terça-feira, 2 de agosto de 2011

LANCELOTE





"Você me amará e me sustentará assim, quando eu estiver com as barbas brancas e quando precisar apoiar-me numa bengala, como Merlim?" -disse Artur.


Até mesmo quando tiver noventa anos, meu senhor." -respondeu Lancelote.


Lancelote nasceu e viveu durante anos na mágica e misteriosa ilha da Avalon, filho de Viviane Senhora de Avalon e também conhecida como a Dama do lago e um rei Britão, gerado em um casamento mágico entre o Deus e a Deusa (simbolizado por sua mãe e pai),ele descende da família real de Avalon, descendentes do povo sidhe(fada),criado entre os antigos custumes, aprendeu a tocar e cantar como um bardo e a lutar e reconhecer os custumes sagrados da Deusa com os Druidas, Galahad(seu verdadeiro nome),aos cinco anos de idade foi morar com seu pai como filho bastardo que era,criado entre a família real, aprendeu a pegar em uma arma e a montar a cavalo juntamente com seu primo Artur (atual grande rei e imperador da Bretanha), após 11 anos, agora conhecido como Lancelote do Lago, ele tem como principal intuito reencontrar sua mãe em Avalon,ao chegar em Avalon o reencontro com a magia e a fé de Avalon juntamente com sua prima Morgana(meia irma de Artur) o fez por um instante esquecer dos reais problemas do mundo,como a invasão dos saxões nas costas Britãs, em sua viagem de redescobrimento da ilha Lancelote e Morgana encontram uma estranha garota loira chorando em meio as Brumas de Avalon, Avalon era uma ilha mágica que ficava entre o mundo real e o pais do outono, o mundo das fadas, Avalon hironicamente dividia a "ilha"com wins withrin,a ilha dos padres.perdida entre uma terra pagã e uma terra cristã,la estava ela Gwenhwyfar, no mesmo instante que se encontraram o destino dos três já havia sido traçado.


Quando ele atinge a idade de maturidade (quinze ou dezoito por textos diferentes), o jovem Lancelot é enviado para o mundo. Seu verdadeiro nome e filiação são desconhecidos para ele. Ele cavalga em busca de aventura que ele pode encontrar. Na prosa Lancelot vai com um corte de Arthur onde a Dama do Lago pede que ele seja nomeado cavaleiro.


Devido a ter crescido na companhia de mulheres e fadas, como tritão no palácio da Dama do Lago, Lancelot rapidamente desenvolveu o seu poder e a sua destreza no manuseio de armas. Aos 18 anos conheceu os seus primos, Bors e Lional, o seu meio irmão Ector e os quatro irmãos que partiram de Camelot. Em memória ao apoio que o Rei Ban lhe deu durante a sua juventude, Arthur que tinha um grande afeto por Lancelot, conferiu-lhe o título de cavaleiro no dia de São João. 



O coração de Gwenhwyfar bateu mais forte por Lancelote, e Morgana num misto de inveja pelo olhar interessado de Lancelote, fez com que todas as chances de Lancelote um dia se apaixonar por ela fossem destruidas, pois pela primeira vez Lancelote viu sua prima Morgana como a deusa e não como uma mulher, assim como sempre via sua mãe, assustada Gwenhwyfar, chamou-a de bruxa e sucubus(um demónio), 2 anos depois desse encontro os três se reencontraram no casamento e na coroação do rei Artur, Lancelote ja amava Gwenhwyfar que correspondia a seu amor, porem era impossível que eles fossem felizes pois ela fora obrigada a casar com o grande rei( Artur), Morgana amava Lancelote que por sua vez não a correspondia, foi difícil permanecer como cavaleiro do rei e protetor da rainha sem lançar olhares de desejo por Gwenhwyfar. 


Depois de ter completado com sucesso diversas pesquisas, Lancelot tornou-se, em pouco tempo, o melhor cavaleiro de todos os tempos. Entre outras aventuras, ele conquistou o negro hábito de um castelo chamado Dolorous Gard, que posteriormente passou a ser a sua casa, com o novo nome de Joyous Gard.

Logo depois, Lancelot regressou a Camelot tornando-se num dos cavaleiros da Távola Redonda e o defensor mais próximo de Arthur. 


