domingo, 26 de julho de 2015

OS SEGREDOS DAS VELAS


Quando acendemos uma vela e temos alguma intenção em mente, este já se tornou um ato mágico.

As velas são um meio simples de realizarmos uma operação mística, um ritual ou ancorarmos nosso anjo da guarda.

A chama representa nosso plano mental e a vela em si não é nada mais, nada menos do que uma maneira de focalizarmos nossa atenção e nos concentrarmos para nos ligarmos ao astral superior e efetuarmos nossos pedidos e agradecimentos.

A vela tem um significado profundo e singelo ao mesmo tempo. Como só ilumina quando se consome, lembra nosso aniquilamento para ser luz do mundo.

Por isso, ela é usada em muitos atos litúrgicos e extra-litúrgicos.
Temos de diferenciar as velas do altar (para a Missa) das velas acesas em veneração a um santo ou a Deusa mesmo. 

As velas que se acendem no altar são próprias para o culto litúrgico, e a Instrução Geral para o Missas, cultos e as rubricas dos demais ritos dão diretrizes para seu uso. 

Já as usadas nos oratórios e nos altares laterais são para devoção pessoal (pagar uma promessa, pedir uma graça etc).Você sabe porque temos o costume de acender uma vela para pedir uma benção ou orar por um ente querido?

Ou ainda para agradecer uma graça alcançada?
Muitas vezes, estamos tão condicionados ao ato que nos esquecemos de pensar ou ir atrás da sua essência e origem e é por isso que vou falar sobre essa ação, que tem um significado e um sentido muito mais profundo e especial, do que o simples ato de acender uma vela. Isso falando em maneira geral, sem distinguir religião.

Devemos sempre utilizar velas novas (virgens) e dependendo do ritual elas podem ser acesas em qualquer lugar e em qualquer altura.

Antes de acender uma vela é bom conservá-la entre as mãos por alguns minutos. Nossas mãos devem estar limpas para que possamos energizar a vela com nossos fluidos e pensamentos.

O silêncio é muito importante nos rituais místicos.
Lembre-se que nosso pensamento é energia e portanto pode tomar forma, isso é tão benéfico quanto perigoso.

Saiba pedir, faça uma projeção mental de suas necessidades sempre de maneira positiva, principalmente se o ritual for uma ancoragem de anjo da guarda. Os anjos não entendem frases negativas, nem passado, nem futuro, só o presente positivo.


Na Bruxaria o brilho suave e delicado da luz de velas cria uma disposição romântica, invoca os espíritos e utiliza o antigo elemento Fogo, conhecido como o elemento sagrado da transformação mágica.A chama dançante de uma vela emana energia mística, e há séculos, é usada por Bruxas e magos como instrumento gerador da atmosfera propícia ao feitiço, vidência e meditação; ela é aquela que bane a escuridão.

O simbolismo de criar luz na escuridão também está por trás do uso
das velas em rituais de magia.A cera corresponde ao corpo físico; o pavio,
à mente, e a chama, ao espírito ou alma.

Na magia aplicada ancestral, se trabalha muito com velas, elas são como oferendas de iluminação - quando usadas para esse proposito: oferecer.
Porque a luz, foi a primeira coisa a ser criada (segundo várias culturas).
Então como conjuradoras anciãs, somos capazes de criar a luz .

Na bruxaria Ancestral usamo as velas ritualísticas conjuradas, a formulação das velas ritualísticas são diferentes das comuns, são elaboradas com ervas, e composições mágicas, para cada direcionamento necessário para o ritual.
E cada vela ritualística é "trabalhada" em todas as etapas, a começar pela consagração da parafina e das essências.

Para cada direcionamento mágico, há uma vela específica para os rituais.
Na Magia Ancestral, todas as velas devem ser untadas (vestidas), com óleos ritualísticos para o fim determinado, independente da vela, mesmo as simples.


Uso mágico das Velas

Umas das mais simples formas de magia que sobreviveu a passagem dos séculos e ainda usada pelos adeptos do paganismo é aquela feita com o uso de velas.

É importante para o uso mágico é que a vela nunca tenha sido usada.
Sob nenhuma circunstância velas já usadas para iluminar um quarto ou enfeitar uma mesa devem ser reaproveitadas para fins ocultos, especialmente se a vela já tiver sido dedicada a alguma outra circunstância especial, como a um jantar romântico ou a em homenagem a uma pessoa falecida. 

