sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cultos Pré-Cristãos e a Bruxaria Tradicional


Essas são as palavras escritas por um Arcebispo da Igreja Católica nos dias de hoje:

“Os principais institutos de pesquisas e até mesmo o IBGE já apontam um crescimento do antigo culto da Deusa no Brasil.Seguidores da chamada Religião da Deusa ,cujas origens remontam aos povos celtas e druídas se espalham pelo nosso País.

Milhares de adeptos do culto da Antiga Deusa se reúnem para estudar os chamados livros das sombras de varias escolas dos Estados Unidos da América e Inglaterra.Muitos desses jovens pertenciam a igreja católica romana montiniana e outros as igrejas ditas evangélicas.

Vários sites católicos já abordam o problema que vem crescendo no Brasil.A Deusa ganha terreno e seguidores.

Solicitei ao secretariado de catequese um estudo aprofundado sobre esse fenômeno,para que possamos orientar melhor nossos jovens que hoje se encontram bombardeados por vários cultos.

Rezemos todos a Nossa Senhora do Bom Conselho pela conversão de nossos jovens a verdadeira igreja católica,fora da qual não há jamais possibilidade de salvação.Arcebispo Makarios,pela misericórdia de Deus,Cardeal Patriarca de toda a igreja católica sírio malankar no exílio,em paz e comunhão com Sua Santidade Alejandro IX.”




Este senhor deveria estudar mais sobre outras religiões e não somente a sua.

Deveria saber que temos o nosso direito de escolha e temos que ser respeitados por isto.

Sei que este tema é polêmico que se mistura a credibilidade, fatos históricos e entendimento teológico. Podemos criar diversas teses sobre o tema, entretanto a origem da Bruxaria é de comum senso a qualquer estudioso dedicado a estas crenças.

Para praticantes que buscam a preservação e também realizam trabalhos envolvendo matérias acadêmicas como história, antropologia, arqueologia entre outras fica claro o foco sobre a visão tradicionalista, no entendimento da origem dos cultos, ou seja, seguem pela Bruxaria Tradicional e não tentam a modernizá-la ou distorcê-la.

A busca pelas origens e a conservação destas práticas é uma das grandes “chaves” que muitos dizem ter conhecimento, mas diferente do discurso, seus atos revelam apenas a sua orientação modernista e por assim dizer eclética, colocando conceitos que nunca existiram na Bruxaria Familiar/ hereditária tal como nunca estariam presentes na Bruxaria de base Tradicional, algumas delas de caráter luciferiano que estariam muito melhores conceituadas no próprio Satanismo e não na Bruxaria.



Para quem segue a linha de crença nativa e tradicional entendem que estas crenças antigas adentraram em outros períodos da história, porém sem nunca perder a sua essência, mesmo diante da grande influência cristã na Europa, elas continuam lá embaixo do verniz dos tempos e das influências, porém para o sábio peregrino é fácil a sua compreensão, sem deixar que estes resquícios se tornem uma nova visão.

É fato que muito se perdeu durante as diversas fases de nossa história pelos séculos, porém cabe a um coeso praticante de Bruxaria Tradicional preservar o que lhe chegou, todo o material advindo das famílias pagãs, das crenças hereditárias e repassá-las conforme fora feito de geração em geração. Quem não entende este princípio nunca foi um praticante deste caminho e provavelmente nunca se quer esteve presente em um círculo de Bruxos Tradicionais.

Ao contrário do que se pensa, o cristianismo não foi imediatamente adotado pelo povo europeu ao ser declarado religião oficial do Império Romano. Esta conversão dos Romanos ao catolicismo teve motivos políticos, e não teve grande penetração fora dos centros urbanos. A grande massa da população permaneceu fiel a seus deuses antigos. Os cultos antigos, então, receberam a denominação pejorativa de "pagãos" ("pagani", plural de paganu, ' morador do campo'), por ter como foco de resistência à nova religião o povo dos campos, longe das cidades e das zonas de comércio e ensino. 