Conta a história que Arthur fez um pedido a Lancelot; Deitaremos nos três na cama,assim ninguém saberá quem será o pai da criança, e nunca em toda Bretanha algum homen poderá afirmar que esta criança não foi gerada na cama do rei!
atendendo a seus apelos e a idéia de se deitar com sua amada lancelote deu um beijo,um beijo cheio de amor e paixão em Gwen,depois Artur fez o mesmo em sua mulher,naquela noite Lancelot e Artur dividiram o mesmo leito com Gwen,quando amanheceu , nenhum deles rei, rainha ou cavaleiro nunca mais tocou neste assunto e como já era de se esperar as regras da rainha vieram pouco tempo depois.




Meses depois do ocorrido, em uma das celebrações do pentecoste a cena se repetiu porem sem o saber do rei,Lancelote trairá seu rei a quem jurou fidelidade e a seu primo a quem tanto amava, os dois foram pegos pelo rei que transtornado em ver as duas pessoas que mais amava o traindo, pediu a lancelote que se afastasse e a Gwen que nunca mais fizesse algo parecido, Lancelote envergonhado saiu de Camelot, e quando olhou para traz não imaginava que seria a ultima vez que viria este lugar,onde tanto foi feliz, imediatamente pensou em fugir para os braços de sua mãe, mesmo sabendo que não receberia nenhum tipo de carinho daquela mulher que para ele era mais a Deusa do que a mãe, sabendo porem que encontraria todo carinho que precisava com sua prima Morgana, que tanto o amava e que receberia o conforto daquela terra mágica e deslumbrante,Avalon...


Quando Guinevere foi raptada por Meliagaunce, o filho do Rei Bagdemagus, Lancelot persegui-o, armado, numa carroça, tendo que atravessar uma ponte para chegar ao castelo. 




Depois de se juntar ao exército dos Cavaleiros da Távola Redonda, Lancelot ajudou Arthur a terminar a revolta de Galehaut o "Haut Prince", que se rendeu a Arthur, depois de observar a bravura e proeza de Lancelot na batalha. Posteriormente, Galehaut tornou-se o melhor amigo de Lancelot, atuando como intermediário nos segredos entre Lancelot e Guinevere. O casal estava refugiado em Sorelois, no reino de Galehaut, quando a Falsa Guinevere tomou o lugar da rainha na corte. 


Depois da descoberta, Lancelot entregou a rainha a Arthur, mas nessa altura já ele e Guinevere estavam irremediávelmente apaixonados. 


Lancelot ficou com um peso na consciência e prosseguiu as buscas, depois ter se afastado de Guinevere. Lancelot visitou o Rei Pelles, o guarda do Graal, e salvou a sua filha, Elaine de Corbenic de uma barrica de água a ferver na qual tinha sido aprisionada por encantamento há diversos anos. Brisen, a sua ama, disse a Lancelot que Elaine era Guinevere. Lancelot dormiu com ela, tendo concebido Galahad. 


Lancelot, o melhor cavaleiro de Arthur, destinado a fazer parte do eterno triangulo entre Arthur e Guinevere. Aqui se vê com Elaine de Astolat, que morreu de amor não correspondido por ele.
P.L.Travers disse que talvez Lancelot tenha feito um voto de castidade, por não poder amar Guinevere. Quando percebeu que tinha traído Guinevere e quebrado o seu voto, Lancelot ficou louco. Mais tarde é descoberto por Elaine de Astolat, com quem regressou a Joyous Gard. Elaine morreu mais tarde por amor, não correspondido, a Lancelot. 



Algum tempo depois, o filho de Lancelot, Galahad, apareceu e eles começaram a sua procura pelo sagrado Graal. Lancelot teve várias visões do Graal, tendo finalmente encontrado a porta para a capela a onde ele estava guardado. Ele foi advertido por uma presença , tendo entrado num estado de transe ao longo de várias semanas. 




Foi perfeitamente claro para Lancelot que o seu fracasso se deveu inteiramente ao seu amor adúltero por Guinevere, que excedia o seu amor a Deus, e, por uns tempos, decidiu renunciar a esse amor. No entanto, quando regressou a Camelot, a relação foi retomada e, deste modo, selado o fim inevitável do sonho arturiano.



Quando Lancelot e Guinevere estavam determinados a acabar a sua relação amorosa, foram descobertos no quarto dela por Mordred. 




