sexta-feira, 16 de março de 2012

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA – PRECONCEITO OU IGNORÂNCIA?


“...Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar...” (Nelson Mandela)


Preconceito religioso é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosos de terceiros. Poderá ter origem nas próprias crenças religiosas de alguém ou ser motivada pela intolerância contra as crenças e as práticas religiosas de outros. A intolerância religiosa pode resultar em perseguição religiosa e ambas têm sido comuns através da história. A maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação numa época ou outra. 

Ser seguidor de uma religião não convencional está sendo de grande procura por todos que buscam "algo" para a sua vida. Todos ficam sintonizados, lendo revistinhas de "Wichcraft", Seriados, ou buscando alguém que lhe ensinem um caminho a seguir, para solucionar todos os problemas da sua vida.


A intolerância religiosa há muito faz parte da história da Bruxaria, e seu episódio mais famoso foi a "Santa" Inquisição. Ela foi inicialmente instituída para combater os chamados "hereges": grupos religiosos que praticavam a adoração às divindades pagãs, bem como seus sincretismos e rituais agrários, que nada mais eram que saberes populares passados de geração a geração, sem nenhum contesto religioso. Durante a Inquisição, milhares de bruxas, bruxos e paganus foram torturados e mortos. Nós, bruxas e bruxos , somos herdeiros espirituais destes que foram assassinados em nome de uma divindade que pregava o "Amor".

As agressões são de vários tipos e acontecem no âmbito familiar, na escola, no trabalho e nos mais diversos meios sociais. Na maior parte, as pessoas que nos discriminam, quer com palavras ou ações, não conhecem nossa religião, e são vítimas desse enorme movimento religioso que visa a deturpar tudo que lhes parecem demoníaco ou fora de sua compreensão.



A intolerância é uma doença, e, de tempos em tempos, torna-se uma epidemia, um mal social que atinge uma imensa camada da população global, que fere a dignidade humana e a liberdade de expressão. Ela se baseia no preconceito, na discriminação, no pretenso monopólio da verdade e no fundamentalismo. Aqueles que praticam a intolerância religiosa acreditam possuir alguma "procuração divina" e, em nome de sua fé, sentem-se no direito de achincalhar, invadir, espoliar, prender, torturar e, por fim, exterminar o diferente. 

Mas essa grave doença tem cura, e seu tratamento começa pela educação e esclarecimento, pois toda a violência surge do medo, e o medo advém da ignorância. Para tanto, são necessárias ações intensivas e continuadas de sensibilização e conscientização da população, e uma política de educação para a tolerância, a compreensão e o respeito à diversidade, que deve começar na pré-escola e se estender a todas as idades. 



Se você busca uma solução para todos os seus problemas ou um atalho para a felicidade, esse caminho provavelmente não é o da Bruxaria Tradicional. Não ensinamos os atalhos para o qual cada um deve seguir, nem mostramos seus animais guardiões para seres expostos como bichinhos de estimação e nem saímos em praça pública com atames e "parafernalha" pendurada pelo pescoço para dizer que somos diferentes e possuímos poder.

O caminho de uma Bruxa e Bruxo é o de se auto-descobrir todos os dias, buscar na reflexão qual o sentido de sua jornada, lutar e enfrentar diariamente o seu maior inimigo, que é a si mesmo. O poder do Bruxo e da Bruxa está no intuito de suas ações, buscando no caminho todo o conhecimento e sabedoria para sentar-se com os semelhantes na fogueira e compartilhar o conhecimento da batalha travada. Não buscamos títulos e reconhecimento da sociedade para nos verem como superiores, buscamos apenas o respeito de nossos semelhantes para seguirmos nosso caminho em paz.

Saber quem você é, qual a sua origem e valorizar seu sangue (ancestrais) é fundamental para entender como você age e se relaciona com o mundo. Vejo muitos dizendo que são bruxas e bruxos e mau conseguem conversar com a sua mãe, acreditam que ser rebeldes com roupas pretas os diferenciam e dá poder para agirem da forma que desejam sem responsabilidade alguma, fazendo "feiticinhos" e unguentos que resolvam seus problemas amorosos, financeiros e familiares. Vou contar um segredinho, você é responsável por suas ações, suas derrotas e vitórias, só assim haverá crescimento, maturidade e aprendizado.



No dia 21 de Janeiro de 2000, em Itapuã, na Bahia, em decorrência de forte perseguição de culto religioso, faleceu Gildásia dos Santos e Santos, popularmente conhecida como Mãe Gilda, que não resistindo aos ataques pessoais, invasões e depredações de seu terreiro, teve complicações cardíacas que resultaram em sua morte, e, em sua homenagem, foi editada a Lei Federal nº. 11.635/07, tornando o dia 21 de Janeiro como o DIA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA.. 

Artigo 20 da Lei Caó (7716/89). “O crime por intolerância religiosa é inafiançável e o autor pode pegar de três a cinco anos de detenção. O nosso silêncio é a arma dos intolerantes”. “A intolerância religiosa acontece principalmente na rua, desde o momento em que uma pessoa , por exemplo, sai de casa, caracterizada com roupas que são peculiar à sua religião” 



Sem dúvida nenhuma, o fanatismo é um dos fatores que mais perpetua a intolerância. Acredito que a religião seja um elemento indispensável na vida de qualquer pessoa ou grupo social, no entanto, a crença levada às últimas consequências nos tira a visão objetiva, ofusca nossa razão e nos leva a práticas condenáveis, em nome de uma verdade unilateral. Convém lembrar que alguns dos maiores crimes da humanidade foram praticados em nome da fé, como as Cruzadas, o genocídio de tribos ameríndias, a Noite de São Bartolomeu e o próprio Tribunal do Santo Ofício, na Idade Média. 


Elie Wiesel, no Foro Internacional sobre Intolerância (1997: Paris, França) disse: "Na religião, o ódio esconde a face de Deus. Na política, o ódio destrói a liberdade dos homens. No campo das ciências, o ódio está a serviço da morte. Na literatura, ele deforma a verdade, desnaturaliza o sentido da história e encobre a própria beleza sob uma grossa camada de sangue e de feiúra. Insidioso, dissimulado, o ódio insinua-se na linguagem, como no olhar, para perturbar as relações entre um homem e o outro, uma comunidade e a outra, um povo e o outro".

Esse ódio nada mais é que a intolerância, e que devemos encarar como uma espécie de prevenção contra o dogmatismo, para que este não se torne fanatismo (na dimensão pessoal), fundamentalismo (na dimensão religiosa) e totalitarismo (na dimensão de Estado ou de Governo). 



A Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada pelos 58 estados membros conjunto das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, no Palais de Chaillot em Paris, (França), definia a liberdade de religião e de opinião no seu artigo 18:”Todo o homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.



Lei de Liberdade Religiosa. Discriminação religiosa é crime.

Para que se tenha uma idéia clara das condutas tipificadas como crimes com conotação racial, são listados abaixo, em linguagem popular, os principais crimes dessa natureza, conforme estabelecido na Lei n.º 7.716/89 (Lei Caó), em sua quarta versão, no Art. 140, §3º, do Código Penal – CP, e no Art 208 do CP. (Para uma visão completa, em linguagem técnica, conferir o Anexo, ao final):

(a) ofender alguém com xingamentos relativos à sua raça, cor, etnia, religião ou origem.
(Art. 140 do Código Penal (injúria), com a qualificadora do §3º. Pena: um a três anos de reclusão). Inclui-se aqui o ato de ofender alguém com xingamentos à sua religião;

(b) impedir a entrada ou negar atendimento a alguém em estabelecimento comercial, hotel, pensão, restaurante, casa de diversão, estabelecimento esportivo ou clube social aberto ao público, por motivo de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. (Cf. Lei n.º 7.716/89, Arts. 1º a 18. Penas de reclusão variáveis);

(c) impedir ou dificultar o acesso de alguém a cargo público, emprego ou estabelecimento de ensino. (Cf. Lei n.º 7.716/89, Arts. 1º a 18. Penas de reclusão que variam de 2(dois) e 5(cinco anos) de reclusão. Idem se for o caso de se negar ou dificultar emprego a alguém em empresa privada por motivação racial (Art. 4º);

(d) praticar, induzir ou incitar, por qualquer meio, a discriminação ou preconceito, piorando a situação de quem o fizer pelos meios de comunicação (racismo “difuso”, genérico).
(Lei n.º 7.716, Art. 20);

(e) praticar ato ofensivo à religião alheia com o propósito de diminuí-la ou ridicularizá-la, principalmente pelos meios de comunicação (Lei n.º 7.716, Arts. 1º c/c o Art. 20, §§ 2º a 4º).

(f) humilhar alguém publicamente, por motivo de crença religiosa, ou impedir ou perturbar cerimônia ou culto religioso; ou menosprezar publicamente ato ou objeto de culto religioso. (Art. 208 do Código Penal). 



É fato que aprendemos hábitos, conhecemos coisas, refletimos sobre ideias e teorias, mas nossa educação não ensina sobre como devemos nos relacionar com o outro. No fundo, tendemos a ver o outro como um oponente. O problema existencial do ser humano é conviver com o que é tolerável em relação ao outro. Fica a cargo da ambiência cultural e do desenvolvimento psíquico aprendermos a superar nossa onipotência narcisista, infantil, que abriria caminho para um radical e efetivo "exercício da tolerância", ou seja, aceitar a conviver com o outro como ele é e pensa.

O que não pode e não será mais tolerado é a própria intolerância. E, para que possamos construir uma sociedade mais justa, devemos parar de ser tão tolerantes ao ponto de tolerarmos todas as ações intolerantes ou entendermos de uma forma torta seus motivos. Não quer dizer que trataremos com desrespeito, pois é isso que nos difere. Mas não queremos mais ser tolerados, queremos ser respeitados.



Cada um deve ser livre para seguir o que quiser ou também a não seguir nada, mas não deve por conta disso sofrer nenhum tipo de preconceito ou discriminação.


Selma - Blog3fasesdalua




90 comentários:

  1. Gostei da forma como abordou de um tema espinhoso. Só gostaria de lembrar que a própria Igreja Católica, na Idade Média, promoveu muitos massacres em nome da fé Cristã e muitas pessoas morreram nas fogueiras da Santa Inquisição (!), acusadas de bruxaria ou coisas do gênero. O fato é que o preconceito existe sim, e como você muito bem concluiu, cada pessoa dita "religiosa" que tem preconceito com outrem, está ferindo um dos princípio básicos de qualquer religião: o amor ao próximo e a tolerância. Quem esconde o preconceito atrás da religião, não pode ter credibilidade para pregar sobre dogma algum!

    Abração

    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia sandra

      agradecemos sua visita e principalmente seu sólido comentário nessa questão que cansamos de ver no nosso dia a dia sem que ninguém tome uma atitude.

      esperamos encontra la muitas vezes.

      selma/marcos

      Excluir
  2. Nossa tenho 16 anos e por falar sobre essa religião mesmo não sendo ainda sou chamado de macumbeiro ou de filho do capelta afs :imagine se eu fosse bruxo!

    Esse é o Deus que as igrejas ensinam? o deus do preconceito ? acho que não !

    Russo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia russo

      você ja tem 16 anos , ja pode votar entre outros direitos.

      tudo que tens a fazer é exercer mais um direito seu que é de ser livre para fazer suas escolhas e se esta sofrendo algum tipo de preconceito mostramos a lei detalhadamente.

      portanto exerça sua cidadania e haja.

      selma/marcos

      Excluir
  3. Acho que é uma mistura de preconceito com ignorância...
    na verdade muitas religiões tem preconceito com o que é desconhecido...ou diferente delas.

    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia sandra

      você esta coberta de razão e aproveitamos para agradecer por sua visita e participação.

      selma/marcos

      Excluir
  4. é uma mistura de preconceito e ignorância. Isso é algo que normalmente causa horas e mais horas de discussão. Enfim, cada um é livre para decidir o que bem quer, e cada um sabe o que é melhor para si próprio! Não suporto são pessoas que insistem em nos fazer "engolir" SUAS crenças pq elas são supostamente verdadeiras para eles... Enfim, ótima matéria! Sucesso

    Mauro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia mauro

      agradecidos por seus elogios e participação, só não concordamos em perder horas de nossas vidas discutindo esse assunto com pessoas ignorantes e tudo que fazemos se não nos ofenderem e simplesmete dar as costas a essas pessoas e deixa las falando sozinhas.

      volte sempre

      selma/marcos

      Excluir
  5. gostei bastante do texto, ficou muito bom..
    essa questao do preconceito nao me desce ate hj..

    seu blog esta muito bom

    Anethe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia anethe

      nós tambem gostamos muito da sua visita e de seu comentário e esperamos que volte muitas vezes.

      selma/marcos

      Excluir
  6. Muito bom... Concordo com você, e tem pessoas que eu nunca entendi, porque tem a necessidade de querer provar que sua religião é a correta.

    Tem uma frase que define bem o que eu penso disso: Ninguém fica repetindo "Creio no Sol, Creio na Lua, Creio na Chuva" a necessidade que alguns religiosos tem de proclamar sua crença com tanta frequência e tão alto, é em si mesmo um sinal de dúvida. Eles tentam sufocá-las através da repetição" - C.W. Dalton

    Amarildo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia amarildo

      agradecemos sua visita e tambem pela frase mencionada. volte sempre que desejar e seras muito bem vindo.

      selma/marcos

      Excluir
  7. Olá queridos!
    Li os posts mas só estou tendo tempo de comentar agora!
    O blog de vocês foi uns dos trabalhos que mais gostei. Os temas, as reflexões, o design... enfim, ficou tudo muito legal.
    Parabéns pela dedicação e pelo bom trabalho!
    Nos vemos em breve!
    Beijos

    Hilda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia hilda

      obigado por todos elogios a nós dirigidos


      selma/marcos

      Excluir
  8. muito bom o texto
    o preconceito religioso, é hoje, um dos maiores culpados por essas guerras que estao tendo... e por essa intolerancia, ja ouveram mtas guerras ,e massacres tb...
    belo post

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia rodrigo

      agradecemos sua participação com seu comentário e desejamos que retorne sempre.

      selma/marcos

      Excluir
  9. ÓTIMO POST
    O PRECONCEITO RELIGIOSO É MUITO MAIS COMUM HJ EM DIA DO Q PARECE, NÃO FICOU NO PASSADO.


    Marlon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia marlon

      obrigado por nos visitar e sempre que possivel volte pra junto de nós.

      selma/marcos

      Excluir
  10. é incrível a capacidade que vcs tem de escrever posts incríveis!!!
    O preconceito, independente de qualquer natureza deve ser inaceitável, ainda mais na religião, cada um tem o direito de crer no que quiser desde que não ofenda nem ameace a integridade dos outros!!!

    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa dia rita

      antes de tudo, agradecemos ao elogio feito ao texto e tambem à sua participação.

      volte sempre

      selma/marcos

      Excluir
  11. Gostei mto do post. Este texto mostra que as pessoas ainda não sabem conviver com as diferenças!

    Sabrina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia sabrina

      nós tambem gostamos muito da sua participação e esperamos que retorne muitas vezes.

      selma/marcos

      Excluir
  12. Eu parabenizo a sua analise sobre o tema. Realmente é um tema que precisa se ter muito cuidado para abordar. Mais é preciso falar mesmo, é importante. Parabens.


    Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia lucas

      esse é um tema que vivenciamos todos dias , por isso a necessidade de tocarmos nesse assunto.

      agradecemos seu comentario

      selma/marcos

      Excluir
  13. genial! Parabéns


    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia fernando

      nosso muito obrigado pelo genial !

      selma/marcos

      Excluir
  14. Bom texto!
    O que mais me incomoda na religião é a capacidade que as pessoas envolvidas têm de achar todo o resto do mundo que não pensa como elas estão erradas e condenadas! Condenadas a que?

    Marcos Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia marcos luiz

      agradecidos por sua visita, só não concordamos quando você generaliza essa atitude a todas as religioes.

      selma/marcos

      Excluir
  15. EU SOU VìTIMA DE PRECONCEITO RELIGIOSO EMPLENO SECULO VINTE E UM ,JA FAZ 14 ANOS QUE ESTOU CORTANDO UM DOBLADO, COM UNS èVAGELICO AQUE NA RUA,DIFAMAÇÃO,CHANTAGEM,AMEAÇASAS ,TUDO POR QUE SO PODE MORAR NA RUA SE FOR DA CRENÇA DELES,CASO CONTRARIO ,TEM QUE MUDAR DA RUA ,E ASSIM QUE FUCIONA

    Fatima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia fatima

      só não entendemos como você suporta ha 14 anos ser difamada chantageada e ameaçada e não ter tomado uma atitude.

      o que você esta esperando para exercer seus direitos ?

      selma/marcos

      Excluir
  16. "A intolerância é inimiga do diálogo. E o diálogo é inimigo da paz."
    Não seria "E a falta de diálogo é inimiga da paz?"

    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia pedro

      ficou meio confuso o que você disse, principalmente por não concordarmos com sua afirmação de que o diálogo ser inimigo da paz.

      selma/marcos

      Excluir
  17. tudo bem ,mas ate na escola por parte dos professores sofremos preconceito religioso.eles querem nos punir so porque somos de uma religiao que nos proibe de participar de cultos ou festas de outras religioes e por isso nao participamos

    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia juliana

      seu comentário nos deixou perplexos , principalmente por você aceitar esse tipo de atitude vindo de pessoas que deveriam orientar e mais ainda por vocês aceitarem esse tipo de postura.

      tome uma atitude e exerça sua cidadania.

      selma/marcos

      Excluir
  18. e verdade hj em pleno seculo XXI o preconceito ainda existe , pq deus esta em tds as religioes


    Hernane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia hernane

      obrigado por sua participação.

      selma/marcos

      Excluir
  19. Nós religiosos dizemos que o preconceito é pecado,mas somos pecadores,é impossível nao pecar!

    Norma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia norma

      com todo respeito, desconhcemos essa palavra "pecado"

      selma/marcos

      Excluir
  20. prefiro mesmo dizer, que não tenho religião mas tenho uma favorita, pois eu fui baptizado numa religião que so pratico quando sou obrigado, o que não é correcto! fui baptizado católico, sem ter sido minha escolha, não tive direito a escolher, pois tinha 3 meses de idade... cresci e nasci nesse meio, e sempre é difícil mudar...

    POR ISSO TE DIGO que é difícil dizer não ao PRECONCEITO!!!

    Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia lucas

      você agora já tem dicernimento para fazer suas escolhas e só não as faz se não quizer.

      isso se chama livre arbítrio.

      selma/marcos

      Excluir
  21. ADOREI!!! DIGA NÃO AO PRECONCEITO!!! E SEJA FELIZ!!!


    Caio

    ResponderExcluir
  22. Você pode realmente acreditar no que quiser mas é imprecindível que você creia primeiro em Jesus Cristo como Salvador.


    Damiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia damiana

      apesar de respeitarmos sua opinião , você escolheu o lugar errado para fazer essa afirmação.

      selma/marcos

      Excluir
  23. A própria constituição nos garante a liberdade religiosa.

    Essa liberdade, embora muitos não respeitem, está inclusive em ter ou não ter religião.

    Li uma coluna outro dia da Eliane Brun, na revista época, falando sobre uma jornalista discriminada por um taxista por ser atéia.

    Sou Espírita e creio em Deus.

    No entanto, sabemos que todos tem seu livre arbítrio, podendo não ter qualquer religião e, optando por essa prática, acreditar ou não em Deus.

    e caso a opção seja esta, quem a segue ten de ser respeitado por nós da mesma forma.

    Afinal, se os religiosos batem tanto o pé dizendo que sua fé deve ser respeitada, a não fé também deve ser.


    Reinaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia reinaldo

      você esta coberto de razão dentro do que você acha certo ou errado em ter ou não religião.

      isso é uma opção de cada um e só o que temos a fazer é respeita la e aceita la para que tenhamos uma boa convivencia.

      selma/marcos

      Excluir
  24. Acho que religião não se discute. Não temos que aceitar nada, somente respeitar.
    Sou evangélica, sei em quem tenho crido e respeito todas as religiões, desde que respeitem a minha.

    Flavia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia e muito bem vinda flavia

      você pode ter certeza de que qualquer um é muito bem recebido e respeitado dentro desse blog.

      e só temos que elogiar sua postura

      selma/marcos

      Excluir
  25. questão de religião não se discute de forma alguma, pois sempre acabará em divergencia, nós temos é que respeitar todas as religiões e a opção das pessoas. Conheci agora seu blog e amei

    Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia laura

      quando uma conversa sobre religiao chega ao ponto de haver divergencias, tudo que temos que fazer é nos afastar.

      seja muito bem vinda ao nosso blog e esperamos que se torne assidua sua presença.

      selma/marcos

      Excluir
  26. Os homens sempre se acham no direito de agir como bem entendem em nome da sua religião...
    O mais bonito na vida é respeitar os outros!
    beijos!!
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia carol

      agradecemos sua participação e seu comentário foi muito bonito

      volte sempre

      selma/marcos

      Excluir
  27. AS PRÓPRIAS PESSOAS TRAÇAM AS DIFERENÇAS ENTRE SI QUANDO SE DENOMINAM DIFERENTES POR RELIGIÃO OU RAÇA...OS SERES HUMANOS SÃO INCAPAZES DE SE VEREM IGUAIS ENTRE SI E QUEREM DEFENDER SUAS DIFERENÇASPOR CAUSA DE COR, RELIGIÃO, RAÇA SEI LÁ MAIS O QUE... ALGUNS GOSTAM DE SER SUPERIORES AOS OUTROS E DEPOIS QUANDO SOFREM REJEIÇÃO SE POSICIONAM COMO COITADINHOS E VITIMAS DA MAIORIA...A EVOLUÇÃO HUMANA PRECISA COMEÇAR E AS PESSOAS DEIXAREM DE LADO SUAS CRENÇAS E RAÇAS EM NOME DA PAZ SEM QUERER SE IMPOR SOBRE NINGUEM...

    Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia simone

      muito interessante seu comentário apesar de não concordarmos na sua totalidade, agradecemos por participar e esperamos que nos honre com sua presença mais vezes no nosso blog.

      selma/marcos

      Excluir
  28. eu sou judia, e não tenho preconceito sobre religião. mais existe pessoas que são muito preconceituosas, eu acho besteira quem têm. BEIJOS MARIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem vinda maria

      infelizmente isso faz parte do nosso dia a dia e só o que temos que fazer e tomarmos atitude e não deixar que isso se torne comum.

      selma/marcos

      Excluir
  29. AMEI ESSE COMENTARIO A BIBLIA É UMA SÓ,E JESUS DISSE,AME A DEUS SOB TODAS AS COISAS E AO PROXIMO COMO Á TI MESMO,INFELISMENTE AS PESSOAS NÃO AMAM NEM Á SI PROPRIO QT MENOS O PROXIMO,POR ISSO O MUNDO ESTA ASSIM ,DIVIDINDO NAÇÕES MATANDO ETCC

    Thalyta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia thalyta

      achamos que você fugiu um pouco do nosso tema abordado e confundiu as coisas.

      apesar de respeitarmos sua opinião e que ate certo ponto tenha um pouco de razão, nós não seguimos o que diz a bíblia e muito menos a jesus de quem temos uma admiração por ter sido um grande homem que lutou por seus ideais e pelo seu povo, assim como gandhy e muitos outros.

      volte sempre pois sua presença sempre será muito bem vinda.

      selma/marcos

      Excluir
  30. Sou cristã protestante, mas respeito todas as religiões, amo as pessoas, minha luta nunca será contra elas...
    DEUS AMA TODOS NÓS....
    MAS SOFRO MUITO PRECONCEITO, SOU DISCRIMINADA ROTULADA, E JÁ SOFRI XINGOS QUASE AGRESSÕES...
    RELIGIOSOS SÃO UM CÂNCER NA SOCIEDADE !!
    MATANDO PESSOAS POR DENTRO... E POR FORA...

    Virginea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia virginea

      sentimos que seu coração esta repleto de magoas o que ate compreendemos.

      mas não adianta ficarmos sentados em casa so lamentado e esperando que as coisas caiam dos céus.

      o que estamos querendo atingir com esse texto é que as pessoas tenham atitude e não aceitem mais essas coisas.

      e não é a religião que é um cancer e sim o fanatismo a intolerancia e a ignorancia das pessoas.

      selma/marcos

      Excluir
  31. Muito Bom só queria deixar um parabéns
    vc só deveria ter entrado mais no assunto como não só o judaísmo mas varias religiões que dizem ser religiosos e são preconceituosos matando e descriminando o ser humano por causa da sua religião!


