(Êxodo – Cap. XXII – Versículo XVIII)
As religiões que tinham como base a crença na Grande Deusa reinaram até que as religiões abramicas (Islamismo, Cristianismo, Judaísmo) a suplantassem. Com a expansão do Cristianismo, a religião da Grande Mãe, pagã – que no sentido original da palavra refere-se a religião praticada nos campos; foi sendo destruída.
Durante a Idade Média , a Igreja Católica passou a considerar os rituais praticados na Antiga Religião como bruxaria, coisa do demônio, na tentativa de impor a crença num único Deus, poderoso, masculino e que punia e castigava aqueles que não obedeciam seus ritos e ensinamentos.
A Igreja utilizou-se de guerra psicológica, torturas e campanhas militares para alcançar seus objetivos. Criou a Inquisição para perseguir e punir todos aqueles que não professassem a fé católica.
Ao longo de toda sua existência, a Igreja Católica veio assimilando cultos e práticas pagãos, alguns dos quais adquiriram papel fundamental no exercício da religião cristã. Pela observação sistemática de alguns destes cultos e práticas, comparando o significado que têm para os bruxos e bruxas com o significado que têm para os cristãos.
O clero utilizando-se do poder adquirido como representante do Deus Uno, exigia do povo tudo o que desejava, principalmente bens materiais e sustentava assim um luxo inacessível ao povo que vivia nas cercanias dos feudos e igrejas.
Os pagãos trouxeram seus rituais, cerimônias e práticas, que gradualmente foram sendo introduzidas na Igreja Cristã, com nomes cristãos, os quais comprometeram e corromperam a genuína fé primitiva, de modo que a Igreja foi se tornando romanizada e paganizada! Isto é fato histórico INCONTESTÁVEL!
Na verdade o paganismo consiste em pessoas que acreditam na Deusa e no Deus sem estar relacionado com o monoteísmo ligado ao supremo criador (politeísmo,xamanismo, panteísmo, animismo, etc.), e encontram na natureza uma forma de adoração. Pagãos não convertidos eram tomados como professos na Igreja e em numerosas ocasiões tinham permissão de continuar praticando muitos dos seus rituais e costumes pagãos, usualmente com algumas poucas reservas ou mudanças, para fazer com que suas crenças parecessem mais semelhantes à doutrina Cristã.
Um dos exemplos mais destacados de como o paganismo se infiltrou na Igreja Crista pode se visto na maneira como a Igreja "inventou" a adoração a Maria, para substituir antiga adoração à "Deusa-Mãe Semíramis com seu filho Tamuz nos braços" (Enciclopédia da Religião Vol. 2, Pág. 398). Um dos títulos pelos quais a Deusa-Mãe era conhecida entre eles era o de "rainha dos céus"(Jeremias 44:17-19). Em Éfeso, a Deusa-Mãe era conhecida como Diana (Atos 19:24-35). No Egito era conhecida como Íris e seu filho Hórus. É muito comum os monumentos religiosos do Egito mostrarem o infante Hórus sentado no colo de sua mãe.
A falsa adoração à Deusa-Mãe teve início na Babilônia e de lá se espalhou por todas as nações da terra, com diferentes nomes e formas, e, finalmente, estabeleceu-se em Roma e em todo o Império Romano.
Um dos melhores exemplos de tal transferência do paganismo para o Cristianismo pode ser visto na maneira como a Igreja Cristã permitiu que o culto à Deusa-Mãe continuasse, somente um pouquinho diferente na forma e com um novo nome!
Líderes da Igreja, comprometidos com a ambição de poder, viram que, se pudessem encontrar alguma semelhança entre o Cristianismo e a adoração à Deusa-Mãe, poderiam aumentar consideravelmente o número de fiéis.
Mas, quem poderia substituir a grande Deusa-Mãe do paganismo? Somente Maria, a mãe de Jesus, era a pessoa indicada para esse papel!
Pouco apouco, a adoração, que tinha sido associada com a "Mãe" pagã, foi transferida para Maria! Portanto, foi no tempo de Constantino que os cristãos começaram a olhar para Maria como uma Deusa!
Mesmo nesse período, tal adoração foi combatida pela Igreja, como é evidente pelas palavras de Epifânio (403 d.C.), que denunciou alguns da Trácia, Arábia e outros lugares, por adorarem Maria como uma deusa e oferecerem bolos em seus santuários, Ela deve ser honrada -- disse ele -- "mas que ninguém adore Maria" (Enciclopédia Católica , Vol. 14 Pág. 460 artigo Virgem Maria).
Ainda assim, dentro de poucos anos, o culto a Maria não apenas foi ratificado pela que seria chamada de "Igreja Católica Romana", mas tornou-se uma doutrina oficial no Concílio de Éfeso, em 431 d.C., quando ela foi proclamada "Mãe de Deus".
