quinta-feira, 7 de março de 2013

8 de Março Dia Internacional da Mulher- A História e o Sentido da Data


Dia Internacional da Mulheré uma data mundialmente conhecida e comemorada. Hoje em dia, quando chega 8 de março as mulheres ganham flores, jóias e os presentes mais variados. Acontece que o Dia Internacional da Mulher foi criado em circunstâncias bem mais trágicas, e nós não devemos nunca nos esquecer do real sentido desta data.

A ideia de criar um dia para as mulheres surgiu no contexto da Segunda Revolução Industrial com a incorporação da mão de obra feminina às indústrias. As péssimas condições de trabalho eram alvo de frequentes protestos, especialmente nas cidades de Nova Iorque, Berlim e Viena.

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado pela primeira vez no dia 28 de fevereiro de 1909 por iniciativa do Partido Socialista da América em memória a um protesto realizado nos Estados Unidos por melhores condições de trabalho. Um ano depois ocorreu a primeira conferência Internacional de Mulheres e em 1911 o Dia Internacional da Mulher foi celebrado na Áustria, Dinamarca, Suiça e Alemanha.

                                                          


Alguns dias depois, um incendio na fábrica da Triangle Shirtwaist matou mais de 146 trabalhadores, sendo a grande maioria formada por costureiras. Um dos principais fatores para o grande número de mortes foi a falta de equipamentos de segurança e as más condições do edifício.

O primeiro Dia Internacional da Mulher foi comemorado de fato na Rússia e serviram como estopim para a eclosão da Revolução de 1917. O motivo foi uma greve de operárias de uma indústria téxtil que lutavam contra o czar Nicolau II, a fome e a participação da Russia na Primeira Guerra Mundial. A manifestação se realizou no dia 8 de março de 1917 e foi relatada por Leon Trotsky. Veja a seguir um trecho do relato:

“Em 23 de fevereiro (8 de março no calendário gregoriano) estavam planejadas ações revolucionárias. Pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentação da greve. Todas saíram às ruas e a greve foi de massas. Mas não imaginávamos que este ‘dia das mulheres’ viria a inaugurar a revolução.”


A data foi de fato importantíssima historicamente falando e o sentido da comemoração se mantém vivo até hoje: a força das mulheres e o seu direito a liberdade e a igualdade.







FONTE: GOOGLE

3 comentários:

  1. Conocía la historia de ese trágico 8 de marzo mi querida Selma, excelente post!
    Te dejo un fuerte abrazo, bonita noche!

    ResponderExcluir
  2. bom dia a todas as mulheres !

    principalmente a você selma, minha esposa, amiga, confidente e a mais admirada sacerdotisa da religião antiga.

    aproveito para deixar também parabens pelo dia de hoje à minha mãe, a grande sacerdotisa viviane à sua fiel amiga de todas as horas ravene e a todas as meninas do templo.

    para selma vai um grande beijo e desejo que esse dia a nossa grande mãe te ilumine para que continue a levar as pessoas que admiram a nossa querida religião o conhecimento e os seus sempre ricos textos.

    eu amo você bunitinha !!!

    guardião marcos

    ResponderExcluir
  3. Feliz dia para todas as MULHERES, principalmente para as que SOFREM!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...