Para os povos celtas, o lobo tinha como simbologia a maternidade. Existem várias histórias de crianças criadas e alimentadas por lobos. O rei irlandes Cormac MacAirt foi criado por uma loba, assim como as deusas celtas Ailbe e Ciwa, sendo que a última não apenas foi criada por uma loba, mas também desenvolveu uma garra de lobo em uma das mãos.
Muitos deuses e deusas, ligados à Lua, tinham também como símbolo o lobo. O lobo uiva para a Lua, assim como os cães; eles caçam e brincam ao luar. As sacerdotisas de muitas culturas eram adeptas de viagens astrais e transmutações, talentos normalmente praticados à noite. Também celebravam rituais, dançando e cantando a céu aberto, sob a Lua. Um festival romano, a Lupercália, honrava a deusa - loba Lupa ou Ferônia. Os nórdicos acreditavam que o lobo gigante Hati perseguia a lua e nos dias finais comeria esse corpo celeste.
O contato com os antepassados é parte essencial na vida de uma Bruxa e Bruxo. Amorosos e sempre prontos a nos ajudar, nossos ancestrais se dispõe a atender a nossos pedidos e nos dão força nos momentos difíceis.
Além da celebração dos Sabbats, os Bruxos e Bruxas reverenciam outras importantes mudanças que ocorrem na natureza como a mudança das fases lunares.
A fase lunar mais importante é a cheia, momento onde a lua encontra-se em seu poder máximo, no ápice de sua força. A lua cheia representa a Deusa em sua face Mãe, o seu aspecto primordial.
Aos rituais de Lua cheia damos o nome de Esbat, um termo que passou a ser popularmente usado a partir do início do século XX.
A Lua do Lobo embora tenha adotado, por conviniência mágica, o Totem do Lobo para caracterizar esse plenilúnio, a lua cheia de julho também é chamada de Lua da Neve, Lua do Pequeno Inverno, Lua Fria.
No calendário lunar, esse é o tempo dos ritos de renovação espiritual, de busca pela clareza, de abertura da mente e de meditação no eu mais elevado.
Os celtas possuiam um calendário ou zodíaco conhecido como Beth Luis Nion, cujos 'signos' ou luas eram representados por 13 árvores sagradas.
À energia desse plenilúnio corresponde ao signo do Vidoeiro, Beth, cuja tradução poderia ser "mundo" e o mito associado a ele é o da história do nascimento de Taliesin.
Uma vez mais, a energia da terra nos convida à abertura espiritual, a iniciação e a transformação através do Caldeirão de Cerridween, local de gestação do mais famoso druida de Gales, nascido da própria Deusa.
É um momento de pausa, interiorização, reflexão e transmutação... Quando a vida simplesmente se transforma e nos mostra o melhor caminho a seguir!
Essa é a época em que vivenciamos o momento de transição do tempo claro para o escuro, para novamente alcançarmos a luz do Sol. Mas, antes de qualquer coisa, precisamos entender as forças que regem esse mês: a Lua e o Lobo.
A Lua representa os mistérios femininos que refletem a força solar, simbolizando também, a energia psíquica, a intuição e o inconsciente coletivo que guarda todos os antigos segredos, a sabedoria, o conhecimento ancestral e a magia.
O lobo é um animal de poder ligado aos mistérios lunares, que fortalece, estimula e aguça os nossos sentidos, além de nos ensinar a viver em harmonia com a natureza e a compreender o sentido da vida. Ao uivar para a lua cheia, simbolicamente, o lobo nos conecta à novas idéias, até então, ocultas sob a mente consciente.
A transformação em lobo é um dos temas preferidos de várias lendas populares irlandesas, entre outros. Representando o contato com o lado sombrio da alma que desperta os instintos básicos do homem.
Ao unirmo-nos a essas duas grandes forças, interiorizamos suas características e nos movemos para um plano mais sutil... Um plano onde o mestre nos aguarda!
Aproveite essa energia para aprender harmonizar o lado obscuro da sua alma. Um momento propício para expurgar tudo aquilo que precisa morrer. Nossos medos, fraquezas, dificuldades e problemas.
Aproveite essa energia para aprender harmonizar o lado obscuro da sua alma. Um momento propício para expurgar tudo aquilo que precisa morrer. Nossos medos, fraquezas, dificuldades e problemas.
Cada uma das lunações recebe um nome específico que reflete o momento da Roda do Ano em que ela se encontra expressando um dos muitos temas da vida humana. Estes nomes podem variar de Bruxo para Bruxo ou dependendo da Tradição.
Gosto do post...
ResponderExcluirbeijo* sorrisOoO*
agradecemos sua visita
Excluirselma/marcos
Que a lua te ilumine sempre
ResponderExcluirJokas
boa tarde jokas
Excluiragradecemos a visita e desejamos a você o triplo do que nos deseja.
selma/marcos
adoro e passo horas dançando para lua.
ResponderExcluirQue teu uivo nunca fique rouco.
Beijinhos doces
Laura
boa tarde laura
Excluirfazes muito bem em dançar para a lua e ela com certeza te retribui com muita luz e uma energia que só você sabe.
selma/marcos
Já que estás a escrever a pele do Lobo(e bem)que não te falte a Lua no céu para poderes uivar...
ResponderExcluirJandir
boa tarde jandir
Excluiragradecemos sua presença em nosso blog e esperamos encontra lo mais vezes.
selma/marcos
Sempre gostei da aura misteriosa que envolve o lobo, o uivar à lua, as histórias que lhe estão associadas... =)
ResponderExcluirbeijinho*
Bom luar!
ResponderExcluirque o lobo e a lua ilumine vcs
beijinho
Piná
boa tarde piná
Excluira lua ilumina a todos nós sem restrições.
selma/marcos
Interessante...
ResponderExcluirNunca tinha associado a lua e o lobo
Sandro
boa tarde sandro
Excluiragradecemos sua participação e visita.
selma/marcos
quero uma lua a iluminar-me todos os dias, principalmente quando a sua luz banha momentos de melancolia!
ResponderExcluirbelas palavras
beijos desalinhados
Carmelita
boa tarde carmelita
Excluirseus desejos serão alcançados com toda certeza.
selma/marcos
Aí está, é mesmo isto que eu procurava, a possibilidade de partilhar o nosso mundo escondido, o nosso "sotão proibido"...faz-nos sentir vivos, conectados pelos segredos de vidas desconhecidas...
ResponderExcluirEste blog é um bom lugar para repousar, meditar e navegar...
Parabéns
Ligia
boa tarde ligia
Excluirnos deixa feliz em saber que pessoas como você sentem se bem aqui.
sinta sempre a vontade e usufrua de tudo que há no blog.
selma/marcos
Olá amigos.
ResponderExcluiradoro seus misterios, pois são neles que podemos decifrar seus uivos.
beijos e muita paz
Regeane
boa tarde regeane
Excluiragradecidos por sua visita e pelas belas palavras.
selma/marcos
Danço... como loba lanço um uivo de júbilo por ver que existe mais lobos neste país, alguém que me entende... e agradeço à lua que nos guia todas as noites, sempre!
ResponderExcluirRegina
boa tarde regina
Excluirpalavras fortes e intensas , agradecemos sua visita e participação.
selma/marcos
qual de vcs é o lobo?
ResponderExcluirBianca
boa tarde bianca
Excluira lua é a figura da deusa e o lobo nesse caso é seu consorte.
a lua é a grande sacerdotisa e o lobo seu guardião.
selma/marcos
Olá Selma, agradecemos a sua visita e inscrição! seja bem vinda, sempre. No nosso cantinho, a luz da lua está sempre em harmonia com a vibração do sol.
ResponderExcluirAbraços!
Bíndi e Ghost
Wow! Ainda assim sou muito mais chegada nos felinos, bom tenho 15 gatos, então sou suspeita.
ResponderExcluirExcelente texto!
Blog Garotas Do Contra
boa tarde garotas do contra.
Excluirparabéns por estares muito bem protegida por seus gatos.
selma/marcos
:)
ResponderExcluirBeautiful post, so glad I visited your blog this evening.
ResponderExcluirHave a beautiful day,
Joanna
O que posso falar da "Lua", que ela é uma extensão do meu viver, a noite, todas as noite, ela me chama e eu a procurar, até quando ela estar negra, a beleza e a divindade me busca.
ResponderExcluirCultuar os antepassados é uma fonte infinita de sabedoria para mim.
Tenha um lindo e abençoado dia amiga.
Beijinhos de avelã.
Lua.
Olá,
ResponderExcluiradorei o blog, adoro os lobos e AMO a Mãe Lua!
Parabéns por seu trabalho,
Charles.
Parabéns...... Não passo uma só noite sem olhar para céu e procurar a lua ..... Implorando a q leve seu brilho pro meu lobo.....
ResponderExcluir