segunda-feira, 2 de julho de 2012

Mãe Maria e a Deusa-Mãe


Quando a terra tornar-se extremamente doente, muitos peixes, animais e homens morrerão. Mas, será então quando uma quarta tribo de povos de todas as nações, credos e raças do mundo, terão fé em suas ações e não nas palavras, para tornar novamente a terra verde e para restaurar outra vez, nosso planeta. Esses irmãos irão viver em perfeita harmonia com a nossa Mãe Terra e falarão de amor para seus filhos. Serão eles chamados de "Guerreiros do arco-íris", os protetores da natureza.

Profecia feita há mais de 200 anos por "Olhos de Fogo", uma velha índia Cree.


Segundo muitas crenças, a Deusa Mãe é o nivel superior, tudo vem dela desde os homens até os outros deuses. Daí o ditado da Religiao Antiga que diz que “Todas as deusas são uma Deusa e todos os deuses são um Deus. A Deusa Mãe é a geratriz de Todo o Universo e de tudo o que ele contém, daí a frase: Tudo vem da Deusa e tudo para ela retorna.

O nome de Maria, provém do vocábulo latim "mare", que significa mar. Todas as Grandes Mães nascem do oceano primogênito ou dos abismos da água, o útero primordial da vida da qual emerge toda criatura. O mar era o ideograma de Nammu, a Deusa suméria; Ísis era "nascida de tudo-que-é-água"; Hator é "o abismo das águas do céu"; Nut, Deusa do Céu, deixa cair seu leite sob a forma de chuva; Afrodite nasce das espumas do mar. É possível que as coloridas sereias que estendem seus braços e deixam flutuar seus cabelos aos quatro ventos nas proas dos barcos sejam um remanescente popular desta referência.


É provável que, na Nova Era, a ideia de Mãe Maria tenha atingido o ponto que, nos primórdios do Cristianismo, a Igreja procurava atingir: a homogeneização do conceito. Em outras palavras, o Cristianismo procurava unir, na figura de Mãe Maria, todas as demais divindades femininas e os conceitos referentes às deusas-mães das inúmeras religiões do mundo conhecido na época. Era uma forma de trazer para si os adeptos das demais religiões com o mínimo de conflito possível com as culturas locais.

 Para alguns historiadores, essa tentativa de unificação teve início no Concílio de Éfeso, realizado em 431, convocado pelos imperadores Teodósio II (409-450), imperador romano do Oriente, e Valenciano III (425-455), imperador romano do Ocidente. Éfeso era o centro do culto à deusa Artêmis (ou Ártemis). Diz-se que, depois das resoluções do Concílio, todas as estátuas de Artêmis existentes na cidade ganharam uma auréola, e ela passou a ser identificada como Nossa Senhora.


A ascenção do cristianismo no ocidente se deu após o imperador romano, Constantino, adotar a religião e proclama-la oficial no século IV D.C. Segundo a narrativa histórica, o imperador se converteu devido à sua mãe, Helena (canonizada posteriormente se tornando Santa Helena), exercer grande influência sobre ele. A Rainha Helena era cristã extremista.

Um fato que pouco se comenta é que na época de Constantino, o cristianismo se fortalecia. Romanos pagãos aderiam ao cristianismo buscando o alento de seus problemas na nova fé. É provável que o fato dos mártires, que morriam orgulhosa e corajosamente nas arenas, tenha atraído os cidadãos ao conhecimento da religião, adotando-a posteriormente.

Não quero me extender na questão política-social que levou Constantino a adotar a religião e conclama-la oficial, mas é importante citar que os conflitos que haviam entre pagãos e cristãos perpetuaram por muito tempo no imperio.

