terça-feira, 26 de junho de 2012

Mahatma Gandhi


Hoje vou escrever sobre um “Pequeno Grande Homem” cuja história de vida me causa admiração. Mahatma Gandhi - pelos ensinamentos que deixou para a posteridade, a conquista da liberdade iniciada pela sua luta silenciosa, a desobediência civil foi o mínimo. Para quem tiver a oportunidade de ler algo sobre esta "grande alma", leia, pois valerá a pena.


Mahatma Gandhi (1869 – 1948)

Mahatma significa " A Grande Alma " 

Nonviolence is the greatest force at the disposal of mankind. It is mightier than the mightiest weapon of destruction devised by the ingenuity of man."

"A não violência é a maior força à disposição da Humanidade. Ela é mais poderosa que a mais poderosa das armas de destruição concebida pela ingenuidade do Homem."

Churchill costumava chamá-lo de "faquir despido". Einstein era um de seus maiores admiradores. Martin Luther King inspirou-se nele. Mahatma Gandhi é um dos grandes homens do século XX.

Em 2 de Outubro de 1869, nascia Mohandas Karamchand Gandhi, em Kathiawar, estado de Porbunder, na Índia, líder pacifista da humanidade e principal personalidade da independência desse país. Mais novo dos três filhos de Karamchand Gandhi (Kaba Gandhi) e sua esposa Putlibai. Kaba Gandhi foi primeiro ministro nos estados de Porbunder, Rajkot e Vankaner.


Em 1883, com apenas treze anos, contraiu matrimônio com a Sra. Kasturbai Makanji, que também contava com treze anos a época.

Formou-se em direito em Londres e, em 1891, voltou para a Índia a fim de praticar a advocacia.

Dois anos depois, vai para a África do Sul, também colônia britânica, onde inicia o movimento pacifista, lutando pelos direitos dos hindus.

Volta à Índia em 1914 e difunde seu movimento, cujo método principal é a resistência passiva. Nega colaboração com o domínio britânico e prega a não violência como forma de luta.

Em 1922, organiza uma greve contra o aumento de impostos, na qual uma multidão queima um posto policial.

Detido, declara-se culpado e é condenado à seis anos, mas sai da prisão em 1924.

Em 1930, lidera marcha para o mar, quando milhares de pessoas andam mais de 320 quilômetros a pé, para protestar contra os impostos sobre o sal.


Visitando a Inglaterra 

O domínio colonial britânico durou mais de duzentos anos. Os indianos eram considerados cidadãos de segunda classe.

Em 1930, Gandhi viaja a Londres para pedir que a Inglaterra conceda independência à Índia. Lá, visita bairros operários.

"Sei que guardarei para sempre, em meu coração, a lembrança da acolhida que recebi do povo pobre de East London", diz Gandhi.

Ao retornar à Índia, é recebido em triunfo por milhares de pessoas, ainda que nada de muito significativo tenha resultado da viagem.

Gandhi anuncia à multidão que pretende continuar em sua campanha pela desobediência civil, para obrigar a Inglaterra a dar a independência à Índia. Os britânicos, outra vez, o mandam para a prisão.

Em 1942 o governo inglês manda para Nova Delhi Sir Stafford Cripps, com a missão de negociar com Gandhi. As propostas que Sir Cripps traz são inaceitáveis para Gandhi, que deseja independência total. Gandhi retoma a campanha pela desobediência civil. Desta vez é preso e condenado a dois anos de cadeia.


Quando Lord Louis Mountbatten torna-se vice-rei, aproxima-se de Gandhi e nasce, entre Gandhi, Lord e Lady Mountbatten, uma grande amizade.

Em 1947, é proclamada a independência da Índia, mas no verão desse mesmo ano, a hostilidade entre hindus e muçulmanos atinge o auge do fanatismo. Nas ruas há milhares de cadáveres. Os muçulmanos reivindicam um Estado independente, o Paquistão. Gandhi tenta restabelecer a paz e evitar a luta entre hindus e muçulmanos, aceitando a divisão do país e dando início a uma décima-quinta greve de fome. O sacrifício pessoal de Gandhi e sua firmeza conseguem o que nem os políticos nem o exército conseguiram: a Índia conquista sua independência e é criado o Estado muçulmano do Paquistão. A divisão atrai para ele o ódio dos nacioinalistas hindus.