    Bernadete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara bernadete

      esse é um assunto que realmente é muito mais amplo do que pudemos publicar, mas isso não quer dizer que não voltaremos a tocar nesse tema.

      agradecemos por sua visita e comentário.

      selma/marcos

      Excluir
  32. DEVEMOS RESPEITAR A RELIGIÃO DE CADA UM POIS O SOMOS E O QUE GOSTAMOS NINGUÉM DEVE SER IGUAL!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. oi amiga linda, esse tema é um tema bastante delicado, muitas pessoas tem preconceitos sim coas religiões, já sentir na pele, às vezes as pessoas acham que só eles vão para o céu, julgam as outras religióes e acham que Deus está em quatro paredes, mero engano, Deus mora em seu coração, mas fazer o que somos livres para escolhermos os nossos destinos, não critico essas pessoas pelo seu fanatismo, apenas tenho dó dessas pobres coitadas, que ficam nos atormentando dizendo que nossa alma vai para inferno e blá,blá,blá...Por isso que falo não tenho religião, ma sei que Deus mora em mim, não sigo doutrinas de homens, mas respeito cada religião, um beijo linda amiga

    ResponderExcluir
  34. Muito bom esse texto. Pena que mesmo quem tenha lido e concordado com ele, mesmo que em partes, vai guardar o conhecimento adquirido para si, porque o orgulho religioso ou não-religioso dele é maior e vai continuar atacando aqueles que pensam diferente dele.

    Parabens, pelo lindo blog e pelo belo texto

    Vicente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde vicente

      agradecemos por todos elogios a nós dirigidos e seu comentário foi muito interessante.

      volte sempre que puder

      selma/marcos

      Excluir
  35. ótimo texto pena que muitos não tem cérebro para interpreta-lo como deveriam!
    Mas o que vale é a intenção!!!


    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde rafael

      obrigado por sua participação . só estamos fazendo nossa parte e tentando ajudar aos que não tem cérebro.

      selma/marcos

      Excluir
  36. Não seremos melhores ou piores por professarmos essa ou aquela religião, mas sim pelo que fizermos do nosso caminhar, do nosso viver, do nosso pensar e agir.
    Se a nossa religião nos oferece um bom direcionamento para sermos pessoas de bem, aproveitemos a chance.
    No entanto, de forma alguma nos iludamos que a nossa religião é a melhor por si só. Ela será a melhor dependendo do que fizermos dela e com ela em nosso dia a dia.

    Um ótimo texto

    Ravene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezada ravene

      só poderiamos esperar de você palavras tão sábias quanto as que mencionou.

      somos suspeitos a falar de você por quem temos uma grande admiração e respeito por tudo que faz por nossa religião.

      que a grande mãe sempre te ilumine na sua missão.


      selma/marcos

      Excluir
  37. Qualquer forma de preconceito é inaceitável!! Só demonstra ignorância ou complexos de inferioridade das parte dessas pessoas! Muito bom o post!

    ADORO a música, e a mitologia celta :)))

    Obrigada pela visita e por me seguir, também já a sigo ;)

    beij♥ss

    "Dicas de saúde, beleza, e exercício físico em casa"



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara maria

      agradecemos por suas palavras e por sua visita e participação.

      volte sempre

      selma/marcos

      Excluir
  38. Querida amiga Selma, belíssima postagem parabéns.
    Desejo que tenha uma linda semana.
    Beijos de luz.
    Lua.

    ResponderExcluir
  39. o que mais motivou esse texto foi justamente em pleno século XXI uma das maiores figuras da religião antiga e minha mãe , a grande sacerdotisa viviane, ter sido vítima de preconceito religioso num shopping center.

    mas como ja era de se esperar ela não perdeu sua postura e apenas exerceu seus direitos, procurando as autoridades e as pessoas que se dirigiram a ela de forma ofensiva, terão agora que se entender com a justiça.

    e é isso que queremos que as pessoas façam, caso se sintam ofendidas ou discriminadas por quem quer que seja.

    procurem seus direitos e exerçam sua cidadania e só o que queremos e mudar o rumo da história, fazendo desse mundo um mundo de harmonia , paz e tolerãncia entre as pessoas de todas as raças, religiões e etnias.

    que a grande mãe terra tenha dias melhores e sinta orgulhosa de nós.

    guardião marcos

    ResponderExcluir
  40. OI AMIGA HOJE É DIA DO BLOGUEIRO KKKK, NEM EU SABIA AMIGA, MAS VENHO APROVEITAR ESSE DIA PARA LHE DESEJAR UM FELIZ DIA DO BLOGUEIRO COM MUITA MAGIA E ENCANTO EM SUA VIDA, VIVA NÓS!!!BEIJOS ENCANTADOS

    ResponderExcluir
  41. Um texto que realmente merece aplausos... Olá Selma vim validar teu voto de hoje no pena de ouro. Um abraço afetuoso!

