Desde dos tempos antigos que os seres humanos sentiram necessidade de se aproximar do divino. Para tal escolhiam lugares especiais, tanto pela sua beleza como pelas suas propriedades energéticas. Não se sabe como, erigiram fabulosos monumentos que persistem até hoje. Estes locais eram os seus templos (do Latim templus = "local sagrado") em forma circular, pois o círculo é uma das figuras arquetípicas primordiais - uma representação do Cosmos, da roda da vida, dos ciclos da natureza e da unidade de todas as manifestações.
Você já deve ter percebido que tudo o que os índios fazem ocorre em círculo. Isto se deve ao fato de o Grande Espírito sempre trabalhar em círculos e de tudo sempre procurar ser redondo. Nos velhos tempos, quando éramos um povo forte e feliz, todo o nosso poder vinha para nós do anel sagrado da nação e, enquanto esse anel se mantinha inteiro, as pessoas eram felizes e floresciam, A árvore florida era o centro vivo do anel e o círculo dos quatro cantos a alimentava.
O leste lhe dava a paz e luz, o sul lhe dava calor, o oeste lhe dava chuva, e o norte, com seu vento intenso, lhe dava força e resistência. Esse conhecimento chegou a nós do mundo exterior, juntamente com a nossa religião. Tudo que o Grande Espírito faz, sempre é feito em círculo. O Pai Céu é redondo e já me disseram que a terra é redonda como uma bola, o mesmo também acontecendo com as estrelas. O vento, quando está com potência máxima, gira em círculos. Os pássaros constroem seus ninhos em círculos, pois a religião deles é a mesma que também temos. O Avô Sol nasce e se põe em círculo.
O Círculo Mágico, ou O Templo é um espaço onde os, Wiccanos, reservam para realizar os Rituais, um espaço sagrado onde nenhuma energia negativa poderá entrar, onde nada irá te encomodar. O Círculo Mágico é uma forma de "portal" que liga você com os Deuses! Nele, sua energia aumenta para que tudo dê certo em seu Ritual! Esse espaço é o local onde você comunga com o Senhor e a Senhora, o Deus e a Deusa, esse é um local sagrado, um espaço que fica "entre os mundos".
O mais importante, é que você se sinta seguro ali, pois ele não é apenas o local para onde você vai quando quer realizar rituais e magias, mas também quando quer se sentir seguro, confortável e a salvo de qualquer coisa que queira lhe fazer mal ou te prejudicar.
A Antiga Religião é diferente da grande maioria. Por seu caráter iniciático e sacerdotal, possibilita assim ao praticante uma conexão com o divino sem o intermédio de outrem, ou seja, sem o intermédio de Mestres ou "Papas". Também não possui templos sagrados, construídos com pedras pelas mãos do homem ou de qualquer outro material. Nosso grande templo sagrado seria o Universo, sendo nossa casa o Planeta Terra. Mas nossos deuses não se manifestam em qualquer espaço, para isso fazemos uso do Círculo Mágico.
O Círculo Mágico não precisa necessariamente ser delimitado no chão com giz, corda ou qualquer marcação física, apesar de muitos Bruxos utilizarem isso como um lembrete visual. Depois disso os elementos são invocados enquanto nos voltamos aos quatro quadrantes e, em seguida, a Deusa e o Deus são convocados a presenciarem o ritual.
O Círculo é tido como o melhor meio de preservar e conter a energia
criada durante um ritual, por isso é imprescindível em qualquer prática
ritualística.
criada durante um ritual, por isso é imprescindível em qualquer prática
ritualística.
Antes da perseguição aos Pagãos ocorrida na Inquisição, todos os rituais sagrados da Bruxaria eram realizados na Natureza, a morada sagrada dos Deuses.
Traçar um Círculo Mágico significa estabelecer uma ponte entre o mundo físico e o mundo dos Deuses, entre o visível e o invisível. No interior de um Círculo Mágico devidamente sacralizado, estamos além do tempo e do espaço. Ele é uma esfera de energia capaz de estabelecer uma conexão entre o nosso mundo e outros planos.
O círculo mágico tem origem antiga. Versões dele eram utilizadas na velha magia . Magos cerimoniais da Idade Média e da Renascença também o utilizavam.
Na Europa pré-cristã, a maioria dos festivais religiosos do paganismo acontecia ao ar livre. Eram celebrações ao Sol, à Lua, às estrelas e à fertilidade da Terra. As pedras erguidas, círculos de pedras, bosques sagrados e fontes cultuadas da Europa são resquícios desses antigos dias.
Os ritos pagãos passaram ao ostracismo na época de sua proibição pela nova e poderosa igreja. Nunca mais os prados ouviram as vozes cantando os nomes dos deuses solares, e a lua passava sem adoração pelos céus noturnos.
Os pagãos tornaram-se reservados quanto a seus ritos. Alguns os praticavam ao ar livre somente sob a proteção da escuridão. Outros adaptaram-nos a ambientes fechados.
Em geral os wiccanos consideram que a Terra já é sagrada, pois a Deusa está presente em tudo, não havendo portanto essa nessecidade de "sacralizar" o lugar onde for realizar o ritual. Sob esse ponto de vista, o Círculo Mágico é usado para concentrar a energia durante o ritual, e para impedir possíveis interferências de outras energias no andamento do mesmo.
Todos da Religião Antiga deve ter seu circulo mágico ou local de poder, neste local e onde ele ira realizar seus encanamentos e pedir ajuda aos antepassados, o circulo ou local de poder e escolhido pelo bruxo de acordo com a energia que corre neste local, uma forma simples de você achar procure um local onde você realmente se sinta à-vontade e protegido, que neste local ninguém ira incomodar você, assim que este local for escolhido lembre-se ele se tornara sagrado e inviolável.
A noite veste seu negro manto, a fogueira é acesa, aromas da mata, dos incensos, perfumam os ares... Sacerdotisas, Guerreiros e Guardiões reverentes, iniciam o rito de celebração em honra à Deusa.
A cada Lua Cheia esses Senhores e Senhoras vestem-se e adornam-se para cultuar o aspecto feminino da criação.
Sobre o altar vinho, flores, espelhos, sementes e outros objetos sagrados.
A música suave complementa o clima mágico do ritual.
Hierarquias são saudadas, a força dos elementos requisitada, o Amor da Mãe e a Força do Pai invocados. As sagradas chamas sobem aos céus...
Cada membro mergulha nesse universo na profundidade que seu Sacro Ofício lhe permite e então a comunhão se estabelece.
No período que entremeia uma lua e outra, procuramos manter o espírito conectado nessa energia, tentando não permitir que nossa freqüência seja tragada pelos problemas do dia-a-dia...
O que é ser uma bruxa? É andar sempre na busca. É viver em eterna magia. É ter o sorriso sincero. É buscar no seu lado humano a alegria de se dar. O que é ser uma bruxa? Senão amar a tudo, viver por esse mundo dando sempre honras á paz. Saber sempre destinguir entre o bem e mal dissolvendo as tristezas Mesmo que para isso... Tenha que voar. O que é ser uma bruxa? É ,entender os por quês e viver a sensetez de que estamos aqui para ajudar. O que é ser uma bruxa? É amar a vida acima d tudo respeitar a natureza sábia de cada ser vivo existente dividindo com eles todo nosso livre pensar
Bruxas e bruxos tem: A força dos céus; A Luz do Sol; O Brilho da Lua; O Resplendor do Fogo; A Presteza do Vento; A Profundidade do Mar; A Estabilidade da Terra e a Firmeza da Rocha.
Olha eu estou pensando........
ResponderExcluirEntão somos tudos bruxos pq o mundo é redondo então vivemos dentro de Circulo Sagrado?
Adolfo Farias
Muito bom,
ResponderExcluirpodemos mesmo não sendo desta religião fazer erste circulo?