Gandhi morre em 30 de janeiro de 1948, assassinado por um hindu. Estava com 78 anos. Lord e Lady Mountbatten, ao lado de um milhão de indianos, comparecem ao funeral. Parte de suas cinzas são lançadas às águas sagradas do Rio Jumna.

Em janeiro de 1996, parte das cinzas de Mahatma Gandhi é lançada no Rio Ganges, na cidade de Allahabad, local sagrado para os hinduístas. A cerimônia acontece no 49º aniversário de morte do líder pacifista.

Gandhi foi um pacifista convicto e sempre pregou uma doutrina de não-violência. Desejava que a paz reinasse entre hindus e muçulmanos; entre indianos e ingleses e entre toda a humanidade, por isso e muito mais, o "Mahatma Gandhi" permanecerá, para sempre, como símbolo da resistência pela NÃO-VIOLÊNCIA.

Mohandas Karamchand Gandhi, o conhecido "Mahatma" (A Grande Alma) estará para sempre, sem dúvida alguma, por suas palavras e atitudes, entre os homens que mais enobreceram a raça humana.


Pensamentos de Mahatma Gandhi

"O desejo sincero e profundo do coração é sempre realizado; em minha própria vida tenho sempre verificado a certeza disto." 

"Creio poder afirmar, sem arrogância e com a devida humildade, que a minha mensagem e os meus métodos são válidos, em sua essência, para todo o mundo." 

"Acho que vai certo método através das minhas incoerências. Creio que há uma coerência que passa por todas as minhas incoerências, assim como há na natureza uma unidade que permeia as aparentes diversidades." 

"As enfermidades são os resultados, não só dos nossos atos, como também dos nossos pensamentos." 

"Satyagraha - a força do espírito - não depende do número, depende do grau de firmeza." 

"Satyagraha e Ahimsa são como duas faces da mesma medalha, ou melhor, como as duas cades de um pequeno disco de metal liso e sem incisões. Quem poderá dizer qual é a certa? A não-violência é o meio. A Verdade, o fim." 

"A minha vida é um Todo indivisível, e todos os meus atos convergem uns nos outros; e todos eles nascem do insaciável amor que tenho para com toda a humanidade." 

"Uma coisa lançou profundas raízes em mim: a convicção de que a moral é o fundamento das coisas, e a verdade, a substância de qualquer moral. A verdade tornou-se meu único objetivo. Ganhou importância a cada dia. E também a minha definição dela se foi constantemente ampliando." 

"Minha devoção à verdade empurrou-me para a política; e posso dizer, sem a mínima hesitação, e também com toda a humildade que, não entendem nada de religião aqueles que afirmam que ela nada tem a ver com a política." 

"A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade." 

"O erro não se torna verdade por se difundir e multiplicar facilmente. Do mesmo modo, a verdade não se torna erro pelo fato de ninguém a ver."


"O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo." 

"O Amor e a verdade estão tão unidos entre si que é praticamente impossível separá-los. São como duas faces da mesma medalha." 

"O ahimsa (amor) não é somente um estado negativo que consiste em não fazer o mal, mas também um estado positivo que consiste em amar, em fazer o bem a todos, inclusive a quem faz o mal." 

"O ahimsa não é coisa tão fácil. É mais fácil dançar sobre uma corda que sobre o fio da ahimsa." 

"Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio." 

"A única maneira de castigar quem se ama é sofrer em seu lugar." 

"É o sofrimento, e só o sofrimento, que abre no homem a compreensão interior." 

"Unir a mais firme resistência ao mal com a maior benevolência para com o malfeitor. Não existe outro modo de purificar o mundo." 

"A minha natural inclinação para cuidar dos doentes transformou-se aos poucos em paixão; a tal ponto que muitas vezes fui obrigado a descuidar o meu trabalho. . ." 

"A não-violência é a mais alta qualidade de oração. A riqueza não pode consegui-la, a cólera foge dela, o orgulho devora-a, a gula e a luxúria ofuscam-na, a mentira a esvazia, toda a pressão não justificada a compromete." 

