terça-feira, 24 de abril de 2012

O CAMINHO MÁGICO DAS ÁGUAS



ÁGUA, símbolo da Grande Mãe, está associada com o nascimento e transformação. A água limpa e purifica, o que representa a nossa busca pelos segredos da vida e da morte.
Água corrente, simboliza a cascata interminável de energia espiritual.
A água é o nevoeiro de ontem, hoje e amanhã, tudo embrulhado em um momento mágico. A água é o elemento de sonhos e visões e de busca incessante do conhecido e do desconhecido.



A água é essencial para a germinação das sementes, por isso, elas são tradicionalmente utilizadas como símbolo do poder mágico deste elemento que está ligado às emoções e às questões afetivas em geral. Este generoso elemento empresta seus dotes de ternura aos demais, amenizando o fervor necessário a um pedido destinado ao FOGO, ou abrandando a rigidez e sistemática de um ritual voltado à TERRA e até mesmo incluindo prazer e fluidez a um ritual voltado ao intelectual elemento AR. Como todos sabemos água é um exímio condutor de energia, mas isso não resume-se somente a energia física, tátil, mas também a energia espiritual contidas em tudo que existe no universo, por isso é muito comum a presença de um recipiente com água em atos mágicos, pois este cria uma "ponte" entre o ser que executa, o universo e o objeto reivindicado durante o ritual.


Através da Água surge a Vida. Sua fluidez demonstra a capacidade da Vida de se adaptar e prosseguir - não importa o quanto tentemos represá-la e desviá-la de seu curso. A Água está associada á profundidade das Emoções e à fluidez dos Sentimentos. As nascentes são a origem dos rios, sendo, portanto a Fonte da Vida, sempre se renovando.
Em termos de Magia, a Água é representada pelo Cálice (em alguns casos o caldeirão), o Recipiente Sagrado que contém a essência vital do Universo - daí a sua associação com o Naipe de Copas - as taças ou cálices do tarô. O equilíbrio é apresentado pela Água por ser ao mesmo tempo a Fonte de toda a vida e as águas da correnteza, que erodem as margens e destroem o que é velho, trazendo assim a renovação - o princípio é também o fim.


A água é passiva e receptiva. Ela, desde há muito, foi associada com a fonte de todas as potencialidades na existência, e associada com a Grande Mãe, o útero universal, nascimento e fertilidade. A água é emblemática das habilidades de dar a vida e de tirar a vida do universo. A água é usada para limpar ou purificar fisicamente, assim como fisicamente. 

Enquanto o ar é o intelecto e o fogo é a energia ou impulso, a água é a resposta emocional às situações. Fluida, responsiva, e que se doa, a água é a sensibilidade e emoção. A água é como a Grande Mãe: quando aquecida pelo Fogo do Deus, ela traz a vida. Quando resfriada pelo ar da meia-noite, o silêncio e a morte são iminentes. Muitas religiões usam a imersão em água para simbolizar o retorno ao primordial estado de pureza. Em essência, o batismo ou imersão de um indivíduo em água significa a morte e o renascimento do corpo e do espírito. 



O elemento da água é um tanto imparcial e obstinado quando flui livremente. Entretanto, há momentos quando a água se permitirá ser contida. A água é um elemento gentil e inspira a intuição e o desejo de louvar. O elemento da água é ligado à Deusa e é a parte dela dentro de todos nós. A água é lembrar o passado e antever o futuro. Mas da mesma maneira que a água traz a vida, ela pode trazer a destruição. Mas a chave está em governar sua energia.


Há milênios o mar é cultuado, temido, consagrado, ora-se a ele, oferecem-se sacrifícios a ele, é reverenciado. Tem sido a morada de deusas e deuses, sereias e tritões, ondinas e serpentes – monstros horrendos e encantadoras sereias que enganavam os marinheiros, atraindo-os para a morte em rochas traiçoeiras.

Sob suas ondas escondem-se antigas e fabulosas terras e civilizações – Atlântida, Lemúria, Lyonesse, para citar algumas – e dele toda a vida surgiu. Portanto, o mar é tanto o início quanto o fim, o alfa e o ômega – a fonte de toda a vida e daquilo que a consome.



Povos dependiam do mar para obter alimento; assim, suas próprias vidas eram nele personificadas. Deusas e deuses surgiram de suas profundezas e amorosamente abriram seus braços para abraçar os povos simples, ou sopravam ondas que destruíam suas frágeis embarcações e devastavam aldeias.

Assim como os rios, nascentes e riachos eram reverenciados, também o mar o era. Em conjunto com os ritos religiosos, praticava-se magia, assim como hoje.



O que os livros parecem desconhecer é que eles ainda vivem; seus murmúrios são ouvidos nos ruídos do oceano e seus poderes aumentam e minguam com a lua. Eles aguardam o momento de se erguer e serem novamente reconhecidos.

Apesar de não precisar cultuar o mar ou suas deidades para praticar a magia do mar, você deve respeitá-lo como um amplo depósito de poder. É nossa mãe ancestral, mais antiga que os continentes sobre os quais vivemos, mais velha que a árvore ou a pedra. É o próprio tempo.



A magia do mar é melhor se praticada próxima ao oceano, mas muitos dos encantamentos a seguir podem ser levemente alterados e praticados em qualquer lugar, desde que você possa obter alguns instrumentos. 

A magia do mar é misteriosa e flexível como os próprios oceanos



15 comentários:

  1. como sempre o máximo


    ligia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite ligia

      como sempre bem vinda e esperamos que venha o máximo de vezes possivel pra junto de nós.

      selma/marcos

      Excluir
  2. Seja bem vinda, adorei seu espaço, muito bonito,obrigada a visitinha.
    R.Samantha

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu post, lindo!
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite ana maria

      nós também adoramos sua visita e os elogios ao texto.

      volte sempre

      selma/marcos

      Excluir
  4. Nunca entrei em um blog tão lindo na minha vida

    parabens, tudo é muito lindo


    Margarethe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite margarethe

      gratos por seus elogios ao blog e esperamos que volte inúmeras vezes.

      sua presença aqui também é muito linda.

      selma/marcos

      Excluir
  5. estou aqui por indicação de um outro blog

    mas o blog é incrivel, os vídeos são maneiros.

    voltarei sempre

    amanda

    ResponderExcluir
  6. boa noite amanda

    agradecemos sua visita e todos elogios a nós dirigidos e também ao blog que nos indicou.

    sua presença será sempre bem vinda

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  7. este blog é verdadeiramente mágico. assim como nos guardioes temos a

    que guardar e proteger, estamos seguro que aqui neste blog

    encontramos a mais pura verdade.

    os ensinamentos aqui escrito é uma obra de arte.

    guardiao

    ResponderExcluir
  8. prezado guardião

    a magia vem da nossa missão de levar conhecimento e mostrar ao maior número possível de pessoas, tudo de bom e positivo que nossa religião tem e que ficou oculto por muitos anos.

    a obra de arte deixamos por conta das coisas lindas que a grande mãe criou e deixou para nós.

    agradecemos sua visita e todos elogios feitos.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  9. A água é o simbolo da purificação e abençoada pela natureza, tenha um ótimo fim de semana amiga!

    ResponderExcluir
  10. sou uma sereia... as águas minha casa.... Olá minha querida vim te desejar um final de semana com afagos e carinho... Ah! A Ilha vai brincar com as mães, teremos as brincadeiras caça ao coração de mãe e a colcha de retalhos, vais participar de alguma? Te espero na Ilha ou no chatilhando... beijos no coração.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, vim retribuir a visita e já estou seguindo também, muito obrigada, bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...