sexta-feira, 28 de junho de 2013

As duas faces da inveja.


Aqueles que são invejados entristecem-se com o rancor que sentem à sua volta; se são orgulhosos, por receio de algum prejuízo; se generosos, por compaixão dos que invejam. Mas depressa se alegram: se me invejam, isso quer dizer que tenho um valor, dos méritos, das graças; quer dizer que sentem e reconhecem a minha grandeza, o meu triunfo.

A inveja é a sombra obrigatória do gênio e da glória, e os invejosos não passam, de forma odiosa, de admiradores rebeldes e testemunhas involuntárias. Não custa muito perdoar-lhes, quando existe o direito de me comprazer e desprezá-los. Posso mesmo estar-lhes, com frequência, gratos pelo facto de o veneno da inveja ser, para os indolentes, um vinho generoso que confere novo vigor para novas obras e novas conquistas. 

A melhor vingança contra aqueles que me pretendem rebaixar consiste em ensaiar um voo para um cume mais elevado. E talvez não subisse tanto sem o impulso de quem me queria por terra.

O indivíduo verdadeiramente sagaz faz mais: serve-se da própria difamação para retocar melhor o seu retrato e suprimir as sombras que lhe afetam a luz.

O invejoso torna-se, sem querer, o colaborador da sua perfeição

Giovanni Papini, in 'Relatório Sobre os Homens'
Das fraquezas humanas talvez a inveja seja a mais sórdida.Invejar o outro é reconhecer-se inferior.Não há como se proteger de um olhar invejoso, que constrange profundamente quem é alvo dele.Segunda face da inveja? Não. Ela tem uma só: rancor.

FONTE: GOOGLE

10 comentários:

  1. Temos que colocar o dedo na ferida da imperfeição humana, sempre em prol da tal reflexão que faz parte do seu (bom) desassossego.
    Desta vez traz-nos a inveja na ementa, mas vou pedir escusa para a comentar. É que, desta vez, não me posso sentar (ai a pressa, e eu que tanto a critico!) pois há umas paisagens à minha espera. Até breve!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Me permite, eu gostaria de dizer que existem situações que a inveja não é ruim. Eu irei explicar. Penso que a inveja pode ser boa, não quando resulta no constrangimento do próximo, mas quando nos leva a buscar uma melhora no nosso ser. Será que eu me fiz entender?! Ou fui muito bagunçado no meu escrever? Hehehe...
    Bom, qualquer coisa eu volto aqui e tento elucidar com alguns exemplos palpáveis!
    Fique com Deus.

    Hebert

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post.
    na minha opinião,a inveja é sempre negativa. não acredito em inveja boa.
    e a inveja é muito perigosa, podendo causar muitos danos, porque, normalmente, usa todas as armas para destruir quem inveja. o invejoso não quer ser igual ao invejado e assim suplantar aquilo que o diferencia. o invejoso quer o que o invejado tem, nem sequer lhe dá hipótese de dividir com ele o objecto da inveja.

    Ema

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos! O texto é muito sábio e verdadeiro!
    senti, e absorvi a profundidade do que quis
    nos passar através dessas palavras... Amo te ler! Aplausos a ti!!! Carinhos a vocês... Bjsss

    Ana

    ResponderExcluir
  5. Vim parar aqui pela mão das 3 Marias e adorei. Os sentimentos deveriam ser sempre altruistas mas, a inveja, é verdadeiramente, um sentimento inferior.
    Parabéns

    José

    ResponderExcluir
  6. também não suporto a inveja. Vi esse ácido corroer mentes inteligentes e almas sensatas... Mas, infelizmente, não creio que o invejoso tenha espelhos para se ver e se redimir,e se ,por ventura, isso acontecesse, O Retrato de Dorian Gray não repousaria tanto nas estantes das casas e bibliotecas.Mas a vil aparência continua sendo confundida com essência...
    mil beijos, meus amigos...

    ResponderExcluir
  7. Este tema deixa-me "de rastos". Gostava imenso de falar dele, se calhar até me sentiria melhor... Mas é demasiado doloroso pessoalmente por situações que tive de "encarar"...

    Jorge

    ResponderExcluir
  8. Continuo a ver as tais paisagens, e tão depressa não as largarei. Valeu-me que alguém tivesse a amabilidade de me ceder o seu portátil para aqui dar um saltinho. Fica, no entanto, a constatação de que o tema foi bem tratado pelos comentaristas.
    Numa das suas réplicas, chamou-me a atenção a expressão "O invejoso suga a energia positiva do invejado...". Ora, por associação de ideias, isso poderá levar-nos a uma questão que extravasa o âmbito desta, mas que é igualmente aliciante: as pessoas que se alimentam da energia dos outros. Creio que também daria uma conversa interessante, não acha?
    Vou continuar a "paisajar" por uns tempos, e nem sempre haverá um computador acessível. Mas, sempre que puder, darei aqui um saltinho, pois é sempre um prazer ler o que escreve.

    vanessa

    ResponderExcluir
  9. Estou sentindo na pele tudo isso,vcs diz claramente tudo sobre esse ser inferior, ele destroi o invejado. Neste momento meu coração está endurecido e chego a desejar que o invejoso destruidor se consuma no próprio veneno.

    Lara

    ResponderExcluir
  10. Menina, achei esta frase perfeita:
    "E talvez não subisse tanto sem o impulso de quem me queria por terra"
    Vou guardar para minha vida e é isso mesmo!
    Adorei o post!
    Beijos, boas energias sempre e te desejo um ótimo final de semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir