quinta-feira, 7 de julho de 2011

AVALON



Avalon, a terra dos Deuses, a ilha das maçãs... Reino perfeito de amor e beleza, a busca constante de todo o ser humano que, apesar de suas desilusões, ainda cultiva a esperança de fazer deste mundo uma lenda real, ou seja, um lugar melhor para se viver.


Para os irlandeses o Outro Mundo é Tir na nÓg, a ilha da Eterna Juventude. Para os galeses o Outro Mundo é Annwn, Ynys Afallach ou Avalon das lendas arthurianas. E para os gauleses o Outro Mundo é Avallon, a ilha das Maçãs, local das macieiras da sabedoria responsáveis pela imortalidade, onde a doença e a morte não existem.


Para nós o Outro Mundo é Avalon, associada aos seres mortais e imortais ou seres feéricos, como os Tuatha Dé Danann, Arthur e seus companheiros, Viviane,Morgana, Nimue e Merlin, o mago. Um lugar de eterna beleza e felicidade, onde a música, a dança, a arte e todas as atividades prazerosas se reúnem.


Avalon também recebe o nome de Ilha Afortunada, pois suas colheitas são fartas e abundantes. Diz a lenda que, era governada por Viviane, Morgana e suas nove irmãs, sacerdotisas guardiãs do caldeirão do renascimento, símbolo da Deusa Mãe, capaz de curar todos os males. Além de evocar as brumas para adentrarem à ilha encantada.


Mas é no sudoeste da Inglaterra, a 150 km de Londres, na cidadezinha de Glastonbury (um dos lugares mais sagrados da Inglaterra) que expedições arqueológicas e antropólogas encontraram não só vestígios de um Arthur em carne e osso como também do seu refúgio, a lendária Ilha de Avalon.


Para muitos respeitáveis estudiosos, porém, não há dúvidas de que a pacata e bucólica Glastonbury de hoje foi outrora a mítica Ilha de Avalon e atrai visitantes de todos os gêneros: românticos fascinados pela história do rei Arthur, peregrinos à procura da herança da antiga religião, místicos em busca do Santo Graal, em busca da energia que emana de Stonehenge que era ligada ao antigo rio Avalon, ainda quando Glastonbury era rodeada por pântanos, enquanto; os astrólogos são seduzidos pela existência de um zodíaco na paisagem, chamado Templo das Estrelas de Glastonbury por Katherine Maltwood.


Pesquisas arqueológicas e antropólogas atestam que os campos de Glastonbury há milhares de anos, foram pântanos drenados, ou seja, a cidade já foi uma ilha, o que reforça sua proximidade com as lendas de Avalon também chamada de "Ynis Vitrin" ou Ilha de Vidro. O nome Avalon tem origem no semi-deus celta Avalloc. Os Celtas a consideravam uma passagem para outro nível de existência. Uma existência povoada de magia e amplitude espiritual.


Em Avalon havia suas deusas e deuses, vivia em harmonia com a natureza, ao seu ritmo, seguindo as mudanças das estações do ano, os ciclos da lua com seus antigos rituais. Viviam lá as Sacerdotisas da Lua e aprendizes dos mistérios e forças da natureza, conheciam a magia, as ervas para curar, os segredos do céu e das estrelas e a música principalmente...Em Avalon onde tudo florescia era iluminada pelo sol.


Avalon é uma ilha sagrada. Há muitas eras, pertencia ao mundo, mas hoje, está entre a Terra e o Outro Mundo, cercado pelas brumas que encobrem a ilha e a separa do mundo dos homens.


Inúmeros sítios místicos da Bretanha envolvem uma história particularmente rica e variada, figurando em cultura druida, cristãos, cultos celtas, no ciclo arturiano e na espiritualidade da Nova Era. No entanto, mesmo as associações mais antigas são relativamente novas, se comparadas com os primórdios dos marcos sagrados. Há 6 mil anos ou mais, alguns desses sítios constituíam o solo sagrado de um povo mais remoto – os adoradores neolíticos da Deusa-Mãe.


A pedra-ovo, considerada símbolo da poderosa mãe cósmica pode possuir uma energia própria. Alguns historiadores e antropólogos acreditam que ela representasse um olho, um símbolo usual da deusa-mãe. O morro em si seria a íris e o círculo em seu topo, a pupila.