Muitas das crenças do paganismo foram incorporaradas aos rituais cristãos, fossem por tentativas de manter vivos os antigos cultos pagãos, sem correr o risco de acabar na fogueira ou fosse pela inteligência dos padres que buscavam manter o rebanho dentro dos templos utilizando padrões e rituais com os quais as populações já estavam acostumadas, e sem contar que muitas igrejas ocupavam áreas que anteriormente eram templos pagãos.
A Igreja Católica transformou o paganismo em sinônimo de satanismo. Magos, sacerdotes e sacerdotisas das diversas tradições pagãs foram reprimidos no mundo ocidental, fosse pela força da lei ou das perseguições histéricas dos convertidos ao cristianismo.
A Igreja Católica chega a mais uma de muitas controvérsias: Como ela pode ir contra a algo que a constitui?
É bem simples. Ao longo de sua historia a Igreja Católica foi capaz de ir e vir com certos tipos de conceitos fazendo com que tudo favorecesse a quem lhe desse mais lucro. Então, para poder conseguir mais adeptos e claro amealhar mais riquezas com suas indulgencias, ela se tronou mestre no poder de manipulação mesclando elementos do paganismo em suas bases, trazendo para si mais adeptos juntando-os no mesmo meio , sem se aperceberem cristãos e pagãos.
A Igreja Católica, com toda essa “arte teatral” consegue ate hoje alienar as pessoas fazendo-as a crer que quem as seguir estará ao lado de Deus indo assim para o Céu, agora quem não a seguir estará trajando seu caminho para o Inferno, além de cegar as pessoas fazendo-as não enxergar o que está bem de baixo do nariz delas: o Paganismo.
A origem da Igreja Católica é a mistura de Cristianismo com religiões pagãs que o cercavam. Ao invés de proclamar o Evangelho e converter os pagãos, a Igreja Católica “cristianizou” as religiões pagãs e “paganizou” o Cristianismo. Embaçando as diferenças e apagando as distinções, sim, a Igreja Católica se fez atraente às pessoas do Império Romano. O resultado foi que a Igreja Católica se tornou a religião suprema no “mundo romano” por séculos. Contudo, um outro resultado foi a mais dominante forma de apostasia cristã do verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo e da verdadeira proclamação da Palavra de Deus.
"Antes foram os dragões, as serpentes,tudo que representava sabedoria tornou-se mal. Porque o mal perverteu o bem."
SELMA - 3FASESDALUA
Olá! parabéns pela matéria! Ótima e bem explicativa...acho na verdade que todos sabem dessas coisas sobre a igreja, mas é mais cômodo ser ovelhas...
ResponderExcluirSomos (eu e Alecrim)de descendência Strega e adoramos a natureza Mãe, tudo que é belo em todos os aspectos naturais...inclusive a poder da lua sobre nós.
Enfim...vivemos aprendendo e ensinando por aí...quem busca a natureza e o que ela oferece!
Bjs e uma ótima semana...muita energia positiva...
CamomilaRosa
prezada camomilarosa
Excluiragradecemos sua visita , seus comentários e principalmente por suas palavras de elogios ao texto aqui escrito.
seja sempre bem vinda
selma/marcos
PORQUE A IGREJA CATOLICA É PAGÃ? COM TANTOS ERROS,MISTIÇISMO E FEITIÇARIA?
ResponderExcluirRonaldo
boa noite ronaldo
Excluiressas perguntas não deveriam ser dirigidas a nós e mesmo assim se você ler com mais atenção vai encontrar algumas respostas para sua dúvidas.
volte sempre
selma/marcos
Por que a igreja católica celebra festas pagãs e aínda se diz cristã?
ResponderExcluirJuliana
boa noite juliana
Excluiro porque nós nunca saberemos mas o que fizeram , algumas coisas estão ai no nosso texto e em muitos outros dentro do blog.
e se fizer um tour por ele vai descobrir muitas coisas interessantes e que esclarecerão algumas das suas dúvidas.
selma/marcos
chapéu usado pelo papa, que ´tem o mesmo formato do chapéu pagão utilizado pelas autoridades da Babilônia. E por que um símbolo da Rosa Cruz aparece na roupa do Pontíficie? Símbolos pagãos e Fé indestruível! mera coincidência?
ResponderExcluirMaciel
boa noite maciel
Excluirtire você mesmo suas conclusões, nós só descrevemos e contamos as histórias da humanidade e as coisas que tem relação com a nossa religião.
volte sempre
selma/marcos
Os muçulmanos acham os cristãos pagãos;
ResponderExcluirOs cristãos acham os muçulmanos pagãos;
O gorila, do ponto de vista dele, acha que são os homens que estão entre grades;
E assim caminha a humanidade, em passos lentos sem vontade...rsrs
infelizmente não se identificou !
