sexta-feira, 29 de junho de 2012

XAMANISMO O CAMINHO DA MAGIA DAS BRUXAS (OS)


"Somos a lenda da humanidade,algo profundo e criativo
A arte perfeita da Deusa..."

"O xamanismo é a prática espiritual mais antiga. Numa certa época, era praticado no mundo inteiro", afirma Matthews. "E quase todas as religiões têm elementos xamânicos, ainda que estes não apareçam com frequência". O principal destes elementos que definem o xamanismo é a crença de que tudo é sagrado e divino. "O xamã torna-se um com a natureza, com o planeta, e se comunica com os espíritos dos animais e de todas as coisas que crescem". E isto, diz Matthews, é a linha mestra de todo o xamanismo - seja ele norte americano, siberiano, brasileiro, celta. É o que ele chama de "core shamanism", as principais práticas que estão presentes no xamanismo de qualquer cultura.

MAGIA, XAMANISMO, BRUXARIA são caminhos para desenvolver nossas habilidades a fim de que "surfemos" as ondas que chegam e não sejamos afogados por elas. É aqui então que reconhecemos a realidade de um caminho tradicional. Se este caminho nos permite despertar, nos auxilia a sair da auto-ilusão na qual nos mantemos, repetindo a programação que nos foi incutida, temos um caminho efetivo.



Quem pratica a Magia certamente já se deparou com o xamanismo e com a cultura celta. Mas provavelmente nunca os colocou juntos numa mesma frase. Se ao contrário apenas está preso a formalismos, ritualismos, a conhecimentos teóricos e nenhuma atividade efetiva que nos torne mais estratégicos em nosso ser e estar no mundo, então podemos estar num pseudo caminho, que pode nos prender ainda mais, nos entorpecer ainda mais nessa viciada interpretação oficial da realidade. Sensibilidade é nosso termômetro, perceber os resultados concretos, não os anunciados.

MAGIA, BRUXARIA e XAMANISMO são caminhos de ação, não de racionalismos. É pelo ato que ritualizamos, que reatualizamos o poder.
Só com atos podemos curar o ser terra e ajudar a terra a saltar para o próximo nível de consciência.

Encontrar um caminho tradicional, que tem essa energia fluindo é uma grande sorte. Eu chamo de sorte, podem chamar de "desígnios do poder", "vontade da Deusa", ou seja lá o que for, mas o fato é que importa. Efetivamente algo lá fora, em um certo momento, interfere e muda tudo, nos coloca numa condição diferente de existência e isto é a maior iniciação possível.

Estar ligado (a) a uma linhagem de tradição é ter a chance de ser aconselhado (a) por homens e mulheres que vão lhe ajudar a evitar armadilhas, mas sem inibir suas habilidades. Uma falsa tradição vai ter pessoas querendo impor seus pontos de vista, querendo moldar os (as) aprendizes a suas concepções pessoais, a sua forma de ser e estar no mundo. Numa tradição profunda os mais velhos e as mais velhas vão lhe ajudar como um (a) jardineiro (a) ajuda a planta a desabrochar e revelar sua interior identidade.


O centro da jornada da magia xamã das Bruxas e Bruxos,segue os toques de tambor transportam o "viajante" a um transe onde eles encontram os animais de poder, guias e espíritos que o levarão ao que é preciso ver, descobrir ou curar. É uma jornada para dentro, mas não exclusivamente interior. Acessamos um mundo espiritual que está fora de nós, ainda que o vejamos sob o filtro da nossa própria história. "Com a jornada xamânica, convidamos este mundo, que está fora de nós, para que entre". O que encontraremos nessa viagem depende da cultura de cada um, do contexto e da necessidade e espiritual.

Caminhando em meio a loucura do mundo moderno as bruxas (os) achavam que era muita coisa para apenas um ser humano; mas e “sou bruxa (o) e por isso posso mudar o que foi constituído”,

Uma bruxa é um ser que caminha em ambos mundos, conectada com a natureza, com a Deusa.

Ser bruxa significa ter um Poder maior resultado da Sabedoria que a experiencia traz, e usar esse Poder em beneficio de todos.

Significa acreditar e atuar, amar e distribuir esse amor.

Significa viver em equilíbrio mesmo em meio às tormentas da Vida, baseada na compreensão de que o mundo o os seres são eternos, e por isso não há pressa para alcançar os objetivos.


