domingo, 14 de agosto de 2011

A IMPORTANCIA DA NATUREZA DENTRO RELIGIÃO ANTIGA


As forças da natureza manifestadas na Terra, Ar, Fogo e Água são anteriores ao nosso surgimento neste planeta. São forças que podem ser consideradas como sendo nossos ancestrais espirituais.

Desde os tempos mais remotos todas as operações mágicas se baseavam nos quatro elementos da natureza e ao sintonizarmos essas energias e ao trabalharmos com elas de maneira responsável, podemos alterar nossa vida de forma impressionante e assim, passamos a entender melhor qual é o nosso lugar dentro da natureza e do Universo.

Cada um dos elementos: Terra, Ar, Fogo e Água tem rituais próprios, dos quais podemos nos utilizar para realizar os mais variados sortilégios.


A Bruxaria é o contato mágico do humano com a flora e fauna, seus remédios, seus instrumentos, seu som, sua força, sua proteção, seu meio de existência dando a mesma uma característica tão íntima como a fé, como a sensação pura e simples das manifestações da natureza. Os membros das antigas crenças constituem agrupamentos de pessoas trabalhando com foco na magia natural, servindo como um entendedor das forças da natureza, um praticante da magia, alguém digno e com particular tendência introspectiva, sensorial que entra em harmonia com as fases das estações, que honra suas raízes, respeita o poder ancestral, cultua os deuses da natureza em seu digno habitat.


Seu mistério encontra nas profundezas das linhagens da terra, no submundo onde as raízes estão. Sua reverência aos espíritos ancestrais, ao sussurro ao ouvido, o sagrado na palavra, o segredo dos espíritos face a face, a consagração da terra natal, eis o círculo vivo da ancestralidade raiz, em que nenhum pensamento superficial está apto a entender, perguntas e respostas que só quem caminha no círculo ao redor da fogueira e podem sentir seu significado.

O entendimento do poder feminino e da natureza é a base da Bruxaria , esse poder está presente desde os primórdios da humanidade.

A maioria das religiões mais visíveis na atualidade falam sobre a relação do ser humano com as outras pessoas, a Bruxaria vai muito além. Ela fala não só sobre as nossas relações humanas, mas também com os animais, natureza e conosco mesmos.


As Bruxas (os) celebram a mudança das estações e das fases lunares através de rituais capazes de nos conectar com os fluxos e refluxos trazidos para a Terra e consequentemente para nossas vidas em decorrência dessas mudanças naturais.

A natureza é o coração e alma da religião das Bruxas (os) que ensina que todos os seres, animados e inanimados possuem vida e são merecedores de nosso respeito e consideração. Sendo assim, vemos a natureza como diferentes faces da Deusa capazes de nos suportar, proteger, alimentar e manter vivos. Por esta razão, as Bruxas (os) expressam uma grande reverência a natureza e buscam no seu dia a dia formas de se integrarem à ela, procurando viver em harmonia com as leis naturais, levando em consideração formas de se viver ecologicamente, reciclando, reutilizando e reduzindo a exploração dos recursos naturais.

Encarar a Terra como Sagrada é vital para as Bruxas (os). Isto facilita a conscientização de nosso verdadeiro lugar no mundo e na sociedade.


As Bruxas (os) buscam a unidade com as forças naturais, com os animais, árvores, oceanos, sol, lua e estrelas por acreditarem que as forças da natureza são manifestações do Divino. De acordo com a filosofia das Bruxas a Terra é um organismo vivo e quando preservada e reverenciada torna-se nossa aliada e não inimiga.

Se tudo na natureza é vivo e possui um espírito, também carrega em si sabedoria muito mais antigas e sábias para ser compartilhada com os seres humanos do que os nossos conhecimentos atuais. As forças encontradas na natureza são antigas e desejam se comunicar conosco para ensinar a forma de curar a Terra e mostrar o caminho de volta a um modo de vida mais harmônico.

Nós Bruxas acreditamos que o retorno da ligação com a natureza é a única maneira de preservar nossa própria existência, para vivermos melhor e em harmonia com toda a vida.

Aprendendo a viver em conexão com a natureza as Bruxas (os) forjam uma profunda ligação com o Divino.


ÁGUA

A água é o elemento da purificação, da mente subconsciente, do amor e todas as emoções. Assim como a água é fluida, constantemente mudando, fluindo, de um nível a outro, também são assim nossas emoções, constantemente se movimentando.