Excluirserá que foi um gorila que escreveu isso ?
o cristianismo é uma cópia barata do paganismo! Não usam só símbolos mas também datas comemorativas, como natal, são joão, dia de todos os santos, finados, tudo copiando os costumes pagãos. A história de Maria e Jesus é uma cópia, pois no paganismo a Deusa virgem dá a luz ao Deus que se sacrificará pela terra.
ResponderExcluirMaria
boa noite maria
Excluirdesconhecemos essa história de deusa virgem .
selma/marcos
nao da para entender que se papa nao pode casar,como eles inventaram que pedro foi o primeiro papa,como pedro era casado?e naquela epoca nem existia igreja,como jesus iria fazer de pedro um papa?por favor...
ResponderExcluirCunha
boa noite cunha
Excluirnão estamos aqui na intenção de falar de cristianismo. você deveria procurar membros da igreja católica para esclarecer suas duvidas.
selma/marcos
que pretexto mais forçado pra dizer que a igreja tem tradição...a tradição que a igreja católica tem é de idolatria e outros influencias pagãs.Claro, tem muitas coisas boas, muitas verdades são pregadas, mas esse senso de exclusivismo é muito forçado, muito mesmo. Já pensou, Jesus chegar para o "PAPA" e falar que ele está agindo levado por SAtanás? Jesus disse isso a Pedro...e aí??O Papa é infalível???? E a continuidade do Papado???Alguem arrisca?Depois de Pedro foi quem??? Me engana... Faz-me rir.
ResponderExcluirAdemar
boa noite ademar
Excluiragradecemos sua participação !
selma/marcos
Deus disse creseis e multiblicai-vos, o papa não se casa, e disse Jeseus não teras outros Deuses, tem gente que tem o Papa com Deus, Deus disse de fora ficaram os Idolatras,Jesus quando morreu 3 dias depois ele resucitou,os que dizem ser ´´santos`` 3 dias depois ninguem aguentava a catinga, santo so Jesus.
ResponderExcluirWilson
boa noite wilson
Excluirpiada de péssimo gosto e por favor da próxima vez , poupe nos de seus comentários.
guardião marcos
As pessoas erram por não conhecer as escrituras. O papa é visto como o representante do céu na terra e a bíblia diz em João 3:31 Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos. Confessem Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas e ele lhes abrirar os olhos.
ResponderExcluirGilberto
boa noite gilberto
Excluirvocê escolheu o lugar errado para fazer essas afirmações mas mesmo assim agradecemos por sua participação.
selma/marcos
Vendo pelo contexto da época, onde já existiam outras religiões, a maioria politeísta ou pagã é fácil entender esta assimilação de certos costumes pagãos, pelos cristãos. O cristianismo agregou populações descontentes com sua religião, com o sistema cruel e arbitrário das realezas... e cada um deles certamente acabou trazendo uma bagagem pessoal e cultural própria.
ResponderExcluirConcordo que, infelizmente, a igreja católica, ao meu ver, foi fundamentada em coisas "terrenas" demais, levando mais em conta interesses políticos-financeiros e moveu o mundo em direção oposta ao que a fé sugere.
Os pagãos tinham uma visão simples e pura de como viver e conviver e que não combinava com os interesses daqueles que foram se apropriando do direito de "chefiar" os cristão. Pena. Mas o poder deles não era suficiente para destruir a semente plantada e que até hoje gera frutos.
prezada juh santana lemos
Excluiragradecemos sua participação e suas sábias palavras e esperamos de coração te la sempre por perto.
serás sempre bem vinda e recebida.
selma/marcos
Não devemos julgar religião alguma, independente de ser católica,budista,ou espirita, devemos ter respeito a cada uma delas
ResponderExcluirMarli
boa noite marli
Excluirvocê esta coberta de razão, e aproveitamos para agradecer sua visita e participação e esperamos que volte muitas vezes.
selma/marcos
parabens pelo belo texto.
ResponderExcluira religião do paganismo sempre foi fiel em tudo.
sobreviveu e está resurgindo novamnete
caro anonimo
Excluirtentaram mas nunca desaparecemos , estamos cada vez mais fortalecidos.
selma/marcos
OLá minha cara como esta? Lindo post a mateira encantadora e que esclarece muitas coisas e poem em duvida tantas outras, A igreja tem seus fundamento baseados e coisa extremamente questionáveis, e infelizmente muitos dos seus seguidores fecham os olhos para esses fatos. Bem parabens pelo belo post e obrigada pelos seus doces comentários la no meu blog (Entre Bruxas e Vampyros)
ResponderExcluirAh já estou levando seu banner la pra o meu blog ok
tenha uma otima semana
Cordialmente Velcan Pendragon
Muito obrigada.
