domingo, 28 de outubro de 2012

Halloween Gostosuras ou travessuras?


Na Irlanda do século V (a.C), o dia 31 de outubro fazia parte de um conjunto de quatro de datas comemorativas do calendário celta que marcava a transição das estações, o período de plantação e colheita, e o ciclo vital da Terra. A primeira data era celebrada no dia 2 de Fevereiro (conhecido como O Dia da Marmota), em honra a deusa da cura Brigith. No mês de maio celebrava-se o Beltane, considerado o dia que iniciava a temporada de semear. Nesta data realizavam-se rituais de fertilidade e prosperidade para incentivar o crescimento da lavoura. A terceira data ocorria em agosto: a festa da colheita em reverência ao deus sol Lugh. Finalmente, no dia 31 de outubro celebrava-se um feriado denominado Samhaim, que marcava o final do ano celta em honra ao deus pagão Samhan (Senhor dos Mortos), também o fim do verão e início do inverno. 

Quando os celtas inventaram o Halloween, a tradição não mandava comer guloseimas nem se fantasiar de bruxa. O objetivo era celebrar o começo do inverno e homenagear os espíritos dos mortos.

Na região da atual Irlanda, há aproximadamente 2 mil anos (data estimada pelos historiadores), os celtas comemoravam seu ano novo em 1º de novembro, data que também marcava o fim das estações quentes do ano. Eles acreditavam que, na véspera, chamada de “Samhain”, o mundo dos vivos e dos mortos se mesclava.



O Samhaim é cercado de mitos e crenças que influenciavam a cultura dos povos europeus desde o período pré-cristão. Nesta data, Os Druidas (sacerdotisas celtas) reuniam-se e realizavam rituais dançando em torno de uma fogueira. O caldeirão também era utilizado simbolizando o útero, e a abundância da Deusa Mãe. 

O cristianismo é que teria injetado o ar “diabólico” ao Halloween, já que associava espíritos e fantasmas ao paganismo e ao mal. Mas a festa originalmente não tinha a intenção de ser assustadora, e sim uma celebração.

A expressão Halloween tem origem na contração errônea da expressão inglesa All Hallows Eve(que significa Dia de Todos os Santos). Esta data foi instituída pelo Papa Bonifácio IV, e era celebrada no dia 13 de maio. Porém, em 835 o Papa Gregório III alterou o Dia de Todos os Santos para o primeiro dia de novembro. Assim, os cristãos celebravam o dia dos santos falecidos no dia posterior ao rito pagão do Senhor dos Mortos. Desta forma, a expressão Halloween tornou-se sinônimo da celebração pagã de 31 de outubro.

Neste dia, acreditava-se que todas as relações de tempo e espaço ficavam suspensas, pois o 31 de outubro não pertencia ao ano velho, tampouco ao novo ano que se iniciava. Desta forma, os espíritos desencarnados podiam retornar ao mundo dos vivos e se apossarem dos corpos. Para evitar esta aproximação, era comum apagar todas as tochas e fogueiras das aldeias, de modo que o ambiente ficasse escuro, frio e hostil. Os habitantes vestiam-se com trajes fantasmagóricos e vagavam pelas ruelas em desfiles barulhentos, a fim de amedrontar e espantar os espíritos que procuravam corpos a serem possuídos.



A tradição de “gostosuras ou travessuras” também pode ser creditada aos celtas, que costumavam oferecer comida aos espíritos do Halloween para aplacá-los e para indicar-lhes o caminho das casas de suas famílias. 

Mas essa não é a única explicação. “Também acredita-se que a idéia de fazer com que as crianças pedissem doces de porta em porta nasceu nos EUA, nos anos 1930. O objetivo era dar às crianças uma participação no Halloween mas evitar que elas ficassem nas ruas fazendo bagunça”.

As abóboras ocas e recortadas, outro ícone do Halloween, são tipicamente norte-americanas. “Uma lenda celta dizia que um espírito que não conseguia ir nem ao céu nem ao inferno usou uma lanterna para guiar-se. Os irlandeses, ao imigrar aos Estados Unidos, conheceram as abóboras e perceberam que, ocas, elas também funcionavam bem como lanternas e continuaram assim a tradição”

Atualmente, o Halloween é um evento essencialmente comercial inserido em vários países. Mesmo tendo origem na Europa, sua popularização deve-se principalmente a influência da cultura norte-americana em todo mundo. Em termos mercantis, é uma das datas mais lucrativas, onde existe um crescimento considerável nas vendas de fantasias, máscaras e outros artigos relacionados.



14 comentários:

  1. Legal o blog!
    O encontrei por uma das imagens acima...
    Até entendo que tal comemoração seja algo que 'aderimos' de fora (e o que não aderimos?)_há uma polêmica sobre tal evento aqui no Brasil...
    Só que é bem bonita; não apelativa como a maioria das nossas.
    Isso de se fantasiar/vestir com tais vestimentas é bem bacana/interessante mesmo.
    Até hoje só fui à UMA FESTA À FANTASIA (e nem tinha a ver com DIA DAS BRUXAS) - era uma festa de final de ano de um curso de inglês que estudava. E fantasia de ESQUIADOR não combina muito com Halloween (risos).

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite rodrigo

      agradecemos sua participação e esperamos que volte mais vezes.

      selma/marcos

      Excluir
  2. adorei o site de vocês bem completo, otimo para pesquisas.. parabens


    Nilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite nilmar

      nós adoramos sua visita e sinta se a vontade para suas pesquisas.

      selma/marcos

      Excluir
  3. meu trabalho ja ta pronto kkkkk, (trabalho sobre halloween que eu tenho que fazer)

    Jandira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite jandira

      capriche nesse trabalho e obrigado por nos visitar.

      selma/marcos

      Excluir
  4. É uma pena que a nossa terra tão rica em folclore, coloque as crianças pra comemorar uma coisa que não tem nada com as nossas tradições. Daqui a pouco estaremos festejando o dia de Ação das Graças.

    Castro

    ResponderExcluir
  5. dia das bruxas não faz parte da nossa cultura. Infelizmente, valorizamos mais os que é dos outros em detrimento do que é nosso. E nós temos muito! A começar pelo que ” nós somos”, como diz Caetano Veloso.

    Por outro lado, independente de qualquer coisa, é bom que se registre a alegria das crianças com as fantasias alusivas ao dia em comemoração

    Cintia

    ResponderExcluir
  6. Sempre é bom passar por aqui.
    Happy Halloween!

    Beijos!

    As 3 Marias

    ResponderExcluir
  7. Tenho a impressão de que o Halloween é comemorado em cidades grandes... aqui no interior onde moro, nem se vê ou se fala nisso... Por outro lado, as minhas amigas blogueiras dos USA decoram as casas, os jardins e até fantasiam os cachorros e gatos!

    Silvia

    ResponderExcluir
  8. Olá minha amiga, saudações bruxolescas :) passando para degustar teus textos tão informativos e dizer que estou te esperando no salão boas festas da Ilha para brincarmos muito. Beijocas travessas no coração.
    http://natal-da-ilha-da-lindalva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Muito grata pela vossa cooperação e feliz Samhain para vocês.

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana eu não sabia a origem gostei.

    ResponderExcluir
  11. 3 Fases da Lua:
    Esclarecedor Post!

    Não pude ler A Magia da Noite das Bruxas.
    :-(

    Abraços
    Noeli

    ResponderExcluir