A razão para sempre utilizarmos estas velas virgens é porque qualquer material de segunda mão já carrega consigo as vibrações originais de seu uso anterior e isso pode ser prejudicial a nossa intenção mágica. 

Por este motivo nós da Bruxaria Ancestral preferimos nossas velas ritualísticas, ungida ou "vestida" e conjuradas, como é chamado dentro da tradição.O propósito de vestir a a vela é estabelecer uma ligação psíquica entre ela e você por meio de uma experiência sensorial primitiva. Na medida que tocamos a vela enquanto a vestimos estamos carregando nossas vibrações pessoais nela ao mesmo tempo que nos concentramos no desejo de seu ato mágico.

A forma mais simples de se aplicar a magia das velas é escrevendo seu desejo em um pedaço virgem de papel. Você pode usar uma cor que combine com a da vela escolhida e escrever seu intendo usando algum alfabeto mágico como o tebano, enoquiano ou malaquiano, etc..

E usando uma vela ritualística, o objetivo desejado é alcançado com mais objetividade e certeza.

Jamais reaproveite a vela usada em um ritual. Terminado o seu ritual as velas são apagadas e você pode guardá-las ou mesmo jogá-las fora, mas nunca reutilize velas ritualísticas, mesmo que tenham ficado "com pouco uso" .Se fizer esse reaproveitamento seu ritual será anulado, podendo até gerar efeito contrário ao que era esperado.

Todo e qualquer ritual, sendo executado corretamente, usará forças sutís que se não forem manipuladas de forma adequada poderão até se voltar contra o operador.

Na Bruxaria Ancestral usamos também as Velas de Dupla Ação ou de Reversão.

Essas velas são fabricadas em duas cores de cera e são usadas para dois objetivos ou para reverter encantamentos; somente a parte inferior é imersa em outra cor. Por exemplo, uma vela verde com a metade inferior mergulhada em preto se destina a atrair prosperidade e repelir a negatividade e a má sorte.Velas de sarcófago,trata-se de uma vela com a forma de um sarcófago.

É usada para afastar a doença, a morte ou qualquer situação de perigo.
A vela em forma de crânio funciona de uma maneira bastante semelhante.


A cor é um elemento definitivo num ritual com velas. As cores estão ligadas às emoções e desejos humanos. As cores são luzes que vibram com energia e comprimentos de onda diferentes, como na cromoterapia, cada cor tem sua função específica.

Acender uma vela é umas das mais antigas e usadas nas artes mágicas. As maiorias das pessoas podem ate não saber, mas mesmo sem querer uma vez ou outra já praticou a magia das velas ate mesmo num simples gesto de fazer um pedido e apagar as tão famosas velinhas de aniversario.

Seja nos rituais mais simples, seja nos mais complexos, o uso das velas é praticamente indispensável.
Não há como praticar magia sem velas, simples assim...


As Cores e as Velas

Cada cor tem seu simbolismo próprio e representa necessidades físicas, intelectuais e espirituais. Abaixo você poderá descobrir as vibrações benéficas de cada cor.

Branca: Harmonia, paz, equilíbrio, ascensão, emoções, assuntos familiares. Afasta o gênio contrário. Usada na cura de qualquer doença.

Azul: Limpeza espiritual, força, poder, fé, dinheiro, assuntos jurídicos, negócios, trabalho,. Afecções da garganta, dentes, dor de cabeça, enxaqueca e insônia.

Amarela: Inteligência, estudos, habilidade mental, justiça, sabedoria, mudanças. Problemas de estomago, pele e doenças nervosas.

Rosa: Relações afetivas, para encontrar a alma gêmea, emanar bons fluidos.

Verde: Saúde física, fartura, abundância, calma, relaxamento mental. Problemas cardíacos, pressão alta e úlceras.

Vermelha: Força, coragem, situações de emergência, energia sexual. Debilidade física, resfriados e deficiências vitamínicas.

Violeta ou Lilás: É a cor da espiritualidade, transforma tudo o que é negativo em forças positivas.

SELMA - 3FASESDALUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário