segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A PERSEGUIÇÃO AS BRUXAS




Após a Igreja Católica ter sido formada e haver adquirido poder, os costumes dos Pagãos foram vistos como uma ameaça ao sistema religioso recentemente estabelecido e a adoração dos Deuses da religião Antiga, foi banida. Os antigos festivais foram superados pelos novos feriados religiosos da Igreja, e os antigos Deuses da Natureza e da Fertilidade, transformados em terríveis e maléficos demônios e diabos. A igreja patriarcal chegou até a transformar várias Deusas pagãs em diabos masculinos e maus, não somente para corromper deidades da Religião Antiga, como, também para apagar o fato de o aspecto feminino ter sido objeto de adoração. No ano de 1233, o Papa Gregório IX, instituiu o Tribunal Católico Romano, conhecido como Inquisição, numa tentativa de terminar com a heresia. Em 1320, a Igreja (a pedido do Papa João XXIII) declarou oficialmente que a Bruxaria, e a Antiga Religião dos Pagãos constituíam um movimento e uma "ameaça hostil" ao Cristianismo.

Os primeiros Cristãos,antes de perseguir as bruxas,associaram o pentagrama às cinco chagas de Cristo até os tempos medievais,representando a verdade implícita do misticismo religioso e do trabalho do Criador.Em tempos mais recentes,esse símbolo foi mudado com reação ao uso neo pagão desse símbolo. Em 1303,uma Ordem de Templários (ordem militar de monges formada durante as Cruzadas) que ganharam uma grande riqueza e proeminência através de doações de todos aqueles que se juntavam á ordem,e amealhou também tesouros trazidos da Terra Santa,foi inteiramente dizimada,vítima da avareza da igreja e de Luiz IX,religioso fanático da França.


Os bruxos tornaram-se heréticos e a perseguição contra todos os Pagãos, espalhou-se como fogo selvagem por toda a Europa. É interessante notar que, antes de uma pessoa ser considerada herética, ela tem, primeiro, que ser cristã, e os Pagãos nunca foram cristãos. Eles sempre foram Pagãos. Os Bruxos (junto com um número incalculável de homens, mulheres e crianças inocentes, que não eram Bruxos), foram perseguidos, brutalmente torturados, por vezes violados sexualmente ou molestados, e, então, executados pelas autoridades sádicas, sedentas de sangue da Igreja, que ensinavam que seu Deus era um Deus de amor e compaixão. A Bruxaria na Inglaterra tornou-se uma ofensa ilegal no ano de 1541, e, em 1604, foi adotada uma Lei que decretou a pena capital para os Bruxos e Pagãos. Quarenta anos mais tarde, as 13 colônias na América do Norte, decretaram também a pena de morte para o "crime de bruxaria".


No final do século XVII, os seguidores que permaneciam leais à Religião Antiga, viviam escondidos, e a Bruxaria tornou-se uma Religião subterrânea secreta após uma estimativa de um milhão de pessoas ter sido levados à morte na Europa e mais de trinta condenados em Salem, Massachusetts, em nome do cristianismo. Embora os infames julgamentos das Bruxas de Salem, em 1692, sejam os mais conhecidos e bem documentados na história dos Estados Unidos da América, o primeiro enforcamento de uma Bruxa na Nova Inglaterra realmente aconteceu em Connecticut, em 1647, 45 anos antes que a história contra a Bruxaria se abatesse na Vila de Salem. Ocorreram outras execuções pré-Salem, em Providence, Rhode Island, em 1622. O método mais popular de extermínio das Bruxas na Nova Inglaterra era a forca. Na Europa, a fogueira. Outros métodos incluíam a prensagem até a morte, o afogamento, a decapitação e o esquartejamento. Durante 260 anos, após a última execução de uma Bruxa, os seguidores da Religião Antiga mantiveram suas práticas pagãs ocultas nas sombras do segredo e, somente após as Leis contra a Bruxaria terem sido finalmente revogadas na Inglaterra, foi que as Bruxas e Pagãos, em 1951, oficialmente saíram do quarto das vassouras.