Lancelot fugiu e Gwenhwyfar foi condenada à morte. Lancelot regressou para salva-la, matando acidentalmente Agravain e os irmãos de Gawain, Gaheris e Gareth. A guerra entre Lancelot e Arthur começou, tendo terminado quando Lancelot teve de regressar a Camelot para lutar com Mordred. Apesar disso, Lancelot regressou para ajudar Arthur, mas chegou tarde de mais para o salvar de um golpe mortal. Depois da guerra, Lancelot visitou Guinevere uma última vez, num convento de freiras, tendo posto de parte as suas armas e arpões para se tornar um eremita, tendo vivido como tal, o resto da sua vida. Foi cremado em Joyous Guard. Sir Ector, o último dos Cavaleiros originais da Távola Redonda deixou o seguinte tributo: 



Os cavaleiros Dom Mordred e Dom Agrivaine, também da corte do Rei Artur, inventaram uma mentira para difamá-lo e expulsá-lo. Essa mentira dizia que Lancelote e Gwenhwyfar tinham um romance. O Rei Artur acreditou e Lancelote batalhou com eles, matando Agrivaine e ferindo seriamente Dom Mordred, que voltou para a corte para contar o que ele fez, a seu modo. Por engano, Lancelote matou também Gaheris e Gareth, irmãos deles. Dom Gawaine ficou ressentido por isso e jurou vingar-se de Lancelote. Artur o baniu do reino e ele foi para Baiona, na França, onde tinha muitas terras e repartiu-as entre seus partidários. Porém, o Rei Artur e Gawaine o perseguiram, sob influência de Gawaine, e invadiram as terras de Lancelote. Lancelote não quis lutar, porém foi forçado e lutou com Gawaine (Que triplicava suas forças das nove horas à meio-dia) e derrubou-o, mas não o matou. Isso se repetiu, até que eles desistirem e voltarem para Camelot. Artur nomeara Mordred o regente e guarda de Gwenhwyfar , enquanto estava na França, resolvendo o conflito. Fez mal, pois logo explodiu uma guerra. Gawaine ficou seriamente ferido, e escreveu uma carta a Lancelote, reconciliando-se. Artur matou Mordred, porém a espada deste atingiu seu crânio. Ele pediu ajuda a Dom Lancelote, mas não deu tempo e ele morreu. Lancelote voltou e ficou profundamente triste. Retirou-se para uma ermida em Glastonbury. Guinévera também retirou-se, para um convento em Amesbury, e logo morreu. Seu corpo foi trazido para Glastonbury, onde foi enterrada ao lado do que diziam que era o túmulo do Rei Artur. Lancelote caiu em depressão e morreu. Antes de morrer ele pediu que seu corpo fosse enterrado no seu castelo, o Castelo da Guarda Alegre. Durante seu velório, seu meio-irmão Dom Heitor de Maris, que estava procurando-o há anos, apareceu, e ficou tão triste quanto um mortal pode ficar. 





Sir Gawain queria extrair vingança contra Lancelot, que havia matado seu irmão Sir Gawain durante uma batalha. Sir Gawain conseguiu convencer o Rei Arthur que Lancelot era um traidor. Rei Arthur colocou filho Morgan le Fay, Sir Mordred no comando do seu reino e levou seu exército para enfrentar Lancelot.


Sir Mordred tinha olhos para tornar-se rei e casar com Gwenhwyfar , então ele anunciou que o Rei Arthur tinha sido morto em batalha com Sir Lancelot. Daí Mordred se tornou rei. Rei Arthur ouviu esta notícia e voltou para a Inglaterra para recuperar seu reino. Exército de Mordred teve uma batalha campal com o exército de Arthur em Dover. Na batalha Sir Gawain foi mortalmente ferido, mas ao morrer pediu ao rei que perdoa Sir Lancelot. Na batalha do Rei Artur e Mordred lutavam entre si. Arthur e Mordred mataram uns aos outros em um único combate.


Quando a notícia chegou Lancelot da morte de Arthur na batalha, Lancelot trocou sua armadura para as roupas de um monge. Quando ele morreu, foi sepultado ao lado de seu amigo na Guarda Galehaut Alegre.

Rei Artur e sua rainha Gwenhwyfar e os Cavaleiros da Távola Redonda tinha chegado ao fim.


"Ah Lancelot, tu, que estás acima de todos os cavaleiros Cristãos, e agora atrevo-me a dizer, tu, Sir, Lancelot, nunca foste comparado Aos cavaleiros da terra. E tu que eras o cavaleiro cortês que sempre defendeu. E tu que eras um verdadeiro amigo para a tua amada. E tu que eras o verdadeiro amante pecaminoso que sempre amou a mulher. E tu que eras o mais amável homem que sempre golpeou com uma espada. E tu que eras o mais bondoso dos cavaleiros. E tu que eras o mais gentil que sempre comeu na sala com as senhoras. E tu que eras o mais severo cavaleiro para o seu preço mortal que sempre desafiou a morte."

 
Na busca pelo Santo Graal, Lancelote chega a Capela onde este está guardado. Ele dorme e sonha com o anjo que protege a relíquia sagrada. O anjo aparece (em forma feminina, que bonito!) e diz ao cavaleiro que ele nunca poderá encontrar o Santo Graal porque está cometendo adultério. Ele é amante de Guinevere, a rainha esposa do Rei Arthur, seu amigo e senhor. 






Só os puros podem alcançar o Graal. Lancelote, com a alma manchada pelo pecado, fica então impossibilitado de pôr as mãos naquilo que é sagrado. No fim das contas quem encontra o Graal é seu filho Galaad, “O Puro”, um jovem de comportamento imaculado, puro de coração. Ao tocar o Santo Cálice, Galaad é levado ao Céu.


Lancelot chegou ao Castelo do Graal num barco espectral sem comandante nem tripulação, tendo-lhe sido autorizada uma visão distante do Cálice Sagrado, como recompensa pela sua coragem.



Na sua procura pelo Santo Graal, Lancelote encontrou uma cruz de mármore. Perto dessa cruz havia uma capela, sem entrada, mas que ele conseguia ver um brilhante castiçal de prata, com seis grandes velas. Perto dali ele foi dormir. E teve um estranho sonho: vinha um cavaleiro numa tenda, quase morrendo, pedindo ajuda ao cálice sagrado. Repentinamente ele viu o castiçal com as seis velas vir até a cruz de mármore, sem que ninguém o trouxesse. Veio também uma mesa de prata e o vaso sagrado com o Santo Graal. Ele tentou se levantar, mas estava imobilizado. 





O cavaleiro doente tocou no Santo Graal e se curou. Apossou-se do cavalo, do elmo e da espada dele. A razão desse infortúnio? Lancelote tinha um pecado mortal. A Deusa deu a ele muitas honras, força e beleza, porém Lancelote não demonstrou gratidão. Apenas batalhava para conseguir fama e por Guinévera, mas nunca pelo nome da Deusa. Mas ele encontrou uma outra capela onde havia um ermitão que o ajudou a cortar seus pecados.


Estas características tão humanas fazem de Lancelot uma dos mais inesquecíveis personagens do ciclo arturiano, e de quem muito pode ser aprendido por aqueles que procuram entender a importância da sabedoria de Avalon.


Este foi o mais nobre de todos os cavaleiros seu nome é LANCELOT



11 comentários:

  1. Que belezura de post, parabéns. venho hj aqui agradecer a sua presença que me alegra muito lá no meu cantinho.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de sabe quais são os dons das bruxas?

    Pq esxiste bruxas boas e bruxas ruins?

    Os vampiros tb fazem parte da bruxaria?

    Carolina

    ResponderExcluir
  3. Acho que eu sou a reencarnação deste cara, pq ele é um pegador nato, eu tb sou.
    Esse cara saube viver a vida


    Leandro

    ResponderExcluir
  4. Lancelot é sinonimo de como viver se sentindo a piar das pessoas, pois trair quem falamos que amamos é o pior dos seres humanos


    Maria Julia

    ResponderExcluir
  5. Realmente os seres humanos são o reflexo da bruxaria?
    Será que não tem nenhum personagem que é fiel e etc

    Regina

    ResponderExcluir
  6. Diguino de pena esse Lancelot


    Raimundo

    ResponderExcluir
  7. bom dia simone

    vc ja e uma integrante do nosso blog, por isso sinta se a vontade.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  8. prezada carolina, vamos por partes

    1)cada bruxa nasce com um dom especifico e que vao se desenvolvendo com conhecimento e acompanhamento de uma grande sacerdotiza.

    2)pessoas boa e más existem por todos os cantos do planeta, mas te garanto que so tratamos de coisas boas e que sao uteis a todos e que seguimos fielmente nosso principio basico que é : fazer o que desejar sem prejudicar ninguem.

    3)as pessoas fazem uma misturada de coisas sobre nossa religiao, mas posso afirmar que nada temos com coisas desse tipo. a bruxaria e uma religiao de amor a vida.

    volte sempre e teremos o maior prazer em esclarecer suas duvidas
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  9. caro leandro

    aceito sua opiniao mas vc deve respeitar mais as mulheres e trata las com carinho e nao como objeto de uso.

    esperamos que nosso blog te de mais conhecimento.

    marcos

    ResponderExcluir
  10. prezada regina

    os seres humanos sao reflexo do meio em que vivem.
    se vc pesquizar melhor dentro do nosso blog, vai encontrar personagens bem interessantes.

    obrigado pela visita
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  11. bom dia raimundo

    obrigado por nos visitar
    selma/marcos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...