores cristãos, acabam por preservar fragmentos de sua esquecida sabedoria e poder. Muitas das lendas da Santa são compilações dos mitos da Deusa, mescladas a elementos cristãos, com o propósito de atrair pagãos celtas para o cristianismo. Referências escritas surgiram apenas vários séculos depois da sua morte e reúnem histórias confusas sobre sua suposta identidade, sendo considerada ora a parteira e madrinha de Jesus (mesmo tendo nascido séculos após), ora a própria Maria. 


Os inúmeros nomes da Deusa originaram-se nos vários locais de seu culto, assim como suas representações: Breo Saighit, a Flecha Ardente celta (o nome que melhor representa o poder da sua chama sagrada), a escocesa Bride, a irlandesa Brigid ou Bhrid, a inglesa Brigantia (Guerreira, mas também mediadora da paz), Brigandu na Gália, Bridget na Suécia e Ffaid no País de Gales. Independentemente da origem, seu culto floresceu na Irlanda e Grã-Bretanha e seu nome foi imortalizado em várias fontes também na França, Espanha, Suécia. Tão diversos quanto seus nomes, são seus títulos, que descrevem seus atributos: Brigid, a Vitoriosa, Guerreira imortal, Rainha do Povo das Fadas, Mãe da canções e poesias, Senhora das fontes, Chama do coração das mulheres, Fogo que arde sem cinzas, Mãe da sabedoria, Deusa da cura com manto verde e voz doce.





O arquétipo complexo de Brigid – a mais cultuada das deusas celtas – amalgamou vários aspectos das antigas deusas irlandesas (como Danu, Macha, Morrigan). Entretanto, ela é uma divindade tão intensamente relacionada à sacralidade feminina que a nenhum homem era permitido ultrapassar a cerca ao redor do seu santuário. Deusa soberana da terra, do fogo celeste e telúrico, das fontes (cura, fertilidade, prosperidade), ela ficou mais conhecida como Deusa Tríplice das artes (poesia, canto, tecelagem), cura (mistérios das ervas, purificação e renovação pela água), magia e profecia, ou como a Senhora do fogo tríplice: da inspiração (como Musa), forja (padroeira da metalurgia) e lareira (protetora das casas, mulheres e família).
Uma composição de personagens irlandeses e galeses deu origem à Santa, cujo principal título era ”Brigid do manto verde e dos cabelos de ouro (ou fogo)”, traços marcantes das imagens da Deusa. Ela supostamente nasceu entre os anos de 439 e 452 e morreu entre 518 e 525 de nossa era, sendo filha de um druida e de uma escrava pagã. Era uma moça generosa, sem interesse em namoros, apenas na vida religiosa.

 

Tornou-se freira, depois abadessa e criou uma comunidade com outras sete virgens em Cill Dara (atual Kildare), Irlanda, que cresceu até se transformar em um grande mosteiro, primeiro centro irlandês de estudos e artes. Sua vida foi repleta de milagres, que reproduziam os atributos da Deusa (fertilidade, abundância, cura, o dom de falar com animais, a chama eterna no seu altar cuidado por 19 freiras), com especial ênfase no auxílio a mulheres, pobres e doentes. Sua representação como Santa tem elementos reais e míticos, mas foi através dela que a igreja cristã celta permitiu a perpetuação – de maneira velada e adaptada – da reverência e culto da deusa Brigid.

Os brigantes eram uma confederação de tribos celtas que se instalou na Armórica (França) Grã-Bretanha e no sul da Irlanda… O nome dessa tribo deriva da Deusa Brigantia, que é aparentemente mais uma variação do nome Brighid. Na Gália, a Deusa Brigindo é outra faceta desta deidade, enquanto que Brigantia é o nome original das cidades de Bragança em Portugal e de La Coruña na Galícia (Espanha).

Mas é na Irlanda que encontramos os mais importantes elementos da Deusa Brigith.


No ano de 450, Brigith foi transformada em Santa Brígida pelo cristianismo que não conseguia impedir o culto a Deusa pagã. A biografia dessa santa foi escrita por Cogitosus – que credita a data da morte da santa cristã ao dia 01 de fevereiro, data está em que era comemorado o Festival do Fogo em homenagem a Deusa pagã.

A história da Santa Brigida é na verdade cheia de contradições, uma vez que boa parte de sua biografia é baseada na história da Deusa e alguns elementos que são facilmente compreendidos a partir do paganismo, torna-se estranhos para os fundamentos cristão…

Imbolc ou Oilmec é um dos quatro festivais religiosos celtas, é também um dos oito sabbats da religião Wicca. É o festival em homenagem à Deusa Brighid (Briga, Brigit e suas variações). É quando a terra está se recuperando do inverno, e o Sol se fortalecendo para a primavera. Época de festas alegres, tochas e fogueias, comidas condimentadas e sucos e vinhos de sabores marcantes. É comemorado tradicionalmente no dia 2 de fevereiro, no Hemisfério Norte, e 1º de agosto, no Hemisfério Sul. É também chamado de Festival da Noiva, é a época de início do processo de aragem da terra e do plantio.

BRIGIT Deusa celta e neopagã do fogo, da sabedoria, da poesia e dos poços sagrados, além de ser uma deidade associada com profecia, vidência e cura. 


Brigid nos diz que uma vida sem o calor de sua chama de inspiração é totalmente insípida. Abra seu coração e permita que a inspiração seja o alimento de sua alma, para que você possa se tornar mais segura(o) e energética.

Seja qual for a verdade sobre a vida privada Brigit, o que é interessante é a sua universalidade e da forma que as pessoas são movidas a especular sobre ela e, talvez, de ler as coisas em histórias sobre ela com o qual eles podem identificar. Desta forma, ela é trazida mais perto de nós, e é capaz de servir, em muitos aspectos como um papel-modelo. Um amante da mulher, uma mulher forte única, uma mulher no relacionamento feliz e frutífera com um homem - ela se torna todas as coisas para todas as mulheres. 




Oração a Deusa Brigit
 
“Senhora dos cabelos trançados!
Guardiã do fogo sagrado!
Venha meus caminhos iluminar!
Meu lar abençoar!

Brigit! Filha do Grande Dagda!
Senhora das fontes sagradas!
Concede-me saúde e paz!
E todo amor de que és capaz!

Que eu saiba honrar tua bênção,
Entregando-te meu coração!
Que eu saiba curar e abençoar
E espalhe amor por onde eu passar!

Assim se faça para sempre.”



34 comentários:

  1. boa noite amiga! Nossa não sabia que existia essa deusa, ainda bem que existe esse blog para aprender um pouco mais!
    tem selinho lá ni final do blog, se quizer pegar ficarei muito feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa! eu soube pelo meu cunhado, que quando foi pedir a mão de minha irmã em casamento . e eu entrri na sala ele e a mae ficaram a me olhar com ares de assutados .nao entendi bem. mais ai minha irma explicou. que havia na espanha o dia da Deusa Brigith naacida 01/02 e que ela sempre falaca pra eles que eu me parecia muoto com a Deusa e tinha ate o mesmo nome e dia e mes de mascimento . foi constrangedor, mais também engraçado, pois até hoje quando vou a Espanha visita los eles me olham estranho e me dão rosas quando chego e no período que la estou ..

      Excluir
  2. muito lindo, obrigada

    Fiquem com a Mãe

    Ravene

    ResponderExcluir
  3. A história é fantástica, muito bonita, so fico me perguntando, pq as pessoas que são devotas desta santa nunca falam que ela é uma Deusa da religião tradicional

    Emilio

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a historia, mas uma que acabei conhecendo. somente aqui.

    Valquiria

    ResponderExcluir
  5. A igreja nunca se pronunciou sobre esta santa ser uma Deusa?
    Por que a religião da bruxas não colocou a muito tempo este fato as claras?

    Rogerio

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a historia.
    Vs poderiam postar sobre Tristão

    Carlinda

    ResponderExcluir
  7. As pessoas sabem dessa parte da historia da Santa?
    Pq eu mesma nunca tinha ouvido falar

    Ivone

    ResponderExcluir
  8. Eu e o meu cachorro bil estamos sempre presente
    amei este blog

    ResponderExcluir
  9. Bom demaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiis

    Valdecir

    ResponderExcluir
  10. Adorei o blog, Este blog está bombamdo na internet


    Marli

    ResponderExcluir
  11. Estava fazendo uma pesquisa no Google e entrei neste blog.

    Muito bom parabens

    Robson

    ResponderExcluir
  12. Amei este texto, o blog todo é muito bom


    Sonia

    ResponderExcluir
  13. AMEI, SDOREI OTIMO


    AMANDA

    ResponderExcluir
  14. prezada ravene

    atendendo a pedidos ai esta seu presente... obrigado por tudo

    que a grande mãe nos acompanhe
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  15. boa noite emilio

    bem vindo ao nosso blog e tambem por ter entendido bem o texto

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  16. boa noite valquiria

    muito obrigado pela visita e sabemos que voce esta sempre perto de nos .

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  17. caro rogerio

    quanto a questao da igreja se pronunciar sobre o tema nao podemos responder.

    mas sobre a antiga religiao , esta sendo tudo esclarecido e voce participou disso.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  18. boa noite carlinda

    agradecemos sua visita e sugestao.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  19. boa noite ivone

    se voce for pesquisar sobre o assunto vais encontrar muitas coisas a respeito.

    fizemos um resumo e levamos a voces um pouco de conhecimento.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  20. voce e o nosso querido bill sao sempre bem vindos

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  21. boa noite valdeci

    obrigado pela visita
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  22. boa noite marli

    agrademos pela visita e pelo comentario.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  23. boa noite robson

    ficamos felizes que o google te trouxe ate nos e ja que esta aqui visite o restante do blog.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  24. boa noite sonia

    obrigado pelos elogios
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  25. boa noite amanda

    tambem adoramos sua visita , sera sempre bem vinda
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  26. boa noite
    meu nome é Matilde e eu estou amando este blog.
    este texto sobre essa deusa eu não conhecia, conheço a santa da igreja católica.
    parabens, pelo texto, mesmo sendo católica acho que realmente essa santa era uma deusa celta, pois até as datas batem e o texto está muito rico em detalhes em datas.
    lendo e apredendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite matilde

      agradecemos por seus elogios ao nosso blog e por ter se identificado com o texto.

      recebemos visitas de pessoas de várias religiões e todas são muito bem recebidas e bem vindas.

      esperamos que continue a nos visitar e usufruir de nossas matérias.

      selma/marcos

      Excluir
  27. Lindo seu blog-gostaria de saber como poderia fazer uma homenagem a essa deusa nesse final de semana,que é comemorada -desde já agradeço
    Isa

    ResponderExcluir
  28. Mais uma vez encantada com a essência feminina tão presente neste estudo sobre as faces da Deusa.
    Como falou em Portugal, deixo-lhe 2 links de um estudioso e "seu" colega em investigação, Eduardo Amarante sobre as raízes da Tradição que ainda existe em Portugal mas de uma forma subliminar... Perdoe-me a ousadia mas não tenho outro meio de o fazer. Na actualidade, só se conhece de Portugal, tal como da Irlanda o que os meios mediáticos apresentam, de que são países em declínio...
    Um beijo para a Selma e mais uma vez adorei ler, e sobre esta Deusa, que tanta influência tem exercido no meu ser... :o} MagRose
    http://www.zefiro.pt/livro_mitoselugaresmagicos.htm

    http://eduardoamarantesantos.blogspot.pt/search?updated-min=2013-01-01T00:00:00Z&updated-max=2014-01-01T00:00:00Z&max-results=16

    ResponderExcluir
  29. Vou representa-la no Teatro em Setembro.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...