A água é o elemento da absorção e germinação. O subconsciente é simbolizado por este elemento, pois está sempre em movimento, como o mar que nunca descansa quer seja noite ou dia.

É considerado o elemento purificador na maioria das religiões, incluindo o Hinduísmo, Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Xintoísmo e Wicca.

Na BRUXARIA e Wicca a água é usada em quase todos os rituais de limpeza dos praticantes. No Hinduismo a água é um dos cinco tatvas (cinco elementos básicos da natureza hindus). O antigo filósofo grego Empédocles defendia a água como um dos quatro elementos da natureza, sendo respeitada como a substancia básica do universo.

É o elemento oposto ao fogo e segundo a crença pagã são os elementos básicos com os quais tudo foi criado. Crêem também na existência de dois pólos nesse elemento: positivo – construtivo, doador de vida, nutriente e preservador, e negativo – desagregador, fomentador, decompositor e dissipador. No paganismo isso é apenas uma forma de maniqueísmo, onde o bem e o mal não existem, são apenas conceitos da condição humana.

Direção: Oeste

Nome do Vento Oeste: Zephyrus

Energia: Receptiva, feminina

Signos: Câncer, Escorpião e Peixes

Trabalho ritual: Emoções, sentimentos, amor, coragem, ternura, tristeza, intuição, a mente inconsciente, o ventre, geração, fertilidade, plantas, cura, comunicação com o mundo espiritual, purificação, prazer, amizade, casamento, felicidade, sono, sonhos, o psíquico, o eu interior, simpatia, amor, reflexão, marés e correntes da vida, o poder de ousar e purificar as coisas, sabedoria interior, busca da visão, curar a si mesmo, visão interior, segurança, jornadas.

Lugares: Lagos, rios, fontes, poços, praias, banheiras, piscinas, chuveiros, cama ( para dormir), spas, o oceano e as marés.

Cores: Azul, verde, azul-esverdeado, cinza, índigo, roxo, preto.

Formas rituais: Diluir, colocar na água, lavar, banhar-se.

Natureza Básica: Purificante, fluente, curadora, suave, amorosa, movimento.

Fase da Vida: Maturidade

Tipos de magia: Mar, gelo, neve, neblina, espelho, ímã, chuva.

Tempo: Anoitecer

Estação: Outono – O tempo da colheita, quando a chuva lava a terra.

Ferramentas: Cálice, caldeirão, espelho, o mar.

Espíritos: Ondinas, ninfas, sereias e fadas dos lagos.

Rei: Niksa ou Necksa

Sentido: paladar

Pedras e Jóias: Água marinha, ametista, turmalina azul, pérola, coral, topázio azul, fluorita azul, lapis lazuli, sodalita.

Metais: Mercúrio, prata.

Incensos: Mirra, camomila, sândalo.

Plantas e árvores: Lótus, samambaia, musgo, arbustos, alga, couve-flor, gardênia, salgueiro.

Animais: Dragões, serpentes, golfinhos, focas, todos os peixes, mamíferos marinhos e criaturas marinhas, gato, sapo, tartaruga, lontra, ostra, cisne, caranguejo, urso.

Deusas: Afrodite, Ísis, Tiamat, Yemanja.

Deuses: Dylan, Osíris, Netuno e Poseidon.

É atraído por: Água, soluções, poções..

Instrumentos: Piano, teclados, cravo, sinos.

Símbolos: Oceanos, lagos, rios, poços, fontes, chuva, neblina, conchas, água.


AR

O Ar é o elemento do intelecto, é a realidade do pensamento que é o primeiro passo para a criação.

Magicamente falando, o ar é a clara, perfeita e pura visualização que é uma poderosa ferramenta de mudança. Ele é também o movimento, o ímpeto que manda a visualização na direção da concretização.

Ele governa os feitiços e rituais que envolvem viagem, instrução, liberdade, obtenção do conhecimento, encontrar itens perdidos, descobrir mentiras e assim por diante. Ele também pode ser usado para ajudar no desenvolvimento de faculdades psíquicas.

Feitiços envolvendo o ar geralmente incluem o ato de colocar um objeto no ar ou deixar cair um objeto do alto de uma montanha ou outro lugar alto para que o objeto realmente se conecte fisicamente com o elemento.

O ar é masculino, seco, expansivo e ativo. É o elemento que se sobressai nos locais de aprendizagem e nos quais ponderamos, pensamos e teorizamos.

O ar governa o Leste pois esta é a direção da maior luz, a da luz da sabedoria e conscientização. Sua cor é o amarelo do sol e do céu na aurora.

O ar governa a magia dos quatro ventos, de concentração e visualização e a maioria das magias adivinhatórias.

Considerado sagrado no Hinduismo, Cristianismo e Wicca, muitos rituais religiosos são realizados na sua presença, seja na forma de incenso ou de uma pena. Dentre os elementais do ar estão os elfos, sílfides, fadas, silfos, harpia e serpente do mar. Em algumas crenças, os anjos também são considerados seres do ar.

Direção: Leste

Nome do Vento Leste: Eurus

Energia: Projetiva, masculina

Signos: Gêmeos, libra e aquário

Trabalho ritual: A mente, todo o trabalho mental, intuitivo e psíquico, o conhecimento, aprendizagem abstrata, o vento e a respiração, inspiração, a audição, harmonia, pensamento e crescimento intelectual, viagem, liberdade, revelando a verdade, encontrando coisas perdidas, habilidades psíquicas, instrução, telepatia, memória, a habilidade de saber e entender, conhecer os segredos dos mortos, meditação zen, discussões, começos, iluminação.

Lugares: Topos de montanhas e colinas, céus nublados, praias onde se venta muito, torres altas, aeroportos, escolas, bibliotecas, escritórios, agências de viagem.

Cores: Branco, amarelo claro, azul claro, tons pastéis.

Formas rituais: Sacudir objetos no ar ou pendurá-los ao vento, suspender ferramentas em lugares altos, soprar objetos leves enquanto visualiza energias positivas, deixar que o vento carregue folhas, flores, ervas ou papel picado.

Natureza Básica: Movimento, flutuante, fresca, inteligente. O Som é uma manifestação deste elemento.

Fase da Vida: Infância

Tipos de magia: Adivinhação, concentração, visualização, profecia, magia do vento, karma, velocidade.

Tempo: Nascer do sol

Estação: Primavera – O tempo do frescor

Ferramentas: Incensário, Athame, espada, visualização criativa.

Espíritos: Silfos, Zéfiros e fadas que habitam o mundo das árvores, flores, ventos, brisas e montanhas.

Rei: Paralda

Sentido: Olfato e audição.

Pedras e Jóias: Topázio, pedras claras e transparentes, cristais, ametista, alezandrita, pedras azuis e amarelas.

Metais: Cobre.

Incensos: Olíbano, mirra, alecrim, violeta.

Plantas e árvores: Olíbano, mirra, prímula, tamareira, verbena, violeta, alfazema.

Animais: Pássaros, especialmente águias e falcões, insetos, aranhas.

Deusas: Aradia, Arianrhod, Cardea, Nuit, Urania.

Deuses: Enlil, Kheohera, Mercúrio, Thoth .

É atraído por: Instrumentos musicais, incensos.

Instrumentos: Flautas, todos os instrumentos de sopro.

Símbolos: Céu, vento, brisa, nuvens, respiração, vibração, plantas, ervas, flores, árvores.




FOGO

O Fogo é o elemento da mudança, vontade e paixão. Em um certo sentido ele contém dentro dele todas as formas de magia, pois a magia é o processo de mudança.

A Magia do fogo pode ser assustadora, os resultados se manifestam de forma rápida e espetacular. O fogo não é um elemento para os fracos. Entretanto, é o mais primal e por isso o mais usado.

Este é o reino da sexualidade e da paixão. Ele não representa apenas o fogo sagrado do sexo, mas também a faísca de divindade que brilha dentro de nós e de todas as coisas vivas. Ele é, ao mesmo tempo, o mais físico e o mais espiritual dos elementos.

O fogo é a forma rápida de dispersão de energia de um material combustível que libera calor, luz e produtos de sua reação.

Representa a vitalidade e a fé, a comunicação com o divino; a criatividade, auto-expressão e a identidade. As pessoas que são regidas por esse elemento têm ânsia de viver, de aventurar-se. A coragem faz parte de sua vida e adoram movimento e ação. Em geral, fazem muita coisa ao mesmo tempo e abominam o tédio e a rotina. São intuitivos e místicos; adoram festas, diversões, viagens, pois são situações em que sua mente criativa é exigida para a comunicação. Precisam sentir-se vivos por isso buscam o riso e a descontração.