Significa deixar o lado humano que nos pressiona à margem de nosso caminho e viver como um ser plenamente identificado com a espiritualidade que lhe é inerente.

Significa desdobrar o tempo e ver o que se esconde no entre meio de vida a vida, para poder encontrar a justificativa dos fatos sem pressão e sem culpa por ser o que somos.

Significa aprender a lembrar o que já fomos e ensinar e ajudar os outros a fazê-lo.

Significa ter plena consciência do que somos como seres espirituais, trilhando um Caminho que somente a Deusa sabe onde nos levará.

Significa lembrar de onde viemos, lembrar quando tudo começou e porque hoje estamos neste ponto da evolução.

Significa que a pesar de que nos levaram a viver como gado no pasto, não somos gado, e podemos mudar nosso destino, não nos deixando levar ao “matadouro”.


Podemos sim, nos negar a continuar neste Samsara porque não somos gado, e ainda que assim fosse, nada nos obriga a não evoluir e querer as coisas, querer um destino diferente, a não ser nossa própria ignorância.

- Não sou cega, então posso guiar outros!
- Se a Deusa me deu pés, foi para caminhar!
- Se a Deusa me deu Alma, foi para lembrar!
- Se a Deusa me deu mente, foi para aprender!
- Se a Deusa me deu Espirito, foi para evoluir!

E Ela me deu tudo isso e muito mais, me deu a Eternidade para que eu não tenha pressa, para que caminhe em meu próprio ritmo a partir da minha origem, descobrindo formas de forjar meu próprio destino.

Hoje é isso o que para mim significa ser uma bruxa, caminhar na magia do xamanismo mas certamente amanhã vai significar muito mais, porque sou um Ser em permanente evolução.

35 comentários:

  1. nossa estou de boca aberta com este blog

    este texto retrata uma semente de muitos e muitos anos?

    nõa sabia realmente que as bruxas estavam tão presente em nosso tempo

    voltarei outras vzs depois que ler mais um pouco

    Anita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite anita

      muito bem vinda e esperamos que usufrua de nossos textos, e aproveitamos para agradecer sua participação.

      sinta a vontade
      selma/marcos

      Excluir
  2. que blog é este que é tudo de bom e mais um pouco.

    cultura, musica, imagens parabens aos administradores do blog.

    as bruxas e bruxos não sabia que era tudo isto

    Valdir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite valdir

      agradecemos sua visita, participação e principalmente seus elogios.

      as bruxas e bruxos que você mencionou são muito mais do que se imagina.

      volte sempre
      selma/marcos

      Excluir
  3. Vou ser bruxo, por este texto vou pedir para minha mulher virar uma bruxa

    coo faço?

    Rodolfo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite rodolfo

      não se escolhe ser bruxo se nasce bruxo. mas você pode seguir o principal fundamento da bruxaria que é " fazer o que desejar sem a ninguém prejudicar "

      selma/marcos

      Excluir
  4. pelo que eu entendi, ser bruxa ou bruxo é ser verdadeiro com o próximo e ao prpoprio é isto?

    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite rita

      você esta coberta de razão nas suas interpretações.

      aproveitamos para agradecer sua visita e esperamos te la sempre aqui no blog.

      selma/marcos

      Excluir
  5. gostaria de ser um ser bruxa , pois acho que vcs levam a sua doutrina muito a serio.

    viver em harmonia deve ser muito bom.

    trazer e pratica uma vida como vcs descreve de ser ótimo.

    não mentir, não trair ser fiel isto não é para qualquer pessoa tem que ser para pessoas que estão equilibradas, pessoas que encontraram a sua cara metade eu ainda não cheguei a este ponto, mas sei que um dia me encontrarei e encontrarei a minha metade.

    Valeria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara valéria

      você também é capaz de levar essa doutrina a sério , basta você querer e o mais importante é se sentir bem.

      selma/marcos

      Excluir
  6. Aceptar que estamos en constante evolución nos acerca poco a poco a la espiritualidad, me ha gustado y me quedo en tu espacio, gracias por visitarme y dejar tu huella que de esta forma he llegado hasta aquí.

    Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ameny

      obrigada por retribuir a visita

      seja bem vinda

      selma/marcos

      Excluir
  7. Volveré más despacio por tu blog, hoy salgo de vacaciones, a la vuelta te seguiré visitando, tu blog es muy interesante., abrazo.

    Moon.

    ResponderExcluir
  8. Vim conhecer o seu blog por causa da poesia que a Simone fez em sua homenagem...E como não gostar? Eu simplesmente adorei!
    Os seus textos são muito interessantes e esse, em especial, chamou a minha atenção. Acho que ser bruxa é a minha busca! Eu só preciso aprender a desenvolver e trilhar esse caminho. Será muito bom acompanhar o seu blog!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa

      Seja bem vinda, esteja a vontade para compartilhar conosco.

      selma/marcos

      Excluir
  9. Venho lá do blog da borboletinha e fiquei encantada com seu blog, um verdadeiro encanto, parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carlos pela sua presença

      Volte mais vezes para nos visitar

      selma/marcos

      Excluir
  10. Temos que seguir o nosso coração, beijinhos☻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Simone
      É sempre bom ter você aqui
      Volte mais vezes e você está correta o nosso coração sempre bate forte para nos avisar de alguma coisa boa.

      bjs

      selma

      Excluir
  11. Olá! Adorei passear aqui e saber mais sobre o xamanismo...tenho um livro de ervas que cita várias coisas sobre xamanismo e ervas utilizadas para cura e revelações...
    Adorei a última frase, que estamos sempre em evolução, aprendendo, eu penso mesmo assim...
    Te desejo tudo de bom, paz e boas energias...
    Beijos e boa noite!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigas estive no seu cantinho e está tudo lindo por lá

      volte mas vezes

      bjs

      selma

      Excluir
  12. Saudades amiga!!!
    Amo te visitar e respirar os ares da minha amada mãe por aqui.
    Agradecida pelo carinho, estou bem melhor.
    Desejo uma semana maravilhosa!!
    Beijinhos de laranja.
    Lua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lua sua presença aqui é sempre um presente.

      já passei no seu cantinho, melhoras amiga

      bjs

      selma/marcos

      Excluir
  13. Olá! Vim retribuir visita ao meu cantinho,já estou te seguindo....

    Ser bruxa(Deusa)é ter a natureza como amiga,é saber que nela tem tudo de que você precisa, basta saber onde e como encontrar. É estar conectada com o que é belo e com o que transmite paz,Amor e felicidade. Ser bruxa, não é apenas uma escolha...mais sim uma missão...a verdadeira bruxa, é capaz de despertar corações para o bem, para o amor e iluminar muitas mentes.
    Que vocês sejam sempre Iluminados e amparados pela Luz Maior…

    Bjinhos no seu coração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izis

      suas palavras são de sabedoria e muito obrigada pela sua visita

      selma/marcos

      Excluir
  14. OLÁ, BOA TARDE!
    OBRIGADO PELA VISITA
    MUITOS BEIJOS

    TIENES UNA HERMOSA PÁGINA!
    FELICITACIONES!

    ResponderExcluir
  15. tudo muito lindo,conhecimentos fantásticos e aprendi muito sobre xamanismo.
    obrigada

    ResponderExcluir
  16. A bruxaria é transmitida através das gerações, mesmo que não percebemos, podemos ser bruxos. Me descobri bruxa desde muito cedo e acredito que fazer o bem a todos é mais que nossa vontade, é nossa missão na vida terrena. Buscar o conhecimento de si proprio e do mundo torna-se indispensavel em nossas vidas, assim como trasmitir o amor aos nossos semelhantes. A magia é mais antiga que qualquer religião, creio que seja a base de todas, mesmo que ao longo dos séculos fomos defamadas como pessoas más. Uma bruxa não pode ser má, tem que praticar o bem, sempre. É fácil reconhecer quem é, basta olhar suas atitudes, com certeza ama a natureza, os animais e os homens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, como fico feliz em poder compartilhar suas sábia palavras.

      Volte sempre

      bjs

      Selma

      Excluir
  17. /pelo que eu compreendi toda mulher e homem é uma bruxa ou bruxo em evolução; o fato de eu ter minha intuição mais aguçada me torna uma bruxa. adorei o texto.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite! Sou uma bruxa xamã e fiquei inebriada com este blog!Parabéns, e muito sucesso! Namastê! Blessed be

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...