A “caça às bruxas” tornou-se um fato histórico pertencente à Idade Média. Durante os séculos XV e XVI a idéia do teocentrismo – doutrina filosófica que toma Deus pelo fundamento e centro do Universo – é substituída pelo antropocentrismo – atitude ou doutrina filosófica que torna o homem o centro do Mundo, afirmando que este foi criado para ele.

Essa mudança de ângulo faz com que a arte, a ciência e a filosofia desliguem-se cada vez mais da esfera que se ocupa de Deus, dos seus atributos e perfeições, gerando assim um certo desequilíbrio e a dispersão das funções e poderes da Igreja.

A Igreja, no intuito de voltar a ser o centro das atenções e reaver os poderes dispersos, instituiu os “Tribunais de Inquisição”, instaurando a “caça as bruxas”, a qual perdurou por mais de quatro séculos, tendo como principal cenário a Europa.

Tal fato histórico iniciou-se concretamente no ano de 1450 e durou até por volta de 1750, quando surgiu o Iluminismo. Acredita-se que perto de nove milhões de pessoas foram incriminadas, julgadas e condenadas à morte, sendo que 80% eram do sexo feminino, abrangendo também crianças que teriam “legado este mal”. 




Neste encadeamento de idéias, tudo o que a mulher arriscava-se a fazer, por livre vontade, era considerado como imoral. Sendo consideradas pagãs todas as pessoas que não seguiam nem o cristianismo nem o judaísmo -, a veneração aos Deuses e Deusas tornaram-se um prenúncio de coisas más. 




A caça as bruxas ocorreu simultaneamente a grandes mudanças sociais que estavam acontecendo na Europa, que foi arrasada nesta época por várias guerras, cruzadas, pragas e revoltas dos camponeses. Havia uma busca incessante pelos culpados por esse quadro.

A Igreja aproveitou-se desta situação de caos para iniciar a perseguição as bruxas, as quais eram acusadas de terem “poderes mágicos” que acarretavam problemas de saúde nas pessoas, adversidades espirituais e calamidades naturais.

Não havia critérios para se denunciar uma pessoa ao Tribunal da Inquisição, qualquer um era considerado(a) suspeito(a), presos(as) até que demonstrassem por meio de provas sua inocência.





A tortura era o meio utilizado para se conseguir confissões ou provas de infrações cometidas: raspavam-se os pêlos do corpo todo a procura de algum tipo de marca do diabo – desde verrugas até sardas -, furava-se a língua, praticava-se a imersão em água quente, tortura em rodas, furava-se o corpo da vítima com agulhas esperando-se encontrar alguma parte que fosse indolor – se encontrasse acusavam a pessoa de ter sido “apalpada pelo diabo” -, surras violentas eram aplicadas, estuprava-se as pessoas com objetos que cortassem, os seios eram arrancados.

O objetivo de tanta maldade era fazer com que as vítimas assinassem as confissões que eram montadas pelos inquisidores.

As pessoas não tinham saída, se persistissem em manter sua inocência eram queimadas vivas, se confessavam, a morte era mais compassiva: primeiro eram esganadas e em seguida queimadas.



Na Alemanha e na França eram utilizadas madeiras verdes nas fogueiras, no intuito de prolongar o sofrimento das pessoas sacrificadas; já na Itália e Espanha as bruxas eram queimadas vivas.

Assumir o posto de caçador de bruxas e informante era do ponto de vista financeiro bastante rentável. Eles recebiam por cada condenação efetivada e quem os pagava era o Tribunal.

Foi somente no século XVIII que a caça as bruxas terminou, e no ano de 1782 a última fogueira foi acesa, na Suíça. Isso, porém, não significou o fim do Tribunal de Inquisição para a Igreja. Ele perdurou até o século XX.