Direção: Sul

Nome do Vento Sul: Notus

Energia: Projetiva, masculina

Signos: Áries, Leão e Sagitário

Trabalho ritual: Energia, espírito, calor, chama, sangue, vigor, vida, vontade, cura, destruição, purificação, fogueiras, lareiras, velas, sol, erupções, explosões, liberdade, mudança, visão, percepção, visão interior, iluminação, aprendizagem, amor, paixão, sexualidade, autoridade, a vontade de ousar, criatividade, lealdade, força, transformação, proteção, coragem, eu superior, sucesso, refinamento, as artes, evolução, fé, exercícios físicos, consciência corporal, vitalidade, autoconhecimento, poder.

Lugares: Desertos, fontes termais, vulcões, fornos, lareiras, quarto de dormir ( devido ao sexo), saunas, campos de atletismo, academias de ginástica.

Cores: Vermelho, amarelo, cores do fogo, laranja, dourado.

Formas rituais: Queimar, passar na fumaça ou derreter um objeto, erva ou imagem, velas e pequenas fogueiras.

Natureza Básica: Purificante, destruidora, limpadora, energética, sexual, forte.

Fase da Vida: Juventude

Tipos de magia: Vela, tempestade, tempo e estrela.

Tempo: Meio-dia.

Estação: Verão

Ferramentas: Bastão, lamparina ou velas, ervas ou papéis queimados.

Espíritos: Salamandras, dragões do fogo, a consciência das chamas.

Rei: Djin

Sentido: Visão

Pedras e Jóias: Opala de fogo, jasper, pedras vulcânicas, cristais de quartzo, rubi, carnélia, rodocrosita, ágata.

Metais: Ouro, latão.

Incensos: Olíbano, Canela, Junípero.

Plantas e árvores: Alho, hibisco, mostarda, urtiga, cebola, pimenta vermelha, canela, plantas espinhentas, buganvílea, cactos, grãos de café, amendoeira em flor.

Animais: Dragões, leões, cavalos, cobras, grilos, louva-deus, besouros, abelhas, centopéias, escorpiões, tubarões, fênix, coiotes, raposas.

Deusas: Brigid, Vesta, Pele, Héstia.

Deuses: Agni, Horus, Hefesto, Vulcano, Prometeu.

É atraído por: Velas, incensos, lamparinas, fogo.

Instrumentos: Guitarras, todos os instrumentos de corda.

Símbolos: Relâmpago, Vulcões, arco-íris, sol, estrelas, larva.



TERRA

Este é o elemento ao qual somos mais próximos, já que é nossa casa. A terra não representa necessariamente a Terra física, mas aquela parte da terra que é estável, sólida, da qual dependemos.

A Terra é o reino da abundância, prosperidade e riqueza. Ela é o mais físico dos elementos, pois sobre ela todos os três se apóiam. Sem a terra a vida como a conhecemos não existiria.

A palavra terra deriva do latim terra, com o significado de solo, país, região. É o elemento ligado a matéria, ao corpo físico.

É considerado um símbolo sagrado na maioria das religiões incluindo o Hinduismo e religiões pagãs e neo-pagãs. Segundo algumas crenças, acredita-se que a terra tenha alguns poderes especiais. Segundo a mitologia pagã, a terra foi o último elemento a se formar, pois pela sua principal característica, a solidificação, ela integra os outros elementos. Dentre os elementais da terra que, segundo a crença pagã seriam capazes de controlar o elemento terra, estão os gnomos, duendes, ninfas, dríades, anões mitológicos, sacis, faunos e o curupira.

Direção: Norte – O lugar das maiores trevas

Nome do Vento Norte: Boreas, Ophion

Energia: Receptiva, feminina

Signos: Touro, Virgem e Capricórnio

Trabalho ritual: O corpo, crescimento, sustentação, ganho material, dinheiro, nascimento, morte, silêncio, rochas, pedras, cristais, jóias, metal, ossos, estruturas, noite, riqueza, tesouros, rendição, força de vontade, toque, empatia, crescimento, mistério, conservação, incorporação, negócios, prosperidade, emprego, estabilidade, sucesso, fertilidade, cura, forças da natureza combinadas, abundância material, runas, sabedoria prática, força física, ensino.

Lugares: Cavernas, vales, canyons, florestas, abismos, campos cultivados, fazendas, jardins, parques, cozinhas, creches, porões, minas, buracos, tocas, montanhas.

Cores: Negro, marrom,verde.

Formas rituais: Enterrar, plantar, fazer imagens de argila ou areia, andar na natureza enquanto visualiza o que se deseja.

Natureza Básica: Fértil, úmida, estável. A gravidade é a manifestação desse elemento.

Fase da Vida: Velhice.