ExcluirEspero em breve o seu retorno
Selma/Marcos
somente aqui para ler um texto que realmente não deixa nenhuma dúvida.
ResponderExcluira melhor lição da vida é saber reverenciar a quem merece.
o catolicismo deveria realmente agradecer e reconhecer de ter dentro da sua religião o paganismo.
caro druida ventos
Excluirmesmo que timidamente eles aos poucos tem reconhecido isso.
volte sempre
selma/marcos
A muitos e muitos anos atrás, uma Grande Religião de amor e sabedoria
ResponderExcluircom seus Sabbats, sua Deusa e seu Deus reinava nesta terra e em outras terras.
Seus seguidores sempre foi e sempre será os Druidas, Celtas, Sacerdotisa, Magos, Bruxos,Bruxas e mais e mais pessoas.
Hoje apesar dos homens (padres) o Paganismo vive.
Vive pelo seu ensinamento, pelo amor e pela suas raízes.
Somos todos iluminados, por pertencer a tudo isto e sobreviver.
Viviane Sacerdotisa
prezada senhora e grande sacerdotisa viviane
Excluirmuito nos honra sua presença aqui como também suas sempre sábias palavras.
devemos nossa luz e sobrevivência a grande mãe.
selma/marcos
Meus amigos, hoje eu tive que escrever, pois lendo este texto fiquei totalmente arrepiada.
ResponderExcluirmeus pensamentos foram longe.
eu quero dar o parabens pelo belo texto e o respeito que vcs tem com todos.
queridos nazaré e bill
Excluirnão temos palavras para descrever a alegria de ter vocês como nossos seguidores , pois sabemos do carinho que tem por nós.
voltem sempre
selma/marcos
Como fico feliz em ler este tipo de texto.
ResponderExcluirNão se trata de defamar e sim de falar e contar a verdadeira história.
Parabens por vcs pertencer a nós.
prezada ravene
Excluiragradecidos por seus elogios ao texto, por sua sempre bem vinda visita.
e os parabens terão que ser divididos não só por nós mas por todos nós.
selma/marcos
Oi amigos apesar de pouco deixar o meu comentário que vcs saibam que sempre estou no blog
ResponderExcluirMas este post eu tinha deixar o meu registro.
Parabens por escrever coisas verdadeiras, sem desmerecer seja quem for.
prezada debora
Excluiragradecidos por sua visita , pelos elogios ao texto e pode ter certeza que sabemos bem da sua constante presença junto a nós.
selma/marcos
Hola, tu blog se ve interesante.
ResponderExcluirSaludos,
www.artbyarion.blogspot.com
buenos dias arion
Excluirmuy agradecidos por su visita y cumplidos.
esperar a su regreso.
selma/marcos
oi linda obrigada minha linda pelas suas palavras de carinho! A respeito do post, devemos respeitar todas as religiões, é um livre arbítrio que Deus deu a cada um, a livre escolha, não tenho preconceito em nenhuma religião, acho que a pessoa tem que escolher àquela que sinta bem e gostar, um excelente post como sempre! beijos linda
ResponderExcluirBoa noite!Vim agradecer a sua visita e encontrei um lindo blog.
ResponderExcluirVc está de parabéns.
bjs.
então essa é a religião que tenho seguido desde que nasci???
ResponderExcluirta explicado por que me sentia melhor antes de me batizar (me batizei com sete anos)
olá meu nome é Fernando, sou catolico e infelismente o que vejo na maioria dos blogues e na maioria das religiões é a critica ao proximo e nada construtivo,em vez de achares argumentos para denegrir os catolicos acha algo construtivo para a tua religião e já agora para ti tambem, constroi em jesus não destruas.
ResponderExcluirAbraço.
caro fernando !
ResponderExcluiracho que você não se deu o trabalho de ler por completo o texto , sendo assim também nos sentimos no direito de não aceitar o que escreveu.
o que o texto diz não é uma invenção e sim um fato histórico e que para quem sofreu na pele, posso te garantir que não foi nada agradável.
quanto a denegrir os católicos , não nos damos esse trabalho pois os mesmos já o fazem .
e fique com seu jesus , e se sentiu tão incomodado tens o direito de escolha de não mais voltar a esse espaço.
olha para cima e veja que lua linda esta fazendo.
selma&marcos
Matéria mto esclarecedora. É oq eu sempre digo: Se um católico ler a bíblia e se interessar pelo evangelho de Jesus Cristo, na certa ele deixa essa religião pagã.
ResponderExcluirParabéns pela matéria, muito esclarecedora, com este material muitos abrirão os olhos e serão libertos, pois o conhecimento da verdade liberta e aproxima-se mais do SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO, pois ele disse :- Quem tem sede venha a mim e beba EU SOU a água da vida, quem crer em mim rios de águas vivas fluirão.
ResponderExcluir