"Não-violência não quer dizer renúncia a toda forma de luta contra o mal. Pelo contrário. A não-violência, pelo menos como eu a concebo, é uma luta ainda mais ativa e real que a própria lei do talião - mas em plano moral." 

"A não-violência não pode ser definida como um método passivo ou inativo. É um movimento bem mais ativo que outros que exigem o uso das armas. A verdade e a não-violência são, talvez, as forças mais ativas de que o mundo dispõe." 

"Para tornar-se verdadeira força, a não-violência deve nascer do espírito." 

"Creio que a não-violência seja infinitamente superior à violência, e que o perdão seja bem mais viril que o castigo..." 

"A não-violência, em sua concepção dinâmica, significa sofrimento consciente. Não quer absolutamente dizer submissão humilde à vontade do malfeitor, mas um empenho, com todo o ânimo, contra o tirano. Assim, um só indivíduo, tendo como base esta lei, pode desafiar os poderes de um império injusto para salvar a própria honra, a própria religião, a própria alma e adiantar as premissas para a queda e a regeneração desse mesmo império."


O método da não-violência pode parecer demorado, muito demorado, mas eu estou convencido de que é o mais rápido." 

"Após meio século de experiência, sei que a humanidade não pode ser libertada senão pela não-violência. Se bem entendi, é esta a lição central do cristianismo." 

"Só se adquire perfeita saúde vivendo na obediência às leis da Natureza. A verdadeira felicidade é impossível sem a verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem rigoroso controle da gula. Todos os demais sentidos estarão automaticamente sujeitos a controle quando a gula estiver sob controle. Aquele que domina os próprios sentidos conquistou o mundo inteiro e tornou-se parte harmoniosa da natureza." 

"A civilização, no sentido real da palavra, não consiste na multiplicação, mas na vontade de espontânea limitação das necessidades. Só essa espontânea limitação acarreta a felicidade e a verdadeira satisfação. E aumenta a capacidade de servir." 

"É injusto e imoral tentar fugir às conseqüências dos próprios atos. É justo que a pessoa que come em demasia se sinta mal ou jejue. É injusto que quem cede aos próprios apetites fuja às conseqüências, tomando tônicos ou outros remédios. É ainda mais injusto que uma pessoa ceda às próprias paixões animalescas e fuja às conseqüências dos próprios atos." 

"A Natureza é inexorável, e vingar-se-á completamente de uma tal violação de suas leis." 

"Aprendi, graças a uma amarga experiência, a única suprema lição: controlar a ira. E do mesmo modo que o calor conservado se transforma em energia, assim a nossa ira controlada pode transformar-se em uma função capaz de mover o mundo. Não é que eu não me ire ou perca o controle. O que eu não dou é campo à ira. Cultivo a paciência e a mansidão e, de uma maneira geral, consigo. Mas quando a ira me assalta, limito-me a controlá-la. Como consigo? É um hábito que cada um deve adquirir e cultivar com uma prática assídua." 

"O silêncio já se tornou para mim uma necessidade física espiritual. Inicialmente escolhi-o para aliviar-me da depressão. A seguir precisei de tempo para escrever. Após havê-lo praticado por certo tempo descobri, todavia, seu valor espiritual. E, de repente, dei conta de que eram esses momentos em que melhor podia comunicar-me com Deus. Agora, sinto-me como se tivesse sido feito para o silêncio." 

"Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio." 

"Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros."
"Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém, ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa." 

"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade ?"
"Não quero que minha casa seja cercada por muros de todos os lados e que as minhas janelas esteja tapadas. Quero que as culturas de todos os povos andem pela minha casa com o máximo de liberdade possível." 

"Nada mais longe do meu pensamento que a idéia de fechar-me e erguer barreiras. Mas afirmo, com todo respeito, que o apreço pelas demais culturas pode convenientemente seguir, e nunca anteceder, o apreço e a assimilação da nossa. (...) Um aprendizado acadêmico, não baseado na prática, é como um cadáver embalsamado, talvez para ser visto, mas que não inspira nem nobilita nada. A minha religião proíbe-me de diminuir ou desprezar as outras culturas, e insiste, sob pena de suicídio civil, na necessidade de assimilar e viver a vida." 