Alice Silva
Não quero entrar no mérito de religião, mas todas foram perseguidas todas sem tirar nenhuma.
ResponderExcluirMas dai vc tirar o direito de fazer este ritual, isto fica muito preocupante.
Não sou desta religião, mais deixo aqui o meu louvor pois por tudo que li é uma boa religião.
Renato
O seu blog e d+++++++++++++++++++++++++
ResponderExcluirLurdes
Todas as religiões tem algumas regras esta religião tb tem?
ResponderExcluirMaciel
boa tarde maciel
ResponderExcluirnao temos regras e sim uma lei a ser seguida : " faça sua vontade sem prejudicar ninguem "
esperamos que volte mais vzs
selma/marcos
boa tarde lurdes
ResponderExcluirobrigado pelo elogio, curto mas de uma intensidade enorme.
volte sempre
selma/marcos
obrigado pela visita renato
ResponderExcluirrespeitamos sua opiniao mas acho ficou faltando alguma coisa pra ser compreendido por vc
aguardaremos pela sua visita mais vzs
selma/marcos
boa tarde alice silva
ResponderExcluiro circulo significa proteçao e se vc se sentir bem dentro nao tem nada demais fazer.
volte sempre
selma/marcos
caro adolfo farias
ResponderExcluirnao se escolhe ser bruxo, se nasce bruxo.
obrigado pela visita e continue a desfrutar dos nossos textos
selma/marcos
Olá!!
ResponderExcluirEstou intrigada com uma acontecimento, vou tentar passar o que "acho que vi" e se por algum acaso vc souber ou achar verossímil me daria alguma dica de onde eu procurar mais informações?
Eu não estava dormindo, somente relaxado.
Me vi numa Floresta com muitas arvores bem altas.... não tinha campo algum nem grama, apenas arvores altas uma perto da outra.
Eu estava deitada no chão com os braços esticados ( posição de cristo, só que deitado), olhando para cima só via o céu (acho que bem estrelado), olhando para os lados (sem me levantar) só via folhas secas e a base dessas arvores altas.
Não conseguia levantar, havia um risco contornando todo meu corpo, a cor desse risco me pareceu amarela, mas era estranho pois o chão estava cheio de folhas e não daria para fazer esse risco me contornando. As folhagens não deixariam.
O sentimento era de tristeza e abandono, comecei a chorar muito.
Não sei ao certo mas voltei no tempo....vi uma aldeia, eu e outras pessoas trabalhava-mos muito num campo.
de alguma forma sabia que tinha sido "raptada" da minha casa ou aldeia (eu e outras pessoas), não sei definir, éramos muito pobres mas ainda jovens.
O local que a gente ficava era de madeira, a porta e paredes desse local eram "toras de arvores" fincadas no chão, dava para ver toda a movimentação dessa aldeia.
Tudo sumiu e me vi novamente na floresta presa naquele contorno amarelo.... sei (senti) que fiquei ali por um longo tempo, muitooo tempo, estava com muito medo e muita fome e não conseguia sair daqui.
Depois de alguma forma sabia que me prenderam ali porque eu "via coisas" e essas pessoas tinham medo e por isso me abandonaram...
Fiquei ali deitada e depois de um tempo (não sei precisar, pareceu muito pra mim) descobri que o circulo (contorno) não me prendia.
Ri e chorei muito por ter demorado tanto para descobrir que podia ir embora, estava mortaaaaa de fome..... andei, andei e me vi casas, aldeia sei la o que.
COMECEI A GRITAR QUE TINHA MUITA FOME, MUITA FOME... alguém me deu um pedaço de PÃO e eu acordei...
--------------------------------------
Não sou uma pessoa que se imprecio0na facil, mas isso foi muito real e por isso estou procurando informações.....
Desculpe o texto longo, se achar bobagem pode deletar.
Uma ótima tarde!!
Lindo e instrutivo!
ResponderExcluirParabéns,amei!
amei este site
ResponderExcluir