Tipos de magia: Cultivo, ímãs, imagens, estátuas, pedra, árvore, nó, amarração.

Tempo: Meia-noite.

Estação: Inverno

Ferramentas: Pentáculo, pentagrama, imagens, pedras, sal, gemas, árvores, cordas.

Espíritos: Gnomos, anões, trolls, os que habitam o interior da terra, a consciência das gemas.

Rei: Ghob, Gob ou Ghom.

Sentido: Tato

Pedras e Jóias: Cristal de rocha, verdes como a esmeralda e o peridoto, ônix, jaspe, azurita, ametista, turmalina, quartzo rutilado..

Metais: Ferro, chumbo.

Incensos: Estoraque, benjoim.

Plantas e árvores: Confrei, hera, grãos, arroz, trigo, patchouly, vetivert, líques, musgo, nozes, plantas secas ou grandes e frondosas, carvalho, raízes.

Animais: Vaca, touro, búfalo, veado, cervo, antílope, cavalo, formiga, esquilo, texugo, urso, lobo.

Deusas: Ceres, Deméter, Gaia, Nephtys, Perséfone, Rhea, Rhiannon, Prithivi

Deuses: Adonis, Athos, Arawn, Cernunnos, Dionísio, Marduk, Pan, Tammuz..

É atraído por: Sais, pós e pedras.

Instrumentos: Baterias, todos os instrumentos de percussão.

Símbolos: Rochas, gemas, montanhas, campos planos, solos, cavernas e minas.


FONTE: SELMA - 3FASESDALUA


15 comentários:

  1. eu ja tinha lido alguma coisa sobre este assunto, mas não tinha noção do sofrimento, estou solidaria a essa religião

    Lucia Souza

    ResponderExcluir
  2. As vezes me pergunto quantas vezes a Igreja Católica deverá pedir perdão a todas as persiguições que ela fez.
    Muito triste saber dessa passagem

    Afonso

    ResponderExcluir
  3. Estou chocada com as coisas que eu li aqui.
    Mas devo lembrar tb que a igreja católoca tb foi perseguida, todas as religiões teve a sua fase negra.

    Joyce

    ResponderExcluir
  4. Bom dia sou Andressa
    Eu vi o filme as bruxas de Salem e lá retrata a doença que se alastrou para se matar tantas pessoa, para poder calar uma religião.
    Fico muito satisfeita de ler um texto que realmente retrata o sofrimento desta religião.
    Parabens

    ResponderExcluir
  5. Sou um Cristão é não é muito confortavel ler essas coisas publicada, mas não posso tb concordar com oq alguns homens se achando Deus fez nesta época. Realmente é lamentavel

    Fernando

    ResponderExcluir
  6. Fico aqui imaginando, como tem louco neste mundo
    Como pessoas que falam e devem pregar a bondade para poder aniquilar com uma religião pode provocar um genocidio em massa.
    Gostei da forma como foi colocado o texto e o final do texto tb é muito bom.
    Parabens
    Rodrigo Lemos

    ResponderExcluir
  7. prezada lucia souza

    nós nao temos nem de perto a noçao do que essas pessoas realmente passaram naquela epoca.

    o sofrimento com as torturas e indescritivel
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  8. caro afonso

    o que temos que fazer é reverter esse quadro e seguir em frente.

    obrigado pela visita
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  9. prezada joyce

    voce falou em perseguiçao, mas se atentou para o quanto logo foi essa preseguiçao ?

    quanto tempo durou isso! na pele de quem sofreu essas atrocidades acabou ontem.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  10. bom dia andressa

    satisfeitos ficamos nos com sua visita e suas palavras de apoio a quem tanto sofreu.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  11. caro fernando

    tambem nao era nada confortavel para nós naquela epoca sermos acusados de tantas coisas ruins.

    mas o que temos que fazer mesmo é tornar esse mundo cada dia mais harmonioso.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  12. caro rodrigo lemos

    ficamos muito agradecidos pelos seus comentarios e tambem por nos visitar.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  13. Sou Marly e como faço para me tornar uma bruxa?

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre me guio pelos elmentos da natureza, mas não sabia que isto era usado tb dentro de uma religião que bom . Eu posso serum bruxo por conta própria?

    Eduardo

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber o pq vcs escolheram esta religião, pq eu não tenho nenhuma, mas depois de ler todos os dias este blog estou inclinado em seguila. Tenho 53 anos isto enterfere em alguma coisa?


    Evangelista

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...