Ao redor de suas encostas os terraços construídos pelos homens formam um imenso labirinto que se enrosca até o corpo. Alguns pesquisadores acreditam que esses caminhos tortuosos foram projetados para a prática de rituais pagãos, na pré-história.


A colina do Tor era a que poderia ser considerado o acesso à mística Ilha de Avalon. Dizem que o mar chegava até esse local e era um lugar rodeado pelas águas e conhecido como Avalon, cujo nome de reminiscência artúrica significa Ilha das Maçãs e em algumas antigas culturas, essas frutas representavam a imortalidade. Nela, descansavam os mortos antes de voltar a renascer. Segundo a lenda, o rei Arthur, depois da batalha em Camelot, foi levado a Avalon de onde voltaria algum dia. Inclusive a bruma que costuma cobrir a região que os habitantes locais chamam de "A Dama Branca", evoca a névoa da mística de Avalon.


O Tor de Glastonbury é inconfundível em uma vista aérea. Sobressai de tal maneira na paisagem, que induziu à hipótese de ter servido como referência para a aterrissagem de discos voadores. “Tor” em celta significa Portal, passagem; estaria ali o umbral que permite a passagem do nosso mundo para a ilha sagrada de Avalon.


Antes mesmo da comunidade de sacerdotisas chegar à ilha já havia ali um povo antigo. E antes, outros viveram ali: eram um povo sábio que saiu das Terras Alagadas, Atlântida, a ilha que submergiu há milhares de anos no Oceano Atlântico, devido a um grande cataclismo. Instalaram-se em Avalon e a fizeram uma ilha sagrada, levando seus conhecimentos e transmitindo-os a seus descendentes. Construíram círculos de pedras que marcavam as linhas de poder da Terra, onde realizavam seus cultos. Um desses círculos fica no topo do Tor (o círculo de pedras foi destruído e hoje há no local uma igreja), a colina sagrada onde as sacerdotisas servem à sua Deusa e os druidas fazem seus rituais.


Do topo do Tor, descemos a colina e em meio a carvalhos chegamos ao Chalice Well Gardens, os Jardins do Cálice Sagrado, onde José de Arimatéia, amigo e protetor de Cristo, no ano 37 d.C., teria escondido o Santo Graal, o cálice da Santa Ceia, contendo o sangue de Jesus. O poço fica nas proximidades da colina de Tor.


De uma fonte, sai uma água pura e cristalina com propriedades medicinais. O sangue do cálice teria sacralizado e tingido a água pura do poço. Para os turistas e locais, beber as águas do "Chalice Well" é beber da própria fonte da juventude.


Glastonbury é um berço sagrado com seus mistérios e histórias, e ainda hoje pode-se sentir no ar a presença das sacerdotisas e personagens míticos que outrora povoaram a sagrada ilha.


Quando, em 1191, os monges de Glastonbury encontraram a suposta sepultura de Arthur, no cimo de um pequeno monte, que dantes se encontrava circundado de água, disseram ser este o local da mítica ilha de Avalon. A inscrição no túmulo dizia:

"Aqui jaz, enterrado na Ilha de Avalon, o conhecido Rei Arthur".


Em uma posição de poder e conhecimento, Morgana confere às mulheres uma importante retomada de sua posição forte no culto às Deusas. O único valor concebível para a inscrição desse túmulo, é dar nome da sua localização para identificar Glastonbury como a Ilha de Avalon.


A descoberta do corpo de Arthur tem sido ultimamente vista como rota para a Ilha de Avalon. Se ele não se recuperou e morreu ali, poderia muito bem se esperar que ele fosse enterrado no local. Para os etimologistas do século XII, estava claro que Glastonbury era um nome inglês e que, se a fundação é anterior à conquista saxônica, deve ter tido um antigo nome britânico. Os saxões chamaram Glastonbury de Ilha de Vidro e os galeses optaram por chamar Avalon de "Ynis Afallach".


Avalon, uma lenda que está muito além das brumas do tempo... Mas como alcançá-la? Para aqueles que estão centrados na fé, basta apenas olhar dentro de si e buscá-la nos seus mais nobres sentimentos. O Templo de Avalon é o corpo que guarda a alma ancestral, o caminho que nos leva direto a misteriosa Ilha das Maçãs, ou seja, o caminho da verdade infinita que está dentro de cada ser. 