Os missionários cristãos, com o tempo, passaram a ter mais aceitação nas cidades, mas continuavam sendo repelidos no campo, nas montanhas e nas regiões distantes, verdadeiros enclaves da Antiga Religião. Houve ainda uma tentativa de reativar o paganismo e o culto aos Deuses antigos como religião oficial do Império Romano. Esta última esperança deveu-se ao Imperador Juliano (conhecido como "O Apóstata"), que reinou no século IV EC. Mas, como sabemos, essa tentativa não foi frutífera, derrubada pela própria conjuntura da época, onde já se pressentia o poder de manipulação, domínio e intriga do cristianismo, evidenciado nos séculos seguintes. Um dos ardis utilizados pelos cristãos era o de apropriar-se de festividades pagãs como comemorações religiosas de sua própria religião. Assim, por exemplo, o festival do solstício de inverno, onde se comemorava o nascimento do Deus-Sol, transformou-se no Natal cristão. Também o festival de Samhain, comemorado em intenção dos mortos, recebeu o nome de Dia de Todos os Santos, logo seguido pelo dia de Finados. A despeito destas tentativas, as tradições pagãs continuaram mantendo sua força.

A partir de um decreto do papa Gregório, os cristãos também se apossaram dos locais sagrados da Antiga Religião e, derrubando os templos ali existentes, erigiram suas igrejas. Os Deuses de cada santuário foram transformados em santos e santas (um exemplo é Santa Brígida, da Irlanda, na verdade a Deusa Bhríd, protetora do fogo e dos partos). Quando os cristãos deram-se conta da importância da Deusa-Mãe para as pessoas, aumentaram a proeminência da Virgem Maria no culto cristão. Mitos e práticas pagãs foram, sistematicamente, absorvidas, distorcidas e transformadas em ritos cristãos. Esculturas de temas pagãos foram incluídos em igrejas e capelas . O maior exemplo de sincretismo entre costumes pagãos e cristãos é o cristianismo irlandês, que ainda hoje conserva hábitos célticos mesclados a liturgias cristãs.


Os padres tinham a seu favor o tempo, o poder e a força. Os pagãos tinham que lutar sozinhos contra a profanação de seus templos, crenças e costumes. Desta maneira, o povo simples dos campos foi acostumando-se à nova religião, e, gradualmente, foi sendo convertido. Mas os sacerdotes restantes da Antiga Religião não se renderam à nova ordem. Juntamente com pessoas ainda fiéis às antigas crenças, mantiveram o culto ao Deus de Chifres e à Deusa Mãe. As crenças pagãs, enfatizando a adoração aos Deuses e a realização dos festivais de fertilidade, foram amalgamando-se à magia popular, criando a Bruxaria Européia. A magia popular consistia em um conjunto de feitiços feitos com o uso de ervas, bonecos e diversos outros meios. Estes feitiços tinham como objetivo a cura, a boa sorte, atrair amores, e fins menos nobres,como a morte de algum inimigo. São práticas desenvolvidas a partir do que restara da magia simpática pré-histórica, unidas ao conhecimento xamânico dos povos bárbaros.

Os teólogos cristãos passaram então a sustentar que a Bruxaria não existia. Assim, pretendiam terminar com a credibilidade dos bruxos e anular sua influência. Foi um período de relativa paz para a Arte. Mas logo os cristãos perceberam que seus esforços para exterminar completamente o paganismo não haviam dado resultado. Fizeram então mais uma tentativa: transformaram o Deus de Chifres na personificação do Mal, do Antideus, do Inimigo. A natureza dos Deuses pagãos é completamente diferente da do todo-poderoso "senhor de bondade" dos cristãos. Nossos Deuses são quase "humanos", pois têm características tanto 'boas' quanto 'más'. A teologia cristã já pressupunha a existência de um antagonista a seu Jeová (o 'Satan' hebraico do Antigo Testamento e o 'diabolos' do Novo): um Inimigo. Ele ainda não possuía forma definida e, quando era representado, o era em forma de serpente, como a que persuadiu Adão a comer a fruta da Árvore da Sabedoria. Dando a seu Satã a forma do Deus de Chifres (notadamente de deuses agropastoris como Pã e Sileno, dotados de cascos de bode e pequenos cornos), os cristãos conseguiram iniciar um clima de terror e medo em relação aos praticantes da Antiga Religião, o que os forçou a praticarem seus ritos em segredo.


Temos visto muitos equívocos no uso do termo "Bruxaria Tradicional", alguns colocam em seus livros Modern Witchcraft e traduzem para Bruxaria Tradicional (?), inserem conceitos que nunca existiram e se existem são apenas uma criação da era moderna, uma mescla baseadas em magistas reconhecidos e que muitos nunca se auto proclamaram bruxos ou bruxos tradicionais.

Para nós pagãos tradicionalistas, bruxos com o foco no tradicional, o culto aos santos deveria ficar na Igreja Católica, e se hoje a Stregharia, por exemplo, não tiver o cuidado de conservação, de fazer esse recuo em essência, de realmente manter suas crenças ela corre o grande risco de se tornar o mesmo processo de extinção que temos com nossas benzedeiras, ser apenas uma expressão católica sem muita relevância, uma sombra do que foi um dia dentro do paganismo, da ancestral religiosidade da Bruxaria.

E finalmente gostaria de escrever que mesmo na sua falta de estudo religioso a Nossa Senhora seja ela qual for que este senhor vai rezar é a nossa Grande Deusa.





36 comentários:

  1. relatorio super interessante, e bom saber outras perspectivas.
    Final de semana feliz! Abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia carolina

      gratos por seus elogios e que você também tenha uma semana bem positiva.

      selma/marcos

      Excluir
  2. Olá!
    Bom blog o seu, já o sigo!
    Visite o meu e conheça o melhor sistema de fazer dinheiro online!
    Assim como a maioria das pessoas, sempre fui céptica em relação a formas de ganhar dinheiro online, e acredito que por uns paguem os outros, porque realmente há sistemas que valem a pena.
    Visto estar desempregada e a precisar desesperadamente de dinheiro, depois de muita pesquisa onde só encontrei testemunhos positivos, lá me convenci a registar e experimentar os 10 dólares iniciais que nos oferecem! Esse registo aconteceu em Março 2012 e hoje já ganho cerca de 20 dólares diários e sei que vai ser sempre a subir!
    É um sistema excelente e real, já levantei algum dinheiro e recebi-o todo certinho, mesmo por isso deixo aqui o meu testemunho para convidá-lo a conhecê-lo e a experimentar também!
    Assista às conferências, fale comigo, tire todas as suas dúvidas, basta visitar o meu blog em http://artedomeubemviver.blogspot.pt/
    Até já!

    ResponderExcluir
  3. boa lembrança sobre a penetração do catolicismo num mundo dominado por romanos...
    é óbvio que as culturas locais,em fase de dominação cultural e "teológica" intensificaram e protegeram seus costumes,filosofias e rituais!!!
    bruxaria para mim é conexão com nossos irmãos divinos e que ainda não compreendemos corretamente,afinal ainda não topamos cara a cara com qualquer um deles...
    super saudações e carinhos a vc!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite ricardo

      muito grato por sua visita e participação, só não concordamos com seu ponto de vista em relação a bruxaria.

      não é só essa conexão a que você se refere, é muito mais que isso.

      selma/marcos

      Excluir
  4. Além das porcas traduções, as grandes omissões e as velhas segundas intenções! Mas enfim, somos vítimas da nossa própria preguiça certo?! Para quem aceita tudo ou qualquer coisa, existe um mundarél de possibilidades. Aqueles que buscam seriedade, dependem dos poucos e sérios trabalhos e trabalhadores. E o que os estimula? Estes outros poucos e sérios peregrinos, curiosos, teimosos, atrapalhados, mas insaciáveis! Abraços

    Jarbas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite jarbas

      agradecidos por sua visita e participação.

      mas sinceramente achamos suas palavras um pouco confusas.

      seja mais claro onde quer chegar.

      selma/marcos

      Excluir
  5. Infelizmente ainda existe muito equívoco sobre o termo "Bruxaria Tradicional". Espero que com esse trabalho de divulgação que este blog faz isso possa mudar. Mas ainda não entendo direito essa "desvinculação" qual a diferença entre a wicca e a religião antiga

    Diego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite diego

      a nossa intenção é que as pessoas adquiram conhecimento e principalmente tudo ( dentro do possível ) sobre a nossa história e tradições.

      e também nunca houve desvinculação com a wicca porque nunca teve um vínculo.

      a religião antiga tradicional , como o próprio nome já diz, tem suas tradições e sua história é riquíssima.

      selma/marcos

      Excluir
  6. Hoje em dia os jovens procuram ter fé e não religião, pois não querem deixar de viver a vida por costumes da igreja como por exemplo não poder ir em festas, não poder fumar, bebe, fazer sexo ou ter relações homessexuais ou acabam procurando alguma religião que aceite-os como eles são.