A divindade feminina entra em questão exatamente nestes conflitos. O cristianismo era um apêndice do judaísmo e, ao contrário das maioria das religiões pagãs, não possuíam uma figura feminina de Deus. Os pagãos se perguntavam aonde estava a "Deusa Mãe" naquela nova religião, e a necessidade fez com que a figura de Maria tomasse tal lugar. Para que os cidadãos pagãos aderissem à nova fé, era necessário que algo fosse feito.
Não é novidade que o culto a Maria se tornou tão intenso quanto o culto à Deusa Mãe Pagã. A figura materna de Maria ocupou, por séculos, o lugar deixado pela grande deusa ancestral. Talvez tenha sido mesmo a maneira que a Grande Deusa Mãe encontrou para permanecer entre nós.

Muito embora, dela se tenha uma visão poética, seja em ícone, em pintura ou em hino, Maria faz reviver em suas figura, as antigas imagens do passado, em total contradição ao texto do Novo Testamento e as afirmações canônicas.

Maria é a Deusa Mãe não reconhecida pela tradição cristã.

Com exceção do primeiro capítulo da Evangelho de Lucas, onde é representada como a figura central do relato da anunciação, Maria raramente aparece nos Evangelhos. Quando o faz, seu papel é de subordinação total para com o filho. Um panteão de imagens a revestiu, no entanto, durante os 500 anos que se seguiram a sua "morte", de forma que chegou a assumir a presença e importância de todas as Deusas que a antecederam. 


Como todas as Deusas Lunares, Maria é Virgem e Mãe. A trama de seu destino segue os ciclos de mudanças da lua, porém com uma diferença crucial. Dá à luz a seu filho embaixo da lua crescente, o cria embaixo da lua cheia, porém, não se casa com ele; chora a morte de seu filho durante três dias entre sua crucificação e sua ressurreição. 

O lamento de Maria por seu filho sacrificado se faz eco das anteriores Deusas por seus filhos e filhas sacrificados; as três Marias que rodeiam o drama da Paixão, recordam as três fases visíveis da Lua, a trindade das Deusas do destino. A sua volta, Maria Madalena saúda Jesus como "o jardineiro", a vida ressuscitada. Ela o ungiu com azeites preciosos antes de sua morte, como fizeram todas as sumas sacerdotisas das antigas Deusas com os filhos-amantes da Deusa.

Para a Igreja grega ortodoxa, Maria assume o papel de seu filho e entra, também, no reino da escuridão da lua. Isso sucede durante os três dias de seu "adormecimento", que precedem sua ascensão, pela qual se reúne com seu filho. Esse a coroa então, durante uma cerimônia que é como o rito do matrimônio sagrado da Lua Cheia, e que se conhece na doutrina cristã como a "coroação da Virgem". Esse rito "nupcial" da lua cheia está, pode-se dizer, deslocado, de forma que o ciclo se completa mais tarde, na região simbólica da vida eterna. Como se com ele se comemorasse este mistério lunar, na data da Páscoa que não são as mesmas cada ano, mas se adaptam ao curso de mudança da Lua Cheia em relação com o equinócio da primavera (HN).


Os simbolismos lunar e solar se refletem de forma intrigante no calendário cristão de maneira que se corresponde exatamente com sua história mitológica. Quando o que se celebra é um drama de transformação, o momento em que levam a cabo os rituais se ajusta ao curso da lua; por exemplo, a data da ressurreição de Cristo ao domingo que se segue a primeira lua cheia depois do equinócio de primavera (HN). Porém, quando o "acontecimento" pertence ao modelo heróico solar da conquista da escuridão por parte do princípio da luz, o calendário segue o curso do sol; por exemplo, o nascimento da criança "tem lugar" durante o solstício do inverno (HN) quando o sol volta a nascer a partir da escuridão do antigo ano.

Segundo o padrão mitológico perene, o sol que nasce da mãe é o sol que nasce da lua que se alça desde as profundezas da escuridão e do renascimento do ano. A Cristo se dava o nome de "Sol da Justiça e "Luz do Mundo" e o número de seus apóstolos corresponde a cifra solar doze, que representa o itinerário solar através dos doze meses do ano. Com Jesus o número ascende à treze, como treze são os meses do ano lunar, conciliando-se assim o tempo solar com o lunar.