Para adentrarmos na ilha sagrada de Avalon, respire profundamente e esvazie sua mente de todo e qualquer pré-julgamento, medo ou dúvida. Invoque a emoção e a razão dos nossos Deuses Antigos. E, diga apenas:


"Que as brumas, novamente, dêem passagem ao filho de Avalon, que retorna da sua longa jornada, ao plano de luz e beleza. Abençoados pelo céu, a terra e o mar!"

Aos poucos a sensação de bem-estar e amplitude aumentará e num determinado momento você estará lá.


Saiba que tudo é possível e que cada minuto são horas de puro prazer e recordação... Busque as respostas, soluções e simplesmente acredite que elas já fazem parte da sua vida. Viva intensamente este momento e percorra toda a ilha. A cada nova viagem você retornará revigorado e sua percepção ficará cada vez mais aguçada. Avalon é simplesmente esta doce emoção, mas, apenas para aqueles que ainda acreditam na magia.


Avalon é o despertar natural da consciência, o templo do mundo interior, terra da eterna magia e saber que oferece iniciação e esclarecimento a todos os que ingressam nessa jornada.


Invisíveis aos olhos descrentes, as brumas revelam seus mistérios apenas aos que servem o princípio maior, junto aos Deuses. E, somente, aqueles que compreendem que a vida é infinita em suas possibilidades poderão abrir as portas deste mundo. O medo, como sempre, é o grande desafio daqueles que estão na travessia deste portal, prestes a desvendar os segredos do Outro Mundo.


Avalon chama-nos ao seu sagrado caminho, mas somente nós é que poderemos tecer o fio desse destino.Através da sensibilidade e da intuição começamos a discernir aquilo que é melhor e o que realmente faz a nossa alma feliz.


Avalon simboliza a busca constante do ser humano que, apesar das desilusões, ainda tem a esperança de fazer deste mundo uma lenda real, ou seja, encontrar a fonte inesgotável da sabedoria da tríplice divina... O reencontro dos Deuses dentro do nosso templo sagrado


A verdade tem muitas faces e assemelha-se à velha estrada que conduz a Avalon: o lugar para onde o caminho nos levará depende da nossa própria vontade e de nossos pensamentos, e, talvez, no fim, chegaremos ou à sagrada ilha da eternidade, ou aos padres, com seus sinos, sua morte, seu Satã e Inferno e danação... (palavras de Mrogana)

25 comentários:

  1. so uma coisa a escrever

    ABSURDO DE BOM


    Cosme

    ResponderExcluir
  2. O melhor blog que eu já entrei

    Luciete

    ResponderExcluir
  3. O escrever é um dom.
    Neste blog encontramos sabedoria.
    O melhor em materia de texto.

    Julio

    ResponderExcluir
  4. Agora eu realmente tenho como entrar em um blog e ler coisas da minha religião.
    Ouvir música de bom gosto.
    O blog é muito bom.
    Os textos são maravilhosos.
    Que a Grande Mãe esteja com vcs
    pois sei que agra vcs estão conosco
    Mariana

    ResponderExcluir
  5. Eu entro em varios blogs, mas nunca entrei em blog igual a este.
    Nunca parei para ler alguma coisa sobre esta religião, mas aqui não consegui para de lêr.
    As fotos são ibncrivel sem palavras
    PERFEITO
    Ás músicas são lindas.

    Maria Cladia

    ResponderExcluir
  6. Escrever já é dificil, mas escrever texto totalmente explicativo é por que tem que ser um bom conhecedor do assunto.
    O texto juntamente com as fotos é de uma beleza implacável.
    As músicas são belíssimas.
    Os vídeos dos texto são perfeitos.
    Diante disto só tenho que desfrutor desse saber aqui escrito.

