segunda-feira, 15 de outubro de 2012

MITOLOGIA NÓRDICA - A DEUSA FREYJA


Hoje - 15 de Outubro - nos países nórdicos comemora-seFreyja ou Freya, a deusa do amor e magia, condutora das almas para o mundo subterrâneo.

Freyja (Frija, Frowe, Frea, Fro, Vanadis, Vanabrudr, Mardöll, Hörn, Syr, Gefn) - “A Senhora”
Segundo Snorri Sturlurson ( historiador "1220"), Freyja era “a mais gloriosa e brilhante” das deusas nórdicas. Alguns autores consideravam Freyja e Frigga aspectos de uma mesma Deusa, porém, as diferenças são óbvias. Enquanto Frigga é a padroeira da paz e da vida doméstica protetora da família, Freyja é a regente do amor e da guerra, da fertilidade, da magia e da morte. Chamada de “Afrodite Nórdica”, Freyja era considerada “A Senhora” e seu irmão Freyr, “O Senhor”, ambos invocados para atrair a fertilidade da terra e a prosperidade das pessoas. Freyja filha da deusa da terra Nerthus e do deus do mar Njord, era uma das deusas Vanir, quer foram cedidas ao clã dos Aesir, juntamente com o pai e seus irmãos em acordo de paz entre os Vanir e os Aesir. Freyja foi descrita como sendo "a mais brilhante" das deusas nórdicas. Conhecida como " a senhora" enquanto seu irmão Frey era descrito como "o senhor", onde ambos eram invocados para atrair fertilidade e também para que as pessoas pudessem prosperar. A ela ainda eram atribuídas a regência do amor, da guerra, fertilidade, magia e morte.

É a Deusa mais importante e a mais conhecida. Ela é a irmã gêmea de Frey. Freya é uma Deusa que tem duas facetas. Primeiramente, ela é a Deusa do Amor, da Sexualidade e da Beleza, também é a Deusa da Guerra que recebe os heróis que morrem dos campos de batalha juntamente com Odin. Além de Deusa das Feiticeiras e da magia xamânica, conhecida com Seidhr. Apesar de Freya ser a Deusa do amor e da beleza, ela não é uma Deusa dependente e muito menos delicada, como as Deusa do amor de outros panteões.


Freyja era a Matriarca Ancestral do grupo de divindades Vanir, precursoras dos Aesir, as divindades patriarcais vindas da Ásia. Como dirigente das matriarcas ancestrais Afliae, as poderosas e das Disir, as avós divinas, Freyja tinha muitos atributos. Ela regia o amor, a fertilidade, a sexualidade, a Lua, o mar, a Terra, o mundo subterrâneo, o nascimento, a morte e a magia. Aparecia como uma deusa tríplice (virgem, mãe, anciã), como senhora dos gatos, dirigente das Vaquírias e condutora das almas dos guerreiros mortos em combate, das quais metade ia para seu reino e a outra metade para o palácio de Odin. Freyja era irmã e consorte do deus da fertilidade Frey, com quem formava o casal divino. “A senhora e o Senhor”, celebrado nos ritos de fertilidade com o “casamento sagrado”, a união sexual entre o rei do ano e da sacerdotisa da Deusa. 

Freyja era casada com Odr, habitava a planície de Folkvangr ("campo de batalha") em seu palácio chamado Sessrumnir ("muitos salões"), e cavalgava diariamente liderando as Valkirias na busca por almas nos campos de batalha, pois desde que havia ensinado a Odin a prática da magia seidhr, a deusa podia escolher os guerreiros que desejasse, recebia também as almas das mulheres, os demais pertenciam a Odin.

A senhora era cultuada por ser representante da feminilidade, do amor, do erotismo, da vida, da prosperidade e bem estar. Regia também as batalhas, as guerras e a coragem. Era a senhora também da magia, padroeira das profecias, das praticas xamânicas seidhr ou seidr. Freyja era a deusa nórdica mais conhecida, mais cultuada e seu nome deu origem a origem à palavra "FRU" que significa "mulher que tem domínio sobre seus bens" mais tarde sendo adotada e significando "mulher".



Freyja era dotada de uma exuberante beleza, com um incrível poder de sedução, possuía formas exuberantes, e aparecia sempre com os seios desnudos, com um manto de penas de falcão nos ombros e coberta por jóias. 

Dentre estas jóias se destaca o seu colar mágico chamado Brisingamen, que ela teria obtido dos quatro anões ferreiros. E alguns afirmam ser a jóia mais linda já forjada.
Certa vez Loki roubou este colar de Freyja a pedido de Odin. O deus travesso havia se transformado em uma pulga e picou o pescoço da deusa, assim ele teve que tirar o colar, para coçar a região, dando a Loki a possibilidade de roubar a jóia. Durante o tempo que Freyja ficou sem o seu colar, ela caiu em desespero, e a escuridão desceu sobre ela e sobre a terra, tornando tudo frio e escuro, o conhecido inverno. Para recuperar o seu colar ela deveria fazer concessões ao Aesir nas escolhas dos ganhadores das batalhas. Quando a deusa finalmente conseguiu reaver seu colar, tamanha era sua alegria, que enchia a tudo de luz, e calor, dando fim então ao inverno e iniciando a primavera. 
Nos países nórdicos, celebravam-se “As noites de inverno” marcando o início do inverno, o fim das atividades externas (caça, pesca, colheita) e os preparativos para a sobrevivência durante o inverno.
No País de Gales reverenciava-se Dwynwen ou Branwen, a deusa do amor, também conhecida como “A Vênus do Mar do Norte” ou “Lindos Seios Alvos”. Filha de Llyr, o deus do mar, ela era a padroeira dos namorados e regente da lua cheia. 





ORAÇÃO PARA FREYA

“Freya!
Senhora das Idisis,da Fertilidade,do Poder,do Amor e da Paixão,
Ajude-me a encontrar meu caminho!
Senhora da Mulheres, Deusa Suprema do Feminino, mostre-me a chave da Magia e Justiça!
Senhora dos Gatos e da Guerra, oriente-me nos momentos difíceis e me dê agilidade e coragem para superar meus obstáculos!
Senhora da Riqueza, dai-me energia pura e restauradora do teu Amor.
Minha alma e coração te pertencem e honrarei teu nome eternamente!
Em nome do Fogo, do Ar, da Terra e da Água,
Poderosa Rainha dos Vanir, mais bela e querida entre todas as Deusas,
Derrame suas bênçãos sobre mim!”.



15 comentários:

  1. eu já li que as lágrimas dessa deusa se transformavam em ouro. mas por que ela chorava?

    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite maria

      antes de mais nada agradecemos por sua participação e visita.

      e respondendo sua pergunta.

      ela chorava por saudade do seu consorte e que em certas épocas se separavam por ela ser uma deusa guerreira.

      selma/marcos



      Excluir
    2. É verdade que ela " rege " as pessoas nascidas na segunda-feira ?

      Excluir
  2. ótimo texto, sem duvida bem informativo, porém ainda tenho uma duvida, é possível invocar a Deusa Freya em um ritual (Sabath como o de Equinócio de Primavera e Solstício de Verão)?

    Alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite alex

      a fonte principal de um ritual da religião antiga é sempre a deusa.

      selma/marcos

      Excluir
  3. Como faço para obter uma estatueta dessa deusa?

    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite paula

      você poderá encontrar objetos relativos a deusa freyja na alemanha onde ela é muito querida.

      agradecemos por sua visita
      selma/marcos

      Excluir
  4. Amei vcs poderiam postar mas sobre mitologia?

    Andreia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite andreia

      sempre que possível e que os temas tenham relação com a antiga religião nós postaremos com maior prazer.

      volte sempre
      selma/marcos

      Excluir
  5. Selma, lindo este seu texto, adorei conhecer esta Deusa da Mitologia Nórdica.
    Votos de uma Iluminada semana.
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  6. Se a civilização era Matriarcal....Sejam fatos ou Mitologia,o Xamanismo e´ uma pratica que existe ainda hoje. Já convivi com esta pratica no México e no Brasil.....Creio que Elementos da Natureza, Planetas , todo o Universo esta envolvido por uma ENERGIA muito mais Elevada e Misteriosa do que se imagina , e creio que não se adquire conhecimento destas praticas sem buscar o Caminho da LUZ . Freya é uma Deusa Deslumbrante....Inspira a Magia e acredito que o correto e´entender a Magia como os XAMANS ...pessoas de conhecimento e da cura , por isto Amor tem que estar no meio. Que Freya nos traga esta Luz e Magia para um mundo melhor para todos! Lindo texto! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo

      Fico muito feliz por vc ter gostado do texto.

      Volte sempre.

      Excluir
  7. Muito bom !!!! Hail!!! Parabens
    me add no face se der
    https://www.facebook.com/hiroshi.ferreira.7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rangel, muito obrigada por estar aqui e fazer parte deste blog.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...