segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SAMHAIN - A MORTE DO DEUS HALLOWEEN


Em Samhain,o Festival do retorno da Morte,os portões dos mundos se abrem e a Deusa transforma-se na Velha Sábia,a Senhora do Caldeirão,e o Deus é o Rei da Morte que guia as almas perdidas através dos dias escuros de Inverno. –Mito da Roda do Ano Religião Antiga.

A Roda do Ano Na Religião antiga na verdade é um ciclo que não tem começo nem fim,mas Samhaim é considerado tradicionalmente o Ano Novo na Religião Antiga,pela sua simbologia de morte e suspensão do véu entre os mundos. Na verdade, mesmo os mitos celtas giram em torno do que acontece na natureza. Inverno, primavera,verão e outono representam,na verdade,nascimento,crescimento,decadência e morte,e a roda gira continuamente.


 Samhain (pronuncia-se Sou-ein), festejado em 31 de outubro no hemisfério Norte e em 1º de maio no hemisfério Sul, é o Ano-Novo das Bruxos. Esse dia sagrado é conhecido por inúmeros nomes. Para muitos, talvez, o mais conhecido seja Halloween. Para nós, Bruxos, é a festa na qual honramos nossos ancestrais e aqueles que já tenham partido para o País de Verão.

Este é o mais importante de todos os Festivais, pois, dentro do círculo, marca tanto o fim quanto o início de um novo ano. Nessa noite, o véu entre o nosso mundo e o mundo dos mortos se torna mais tênue, sendo o tempo ideal para nos comunicarmos com os que já partiram. As BRUXAS não fazem RITUAIS para receber mensagens dos mortos e muito menos para incorporar espíritos. 


O sentido do Halloween é nos sintonizarmos com os que já partiram para lhes enviar mensagens de AMOR e harmonia. A noite do Samhain (pronuncia-se SOUEN) é uma noite de alegria e festa, pois marca o início de um novo período em nossas vidas, sendo comemorado com muito ponche, bolos e doces. A cor do sabá é o negro, sendo o Altar adornado com maçã, o símbolo da Vida Eterna. O vinho é substituído pela sidra ou pelo suco de maçã. deve-se fazer muita brincadeiras com dança e música. Os nomes das pessoas que já se foram são queimados no Caldeirão, mas nunca com uma conotação de tristeza! No Altar e nos Quadrantes não devem faltar as tradicionais Máscaras de Abóbora com VELAS dentro. Antigamente, as pessoas colocavam essas abóboras na janela para espantar os maus espíritos e os duendes que vagavam pelas noites do Samhain. 



Essa palavra significa "Sem Luz", pois, nessa noite, o Deus morreu e o mundo mergulha na escuridão. A Deusa vai ao Mundo das Sombras em busca do seu amado, que está esperando para nascer. Eles se amam, e, desse amor, a semente da luz espera no Útero da Mãe, para renascer no próximo Solstício de Inverno como a Criança da Promessa. A Roda continua a girar para sempre. Assim, não há motivo para tristezas, pois aqueles que perdemos nessa vida irão renascer, e, um dia, nos encontraremos novamente, nessa jornada infinita de evolução.

Essa é a noite em que a barreira entre nosso mundo e o mundo dos espíritos fica mais fina. É quando o Deus Cornudo se sacrifica para se tornar a semente de próprio renascimento em Yule . É quando os pastores recolhem o gado e o povo recolhe-se em casa, fugindo da época mais escura do inverno. A data marca o fim do Calendário celta. A noite de Samhain se encontra no meio exato entre o ano que se vai e o que vem pela frente, e é portanto uma data atemporal. É o famoso Dias das Bruxas.


Ao pôr-do-Sol do dia 31 de Outubro tem início o Samhain (em inglês pronuncia-se SOW-in, SAH-vin ou SAM-hayne, e significa “Fim do Verão”) uma celebração muito especial da 3ª e última colheita agrícola. A metade do ano dominada pelo Inverno e o Ano Novo celta começam neste Sabbat. Muitas culturas em todo o mundo comemoram o seu Dia dos Mortos nesta data, mas o Samhain da tradição pagã teve origem nos celtas que em tempos habitaram as Ilhas Britânicas. A cultura norte-americana conhece-o por “Halloween”, a Noite das Bruxas, mas é muito mais do que isso: é um momento mágico em que as leis do tempo e de espaço são temporariamente suspensas, e é levantado o véu que separa os mundos. 