    Carlos Pereira

    ResponderExcluir
  7. Queria eu ter vivido em Avalon
    Queria eu saber escrever assim
    Queria eu poder colocar um texto com fotos e vídeo legal
    Mas como não sou eu que escrevi, so posso lêr e guardar dentro do meu coração

    Leonardo

    ResponderExcluir
  8. Avalon é um mundo incrivel.
    Eu acredito em tudo que foi escrito neste blog.
    Sou um bruxo a minha maneira.
    O blog é de qualidade 100000000000000000000000000000

    Victor

    ResponderExcluir
  9. Falar do blog é moleza, ainda mais sendo vc quem escreve.
    Trabalhar com vc mesmo sendo estagiário para nós está sendo um grande prazer.
    Vamos falar oq tá tudo incrivel.
    Mas um lugar para poder pesquisar tb.

    Turma do Fundão

    ResponderExcluir
  10. obrigado cosme por sua visita e pelas suas palavras de elogio

    volte sempre

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  11. seja sempre bem vinda luciete

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  12. obrigado julio

    esperamos encontra lo mais vezes aqui

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  13. prezada mariana

    muito nos orgulha a visita cada dia mais intensa de todos que estao envolvidos com a religiao

    vamos estar sempre juntos e cada vez mais melhorar a nossa imagem perante ao mundo

    que a grande mae esteja sempre do nosso lado

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  14. caro carlos pereira

    desfrute a vontade de tudo que esta aqui, fazemos tudo pensando em quem aprecia uma boa leitura e busque conhecimento sobre as coisas lindas que envolvem a religiao wicca.

    volte sempre

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  15. caro leonardo

    infelizmente voce nao poderia viver em avalon, a nao ser como visitante e muito bem recomendado por alguma grande sacerdotiza.

    mas mesmo assim aproveite seu dom de ter bom gosto pela leitura e sirva se de todo material aqui apresentado

    volte sempre a nos visitar

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  16. turma do fundao

    mora no nosso coraçao . voces sao especiais

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  17. prezado victor

    obrigado pela visita e pelos elogios

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  18. caro leonardo

    obrigado pela sua visita

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  19. Por este texto da para ver que realmente Avalon foi um paraiso, mas o pq nunca se fala de Avalon como uma coisa bem real?

    Castro

    ResponderExcluir
  20. boa noite castro

    acho melhor vc dar mais uma lida nesse texto

    avalon e bem mais real que vc pode imaginar

    obrigado pela visita
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  21. Que coisa mais bonita este texto de Avalon.
    Lendo este texto é como se eu estivisse dentro desta ilha.
    Parabens pelo belo texto

    Gabriela

    ResponderExcluir
  22. boa noite gabriela

    tudo que envolve avalon tem esse poder de fascinar as pessoas e entendemos muito bem quando diz que se sentiu como se estivesse la.

    muito obrigado por sua visita e elogio
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  23. Sou Bruxa Tradicional à 1 ano e estou encantada com este blog de vocês.
    Conseguiram por os mais belos textos com as mais belas imagens e as mais belas verdades sobre a religião.
    Estão realmente abençoados.

    Gostaria de saber a opinião de vocês, se me permitirem:
    Todos nós sabemos sobre o lugar mágico e belo que foi/é Avalon, gostaria de saber se acreditam ou sem alguma ideia sobre Atlântida ser outro lugar mágico, pois fontes diversas e livros antigos me informaram algo sobre Atlândita e Avalon serem lugares "gêmeos", mas não encontro nada que confirma ou desminta essa história.

    Gostaria de saber a opinião de vocês.
    Lhes agradeço por tudo.
    A deusa está com vocês, assim como a todos nós.
    Abençoados sejam.

    ResponderExcluir
  24. Avalon... Interresante, é uma das primeiras vezes que leio sobre Avalon, é muito tentador. Muito bom o blog, esta muito bem feito e operado *-*

    Como a Vaiolex Exan, a cima, pergunto sobre a opniao de vocs. Peço perdao pela curiosidade ^^
    Acreditam?


    Bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezados l.wolf e vaiolex exan

      já que tocaram no mesmo tem e por terem as mesmas dúvidas.

      não existe relação entre avalon e atlântida mesmo porque estão em continentes diferentes.

      avalon fazia parte do litoral britanico e foi comprovadamente provada sua existência, hoje submersa e ainda protegida pelas brumas.

      esperamos em poucas palavras ter esclarecido suas dúvidas e também agradecer por participarem e seguirem o blog.

      voltem sempre

      selma/marcos

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...