    Angelina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite angelina

      entendemos seu ponto de vista , mas se as pessoas sendo elas jovens ou não, seguissem a doutrina de fazer o que desejar sem a ninguém prejudicar já seria um grande passo.

      quanto a ir a festas e se divertir não vemos nada demais , quanto a relações homosexuais, apesar de não termos nada contra quem é , essa é uma prática que não condiz com nossa religião que tem em sua base o amor entre a mulher e o homem , a deusa e o seu consorte.

      agradecemos sua visita e comentário
      selma/marcos

      Excluir
  7. Religiões são apenas nomes. Deus é um só. O que é válida é a fé em Jesus Cristo e não a doutrina de cada igreja.

    Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite daniela

      apesar de não concordarmos com nada que você escreveu , agradecemos sua visita.

      selma/marcos

      Excluir
  8. A igreja católica sempre fica mascarada para depois dar o bote.

    Pode se passar 10.000 anos mas o pensamento dos homens que rege esta religião não mudará

    Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite antonio

      muito agradecido por seus comentários e visita.

      selma/marcos

      Excluir
  9. É uma pena ver um arcebisbo falar estas palavras.

    cadeia para eles. Joao Paulo morreu e com ele morreu a parte boa da igreja católica

    Danielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite danielle

      estás coberta de razão em seus comentários, principalmente no que diz respeito ao joão paulo que reconheceu e se desculpou pelo que a igreja fez no passado.

      selma/marcos

      Excluir
  10. Eu sou Cristão e concordo com ele

    a igreja não pode perder os seus filhos, por isto realmente temos que reverter esta situação

    Antenor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite antenor

      se a igreja esta perdendo seguidores é um problema único e exclusivamente da igreja.

      não temos nada com isso pois só cuidamos do que nos diz respeito e reagimos quando somos insultados.

      selma/marcos

      Excluir
  11. As pessoas sejam elas e cargos que ocupam deveria ter mais respeito com a escolha de cada um.

    Respeitem a escolha da religião que cada um faz.

    Victoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite victória

      você poderia ser mais clara, suas afirmações soaram confusas.

      selma/marcos

      Excluir
  12. Não vou aqui falar quem está certo ou errado, pois não temos que ficar dando crédito para essas pessoas que dentro do seu interior não tem nada para fazer nem falar.

    Quero aqui escrever que todos temos um passado, as cicatrizes de cada um so mesmo eles para dizer.

    O catolicismo é uma religião que precisa ficar no topo (isto é o que o papa quer). Mas pior que eles são:

    as pessoas que se julgam inteligente e se deixar levar por esses homens esquecendo de ver o que cristo passou para eles serem melhor e como Cristo deve estar lamentando pq mais uma vez o seu sacrifício vão em vão.

    Temos os judeus que carregam uma culpa não por eles mas por muitos de ter dado dinheiro a judas para ele trair jesus.

    Os bruxos e bruxas que não segue o que é passado, que se escondem com vergonha os que trai, esses não são bruxos nem bruxas.

    Temos a bruxaria que padeceu suas mulheres e crianças foram mortas, cidades foram queimadas, mulhres foram queimadas por anos e anos, seus templos foram destruidos e neles erguidos igrejas seus deuses e deusas foram trocados seus rituais foram roupados e colocados em datas critas.

    As cicatrizes são grandes, mas estamos no ano de 2012 e lemos coisas deste tipo e ai eu pergunto. O QUE MAIS ELES QUEREM? O QUE MAIS TEMOS QUE DAR PARA ELES?.

    Mas nenhuma religião se mostrou tão sabia e tão forte como a bruxaria, que mesmo até hoje sofrendo por pessoas que se diz cultas, formadas etc... Mesmo com tudo isto ela VIVE E VIVE HOJE MAIS FORTE DO QUE NUNCA.

    A sua Deusa e o seu Deus nunca os abandonou.

    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezada maria

      agradecemos por sua visita , participação e principalmente por seu contundente comentário.

      recebemos em nosso blog diariamente pessoas de varias religiões e todas elas são muito bem vindas e recebidas com todo respeito.

      o que as pessoas precisam entender é que nosso blog é para estudos , para se adquirir conhecimento e para as pessoas envolvidas na religião antiga que buscam o resgate de sua verdadeira história.

      e como você mesma disse só quem tem as cicatrizes sabe quem as causou.

      fique com a mãe
      selma/marcos

      Excluir
  13. Sono ateo, ma rispetto tutti, e cosi dovrebbero fare anche certe persone!! felice inizio settimana...ciao