O mais famoso manual de Caça às Bruxas é o Malleus Maleficarum (Martelo das Feiticeiras), de 1484. No passado os historiadores consideraram a Caça às Bruxas européia como um ataque de histeria supersticiosa que teria sido forjada e espelhada pela Igreja Católica. Seguindo essa lógica, era "natural" supor que a perseguição teria sido pior quando o poder da igreja era maior, ou seja: antes da Reforma Protestante dividir a cristandade ocidental em segmentos conflitantes. Nessa visão, embora houvesse ocorrido também julgamentos no começo do período moderno, eles teriam sido poucos se comparados aos supostos horrores medievais. Pesquisas recentes derrubaram essa teoria de forma bastante clara e, ironicamente, descobriu-se que o momento mais forte da histeria contra as bruxas ocorreu entre 1550 e 1650, juntamente com o nascimento da celebrada "Idade da Razão". 


Antigas religiões pagãs e matriarcais eram tidas como satânicas.

O número total de vítimas ficou provavelmente por volta dos 50 mil e certamente não mais que 100 mil. No passado chegou-se a dizer que teriam sido 9 milhões e até hoje alguns propagam esse número totalmente equivocado.
Embora tenha começado no fim da Idade Média, a caça às bruxas européia foi bem mais um fenômeno da Idade Moderna, período em que a taxa de mortalidade foi bem maior.



Muitos países da Europa quase não participaram da caça às bruxas e 3/4 do território europeu não viu um julgamento sequer. A Islândia executou quatro "bruxas"; a Rússia, dez. A histeria foi mais forte na Suíça, Alemanha e França.

Muitos anos após, alguns grupos praticantes da Antiga Religião com prestígio dentro da sociedade despertaram sua consciência com as perseguições e começaram a tomar certas atitudes, influenciando altos juízes em várias porções da Europa. São vários os fatos que contribuíram para o fim das perseguições. 


A penalidade para bruxaria e uso de curas mágicas tornam-se severas. O contricionário Inglês de Egbert preconizava (em parte...): "se uma mulher realiza bruxaria , encantamentos e [usa] filtros mágicos, ela deverá se abster de comida por vinte meses.... se matar alguém com seus filtros, ela se absterá por sete anos." A Abstenção consistia apenas de pão e água.

Gratian, um monge italiano, incorporou a Canon Episcopi na lei canônica.

O movimento Cathar, um grupo de Cristãos Gnósticos, tornou-se popular na região de Orleans, França e na Itália. Eles foram declarados Hereges pela Igreja. O papa Inocencio III aprovou uma guerra genocida contra os Cathars. O último Catar que se tem noticia foi queimado na estaca em 1321.

O Papa Gregorio IX propôs a Corte de Inquisição para prender, confessar e executar hereges.

O Papa Inocencio III autorizou o uso da tortura durante o processo de inquisição.

O Papa Alexandre IV restringiu a Inquisição a manter suas investigações à casos de heresia. Não investigaram crença em feitiçaria a menos que hereges estivessem envolvidos.

O Papa Clemente IV reafirma o uso da tortura.

1326 A Igreja autoriza a inquisição para investigar casos de bruxaria. Sua maior contribuição foi o desenvolvimento da "demonologia," a teoria da origem diabólica da bruxaria e estudo dos demônios.









A caça às bruxas só deu sinais de esgotamento no final do século 16, quando pipocaram as primeiras denúncias de psiquiatras e até jesuítas da loucura coletiva. Mas a caça às bruxas fez vítimas até a metade do século 18. Com as curandeiras exterminadas, a atenção dos caçadores se voltou a qualquer mulher suspeita. A gota d’água veio em 1682, quando a marquesa de Montespan, amante do rei francês Luís 14, foi acusada de satanismo. Sentindo o calor da fogueira muito próximo ao trono, Luís 14 baixou um decreto proibindo a perseguição a bruxas na França. No século seguinte, o rei francês foi imitado por outros governantes. Mas a última execução por bruxaria só aconteceria em 1782 – apenas 7 anos antes da Revolução Francesa, que inaugurou oficialmente a modernidade no Ocidente. Mesmo com suas chamas extintas, a chacina das feiticeiras continua sendo um dos enigmas mais arrepiantes da história.



A partir dos anos 70 do Século XX, os historiadores passaram a estudar detalhadamente os registros históricos de julgamentos, ao invés de confiar apenas nos relatos dos casos mais famosos e outras fontes pouco seguras. A nova metodologia trouxe mudanças significativas na compreensão que se tinha deste período. 