"Ler e escrever, por si, não são educação. Eu iniciaria a educação da criança, portanto, ensinando-lhe um trabalho manual útil, e colocando-a em grau de produzir desde o momento em que começa sua educação. Desse modo, todas as escolas poderiam tornar-se auto-suficientes, com a condição de o Estado comprar os manufaturados."
"Acredito que um tal sistema educativo permitira o mais alto desenvolvimento da mente e da alma. É preciso, porém, que o trabalho manual não seja ensinado apenas mecanicamente, como se faz hoje, mas cientificamente, isto é, a criança deveria saber o porquê e o como de cada operação." 

"Os olhos, os ouvidos e a língua vêm antes da mão. Ler vem antes de escrever e desenhar antes de traçar as letras do alfabeto." 

"Se seguirmos este método, a compreensão das crianças terá a oportunidade de se desenvolver melhor do que quando é freada, iniciando-se a instrução pelo alfabeto."
"Odeio o privilégio e o monopólio. Para mim, tudo o que não pode ser dividido com as multidões é 'tabu'." 

"A desobediência civil é um direito intrínseco do cidadão. Não ouse renunciar, se não quer deixar de ser homem. A desobediência civil nunca é seguida pela anarquia. Só a desobediência criminal deve ser reprimida com a força. Reprimir a desobediência civil é tentar encarcerar a consciência." 


Sobre a Revolução Não Violenta de Mahatma Gandhi

" Gandhi continua o que o Buddha começou. Em Buddha o espírito é o jogo do amor isto é, a tarefa de criar condições espirituais diferentes no mundo; Gandhi dedica-se a transformar as condições existenciais" (Albert Schweitzer)

" Não violência é a lei de nossa espécie, assim como a violência é a lei do bruto. O espírito, dormente no bruto, não sabe nenhuma lei que não a do poder físico. A dignidade de homem requer obediência a uma lei mais alta - a força do espírito ".
(Mahatma Gandhi)

" Se o homem perceber que é desumano obedecer a leis que são injustas, a tirania de nenhum homem o escravizará".
(Mahatma Gandhi)

"Não pode haver nenhuma paz interior sem o verdadeiro conhecimento ".
(Mahatma Gandhi)

"Para a autodefesa, eu restabeleceria a cultura espiritual. A melhor autodefesa, e a mais duradoura, é a autopurificação ".
(Mahatma Gandhi)


Contos de Gandhi

Certa vez, uma jovem indiana, desejando que seu filho tivesse saúde invejável, decidiu que seria importante para ele deixar de comer açúcar. Acreditava que o açúcar era um produto que agredia o organismo. Afinal, ele possibilitava o aparecimento de cáries, além de ser um produto que facultaria à criança uns quilos a mais. Por largo tempo ela falou ao filho para deixar de consumir o produto. Mas, a criança adorava açúcar e não o dispensava, deliciando-se com os doces mais variados. Finalmente, a mãe procurou o Mahatma Gandhi e contou seu problema, pedindo que ele, com sua grande autoridade, falasse ao filho. Com certeza, ele seria ouvido e atendido pelo menino. O sábio não afirmou que ela estava certa, nem errada. Contudo, pediu-lhe um prazo de 15 dias. Decorrido o tempo, ela deveria retornar com o filho até ele.

A mulher se foi, com a alma embalada pelas mais suaves esperanças. Os dias demoraram a passar. Até que chegou o dia marcado para pôr fim à ansiedade da indiana. Ela tomou o filho pela mão e o levou até a presença de Gandhi, que se demorou a falar com o garoto, por mais de uma hora. Terminado o diálogo, Gandhi se despediu do pequeno e devolveu-o à sua mãe. A mulher estava muito curiosa. E, assim que pôde, perguntou ao Mahatma porque ele a fez esperar quinze dias, para só depois conversar com a criança: “É muito simples”, respondeu Gandhi. “Há quinze dias eu também consumia açúcar e precisava do prazo para abandonar o hábito, pois se não o fizesse, não teria autoridade moral para lhe pedir que o evitasse.”

A utilização ou não do açúcar na dieta alimentar não é o mais importante. No caso em pauta, o que se deve levar em conta é o fator exemplo.