Na Europa pré-cristã, esta altura do ano marcava o início dos meses de frio e de pouca fartura. Os rebanhos eram recolhidos a abrigos de Inverno, mas alguns animais eram abatidos para que a sua carne servisse de alimento até à Primavera seguinte. Além da sua importância agrícola, os Celtas encaravam o Samhain como um momento muito espiritual: a meio do período que separa o Equinócio de Outono do Solstício de Inverno, os povos antigos atribuíam-lhe grandes poderes de magia e comunhão com os espíritos. O “véu entre os mundos” dos vivos e dos mortos estava, nesta altura, tão fino quanto possível, pelo que era o momento oportuno para convidar os mortos a regressarem para junto dos seus entes queridos ainda vivos. A reunião era comemorada com uma mesa farta, onde sobravam cadeiras para os “convidados invisíveis”, e executavam-se rituais para apaziguar os espíritos e comunicar com o outro mundo. Outras práticas que encontravam no Samhain um momento propício eram a divinhação e os pedidos de desejos para o ano novo.


São inúmeras as tradições associadas ao Samhain, e que ainda hoje se praticam:

- Oferecer de comida em altares ou degraus, para alimentar os mortos que nessa noite vagueiem entre nós

- Acender velas às janelas, para ajudar a guiar até casa os espíritos dos antepassados.

- Acender fogueiras que vão conter a energia do Deus morto, iluminar a escuridão da noite, afastar o mal, receber a luz do Ano Novo e purificar o espaço ritual ou o lar.

- Enterrar maçãs à beira das estradas para dar algum conforto aos espíritos que se perderam ou que não têm descendentes que olhem por eles.

- Esvaziar e esculpir abóboras, dando-lhes uma cara alegre de espíritos protetores para que velem pelos vivos nesta noite de magia e caos.

- Não viajar nesta noite; vestir de branco, com disfarces ou roupas do sexo oposto, para enganar os pequenos espíritos que andam à solta a pregar partidas.


Em 2007, o Samhain lunar ocorre em 9 de Novembro, com a presença da Lua Nova em Escorpião. Esta é a Lua Negra, que traz consigo um enorme potencial de transformação, de morte e renascimento, de contacto com as emoções do inconsciente e com tudo o que está para além da realidade palpável. É em Escorpião que o Deus-Sol morre, simbolicamente, para voltar a nascer do ventre da Deusa-Mãe no Solstício de Inverno (Yule). Este ciclo perpétuo é essencial à regeneração da terra após as colheitas, e do ser humano, que tem aqui uma boa oportunidade de meditar sobre si mesmo, transformando o velho ego (o Sol que "morre") num novo ego que incorpora já as experiências vividas no último ano e abandona velhos paradigmas que já não são úteis à evolução da alma.

Este é o tempo de refletir sobre a sua própria mortalidade. Aproveite!


Este festival, samhain, é chamado de Samonios na Gália. Segundo alguns autores, grande parte da tradição do Halloween, do Dia de Todos-os-Santos e do Dia dos fiéis defuntos pode ser associada ao Samhaim. O Samhaim era a época em que acreditava-se que as almas dos mortos retornavam a casa para visitar os familiares, e para buscar alimento e se aquecerem no fogo da lareira. O Samhain era a época em que as tribos pagavam tributo se tivessem sido conquistadas por outro povo. Era também a época em que o Sídhe deixava antever o outro mundo. O fé-fiada, o nevoeiro mágico que deixava as pessoas invisiveis, dispersava no Samhain e os elfos podiam ser vistos pelos humanos. A fronteira entre o Outro Mundo e o mundo real desaparecia. Uma das datas do calendário lunar celta de Coligny pode ser associada ao Samhain. 


Esta é a primeira e ultima celebração do ano na Religião Antiga pois é quando o ano acaba e começa .

Este é igualmente um dos oito sabbats com maior relevância, pois é a noite em que o caos primordial retorna para o inicio do novo ano, é por isso a noite em que o mundo dos vivos se mistura com o dos mortos.

Os Celtas não acreditavam em demónios, mas determinadas entidades magicas eram consideradas hostis para os humanos, seus animais e colheitas). Deste modo muitas pessoas pregavam partidas aos seus vizinhos, desde trocar os gados, por figuras humanoides em locais para assustar, ao qual se tornou muito famosa a Jack o'Lantern ou a famosa abóbora iluminada de Halloween.

Alguns Covens festejam o Samhain na data exata em que nesse ano o sol se encontra aos quinze graus da casa astrológica de escorpião, em detrimento da data tradicional.

A palavra Samhain significa fim de verão e deriva de duas palavras "samh",verão, e "fuin", fim. O mês de Novembro é chamado em Irlandês de "La Samnha".


O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos(não existe referências de onde surgiram essas celebrações.

A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C.800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" )

O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos(não existe referências de onde surgiram essas celebrações.