A morte e a ressurreição do filho da Deusa, e mais tarde do Deus, repetidos uma e outra vez, representam as muitas revelações que sempre teve lugar na evolução gradual da consciência humana. Parece que a humanidade necessita passar muitas vezes por uma desintegração cultural que marca a escura etapa de transição entre a morte do antigo sistema de crença e o nascimento de um novo.


Hoje em dia, a imagem da Deusa-Mãe, e especificamente de Mãe Maria, é cada vez mais popular, resgatando mitos e culturas ancestrais que tinham sido soterradas por séculos de domínio dos deuses.

Na maioria das crenças, ela é vista como a “Mãe Natureza” ou “Mãe Terra”, onde é um ser sagrado e que para recompesá-la como agradecimento, a fauna e flora é super bem tratada, a flora é sagrada (assim como as vacas são para os Hindus). Além da Terra, outro símbolo muito importante da Deusa é a Lua, onde se manifesta de três maneiras, na forma de Deusa Tríplice, sendo a Lua Cheia associada ao seu aspecto de Deusa Mãe.

Morgana diz: "... a Deusa foi esquecida. Assim eu pensei por muitos anos. Até, finalmente, perceber que a Deusa havia sobrevivido. Ela não foi destruída, apenas adotou outra encarnação. Talvez, um dia, as gerações futuras poderão fazer com que volte a ser como a conhecíamos na gloria de Avalon."


53 comentários:

  1. muito bom o blog, perfeito mesmo. gostaria de trocar informaçoes com vc sobre isso.
    bençaos de aradia!

    ResponderExcluir
  2. "A lei da deusa é o amor"
    O amor em todas as suas manifestações, amor incondicional.

    Parabéns pelo blog, sigo e contemplo 3fasesdalua

    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite alexandre

      agradecemos por suas palavras e também por seus elogios ao blog.

      selma/marcos

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? Adorei o seu blog. Continue escrevendo sempre, pois o conteúdo está muito bom! Você poderia escrever o próximo post falando sobre os anjos caidos

    Doris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite doris

      obrigado por sua visita e participação. e quanto a sua sugestão, talvez vamos te causar um desapontamento , pois nós escrevemos sobre assuntos ligados a religião antiga tradicional.

      selma/marcos

      Excluir
  4. aos meus 57 anos nunca poderia imaginar de ler um texto tão lindo

    Silvio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite silvio

      agradecemos de coração por seus elogios ao texto e esperamos surpreende lo ainda mais em breve.

      volte sempre e verás
      selma/marcos

      Excluir
  5. Bela postagem! Muito bem explicativa e esclarecedora.
    Gostaria de convidar para participar do sorteio de duas lindas cestas que acontece em comemoração aos dois anos do meu blog DIÁRIO FEMININO.
    Um grande beijo
    Eli

    ResponderExcluir
  6. como católica nada contra o post, pela primeira vez vejo alguem de outra religiao falar de Maria nossa Mãe de uma maneira diferente mas que que retrata a nossa Maria

    Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite luiza

      todas as deusas são uma deusa !

      selma/marcos

      Excluir
  7. Genial a clareza que foi descrita Maria

    Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite antonio

      agradecemos sua visita e elogio ao texto

      selma/marcos

      Excluir
  8. Os católicos pegaram Maria para eles, e lendo este post estamos lendo a verdadeira vida de Maria.

    Maria pertence a todas as religiões.

    Juarez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite juarez

      a grande deusa pertence a todos os seres vivos, não só as pessoas.

      selma/marcos

      Excluir
  9. Como católico não posso concordar com este texto.

    Maria é a Mãe do nosso salvador e não esta ligado a esta religião.

    Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite sonia

      você como católica deveria se informar em sua própria igreja pois até o vaticano se rende a muitas coisas que aqui estão escritas.

      mas respeitamos sua opinião e agradecemos por ter lido o texto.

      selma/marcos

      Excluir
  10. Maria, Maria, Maria

    As Marias de todas as religiões, mas que vem de muitos e muitos anos .

    Marlon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite marlon

      agradecemos sua visita e por seu lúcido comentário.

      selma/marcos

      Excluir
  11. Este blog é poesia para os meus olhos.

    Escrever sobre uma das personagens mais polemicas de todos os tempos, não é facil

    Parabens pela colocação perfeita entre as religiões.

    Douglas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite douglas

      nos deixa feliz saber que fazemos bem aos seus olhos e aproveitamos para agradecer sua visita e seus elogios.

      selma/marcos

      Excluir
  12. Sabe que ainda tem pessoas querendo queimar as bruxas, né?
    Adorei o post e quero vir aqui com muita calma para ler mais coisas.
    Preciso voltar a me dedicar aos estudos.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite carol

      se querem nos queimar ainda não tiveram coragem suficiente para mostrar a cara.

      pois a cada dia que passa estamos mais fortes, e não é com armas e sim com argumentos e mostrando toda a verdade e nossa linda história.

      venha com calma e bons estudos

      selma/marcos

      Excluir
  13. Tenho que me render a este post.

    Sou cardesista, mas lendo este post tenho que me render.

    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite marcos

      nós aqui recebemos pessoas de todas as religiões e muitos deles são cardecistas.

      mas independente de quem quer que seja serão sempre muito bem vindos e tratados com todo respeito.

      agradecemos pelo elogio ao texto

      selma/marcos

      Excluir
  14. Palavras sabias e abençoadas.

    Somente sendo os escolhidos para descrever tão bem esta Mulher.

    Abençoado aquela que nos deu vcs.

    Kleber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite kleber

      nós e que agradecemos por suas palavras e esperamos te lo mais vezes aqui no nosso blog.

      selma/marcos

      Excluir
  15. Olá, boa noite...tb vim te desejar uma semana com inspiração, amor no coração, doação e sabedoria...e tb vim ler, claro...
    Não conhecia todos estes detalhes sobre a Grande Mãe...mas me lembro no filme Brumas de Avalon, quando passaram a usar a imagem da Deusa como Maria...me lembrou isso! Acho que vou assistir de novo por sinal, tenho em casa e adoro este filme!
    Beijos e mais uma vez...uma ótima semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite camomila

      você é sempre bem vinda aqui e esperamos que venha muitas vezes.

      uma ótima semana para você também.

      selma/marcos

      Excluir
  16. Para os que ainda duvidam aqui está escrito

    Para os que ainda desejam provas o sangue de jesus derramado na cruz é de Maria.

    O Sangue que corre nas veias de vcs é o Sangue Sagrado Da Mãe.

    Ravene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezada ravene

      sua presença aqui sempre nos causa alegria , não só quando escreve alguma coisa e sim por tudo que você representa para essa religião.

      que a grande mãe te proteja e que te de forças para continuar sua linda jornada.

      selma/marcos

      Excluir
  17. Para os ignorantes que ainda ficam repudiando as bruxas e bruxos. LEIA ESTE TEXTO.

    Morgana como sempre deixou suas palavras para a eternidade.

    Para as pessoas de cabeça boa absorvam este texto.

    Carlos Alberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite carlos alberto

      o número de pessoas que nos repudia esta diminuindo a cada dia e isso vem de um trabalho de grão em grão.

      somos pacientes o suficiente para continuar essa missão e um dia seremos reconhecidos.

      volte sempre
      selma/marcos

      Excluir
  18. Vcs são professores.

    Como vcs sabem tanto?

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro paulo

      os textos aqui escritos vem de anos e anos de estudos e são de autoria de uma das maiores e mais respeitadas antropólogas e historiadoras que se tem notícia nesse mundo ," a grande sacerdotisa selma ".

      agradecemos sua visita e espero ter elucidado sua dúvida.

      guardião marcos

      Excluir
  19. OBRIGADA MÃE POR NOS DAR PESSOAS DESTE GABARITO

    PESSOAS QUE PASSAM O CONHECIMENTO NA SUA PERFEIÇÃO

    OBRIGADA A VCS POR COMPARTILHAR

    AMANDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezada amanda

      todas as pessoas tem uma grande importância nesse mundo e você para nós é também muito importante.

