“Desde que as estrelas caem do céu e nossos símbolos mais altos jazem empalidecidos, uma vida secreta baila no inconsciente.
Nosso inconsciente esconde água vivente, espírito que se tornou natureza, e por isto se perturba.
O céu se tornou para nós o espaço cósmico dos físicos, e o supremo divino uma memória justa de coisas passadas.
Mas "o coração arde", e uma inquietude secreta roe as raízes de nosso ser. (C. G. Jung).
Os sonhos são vistos como o presságio em que mais podemos confiar desde os primórdios da humanidade, Bruxos, sacerdotes e sacerdotisas pagãos e xamãns têm-nos utilizado para adivinhar o futuro.
Para muitos povos e culturas, os sonhos também podem trazer uma grande gama de informações divinatórias.
Se seu sonho mora atrás da montanha, aprenda a escalar com manha. E se ainda o acha impossível, torne-o menos cheio de empecilho, pois não adianta você querer ter um pedaço do céu se ele fica tão longe de ti. Sonhar é ter dentro de si um pouco de magia.
Os sonhos podem ser uma fonte maravilhosa de autoconhecimento e percepção pessoal. No entanto, os sonhos de relacionamento têm luz própria. Ao apresentar uma visão clara da essência de uma relação, revelamos nossos sentimentos verdadeiros, esperanças e desejos, sem a censura habitual da consciência. Além disso, permitem enxergar os outros como realmente são, e não como desejaríamos que fossem. É por isso que os sonhos nos ajudam a agir melhor com o companheiro, amigos e familiares e a enfrentar e superar as dificuldades de qualquer relação, pois eliminam os ressentimentos e facilitam a comunicação.
Existem vários tipos diferentes de sonhos: pesadelos ou imagens torcidas que, muitas vezes, são causadas por pressões do ambiente ou por problemas físicos, sonhos causados por emoções suprimidas, experiências fora do corpo (também conhecidas como projeções astrais) e sonhos proféticos, que são sonhos vívidos relacionados a acontecimentos futuros.
Um número significativo de sonhos é de natureza profética, especialmente aqueles que acontecem três noites seguidas, de acordo com a tradição popular. Os sonhos proféticos, quando corretamente interpretados, podem revelar o futuro, tanto por quadros diretos como por simbolismo.
Mayadevi, mãe do Buda Sidarta Gautama, enquanto estava grávida teve um sonho onde um elefante branco voando pelo céu vinha visitá-la e então ingressava em seu útero, e assim ela soube que conceberia uma criança pura e poderosa, pois na Índia o elefante simboliza a sabedoria, tendo também no sonho ele vindo do céu, Tushita (a terra pura onde habita o Buda Maitreya).
Alguns trechos de um livro de Rosa de Souza – “Pergunte aos seus sonhos”
“A magia dos sonhos vem do fato de que, quando dormimos, o ego também dorme.
Seres humanos são, essencialmente, seres cósmicos atravessando uma experiência física. (…) Vivemos simultaneamente em pelo menos dois mundos.” Quando os gregos queriam ter certo tipo de sonho, dormiam uma noite no templo dedicado ao deus que lhe fosse apropriado.
Uma noite, o fisiólogo Otto Loewi adormeceu pensando na sua teoria sobre a transmissão de impulsos do sistema nervoso. Nessa noite, ele sonhou com uma experiência, que no dia seguinte realizou em seu laboratório, exatamente da mesma maneira como tinha sonhado. Sua invenção passou de teoria a realidade concreta, podendo ser provada, o que o levou a ser laureado com o Prêmio Nobel.
Outro exemplo é o de Thomas Edison. Depois de mais de mil tentativas descobriu o elemento final que permitiu a lâmpada ficar acesa mais de alguns segundos. Esse filamento é usado até hoje. Foi durante um sonho que Edison visualizou esse filamento, fazendo uma das maiores descobertas dos tempos modernos.
Voltaire, um cético, que estudou metafísica para desmistificá-la, tornou-se um grande metafísico, acreditando no poder dos sonhos.
O exemplo clássico desse fato é o sonho do Faraó do Egito: O Faraó sonhou com sete vacas magras que devoravam sete vacas gordas, então José, numa predição simbólica, anunciou-lhe sete anos de fome que se seguiriam aos sete anos de fartura que o Egito conhecera. Com base nessa interpretação o Faraó, tomou então medidas que possibilitou a sobrevivência do povo Egípcio durante os anos maus e ainda comercializou o excedente com os povos vizinhos que não tomaram as mesmas precauções.
Uma noite, o fisiólogo Otto Loewi adormeceu pensando na sua teoria sobre a transmissão de impulsos do sistema nervoso. Nessa noite, ele sonhou com uma experiência, que no dia seguinte realizou em seu laboratório, exatamente da mesma maneira como tinha sonhado. Sua invenção passou de teoria a realidade concreta, podendo ser provada, o que o levou a ser laureado com o Prêmio Nobel.
Outro exemplo é o de Thomas Edison. Depois de mais de mil tentativas descobriu o elemento final que permitiu a lâmpada ficar acesa mais de alguns segundos. