segunda-feira, 31 de março de 2014

Antigas Civilizações: Vikings


As pessoas que viviam na Escandinávia por volta do ano 800 da nossa era até cerca de 1100 são conhecidas como vikings. A antiga palavra escandinava víkings significava pirata e muitas pessoas pensam nos vikings apenas como invasores selvagens. Os vikings, porém, também eram notáveis exploradores, conquistadores, fazendeiros, comerciantes e artífices. Desenvolveram leis justas e um sistema de democracia.

Os Vikings eram um povo de origem nórdica, mais precisamente da região que hoje compreende a Escandinávia conhecidos como uma civilização guerreira e civilizadora que desbravou diversas regiões da Europa e do Atlântico Norte.

Os Vikings - "piratas", em escandinavo - descendiam de povos indo-europeus que, devido ao grande crescimento de sua população, foram obrigados a procurar novas terras passando a praticar intensamente a navegação. Dessa forma, os navios vikings movidos a vela e a remo, passaram a desbravar o desconhecido e encontraram terras além-mar que, porém, já estavam sendo habitadas.

As principais embarcações dos Vikings eram:

Drakar: Embarcação que tinha em sua proa uma cabeça de dragão.
Knoor: Barco rasante que tinha tinha 20 metros de comprimento e 5 metros de largura.

Cultura e Religião

Devido a sua origem indo-europeia, os Vikings cultuavam quase os mesmo deuses que os germânicos. O maior dos deuses vinkings era Odin, o Deus da Guerra. O oposto de Odin era Freya deusa da paz e da fertilidade. Em elevada adoração estava também Thor, o Deus do Trovão.

O martelo do deus Thor, o mais venerado, era como um berloque que usavam para atrair a boa sorte. No período viking a Noruega conheceu um desenvolvimento notável: a agricultura, o comércio e a construção de barcos foram as atividades mais importantes. Tudo o que se sabe sobre o passado desse país está baseado em lendas, nas famosas sagas que descrevem as aventuras marítimas dos temíveis guerreiros bárbaros.

O paraíso viking era a Valhada, lugar de descanso onde somente as almas dos mortos em combate iriam. As almas destes guerreiros mortos seriam entregues as Valkirias, mulheres guerreiras responsáveis pela entrega das almas a Valhada. Os vikings acreditavam também no Ragnarok, batalha catastrófica que culminaria com a morte de seus deuses e como consequência disto a destruição do mundo.

Eles eram também experts na fabricação de objetos de de uso diário, armas e jóias. Grande parte da arte do tempo dos Vikings foi gravada ou esculpida em madeiras, decoradas com complexos desenhos entrelaçados de animais.

As habitações dos vikings eram bastante simples. Madeira, pedras e relva seca eram os principais elementos utilizados na construção das residências. Além disso, observamos que a distribuição espacial do lar era bem simples, tendo, muitas vezes, a presença de um único cômodo. Nas famílias um pouco mais abastadas, observamos a presença uma divisão mais complexa composta por salas, cozinha e quartos.

 

 Em razão das baixas temperaturas, os vikings tinham a expressa necessidade de uma vestimenta que pudesse suportar as baixas temperaturas do norte europeu. Geralmente, combinavam peças de tecido com couro e peles grossas que pudessem manter o seu corpo aquecido. Além disso, podemos ainda destacar que toda a população apreciava a utilização de acessórios em metal e pedra.

A organização familiar viking tinha claros traços patriarcais, sendo o homem o grande responsável pela defesa da família e a realização das principais atividades econômicas. Dedicada aos domínios domésticos, a mulher era responsável pela preparação dos alimentos e também auxiliava em pequenas tarefas cotidianas. A educação das crianças era delegada aos pais, sendo eles que repassavam as tradições e ofícios vikings.

O rei era a principal autoridade política entre os vikings. Logo em seguida, os condes e chefes tribais também desfrutavam de grande prestígio e poder de mando entre a população. O poder de decisão entre os locais tinha certa presença entre os vikings. Reunidos ao ar livre, discutiam a elaboração de suas leis próprias e as punições a serem deferidas contra os criminosos.

A Era Viking

A Era Viking foi um período que durou pouco mais de trés séculos tendo início na Inglaterra com o assalto ao mosteiro de Lindisfarne em 793, e terminou com a conquista da Inglaterra pelos Normandos em 1066.

 

Os vikings não eram somente conhecidos por ser hábeis navegadores, eles também tinham a fama de ser um povo guerreiro e cruel. Por onde passavam os Vikings deixavam um rastro de terror e destruição. Os vikings noruegueses atacaram e exploraram regiões que hoje correspondem a Irlanda, Escócia, Islândia e Groenlândia. Entre os vinkings noruegueses estava Erick, o Vermelho, personagem histórico que após ser expulso da Noruega colonizou a Islândia e depois a Groenlândia.

Os Vikings dinamarqueses conquistaram parte dos territórios da Inglaterra e França e lá passaram a ser chamados de Normandos. Os Vikings suecos foram em direção ao leste da Europa e fundaram povoados no território da atual Ucrânia.

A conquista da Inglaterra pelos Normandos em 1066 significou uma profunda mudança de valores dos Vinkings. Os normandos se converteram ao cristianismo e passaram a difundir a nova religião pela região da Escandinávia. Convertidos ao Cristianismo, os vikings renunciaram a guerra e a violência cultuada em nome de seus antigos deuses pagãos que valorizavam a luta e a coragem. 

No período viking a Noruega conheceu um desenvolvimento notável: a agricultura, o comércio e a construção de barcos foram as atividades mais importantes. Tudo o que se sabe sobre o passado desse país está baseado em lendas, nas famosas sagas que descrevem as aventuras marítimas dos temíveis guerreiros bárbaros.

Seu exército era formado de guerreiros profissionais: treinavam para combates ferozes e estavam melhor equipados com espadas, escudos, machados e arcos.

Economia Viking

A economia viking fundamentava-se principalmente na pesca e no intercâmbio comercial marítimo, muito comum no norte da Europa. Estes guerreiros produziam armas e navios de guerra.

A Possível Descoberta da América

Um grupo de historiadores conseguiu provar com evidências arqueológicas que os Vinkins chegaram na América antes mesmo de Cristóvão Colombo. Por volta do ano 1000 o viking Leif Eriksson - filho de Eric, o Vermelho - havia desembarcado nas terras do atual Canadá. Lá Leif Eriksson havia tentado sem sucesso fundar uma colonia chamada Vinland.

Coisas de Vikings deuses nordicos

Freya: Irmã de Frey, é a mais importante entre as deusas do Ásatrú, superando até mesmo Frigg. Ela também é uma duende e é a deusa do Amor e da Magia. Era celebrada nas sextas-feiras, por isso este dia era chamado de Freyasday, o que deu origem em inglês ao dia Friday (sexta-feira).


Heimdal: Era o porteiro de Asgard, ele guardava a única forma de acesso ao Reino dos deuses: o arco-íris.


Njord: É um deus muito importante para os Vikings, por se tratar do Deus dos Mares, era também o Protetor dos Marinheiros e Pescadores.



Idun: Deusa da Saúde, possuía uma caixa de madeira mágica, onde guardava um infinito número de maçãs as quais tinha a obrigação de servir a todos os deuses, todos os dia. Estas maçãs é que lhes garantiam a força e a eterna juventude. Na Mitologia Grega existia a crença de que os deuses se mantinham fortes e jovens porque comiam Ambrósio e bebiam Néctar todos os dias. Quem servia Néctar aos deuses Gregos era Baco, o deus do Vinho, por isso ele é o possível análogo de Idun.

 

Nornes: Eram três irmãs responsáveis pela guarda e preservação da árvore Yggdarsill. Elas deveriam mantê-la longe das vistas dos homens e fazer chover hidromel (bebida alcoólica a base de mel fermentado, típica dos Vikings) sobre suas raízes todos os dias, para que ela nunca morresse, o que seria o fim do mundo. Urd era a irmã mais velha e vivia olhando para trás, por cima do ombro; é a deusa do Passado. Verdandi é bem jovem e gosta de olhar para o chão; é a Deusa do Presente. Já de Skuld, não se pode precisar a idade, pois ela vive enrolada em panos negros e com um capuz na cabeça, além disso, ela leva um pergaminho nas mãos, pergaminho esse que contém os segredos do Futuro, do qual ela é a deusa.


 

Dvalin: É o Rei dos Anões, além de ser o deus do mundo subterrâneo.

Valkyrias: São entidades femininas que aparecem para os homens que estão prestes a morrer. Apenas estes podem vê-las, para os demais elas são invisíveis. Elas têm a missão de conduzir os mortos até Walhalla ou Hel.


fonte: tabernadoviking / sohistoriando

2 comentários:

  1. Os Normandos ou Vikings eram de uma mitologia muito primitiva perto da greco-romana...mas o mais fantástico é ter vigorado essa imagem de capacete e chifres,que só se divulgou no século XIX...
    Bjos de fada...
    http://lulopesfada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi! Adorei o blog e o post, admiro muito a cultura Nórdica!

    P.s. Pode dar uma passadinha no meu? Acabei de criar!
    http://recantodabruxaria.blogspot.com.br/

    Blessed Be <3

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...