Ser uma bruxa é simples como andar na chuva, assim é ser uma bruxa apenas ser livre amar a natureza e respeitar a vida .

Falar a lingua dos bichos e das plantas acreditar e sempre saber que somos protegidas da grande mãe

Ser bruxa é; amar, viver e deixar viver e saber que nossa obrigação é ser feliz e ajudar

Ser bruxa é uma dádiva, temos o poder de sermos muitas, e depois voltamos a ser uma unidade, vamos ao encontro do nosso eu interior para nos reencontrarmos e o universo. Nos equilibramos com os quatro elementos da natureza

Ser bruxa é mais que estudo, é um estado de alma.

Uma bruxa já nasce bruxa, ela só não sabe ainda....... não se lembra da época em que não havia separação.

A Bruxa tem que saber onde esteve para saber onde está, e tem de saber onde está para saber como chegar aonde quer.





44 comentários:

  1. Estou totalmente an estesiada como a igreja católica por simples capricho pode ser tão ruim para exterminar uma religião.
    Estou totalmente solidaria a esta religião


    Kassia

    ResponderExcluir
  2. Sou Cristão, e não me sinto muito a vontade quando leio este tipo de artigo. Todos ja sabemos dos pecados que ocorreu no passado, mas tb temos que lembrar que a igreja católica tb teve os seus momentos de ser perseguida tb

    Wander

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde.
    Quero deixar escrito aqui e espero que o Wander que escreveu tb, saiba que oq a conteceu foi um genocidio isto foi oq a igreja fez com as pessoas desta religião.

    Luca

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Sabrima Reis e deixo aqui as minhas palavras. "A igreja católica cometeu o exterminio de pessoas do bem, pois ser Bruxa é ser do bem"
    E so para lembrar a igreja nunca pediu perdão a minha religião.

    ResponderExcluir
  5. É repuguinante saber que por capricho de homens que se diz Homens de Deus, pudesse exterminar pessoas para poder colocar uma religião no poder.

    Parabens pelo texto

    Manuela

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha visto o filme bruxas de salem, mas lendo oq está escrito aqui fico indignada com a posição de pessoas que deveriam estar pronto para amar as pessoas e não querer o genocidio de pessoas por elas serem de uma religião que so fazia o bem

    Juvenal

    ResponderExcluir
  7. Todas as religiões teve o seu momento de persegição, mas nunca soube de nenhuma que sofrese genocidio, é por isto que aqui eu escrevo ser Bruxa é a melhor opção de religião, pois mesmo ter sofrido tudo isto a nossa religião ainda esta firme e forte

    Bruxa da Lua

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo texto.obrigada plea visita e eu tb adorei seu blog.
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Parabens pelo texto e por colocar realmente de forma clara o massacre que se deu neste capítulo da religião que por ser tão antiga deveria pelo menos ter o respeito de outras.

    Juarez

    ResponderExcluir
  10. Oa cristão realmente sofreu perseguição, mas nem por isto deveria ter cometido genocidio com uma religião


    Douglas

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o texto e é por isto que eu sempre falo somos uma religião do bem não saimos por ai nos fazendo de coitados, pelo contrario não traimos nossas raizes e a cada dia que se passa nos fortalecemos ainda mais, pois temos a Grande Mãe para nos guiar a terra é o nosso ventre e temos pessoas capaz para conduzir esta religião.

    Guardião Andrez

    ResponderExcluir
  12. Sou cristão e nossa religião como todas passou por períodos criticos, Jesus veio para nos salvar e por causa dele fomos perdoado. O perdão é uma coisa digna, então por que falar de coisas que ja se foi.

    Marcelo

    ResponderExcluir
  13. Não tem outra palavra se fez um genocidio contra uma religião.milhões de pessoas morreram por causa da ganancia de homens que se consiram Deus

    Lucy

    ResponderExcluir
  14. muito o texto, ha verdade doi naqueles que se consiram pecadores


    Abilio

    ResponderExcluir
  15. prezada kassia

    muito obrigado pela visita e muito mais agradecidos pela solidariedade para com a nossa religiao.

    esperamos encontra la mais vzs nos visitando.


    selma/marcos

    ResponderExcluir
  16. caro wander

    so quem realmente sofreu na pele, tendo familias inteiras sendo dizimadas, crianças, pessoas com deficiencia fisica e ou mental poderiam descrever todo o sofrimento daquela epoca.

    mas vamos seguir em diante, temos muito trabalho a fazer pra tornar nosso mundo melhor e é isso que estamos tentando fazer.

    grande abraço e volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  17. caro luca

    obrigado pela visita e por participar dessa coluna com seu comentario.

    volte sempre que puder
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  18. prezada sabrina reis

    nao temos que ficar esperando pedidos de perdao a ninguem e sim trabalhar para continuarmos a ser do bem e fazer o bem.

    e que a grande mae sempre nos acompanhe na nossa jornada
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  19. cara manuela

    obrigado por nos visitar e ficamos muito orgulhosos por isso.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  20. caro juvenal

    muito grato por suas palavras de apoio a nossa religiao e esperamos que volte mais vzs a usufruir dos nossos textos.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  21. prezada bruxa da lua

    sua presença aqui e sempre bem vinda
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  22. caro juarez

    o respeito e o reconhecimento é o que estamos tentando resgatar.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  23. obrigado douglas

    pela sua visita e pela sua visao dos fatos que ocorreram naquela epoca
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  24. prezado guardiao andrez

    muito nos orgulha sua visita e suas sábias palavras. estamos juntos e vamos continuar seguindo em frente levando o bem e o conhecimento as pessoas.

    que a grande mae nos proteja nessa jornada.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  25. caro marcelo

    isso é a historia da humanidade, estamos apenas relatando um capitulo dessa historia e que infelizmnete aconteceu com a nossa religiao.

    nao e questao de pedir perdao ou perdoar
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  26. cara lucy

    estamos gratos por sua visita e seus comentarios
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  27. obrigado abilio por nos visitar
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  28. Bom dia, antes de mais nada é de repudiar, quem realmente fez essas coisas, mas as coisas continuam até nos dias de hoje só que mascaradas, se vc fala que é um bruxo ou uma bruxa as pessoas recriminan vc já olham vc com outro olhar, acham que vc é coisa do diabo e se vc for parar é sempre os católicos os evangelicos e outros dos mesmo seguimentos da mesma religião que provocou o genocidio.

    Sou um Bruxo e a gora mais do que nunca me orgulho de falar isto.

    Vicente Carlos

    ResponderExcluir
  29. Olá meu nome é Iracema, e quero dizer que oq p Vicente escreveu está correto, uma vez me perguntaram que religião eu seguia eu falei que a Bruxaria perdi varias colegas e ai me calei, com um tempo fui aprendendo que não tenho vergonha e nem tenho pq me esconder, preconceito é crime e a religião como o futebol e politica é uma escolha.
    Ser uma Bruxa é a melhor opção de vida que eu escolhi.

    ResponderExcluir
  30. As atrocidades aqui escrita parece que nunca aconteceu, porque a camuflagem foi muito bem feita ainda bem que temos pessoas que divulgam, porque isto fez parte da história da humanida e as pessoas tem que saber para não voltar a cometer os mesmos erros.

    Valdineia

    ResponderExcluir
  31. Ontem lendo este blog, eu depois fui procurar me interar dessa parte negra da história, e vi que está escrito em muitos lugares tem filmes documentarios que relatam este fato da historia, mas como sempre isto fica pouco visivel para as pessoas.
    Eu sempre fui um que virei a cara e não queria saber de pessoas que seguem essa religião, mas por destino estou fazendo historia na faculdade e agora estou entendendo o quanto eu fui burro e mesquinho,no inicio não por minha culpa, mas depois de adulto a culpa foi minha.
    Me desculpem a todos aqueles que ofendi com a minha ignorancia.

    Rodrigo Silva

    ResponderExcluir
  32. Parabens pelo blog, muito educativo e explicativo além de ser lindo.


    Rosa

    ResponderExcluir
  33. Oque passou já passou é o passado não tem como voltar, é revoltante, mas não vou deixar de ser católica pelo que as pessoas fizeram pq se olharmos para tras todas as religiões perseguiram alguem.

    Rosalina

    ResponderExcluir
  34. prezado vicente carlos

    as coisas que aconteceram naquela época fazem parte da historia da humanidade, mas nao podemos alimentar nenhum tipo de magoa ou revanchismo com pessoas de outras religioes , mesmo aquelas que continuam a nos discriminar.
    temos que mostrar a essas pessoas, com atitudes, que somos seres humanos de boa indole e que so fazemos e pensamos coisas boas.

    mas diga a eles ou a qualquer um de cabeça erguida e cheio de orgulho no coraçao que vc é um bruxo.

    a grande mae olha por todos nos
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  35. prezada iracema

    o que realmente falta as pessoas é um pouco mais de cultura e conhecimento.

    e se essas pessoas se afastaram de vc por esse motivo, quem perdeu uma grande amiga foram eles que nao foram dignos da sua amizade.

    que a grande mae te acompanhe
    selma/marcos

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  36. cara valdineia

    nosso papel e exatamente o de tentar resgatar tudo que faz parte da nossa cultura e da nossa historia, mesmo sendo coisas desagradaveis que aconteceram com nossos antepassados.

    mas com a proteçao da grande mae isso nunca mais vai voltar a acontecer.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  37. caro rodrigo

    uma das maiores virtudes de um homem é reconhecer um erro.

    vc sempre sera muito bem vindo ao nosso blog e espero que lhe seja muito util nos seus estudos.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  38. obrigado rosa pela visita e pelos elogios

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  39. cara rosalina

    nao temos o papel de tentar converter ninguem a nossa religiao e se vc se sente bem como catolica e esta feliz, isso é o que importa.

    mas vc nao pode generalizar quando diz que todas as religioes perseguiram outras.

    cicatriz é uma coisa que nao se apaga com facilidade.

    esperamos que continue a frequentar nosso blog e sera sempre muito bem vinda
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  40. Caríssima Selma! Extraordinário o impacto que causa a leitura deste post! Só recentemente dei com o seu magnífico blog, como sabe, mas em todo o caso deixo o meu parecer. Lamentáveis os actos cometidos à Antiga Religião, de todos nós, pela Igreja dos Patriarcas ( e não é só a cristã, a muçulmana também...) :(
    Hipatia de Alexandria, uma mulher extraordinária, estudiosa, filosófica, matemática e astrónoma, com uma mente "especial", pagã, e por não se converter ao Cristianismo foi lapidada, ordenado por Cirilo, Patriarca de Alexandria, e fanático cristão que combateu as heresias! :-((
    Aprende-se muito com o seu blog, pois acorda "velhas" memórias que muitos não querem saber ou nem lhes passa pela cabeça!!
    Muito grata, um abraço para vós desde Portugal MagRosa

    ResponderExcluir
  41. Oque os cristãos fizeram n tem perdão mataram inocentes e bruxas nós bruxas nunca fizemos mal a nenhum deles isso chamasse atos inadimiciveis e fomos injustiçadas li tudo e fiquei orrorizada com oq eles fizeram com nós bruxas, esta mais que na hr de certos caçadores de bruxas q ainda existem pararem BRUXAS AME-AS OS AS DEIXEM EM PAZ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pedimos que deixem seus nomes quando fizerem algum tipo de comentário.

      podemos demorar um pouco a responder mas sempre dentro do possível faremos.

      quanto a sua opinião sobre os cristão o que devemos fazer é não olhar pra tráz e seguir nossa vida adiante e não nutrir nenhum tipo de rancor dentro de nós

      3fasesdalua

      Excluir
  42. Já ia me esquecer de dar os parabéns a o criador (a) deste blog e perfeito e as historias sã tds verdadeiras sou a mesma anonima do comentaria anterior "BRUXAS AME-AS OS AS DEIXEM EM PAZ"! gente me add tbm no facebook Narkissa Laryssa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara narkissa !

      gratos pelos elogios e esperamos te la sempre perto de nós.

      3fasesdalua

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...