      estamos longe da perfeição mas a busca por conhecimento acontece todos os dias.

      selma/marcos

      Excluir
  20. olha sem brincadeira eu tenho 19 anos nunca me liguei a religiãoo, mas acho que tudo que a minha mãe queria me ensinar eu lendo este texto aprendi.

    o video é maneiro voltarei outras vzs

    gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite gabriel

      ficamos felizes em saber que a cada dia que passa mais pessoas com sua faixa etária nos visita aqui no blog.

      e também por ter ajudado sua mãe nessa tarefa de ensina lo.

      não é só o video que é maneiro , sua presença também é.

      selma/marcos

      Excluir
  21. a moda agora e ler o blog 3 fases da lua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah iza !!!

      você é suspeita , és da familia.

      temos um carinho especial por ti.
      selma/marcos

      Excluir
  22. Boa noite , tudo bem?
    Entrei para conhecer seu cantinho. Gostei muito de tudo que vi. Parabéns o blog está lindo. Já estou seguindo. Depois passa lá no meu cantinho também, será um prazer, ótima semana pra vc, bjs
    Cigana Raicha
    http://ciganaluminosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Obrigada por ter add meu blog.
    Também estou seguindo-te.
    Seu blog é muito interessante e belo.
    abração

    ResponderExcluir
  24. Cara eu não gosto que falem mal de minha mãe.

    Cara voce esta falando da MÃE DE JESUS, qual foi o mal que ela ti fez.

    Nunca ninguem falou mal de minha mãe, mesmo porque ela não deu motivo, mas se eu souber, na minha casa este cara não entra.


    Com que cara o cara voce vai CHEGAR NA PRESENÇA DE CRISTO com esta boca que só sai maldade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro anonimo covarde

      em que parte desse texto você viu maldade ?

      quem esta falando mal de quem ?

      e pode ter certeza que não chegaremos na presença de nenhum cristo.

      e se não gostou do que esta escrito aqui "cara" não precisas voltar.

      não nos fará a menor diferença e da próxima vez que ler algum texto , que leia por inteiro.

      até nunca mais

      guardião marcos

      Excluir
  25. Parabéns por este relatorio informativo, acho que es excelente, certamente pode ser assim.
    Um grande abraco.

    ResponderExcluir
  26. Adorei saber sobre a Grande Mãe!! Sempre encontro aqui textos de muito bom gosto!! Adoro!!

    Tenha uma ótima noite!
    Beijos de luz e paz!!!♥

    ResponderExcluir
  27. Um texto muito interessante,com ensinamentos profundos e um blog muito bonito!bjs,

    ResponderExcluir
  28. Oi amore, só passando aqui para dar uma olhada, o blog está maravilhosos como sempre!

    Adorei o texto, gostei mesmo. Maria para mim não é a face da Deusa, esta é eternamente Hécate, mas acredito que todas as Deusas são uma Deusa, e, com isso, acredito que Maria também é uma Deusa e uma face Dela.

    Bjooos da Vaiolex
    http://sofrimentoinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Espetacular o seu texto,quanta informação,para pesquiza escolar tem ótimo conteudo.Parabéns amiga,que continue cada vez mais nos proporcionando belos textos.
    Tenha uma quarta-feira cheia de luz e paz.
    Grata por visitar o meu cantinho.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  30. Não sou Católico , mas sou Protestante, realmente como citado no texto, o que se atribui a Maria dentro do Cristianismo esta em contradição com o que afirma o Cânon Sagrado. achei interessante o assunto, e por questões apologéticas vou continuar a acompanhar este Blog.

    e orar por vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro anônimo ! ( infelizmente não se apresentou )

      agradecemos por sua visita,, por sua participação e por seu desejo de continuar a acompanhar os texto aqui escritos.

      mas de uma coisa que não precisamos, são as suas orações dirigidas a nós. temos as nossas e são elas que nos fazem bem.

      selma&marcos

      Excluir
  31. Blessed Be.
    Grata por este artigo. Continuarei estudando.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...