domingo, 27 de maio de 2012

Uma pausa para Marion Zimmer Bradley

" Recordo-me agora, através de uma vida longa e que nada teve de monótona, posso dizer sinceramente que nenhuma experiência jamais me proporcinou a mesma satisfação excitada daquela ocasião em que viajava no trem ao crepúsculo, lendo a maravilhosa novela mítica de Kuttner sobre um homem que mudou mundos."

Marion Zimmer Bradley 

Marion Eleanor Zimmer Bradley (Albany, 3 de junho de 1930 — Berkeley, 25 de setembro de 1999) foi uma escritora norte-americana de romances sobre fantasia e ficção científica, tais como As Brumas de Avalon e a série Darkover.

Marion Zimmer Bradley foi casada duas vezes e teve dois filhos. Morava em Berkeley, na Califórnia.

Nasceu em Albany, capital do estado de Nova Iorque, em junho de 1930. Enfrentou quando criança as dificuldades da Grande Depressão, e teve seu sonho de se tornar uma cantora de ópera esmagado por tanto a falta de problemas de dinheiro e saúde.
No auge da grande depressão econômica, seus pais eram muito pobres, impossibilitados, portanto, de oferecer-lhe uma educação esmerada. Teve que começar a trabalhar muito cedo, chegando a ser garçonete e faxineira. Ao completar dezesseis anos, ganhou uma máquina de escrever da mãe. Marion, com o presente oferecido pela mãe, começou a escrever histórias. No início, para sobreviver, sujeitou-se a produzir uma série de romances sensacionalistas.



No entanto, aos 19 anos, ela ganhou um concurso amador de ficção, e 3 anos mais tarde teve seu primeiro conto vendeu para uma revista de ficção científica. Em 1961, sua carreira começou com a publicação de seu primeiro romance The Door através do espaço 

No ano seguinte, ela publicou o primeiro de uma série de cerca de 40 romances e antologias estabelecidos no Darkover planeta, chamado Espada de Aldones, que também foi o primeiro de vários de seus romances a ser nomeada para um Prémio Hugo.

Darkover era a sua primeira obra-prima. Um pequeno planeta frio debaixo de um sol vermelho, cercada por quatro luas, em que um navio Terran tinham caído, e onde milhares de anos mais tarde foi desenvolvida uma cultura medieval-like, com uma casta dirigente que teve surpreendentes e perigosos poderes psíquicos.



Nesta sociedade fortemente patriarcal, Marion Zimmer Bradley incluído um elemento feminista de forte-queridas personagens femininas e The Guild of Amazonas Livres, que era um grupo guerreiro das mulheres que renunciaram a sociedade, a fim de desfrutar de liberdade de suas normas repressivas.


Sua segunda obra foi As Brumas de Avalon romance, em que ela recriou as lendas arturianas, misturando seus elementos com a mitologia celta.

Este romance também foi caracterizado por uma forte conotação feminista, não no sentido de as mulheres serem melhores que os homens, mas as mulheres ser tão bom (ou tão ruim) quanto os homens.

A história é contada do ponto de vista de Morgana, que é uma sacerdotisa da Deusa-Mãe celta, criado na ilha de Avalon, irmã do Rei Arthur, e mãe de seu filho, Mordred, que acabam matando-o para o trono.



Ao contrário do carácter tradicional, Morgana Marion Zimmer Bradley não é a bruxa ambicioso mal, mas uma mulher comum, lutando com uma sociedade preconceituosa, tendo sua vida manipulada por aqueles com uma agenda política.

Ambos os mundos ela criados são preenchidos com temas controversos, a mais recorrente de que era a sexualidade. Isso é onde a maior parte de sua notoriedade vem.

Nos anos cinquenta, era aquilo a que se chama uma “escritora de sucesso fácil”, vendia histórias de sexo e de mistério a revistas de grande tiragem, para sustentar marido e filhos. Por essa altura juntou-se a um grupo de activistas lésbicas denominado Daughters of Bilitis, considerada a primeira organização de direitos lésbicos dos Estados Unidos , ela contribuíram com as newsletters da escada e da revisão Mattachine. Além disso, seu segundo marido era escritor e numismata Walter Breen, que defendeu "amor grego", ou seja, uma relação homossexual entre um homem e um adolescente, e que morreu na prisão, após ser declarado culpado de abuso infantil. Na década seguinte, dedicou-se à produção de romances góticos para poder tirar um curso universitário.



Em seus romances, Marion Zimmer Bradley, muitas vezes tratadas com os horrores da violência sexual, seja contra mulheres, homens ou adolescentes, e também debateram a liberdade sexual. Em darkovano sociedade, 13 anos meninos já são considerados homens, e são confiadas com responsabilidades de adultos. Ela já declarou certa vez: "Eu não era uma criança aos 13 anos, você estava?"

É relatado que ela sabia sobre a homossexualidade Breen, e que no início de seu casamento, ele teve um caso com um adolescente, que ela esquecido. No entanto, quando em 1989, sua secretária Elizabeth Waters disse a ela que Breen estava sendo acusado de molestar uma criança de 12 anos de idade, ela imediatamente se divorciou dele, e colaborou com a investigação policial.

Ainda assim, ela foi acusada pelos pais do menino de negligência em 1996, um julgamento que só terminou após sua morte em 1999, através de um acordo extra-judicial com sua companhia de seguros.

Além da sexualidade, seu outro assunto polêmico era a religião. Ela tinha idéias muito progressistas sobre isso, por muito tempo, ela era um neo-pagão, e então ela se virou para o cristianismo, e até foi ordenado sacerdote Gnóstica Católica.

Em um artigo de 1986, Marion Zimmer Bradley discutidos os elementos feministas e religiosos nas Brumas de Avalon romance:

"Para mim a chave para o" desenvolvimento da personalidade feminina "na minha revisionista, ou melhor, versão reconstrucionista, é simplesmente isso. As mulheres modernas foram criadas em mitos / lendas / histórias de heróis em que os homens fazem as coisas importantes e as mulheres-se a observar e admirar, mas manter suas mãos fora. Restaurando Morgan ea Dama do Lago para motores integrais reais, o drama é, penso eu, de suprema importância no desenvolvimento religioso e psicológico das mulheres em nossos dias ...



"As pessoas que se tornaram tão enojado com o orgulho, a arrogância, mulher anti-atitudes, a hipocrisia ea crueldade do que se passa para o cristianismo que saltam para o ateísmo ou agnosticismo, pode muito bem chegar para o suave reinado da Deusa orientada paganismo para levá-los de volta para uma verdadeira percepção da vida espiritual da Terra. Tempo suficiente depois de deixar claro - ou deixar a Mãe torná-lo claro para eles - que o Espírito é Um e que eles são, de adorar a Deusa, adorando o Divino por qualquer nome. E eu não consigo pensar em um lugar melhor do Glastonbury para essa realização ". Marion Zimmer Bradley era admirada pelo apoio que ela deu para escritores iniciantes, através da promoção de fan fiction Darkover, e incluindo novos talentos, como Mercedes Lackey, em sua Espada e antologias feiticeira e sua revista.

Ela só parou quando um fã a processou por causa de um de seus próprios romances, alegando que não tinha elementos semelhantes aos dela.




No texto abaixo, ela dá alguns conselhos para escritores iniciantes. Certifique-se de ler o texto completo no site dela Trust.

"A principal maneira de começar como um escritor é escrever: aplicar o assento das calças firmemente ao assento da cadeira e só começar a ele. Tendo mil "boas idéias" em sua cabeça não é bom, você tem que pegá-los no papel. Basta sentar e fazê-lo [...]

"Não há" segredo mágico "; escrita é como tudo o mais; 10 por cento de inspiração ou talento, e 90 por cento do trabalho duro. Persistência; mantendo-a até chegar lá. Como Agnes de Mille disse, isso significa trabalhar todos os dias - entediado, cansado, cansado, ou com uma febre de cento e dois [...]

"Pense nisso: mil páginas soa como um lote. Mas escrever três páginas por dia e um ano a partir de agora você terá um livro [...]

"Nunca dê ouvidos a críticas de ninguém menos que eles possam assinar um cheque. Não importa o que seu melhor amigo, ou sua tia, seu professor de Inglês ou pensa. Confie apenas a crítica profissional ".

Marion Zimmer Bradley foi uma escritora talentosa, que deixou um impressionante corpo de trabalho, e que certamente deve ser mais popular hoje em dia.






9 comentários:

  1. Hi, I've loved the Marion Zimmer Bradley novels I read - Darkover novels, most of them. I imagined along, fantasized along. I never got around to reading the Mists of Avalon, but did see the movie - and was swept away. Wow - complex, fascinating.

    I want to thank for this article. I knew the novel, did not know about the woman. Thank you for making her come alive - a bit anyway - for me.
    Elza

    ResponderExcluir
  2. Amo, amo, AMO essa quadrilogia de Brumas de Avalon Li os volumes emprestados, há anos, e ainda pretendo comprá-los pra folhear de vez em quando – coisa que faço com bem poucos livros.
    Li outros da autora sobre o mesmo tema (“A Senhora de Avalon”, “A Casa da Árvore”), mas a quadrilogia original é mesmo imbatível!
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vc postou sobre esta grande escritora.

    parabens

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Deu curiosidade de ler os livros dessa mulher, obrigada pela dica amiga Selma, beijinhos ☻

    ResponderExcluir
  5. Olá! Primeiro que tudo peço desculpa pelo atraso. Sei que já comentou no meu blog faz algum tempo (meses até). Eu desativei o blog durante um tempo e fiquei lendo o seu blog desde o inicio foi por isso que eu demorei.
    Adorei o seu blog! Já estou seguindo!
    Eu adorei esse último post. Adoro os livros dessa escritora. Não os tenho a todos. Só li ainda "Os Corvos de Avalon" , "As Brumas De Avalon" , "O Presságio De Fogo" e estou para ler "A Casa Da Floresta".

    ResponderExcluir
  6. Talento al por mayor, muito gramde escritora.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Vim retribuir a visitinha e gostei do seu blog, tem um ar épico.
    Vou conhecer os outros também.

    Abraços e linda tarde.

    ResponderExcluir
  8. Olá, apesar de Marion ser um tanto feminista, ou apenas ver a coisas de uma lado mais feminino (prefiro esse ponto de vista), sou fã dela. Tenho quase toda a coleção Darkover e mais alguns como As Brumas de Avalon, Incendio em Tróia (que terminei a 10 dias), enfim.

    Fico feliz por ver posts como este e ainda mais de ver tantas pessoas lendo essa tão maravilhosa escritora.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. caro wagner machado

    estamos gratos por sua presença e por seu comentário e esperamos que participe mais vezes no nosso blog.

    selma/marcos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...