O ilustre Gandhi não se sentia à vontade para pedir a uma criança que deixasse de fazer alguma coisa, se ele mesmo ainda a fazia. Não desconhecia ele que, enquanto as palavras comovem multidões, o exemplo as arrasta.

Pensemos em quantas vezes temos tentado modificar os hábitos dos outros, utilizando-nos simplesmente das recomendações ponderadas, sem nos prendermos ao fato de que não estamos exemplificando corretamente. Assim é no que diz respeito ao uso de drogas como o fumo e o álcool, que afirmamos que agridem e matam, que seu uso é maléfico, sem deixarmos, nós mesmos, do velho cigarro e dos aperitivos de vez em quando. Assim é, ainda, com relação à frequência no templo religioso, nas aulas específicas de evangelização, quando dizemos aos filhos que são importantes, edificantes. Mas, nós mesmos sequer comparecemos ao templo para o estudo e a oração.

Dizer e fazer. Duas ações importantes. A segunda, com certeza, de peso seguro para a educação mais acertada. “Quando eu for incapaz de praticar o mal, quando nenhuma palavra áspera ou arrogante abalar, por um momento sequer, o meu mundo mental, só então, e não antes, a minha não-violência conquistará o coração de todos.”

A frase acima traduz bem a essência do maior líder político que a Índia já teve, Mahatma Gandhi, que pregava a resistência pacífica, dentro do conceito da não-violência (Ahimsa) e da ‘filosofia’ da firmeza da verdade (Satyagraha), ou seja, buscar a verdade com firmeza num propósito justo.

O termo Satyagraha ficou mais conhecido no Brasil recentemente, quando a Polícia Federal resolveu dar este nome à sua operação que investigava as falcatruas do banqueiro Daniel Dantas e sua coorte. É claro que aqui esse negócio de ‘buscar a verdade com firmeza num propósito justo’ nunca funciona muito bem. Quando há firmeza, não há verdade. Quando há verdade, não há justiça.


ORAÇÃO DE MAHATMA GANDHI

"Senhora, Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos fracos. Se me das fortuna, não me tires a razão. Se me das o sucesso, não me tires a humildade. Se me das humildade, não me tires a dignidade. Ajuda-me a enxergar o outro lado da moeda, não me deixes acusar o outro por traição aos demais, apenas por não pensar igual a mim. Ensina-me a amar aos outros como a mim mesmo. Não deixes que me torne orgulhoso se triunfo, nem cair em desespero se fracasso. Mas recorda-me que o fracasso é a experiência que precede ao triunfo. Ensina-me que perdoar é um sinal de grandeza e que a vingança é um sinal de baixeza. Se não me deres o êxito, da-me forças para aprender com o fracasso. Se eu ofender ás pessoas, da-me coragem para desculpar-me e se as pessoas me ofenderem, da- me grandeza para perdoa-las. Senhora, se eu me esquecer de ti, nunca te esqueças de mim"


"SE TODOS FOSSEM IGUAIS A VOCÊ"

O ESPELHO DE GANDHI

Perguntaram a Mahatma Gandhi quais são os fatores que destroem os seres humanos. Ele respondeu:
A Política, sem princípios; o Prazer, sem compromisso; a Riqueza, sem trabalho; a Sabedoria, sem caráter; os negócios, sem moral; a Ciência, sem humanidade; a Oração, sem caridade.

A vida me ensinou que as pessoas são amigáveis, se eu sou amável,
que as pessoas são tristes, se estou triste,
que todos me querem, se eu os quero,
que todos são ruins, se eu os odeio,
que há rostos sorridentes, se eu lhes sorrio,
que há faces amargas, se eu sou amargo,
que o mundo está feliz, se eu estou feliz,
que as pessoas ficam com raiva quando eu estou com raiva,
que as pessoas são gratas, se eu sou grato.

A vida é como um espelho: se você sorri para o espelho, ele sorri de volta.

A atitude que eu tome perante a vida é a mesma que a vida vai tomar perante mim.

"Quem quer ser amado, ame"


GANDHI E O VIAJANTE - para reflexão
Conta-se que Gandhi, sempre que viajava de trem pela Índia, comprava passagem de terceira classe. Ali os passageiros, não cultivavam hábitos de higiene, nem de boas maneiras.
Certa ocasião, quando empreendia uma das suas viagens, ele chamou a atenção de um rapaz que viajava junto a ele no mesmo vagão, porque de quando em quando cuspia no chão. Diante da advertência recebida, o moço respondeu indelicadamente e repetiu várias outras vezes o gesto. Gandhi calou-se.

Depois de um bom tempo de viagem, o rapaz pegou no seu violão, e começou a tocar e cantar músicas que exaltavam o grande líder e herói GANDHI.

Quando, finalmente, o trem parou na estação desejada, Gandhi levantou-se preparando-se para descer. O jovem, que também ficaria ali, juntou suas coisas para sair. Na estação, ele percebeu que alguém de certa importância e grande respeito estaria chegando, porque havia uma enorme recepção organizada com músicas instrumentais, fogos de artifício e discurso. Parou para ver . . . Era Gandhi quem chegava . . .

Ele então, juntou-se a multidão para recepcionar o ídolo. Só quando avistou o homenageado, é que se deu conta que o passageiro a quem havia respondido de maneira tão descortês e insolente, era exatamente aquele que havia enaltecido com tanta veemência através das suas canções. Ele não conhecia Gandhi, mas certamente entendeu que para ele, de nada significaram suas músicas e cântico.

Essa experiência pode muito bem ser aplicada em relação a Deusa.

Pois, muitos procuram apresentar-Lhe honra e louvor superficiais, “honram-Lhe com os lábios; e o coração, porém, está longe Dela.”


Em meu pensamento a vida de um cordeiro não é menos importante do que a vida de um ser humano

A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive, porque a vida não mede o tempo, mas o emprego que dela fazemos

A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados

O meu patriotismo não é exclusivo. Engloba tudo. Eu repudiaria o patriotismo que procurasse apoio na miséria ou na exploração de outras nações. O patriotismo que eu concebo não vale nada se não se conciliar sempre, sem exceções, com o maior bem e a paz de toda a humanidade

As doenças são os resultados não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos

A Terra provê o suficiente para satisfazer as necessidades de todos os homens, mas não sua ganância

A nossa felicidade vem quando nos comprazemos em reduzir o máximo possível nossas necessidades

Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo

Se queremos progredir não devemos repetir a história, mas fazer uma nova

"Só quando se vêem os próprios erros através de uma lente de aumento,
e se faz exatamente o contrário com os erros dos outros,
é que se pode chegar à justa avaliação de uns e de outros.”
(Mahatma Gandhi)


SE EU PUDESSE...

Se eu pudesse deixar algum presente a você,
deixaria aceso o sentimento de amar
a vida dos seres humanos.
A consciência de aprender tudo
o que foi ensinado pelo tempo a fora.
Lembraria os erros que foram cometidos
para que não mais se repetissem.
A capacidade de escolher novos rumos.
Deixaria para você se pudesse,
o respeito àquilo que é indispensável:
Além do pão, o trabalho.
Além do trabalho, a ação.
E, quando tudo mais faltasse, um segredo:
O de buscar no interior de si mesmo
a resposta e a força para encontrar a saída.

(Mahatma Gandhi)


Termino este textos com as palavras de Gandhi sobre Religião

“Os templos, as igrejas e centros espíritas estão lotados, mas poucos, muito poucos, compreendem e praticam o que se estuda e se ouve, enquanto fora dos círculos religiosos encontramos muitas almas que praticam a reforma íntima trabalhando anonimamente pelo bem e pela caridade.”

Observação: Podemos seguir qualquer religião e seus cultos exteriores, mas não nos esqueçamos da reforma íntima, educando nossos instintos inferiores, e revendo nossos valores.

As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?

A regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em considerarmos como uma toda a família humana. Quem faz distinção entre os fiéis da própria religião e os de outra, deseduca os membros da sua religião e abre caminho para o abandono, a irreligião.




