(Jalaluddin Rumi)
Da mesma forma que toda luz nasce da escuridão, o Deus, símbolo solar da energia masculina, nasceu da Deusa, sendo seu complemento, trazendo em si os atributos da coragem, pensamento lógico, fertilidade, saúde e alegria. Da mesma forma que o sol nasce e se põe todos os dias, o Deus nos mostra os mistérios da morte e do renascimento. Na Religião Antiga, o Deus nasce da Grande Mãe, cresce, se torna adulto, apaixona-se pela Deusa Virgem, fazem amor; a Deusa fica grávida, o Deus morre no inverno (no fim dele) e renasce novamente, fechando o ciclo do renascimento, que coincide com os ciclos da natureza e mostra os ciclos da nossa própria vida.
Dentro deste mundo de dominância feminina, a grande Deusa encarnava os atributos que a cultura celta mais valorizava nas mulheres: a donzela, símbolo da pureza, amor e juventude; a mãe, figura fecunda que exercia o mistério da concepção, dominando o desenrolar das gerações; e a maga, dona dos mistérios do universo e senhora da terra e da lua.
A Doutrina da Tradição guardou em seus tesouros de conhecimento uma série de ritos e práticas buscando fazer uma sintonia maior com a Grande Mãe. Os que têm acesso a este conhecimento e os colocam em prática, conseguem para as suas vidas proteção e fertilidade, que juntos formam a prosperidade serena.
Da obra de Marion Z. Bradley "As Brumas de Avalon",Morgana diz: "... a Deusa foi esquecida. Assim eu pensei por muitos anos. Até, finalmente, perceber que a Deusa havia sobrevivido. Ela não foi destruída, apenas adotou outra encarnação. Talvez, um dia, as gerações futuras poderão fazer com que volte a ser como a conhecíamos na gloria de Avalon."
Não é novidade que o culto a Maria se tornou tão intenso quanto o culto à Deusa Mãe Pagã. A figura materna de Maria ocupou, por séculos, o lugar deixado pela grande deusa ancestral.
Talvez tenha sido mesmo a maneira que a Grande Deusa Mãe encontrou para permanecer entre nós. Estar em pleno contacto com a Deusa é estar em contacto com todas as Formas e Manifestações da Grande Mãe tanto as Escuras quanto as Luminosas.Como a Deusa Hecáte Deusa da Noite mas que tinha uma tocha e era mediadora e iluminadora do inconsciente, ela que vestida de negro com uma lua crescente na testa fazia o trabalho da Deusa Suprema da melhor forma possível.Que nos Tal como ela saibamos integrar luz e escuridão e assim partilhar de Todas as Faces da Grande Mãe que também é a Terra sua manifestação física.
“Grande Mãe dos começos e finais, aquela que é dona do grande caldeirão, o útero que tudo gesta, abençoe esse site para que todos os que aqui vierem possam encontrar um colo de mãe e um bom conselho" Oração à Grande Deusa
Senhora de minha vida: Guia-me com sabedoria,
Faça com que eu compreenda o que não tem explicação
Conforta-me em teus seios quando preciso for
Daí-me luz para clarear a mente dos que não entendem
Encha-me de coragem para enfrentar o preconceito de cabeça erguida Purifique-me para que eu possa louvar-te como mereces
Ajuda-me a ver com teus olhos de justiça para que eu nunca acuse em vão
E peço-te que me mostre o caminho da tua verdade para que eu não me perca nunca de ti!
Senhora de minha vida: Guia-me com sabedoria,
Faça com que eu compreenda o que não tem explicação
Conforta-me em teus seios quando preciso for
Daí-me luz para clarear a mente dos que não entendem
Encha-me de coragem para enfrentar o preconceito de cabeça erguida Purifique-me para que eu possa louvar-te como mereces
Ajuda-me a ver com teus olhos de justiça para que eu nunca acuse em vão
E peço-te que me mostre o caminho da tua verdade para que eu não me perca nunca de ti!
Muito bom o post de hoje! parabéns, é sempre muito importante levantar a questão sobre o Sagrado Feminino. O que não podemos deixar de lembrar às pessoas é que resgatar o sagrado feminino não signigica ignorar ou exterminar o princípio sagrado de energia; Pelo contrário, nosso objetivo é equilibrar estas forças, para que possamos viver em harmonia e com mais saúde, psíquica e emocional.
ResponderExcluirIzadora
cara izadora
Excluirmuito bom foi você ter nos visitado e compreendido tudo aqui escrito.
esperamos encontra la inúmeras vezes aqui em nosso blog.
selma/marcos
Oi, tudo bem? Adorei o seu blog. Continue escrevendo sempre, pois o conteúdo está muito bom!
ResponderExcluirFernanda
boa tarde fernanda
Excluirsó gostaríamos de fazer uma correção nas suas palavras.
esse blog não é apenas nosso e sim de todos que admiram a religião antiga e que buscam por conhecimento.
por isso essa casa tambem é sua.
selma/marcos
Gostei muito do seu blog. Já procurei por muitos outros, mas nunca nenhum se comparou com a quantidade de informações do seu.
ResponderExcluirParabéns!!!
Liliane
cara liliane
Excluirque bom que nos encontrou , e já que isso aconteceu , volte sempre.
agradecidos por seus elogios.
selma/marcos
Olá! Cá estou eu novamente nesta casa de boas energias para aprender e ler um pouco mais...adoro!
ResponderExcluirA música é incrível! Gosto sempre de ler sobre o sagrado feminino e a grande Mãe. Parabéns pela produção do texto e lindas fotos!!!
Beijos, boas energias e ótimo final de semana!
CamomilaRosa