    ResponderExcluir
  14. É realmente uma pena que em pleno século 21 tenhamos representantes de "igrejas" totalmente ignorantes de suas próprias história. Ele realmente não estuda os seus próprios rituais, a páscoa é uma tradição da Deusa; A fogueira que eles intitulam santa, para acender as velas sagradas de batismo, etc, é uma tradição da Deusa, e se for ver todos os rituais da Igreja, verão todos os rituais antigos da Deusa com nomes dado por eles, e que só quem segue a Religião Antiga sabe identificar.
    Outra coisa que gosto muito da "minha" Religião, é que ela não precisa de propaganda e nem de sacerdote garimpado fiéis na rua, o culto da Deusa é muito maior que isso.
    Costumo dizer e acredito mesmo no que eu digo, "A Deusa tem várias formas, vários rosto, várias cores, vários rituais, mais no final ela é a nossa Grande e Amada Deusa.
    Amada tenha uma semana iluminada e abençoada.
    Beijinhos de luz.
    Lua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezada lua negra

      o que dizer de suas palavras , fica até dificil responder ou comentar já que estás coberta de razão.

      que a grande deusa te proteja e ilumine seu caminho para que sejas muito feliz.

      selma/marcos

      Excluir
  15. indas fotos, linda noticia que você me deu. Aumento a quantidade de cultos à antiga Deusa? Que Ela traga ao coração de todos, a serenidade, compaixão e outras coisas que precisamos tanto atualmente.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia elaine figueira

      agradecemos seus elogios ao blog e por sua visita e que tudo que desejas as pessoas volte a você com o triplo de serenidade, compaixão e alegria que é o que falta nas pessoas.

      alegria de viver
      selma/marcos

      Excluir
  16. Uma viagem pela historia em seu excelente texto!Gostei muito e aprendi tb!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  17. bom dia anne lieri

    agradecidos por sua visita e felizes em saber que passamos coisas boas a você.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  18. O pior cego é aquele que não quer ver.

    Falsas pessoas se calam e entram em nossas vidas, para nos trair, achar que sempre pode se dar bem.

    Pessoas que sempre quer viver sugando o outro.

    Essas pessoas são chamadas de chupa sangue, e elas estão mais perto de nós que as vezes não conseguimos ver.

    Cuidado, muito cuidado com essas pessoas.

    Tereza Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite tereza cristina

      agradecemos sua participação mas não entendemos onde se encaixa no texto suas palavras.

      de qualquer forma mais uma vez agradecidos por sua visita

      selma/marcos

      Excluir
  19. Olá, boa noite...e eu mais uma vez lendo, aprendendo e pelo que vejo os comentários estão quentes!
    Sabe que uma vez uma xamã me disse que em outra vida fui queimada na inquisição...Ó Lord! E por isso não falo, nem me revelo, por medo...
    Acho que Strega sempre fui...nasci assim, com essa ligação e não teria religião no mundo que me fizesse mudar e mudar o valor que dou para a mãe natureza, grande mãe.
    Obrigada pelo texto e pela viagem...
    Bjs e uma ótima quarta-feira de boas energias!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite camomila rosa

      mais uma vez muito grato por sua visita e seus sempre positivos comentários.

      e que você tambem tenha uma ótima semana cheia de boas energias.

      selma/marcos

      Excluir
  20. Olá,bom dia.
    Bem,o que tenho a dizer é que os clero sempre culpou as Bruxas e Bruxos,mas nós já os culpamos? Já o acusamos de algo? Claro que não! Eu sempre recebo a Igreja de coração aberto,mas não gosto nada das acusações contra ás Bruxas. E só peço mais uma coisa:que eles cuidem de nós como cuidamos deles,sem preconçeito.
    Bem,é isso,que seu caminho seja sempre iluminado pela Grande Deusa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Não tem jeito, o princípio masculino e feminino andam juntos e não há como negá-los. Cada um com sua religião, mas com essa essência dentro deles. Sou uma mistura do que me faz bem, não gosto de imposições, sou livre. Estudei magia e logo volto para fazer outro curso. Isso transformou minha vida, para melhor, bem melhor e as pessoas não entendem. Fui chamada de feiticeira e até achei graça, sigo na minha, não é preciso dizer aos quatro ventos, não é mesmo?
    E mesmo assim você vai me encontrar dentro da igreja católica vendo os rituais do padre, as cores das velas e das vestes, comemorando as festas juninas, assim, normal por fora e com a cabeça a mil com meus pensamentos.
    Estou adorando seu blog e vou indicá-lo pra minha mãe, essa sim, estuda a religião da Grande Deusa, minha bruxinha.
    Beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...