quarta-feira, 6 de julho de 2011

VIVIANE A DAMA DO LAGO





As Deusas da Água eram extremamente populares na sociedade celta, pois a água é essencial à vida. É no movimento espontâneo das águas dos rios e lagos que podiam observar claramente os poderes sobrenaturais das Deusas. 


Dama do Lago (Nimue ou Fada Viviane como é mais conhecida) é, de acordo com a lenda, uma das sacertotisas de Avalon ou até a mais importante delas. Filha de Diana, a deusa dos bosques e irmã mais velha de Igraine a fada tinha a missão de proteger e entregar a espada mágica do Rei Arthur a sagrada Excalibur. Ela foi morta por Balim, irmão de criação de seu filho Balam, enquando estava na comemoração de Pentecostes para pedir ao rei mais uma vez que ele fosse fiel às suas promessas sobre os antigos povos. Lancelot matou Balim em vingança da morte da mãe. O corpo da Dama do Lago não foi levado até Avalon para a despedida das outras sacerdotisas, e sim a Glastonbury,por ordens de Artur. Diz a lenda que a Dama do Lago raptou o pequeno Lancelote e o levou para viver com ela em seu palácio sob as águas. Ali se encontravam Boores e Lionel, primos de Lancelote. A Dama criou os três meninos como se fossem seus filhos. Lancelote cresceu sem conhecer sua verdadeira identidade, que sua mãe adotiva só lhe revelou quando fez 18 anos. Nesse momento, a Dama do Lago levou Lancelote a Camelot para ser armado cavaleiro e é ela quem, contrariando a tradição, impõe as armas a seu filho em frente ao rei Artur. Ela acompanhou as aventuras de Lancelote e contribuiu com sua magia para o êxito de várias delas. Na obra de Troyes, entrega-lhe um anel mágico que o protege de qualquer encantamento.


O pai da Dama do Lago, Viviane, é Dyonas ou Dionás, cavaleiro da corte do Duque de Borgonha, seu sogro. Dionás tornou-se amigo da deusa Diana, que lhe deu um presente especial: que sua filha seria amada pelo mago mais poderoso do mundo. O Duque presenteou Dionás com a floresta de Briosque, onde Viviane nasceu.


A Dama do Lago chega à corte de Artur para presenteá-lo com a espada Excalibur e exigir a cabeça de Sir Balin, antigo inimigo de sua família. Sir Balin descobre a identidade da Dama e a decapita, desonrando a corte de Artur. No final da obra, Sir Bedevere, outro cavaleiro da Távola Redonda, lança Excalibur à água e uma mão surge da superfície para recebê-la. A mão aparentemente pertence à Dama do Lago.Em algumas versões, a Dama deu a Artur a escolha entre uma taça, uma lança, um prato e uma espada, como símbolo da união de Camelot com Avalon. Depois que Artur
escolheu Excalibur, foi criada para a espada uma bainha com o poder de impedir seu portador de derramar uma só gota de sangue.


Para os gauleses, os lagos eram divindades ou moradas dos deuses. Ouro e prata eram jogados nas suas águas. Eram considerados como palácios subterrâneos de diamantes, jóias, cristais e de onde surgiam as fadas, as feiticeiras, as ninfas e sereias. Mas os lagos também atraíam os humanos.


Conta a lenda, que Viviane teve um romance com o mago Merlin por conta de uma promessa. A Dama do Lago entregaria seu amor ao mago se este lhe ensinasse seus segredos de magia. Em posse dos segredos, Viviane aproveitou esse conhecimento para aprisionar o Mago numa gruta. Merlin já havia visto seu próprio destino mas não conseguiu evitá-lo. Apesar disso, viveu feliz na companhia da mulher amada.


A alta sacerdotisa da Ilha de Avalon, um centro de poder espiritual da tradição que toda cosmogonia baseada nas forças e energias que emergem do solo. A tradição Inglês sempre relacionada com a Dama do Lago e a Espada de Luz, com o Rei Arthur, embora haja várias lendas sobre ele. A parte principal das lendas arturianas da existência de uma necessidade: a de que o conhecimento dos mistérios antigos cair no esquecimento necessária uma ligação unindo o antigo com o novo horizonte de sabedoria druida Christian começou a se espalhar em solo Inglês;  seria a espada Excalibur.


Esta espada é um símbolo sagrado de poder, força e orgulho foi obtido na Avalon e representa a sabedoria que a terra dada a quem exerce o poder por uma boa causa. Excalibur não é, portanto, quer uma espada, uma espada mágica com todos os tipos de poderes. Além disso, é uma espada destinado a um rei, uma pessoa sem dobra. Espada de Excalibur e será entregue a Arthur, os primeiros reis cristãos, pela Dama do Lago.
Dama do Lago é o guardião da pureza da Tradição, Verdade, o ensino autêntico e misterioso que permanece inalterada ao longo do tempo, e como guardião tal, emerge do lago e dar a mão à espada mágica de Arthur luz para preservar a sobrevivência deste mistérios arcanos e antigas em sua vida desde a morte de Arthur a espada deve ser devolvido à Dama do Lago.