    ResponderExcluir
  42. Eu lhe Ofereço as estrelas  ☆ ·.¸ ☆ para brilhar em sua vida  ☆ ☆ `·.¸☆ e lhe mostrar toda a  ☆ `·.¸ ☆ beleza da noite...  ☆ ☆`“·☆ Para que jamais tenha  ☆ ☆`“·.¸ ☆ motivos de tristeza...  ☆ `·.¸ ☆ Se em cada estrada do  ☆ ☆`·.¸☆ mundo existir pessoas como  ☆ `·.¸ ☆ você, o Sol encontrará  ☆ ☆`“·.¸ ☆ um motivo a mais para brilhar ☆ ☆`“·.¸ ☆ Que a felicidade ☆`“·.¸ ☆ ☆`“·.¸ ☆ adote seu coração, ☆`“·.¸ ☆ ☆`“·.¸ ☆ e que o carinho ☆`“·.¸ ☆ ☆`“·.¸ ☆ resida em seu caminho, ☆`“·.¸ ☆ ☆`“·.¸ ☆ e que a paz se faça ☆`“·.¸ ☆ ☆`“·.¸ ☆ presente sempre em sua vida ☆`“·.¸
    Beijos

    ResponderExcluir
  43. Amei ! Bom tudo que eu Fasso tem o número 3 a data do meu aniversário e dia 3 de outubro , tenho 3 sinais iguais e resolvi pesquisa sobre o número 3 ! Você acha que pode ter alguma ligação ?

    ResponderExcluir
  44. Amei ! Bom tudo que eu Fasso tem o número 3 a data do meu aniversário e dia 3 de outubro , tenho 3 sinais iguais e resolvi pesquisa sobre o número 3 ! Você acha que pode ter alguma ligação ?

    ResponderExcluir
  45. Olá, Selma! Só agora em janeiro de 2018, tomei conhecimento de sua corajosa postagem, 'Intolerância Religiosa'! É um tema mal compreendido para quem ainda não aprendeu a ver por si próprio... Irei repassá-la no fim de semana em um dos meus blogs -, no caso, anjosensinosluz.blogspot.com/ -, onde compartilho textos buscando conscientizar o leitor para o propósito maior de nossa existência física neste 'campo quântico das possibilidades'... Sua postagem avivou a experiência traumática que ocorreu quando minha parceira de jornada espiritual e eu em 1980 fomos a Carcassonne, cidade medieval no Sul da França, preservada como há 700 anos, durante as perseguições religiosas. Registros traumáticos no Inconsciente de minha esposa afloraram ao "rever' onde seu Ser interior viveu no passado e caiu em pranto incontrolável! Em Carcassone, descreveu-me ser idosa monja cátara aprisionada pelos Cruzados, com outros monges cristãos cátaros, considerados 'hereges', ao pregar ensinos originais de Jesus Cristo sobre múltiplas vidas do homem, o que contrariava a doutrina da Igreja de uma única existência. O fato foi uma revelação para nós, pois não sabia explicar por que ao abraçá-la e tocava certo ponto em suas costas, ela emitia incontido grito de dor... E ali, junto a um fosso entre as muralhas, relatou-me que seus companheiros eram atirados vivos aos leões no fosso, e não queria ver. Mandaram então um escravo negro armado de lança obrigá-la a olhar o que também lhe aconteceria, e ele lhe deu uma lançada nas costas naquele ponto que seu corpo atual registra, 700 anos depois! Isso mostra que pouco ou nada sabemos das experiências vividas pelo Ser interior, imortal, 'Selbst', ou 'Self', o Si-Mesmo, de Jung! Perdoe-me, Selma, por alongar-me talvez mais do que deveria. E parabéns pelo seu trabalho! Abraços! Carlos Campos de Raphael.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...