22 comentários:

  1. esse texto e muito interessante que fala sobre a vida dele

    Armando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde armando

      agradecemos por sua participação.
      selma/marcos

      Excluir
  2. muito bom! gostei muito deste blog ! parabens pesssoal voces estao cada dia melhor! e isso ai continuem!!! abraços a todos que estao envolvidos neste trabalho

    Borges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro borges

      agradecemos seus elogios , sua visita e participação.

      volte sempre que puder
      selma/marcos

      Excluir
  3. Por que não contribuir para mudar o outro?
    Penso que o Gandhi em uma de suas máximas nos impulsiona para este fato: o da mudança. Se olharmos o outro, sentirmos suas limitações e não sugerirmos a possibilidade da mudança que sentido teria a espiritualidade. Agora, Gandhi não fala sobre pegar o indivíduo pelo braço e obrigá-lo a mudar. A proposta, penso eu, é dizer com poucas e sábias palavras que ele precisa mudar para ver algo de bom acontecer e nesse contexto perceber que a ação é recíproca, pois ao fazer bem para si estará fazendo bem para o mundo em que vive tornando-o cada vez melhor. E quando ele afirma que a mudança suporta a melhoria só pelo fato da pessoa saber que precisa mudar, penso eu, que ela já está mudando.

    Abraço

    Moisés

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde moisés

      ficamos felizes que o texto o fez refletir e entender onde queríamos chegar.

      obrigado pela visita
      selma/marcos

      Excluir
  4. Gandhi, Teresa de Calcutá entre outros foram exemplos da Era Contemporânea de ações para um mundo melhor.
    Respeito ao próximo, exclusão de palavras negativas, ajuda mútua sem medir esforços ou ver a quem são um dos exemplos. Importante também ressaltar o respeito a natureza.

    Thereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde tereza

      você esta coberta de razão quando menciona a madre tereza de calcutá como um grande exemplo assim como gandhi.

      o respeito a natureza deveria ser uma coisa bem natural e admirada , mas não é bem isso que ainda vemos.

      obrigado por sua visita e participação.
      selma/marcos

      Excluir
  5. É verdade que seu verdadeiro nome era Mohandas Karamhand Gandhi, mas era conhecido como Mahatma , que significa “grande alma”?

    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde aline

      um dos primeiros parágrafos do texto fala exatamente sobre isso.

      volte e leia de novo e sem pressa de acabar. ai você entenderá melhor.

      volte sempre
      selma/marcos

      Excluir
  6. Esse sim,é que podemos afirmar como um homem fantástico.Não pode haver palavras para defini-lo,sua grandeza é tanta que correríamos o risco da definição sair incompleta.

    Walter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde walter

      agradecemos por sua visita e participação. gandhi é um homem muito admirado até hoje.

      selma/marcos

      Excluir
  7. É verdade que Gandhi, liderou mais de 250 milhões de hindus?

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde ana

      gandhi liderou o povo hindú a sua maneira e com as armas que ele dispunha ou seja, suas palavras e atitudes.

      selma/marcos

      Excluir
  8. Pq vcs resolveram escrever sobre Gandhi?

    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde vanessa

      nós resolvemos falar sobre gandhi por sermos seus admiradores e suas idéias serem bem parecidas com a doutrina seguida pela antiga religião tradicional.

      selma/marcos

      Excluir
  9. Contra quem Mahatma Gandhi lutou?
    minha mãe ta me obrigando faze uma pesquisa sobre esse cara, e quero sabe contra quem ele lutou eu ja sei o porque só que não sei contra quem?

    Laerte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde laerte

      o texto é longo mas esta bem explicativo é só ter um pouco de concentração e entenderá tudo que esta escrito.

      sua mãe esta querendo que tenhas conhecimento e evolua como homem.

      outra coisa , valorize a nossa língua portuguesa e não esqueça de por o r nas palavras . ex: fazer , saber etc

      grande abraço
      selma/marcos

      Excluir
  10. Mohandas

    Ghandi foi uma resposta viva contra a hipocrisia e a demagogia.
    Pregava a paz e a humildade e viveu com um ser pacifico e humilde.
    Nosso mundo esta cheio (bota muito nisso) de fariseus.
    Enganadores da credulidade dos menos esclarecidos.

    “Grande Alma”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro mohandas

      agradecemos sua participação e visita e concordamos com suas palavras.

      volte sempre
      selma/marcos

      Excluir
  11. Selma, amiga mas que linda postagem! Eu adoro Gandhi, um Homem notável, um Sábio Mestre!
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  12. Que lindo amiga, amei uma tremenda lição esse grande homem trouxe para nossas vidas, beijinhos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...