A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C.800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" )


Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”. Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (panteão) num templo cristão e o dedicou a “Todos os Santos”, a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III(† 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”. 


Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.

A hipótese que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve.

A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé.

Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica. 



Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um caráter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.

Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos “disfarces”, muito possivelmente nascido na França entre os séculos XIV e XV. Nessa época a Europa foi flagelada pela Peste Negra e a peste bubônica dizimou perto da metade da população do Continente, criando entre os católicos um grande temor e preocupação com a morte. Multiplicaram se as Missas na festa dos Fiéis Defuntos e nasceram muitas representações artísticas que recordavam às pessoas a sua própria mortalidade, algumas dessas representações eram conhecidas como danças da morte ou danças macabras.



Alguns fiéis, dotados de um espírito mais burlesco, costumavam adornar na véspera da festa de finados as paredes dos cemitérios com imagens do diabo puxando uma fila de pessoas para a tumba: papas, reis, damas, cavaleiros, monges, camponeses, leprosos, etc. (afinal, a morte não respeita ninguém). Também eram feitas representações cênicas, com pessoas disfarçadas de personalidades famosas e personificando inclusive a morte, à qual todos deveriam chegar. Possivelmente, a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura (trick or treat, “doce ou travessura”), teve origem na Inglaterra, no período da perseguição protestante contra os católicos (1500 1700). Nesse período, os católicos ingleses foram privados dos seus direitos legais e não podiam exercer nenhum cargo público. Além disso, foram lhes infligidas multas, altos impostos e até mesmo a prisão. Celebrar a missa era passível da pena capital e centenas de sacerdotisas foram martirizadas.


Produto dessa perseguição foi a tentativa de atentado contra o rei protestante Jorge I. O plano, conhecido como Gunpowder Plot (“Conspiração da pólvora”), era fazer explodir o Parlamento, matando o rei, e assim dar início a um levante dos católicos oprimidos. A trama foi descoberta em 5 de novembro de 1605, quando um católico converso chamado Guy Fawkes foi apanhado guardando pólvora na sua casa, tendo sido enforcado logo em seguida. Em pouco tempo a data converteu se numa grande festa na Inglaterra (que perdura até hoje): muitos protestantes a celebravam usando máscaras e visitando as casas dos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo lhes: trick or treat(doce ou travessuras). Mais tarde, a comemoração do dia de Guy Fawkes chegou à América trazida pelos primeiros colonos, que a transferiram para o dia 31 de outubro, unindo a com a festa do Halloween, que havia sido introduzida no país pelos imigrantes irlandeses.Vemos, portanto, que a atual festa do Halloween é produto da mescla de muitas tradições, trazidas pelos colonos no século XVIII para os Estados Unidos e ali integradas de modo peculiar na sua cultura. Muitas delas já foram esquecidas na Europa. 




O poder de magia pode ser sentido no ar, nessa noite. O Outro Mundo se coaduna com o nosso conforme a luz do Sol baixa e o crepúsculo chega. Os espíritos daqueles que já partiram para o outro plano são mais acessíveis durante a noite de Samhain.

Samhain ocorre no pico do Outono. É o tempo do ano em que o frio cresce e a morte vaga pela Terra. O Sol está enfraquecendo cada vez mais rapidamente, a sombra cresce e as folhas das árvores estão caindo, numa preparação ao Inverno que chegará. Essa é a última colheita, o tempo em que os antigos povos da Europa sacrificavam seus gados e preservavam sua carne para o Inverno, pois esses animais não podiam sobreviver em grande escala nesse período do ano devido ao frio vindouro. Só uma pequena parte, os mais viris e fortes, era mantida para o ano seguinte.

Em Samhain, o Deus finalmente morre, mas sua alma vive na criança não-nascida, a centelha de vida no ventre da Deusa. Isto simboliza a morte das plantas e a hibernação dos animais, o Deus torna-se então o Senhor da Morte e das Sombras. 


O poder de magia pode ser sentido no ar, nessa noite. O Outro Mundo se coaduna com o nosso conforme a luz do Sol baixa e o crepúsculo chega. Os espíritos daqueles que já partiram para o outro plano são mais acessíveis durante a noite de Samhain.

Samhain ocorre no pico do Outono. É o tempo do ano em que o frio cresce e a morte vaga pela Terra. O Sol está enfraquecendo cada vez mais rapidamente, a sombra cresce e as folhas das árvores estão caindo, numa preparação ao Inverno que chegará. Essa é a última colheita, o tempo em que os antigos povos da Europa sacrificavam seus gados e preservavam sua carne para o Inverno, pois esses animais não podiam sobreviver em grande escala nesse período do ano devido ao frio vindouro. Só uma pequena parte, os mais viris e fortes, era mantida para o ano seguinte.

Em Samhain, o Deus finalmente morre, mas sua alma vive na criança não-nascida, a centelha de vida no ventre da Deusa. Isto simboliza a morte das plantas e a hibernação dos animais, o Deus torna-se então o Senhor da Morte e das Sombras. 


De acordo com os antigos celtas, havia apenas duas divisões do ano que iam de Beltane a Samhain (Verão) e de Samhain a Beltane (Inverno).

Samhain é um dos quatro grandes Sabbats e muitas vezes é considerado o Grande Sabbat.

Samhain é um tempo para a reflexão, no qual olhamos para o ano mágico que passou e estabelecemos as metas para nossa vida no ano que entra. 


Na Religião Antiga usam esse período para refletir no significado e na importância da morte tendo em mente que ela não é um fim, mas uma etapa natural do ciclo de nascimento-morte-renascimento.

Em um sentido mágico, Samhain é um momento para as Bruxas (os) descansarem e reavaliarem sua vida e seus objetivos. Agora é quando queremos nos livrar de qualquer negatividade ou oposição que possa cercar nossas realizações ou prejudicar progressos futuros. Mabon foi a concretização dos nossos desejos, e agora nós precisamos estabilizar e proteger o que ganhamos. Isso é muito importante, uma vez que é impossível se concentrar, quanto mais pôr energia em novos objetivos se o que nós temos não está seguro.


Esta palavra significa "sem luz", pois, nessa noite, o Deus morreu e o mundo mergulha na escuridão. A Deusa vai ao Mundo das Sombras em busca do seu amado, que está esperando para nascer. Eles se amam, e , desse amor, a semente da luz espera no útero da Mãe, para renascer no próximo Solstício de Inverno como a Criança da Promessa. A Roda continua a girar para sempre. Assim, não há motivos para tristezas, pois aqueles que perdemos nessa vida irão renascer, e, um dia, nos encontraremos novamente, nessa jornada infinita da evolução.
Candlemas, Beltane, Lammas e Samhain são Grandes Sabbats, enquanto os Solstícios e Equinócios são pequenos Sabbats.



46 comentários:

  1. Boa Tarde

    Meu nome é Gabriel, nunca tinha lido nada sobre o Halloween como foi escrito aqui.
    Achei muito inressante

    ResponderExcluir
  2. a historia que eu conheci de Halloween era somente a que vc pega doce e usa mascara.
    fiquei muito surpresa por saber que esta data tem um significado muito grande.

    Bruna

    ResponderExcluir
  3. Halloween para mim era apenas mas uma data para os logista ganhar dinheiro.
    Fiquei muito surpreso, com oq eu li aqui.
    Parabens pelo texto

    Jair

    ResponderExcluir
  4. Nossa é muito cultura para ser adquirida
    Agora me pergunto, pq tantas inverdades?
    Como vou ver os meus filmes de terro?
    Agora Halloween passou a ser uma data que devo respeitar e muito.

    Soninha

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto, para minha pessoa foi uma surpresa.
    Cultura aqui mesmo.

    Thomaz

    ResponderExcluir
  6. Ser um bruxo é ser culto, pela primeira vez estou lendo o certo sobre o Halloween, para nos bruxos.

    Hugo

    ResponderExcluir
  7. Sou Neila.
    Sou espirita e na minha religião tb comemoramos este dia diferente.
    Mas fiquei surpresa em ler tudo isto.

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Michelly sou uma bruxa faço parte do clã do Guardião Marcos.
    Não sabia desta parte da historia, pois para mim seria mais uma data comemorativa.
    Por isto é sempre bom estudar.
    Que nossa grande Mãe esteja sempre no caminho de vcs

    ResponderExcluir
  9. So poso falar maravilhosooooooooooooooooo


    Helena

    ResponderExcluir
  10. Quero desejar a vcs um feliz Samhain, que corra tudo bem na comeração de vcs.

    Bruxa Zilda

    ResponderExcluir
  11. Muito bom saber que podemos ler coisas boa como este texto.

    Leonidas

    ResponderExcluir
  12. boa tarde gabriel

    agradecemos por sua visita e esperamos que volte mais vezes

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  13. tudo bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
    Posso ser uma bruxa e praticar o ritual do Samhain

    Luiza

    ResponderExcluir
  14. boa tarde bruna

    estamos felizes em saber que passamos um pouco da nossa cultura as pessoas

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  15. boa tarde jair

    obrigado pela visita

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  16. boa tarde soninha

    realmente nossa cultura e riquissima e o que estamos fazendo e dividir com voces um pouco dela.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  17. boa tarde thomaz

    obrigado pelos elogios e volte sempre que possivel

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  18. Samhain per i maghi (s) italiano, e per tutti è la celebrazione più importante.
    Mi chiedo se siamo in grado di invitare le persone di altre fedi a partecipare al rito?

    Demetrios

    ResponderExcluir
  19. prezado hugo

    muito grato pelas suas palavras de elogio e vindo de pessoas como voce só nos fortalece pra continuarmos nossa missão.

    fique com a mãe
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  20. boa tarde neila

    temos algumas pessoas da sua religião que são frequentadores do nosso blog e quero que saibas que sempre serão muito bem vindos

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  21. So quando sto partecipando alla cerimonia di Samhain, devo mettere tutti i luoghi che sono già partiti o stanno per uno in particolare?

    Amos

    ResponderExcluir
  22. prezada michelly

    isso faz parte do seu ensinamento e ficamos felizes em saber que você melhora a cada dia.

    continue sua busca por conhecimento e seja feliz

    fique com a grande mãe
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  23. boa tarde helena

    so podemos agradecer sua visita

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  24. prezada zilda

    com certeza todos nós teremos um grande dia

    que a deusa nos ilumine em todos os momentos
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  25. boa tarde leonidas

    volte sempre que possivel
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  26. אני לא שייך לדת, יותר מחקרים התרבות של העם העתיק, ותהה מה המקורות של המחקר שלהם?

    אחז

    ResponderExcluir
  27. boa tarde luiza

    obrigado pela visita e adquira mais conhecimentos.

    leia bastante e volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  28. Sou Rolf, Achei o Texto de Tudo Muito explicativo e Acima, Muito educativo.
    Estou Lendo Semper, Mais e muito bom de blog este.

    ResponderExcluir
  29. Fascinante, é a única palavra que eu encontro para descrever este texto.

    Carmem

    ResponderExcluir
  30. O blog é muito lindo, textos ótimos, gravuras linda.

    Bom Halloween

    obs: adorei as figuras de gifft

    Linda

    ResponderExcluir
  31. Melhor blog de Halloween que eu entrei


    Marcia

    ResponderExcluir
  32. obrigado ralf

    por sua visita e por ter gostado do nosso blog, esperamos que sua presença seja uma constante por aqui.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  33. boa tarde carmem

    fascinante e ter como leitores pessoas como voce.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  34. boa tarde linda

    tudo isso é de presente a todos vocês que frequentam nosso blog

    obrigado pela visita
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  35. boa tarde marcia

    agradecemos por sua visita e pelo comentario

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  36. caro Demetrio

    Come uno stregone si dovrebbe sapere che i rituali vengono eseguiti solo da maghi.

    Sentitevi liberi di fare altre domande e un grande Samhain a voi e la vostra.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  37. caro Amos

    Il luogo a cui si riferiscono, sarà per chi ha già fatto la sua partenza da questo mondo.
    La quantità è importante, non importa con chi festeggiare.
    Sentitevi liberi di fare altre domande e un grande Samhain a voi e la vostra.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  38. היקר אחז

    למרבה הצער, מקור הידע הבלוג הזה שאתה מחפש אותי.

    זה הכל בגלל יותר מ 20 שנים של הרבעה, שתי מכללות, שלושה PhDs ומומחיות.

    כל מה שאני יכול לשים את הדת שלי על הבלוג הזה,

    אל תהסס לשאול שאלות יותר Samhain רבה לך ושלך.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  39. O texto é muito explicativo.
    Agora estou tendo noção das coisas como elas são
    Parabens

    Janete

    ResponderExcluir
  40. boa noite janete

    muito obrigado por nos visitar e esperamos te la junto de nós sempre que puder

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  41. Muito bommmmmmmmmmmmmmmmm


    Fernando

    ResponderExcluir
  42. Eu amo muito este blog ele é todo lindo textos, musicas gravuras não tem oq falar.

    ResponderExcluir
  43. Um feliz dia Samhain par todos nós.

    Espero que no ritual de vcs tudo de bom possa acontecer.

    ResponderExcluir
  44. boa tarde fernando

    obrigado pela intensidade do elogio

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  45. boa tarde lia saquarema

    ficamos felizes em saber que temos seguidores como você.

    esperamos que continue a nos visitar sempre.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  46. prezada ravene

    com certeza tudo dará certo para todos nós porque a cada dia que passa estamos mais felizes e isso ninguem vai conseguir nos tirar.

    que a grande mãe nos ilumine para continuarmos nossa caminhada.

    selma/marcos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...