A água também é símbolo feminino, por isso não nos causa estranheza que o maior responsável pelo seu poder seja uma Deusa. Na realidade, a imersão na água significa segurança, ocultação de segredos e está associada ao grande círculo de vida-e-morte.
A percepção conscientizada de que existe uma dimensão profunda em tudo que experimentamos nessa vida, amplia nossa visão e nos recoloca em uma zona de atemporalidade. A participação no grande círculo conserva tanto o mistério que esse representa como a dignidade dos que morrem.
O segredo de bem viver, de acordo com o mito arturiano, é viver em harmonia, nos alinhando com uma sabedoria maior da Grande Mãe. A longevidade só é alcançada
quando deixamos de sofrer com a inevitabilidade da perda. "Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe", portanto, o nosso maior sofrimento está no desejo
 que o nosso ego tem de controlar a vida, e principalmente a própria mortalidade. O ciclo do sacrifício, que aterroriza o ego, sustenta e cura a alma.


Viviane é a fiel representante da Deusa, a Sacerdotisa de Avalon. Ela ganhou muitas inimizades devido à sua devoção incondicional às suas crenças.
A misteriosa ilha de Avalon é a guardiã dos grandes mistérios eternos e sagrados; terra encantada que as mulheres governam pelo seu poder de gerar vida e onde o verdadeiro conhecimento é preservado.

  
"A verdade tem muitas faces e a verdade é como a velha estrada para Avalon: depende da nossa própria vontade e dos nossos pensamentos..."
Assim falou VIVIANE



20 comentários:

  1. Eu sou uma leitora das historias Artunianas
    Muito bem escrita.
    Sou uma Bruxa e estou dando os parabens.

    Marcia

    ResponderExcluir
  2. prezada marcia

    obrigado pelas suas palavras e que voce volte sempre a nos visitar

    fique com a mae
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  3. Ler o que eu li aqui e ver que todu que eu me proponho fazer não é em vão.
    Nunca li um texto que realmente fosse a altura de VIVIANE, mas aqui está tudo as ilustrações são lindas.
    A musica é perfeita.

    Que a Mãe esteja sempre com vocês

    Viviane

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha lido sobre Viviane,
    Me apaixonei pela história .
    Muito bom o Blog

    Carlinda

    ResponderExcluir
  5. Bom, muito, bom mesmo.

    Melke

    ResponderExcluir
  6. A historia de Viviane vai muito mais além do que está aqui.
    Mas em resumo está muito bem escrita

    Pedro

    ResponderExcluir
  7. Entramos sempre aqui para ler os textos.
    A Grande Senhora, sabe oq realmente escreve.
    Esperamos tb que se aprofunde mais nas história.

    Bruxas do templo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sonhei com esse nome, é pesquisei por incrível que pareça meu nome é Viviane e meu filho se chama Artur é nunca água ouvido esse nome.. Estou passada.. e sem entender nada

      Excluir
  8. I chose to speak of this page Viviane, one of the most important figures in the Arthurian world.
    Every day several people here in the temple of Morgana stop to Read WHAT is the Great Lady.
    Now we have something to read and reflect.
    I wonder will you mention also the other part of
    religion.

    Witch Edward Temple (Morgana)

    ResponderExcluir
  9. prezada e grande sacerdotiza viviane

    tudo que esta escrito nesse texto tem um grande toque de amor e é uma homenagem a senhora que é a grande responsavel pelas coisas bonitas que temos vivido juntos.

    a grande mae esta presente em nossas vidas sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  10. seja sempre bem vinda carlinda

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  11. obrigado melke

    volte sempre a nos visitar

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  12. caro pedro

    obrigado pelas suas palavras e esperamos que volte sempre

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  13. muito obrigado a todas as meninas do templo

    em breve estaremos publicando mais coisas sobre a nossa religiao

    voltem sempre e que a grande mae esteja sempre do nosso lado

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  14. dear priestess morgana

    is a great pride to have you as a reader of our blog.

    as soon as possible we will involve many other issues that our religion.

    thank you for your visit and hope you come back always

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  15. poderia me dizer em que época;ano.. teria se passado isso?

    isaura

    ResponderExcluir
  16. bom dia isaura

    gostaríamos de agradecer por sua participação e te informar que o ano era 542 DC na época do ciclo arturiano.

    você pode encontrar aqui no blog o texto que fala sobre artur que tem dados bem detalhados dessa época marcante da história de humanidade.

    esperamos encontra la mais vezes e e fique a vontade para suas dúvidas.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  17. adorei bellyzimuuúh

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  18. Belissimo trabalho.Belo video.

    ResponderExcluir
  19. Me apresentaram a história a pouco tempo, não sou entendedora do assunto, mas disseram que sou VIVIANE, e que preciso me descobrir. Não sei o que fazer, não sei do que se trata, mas sempre há curiosidade.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...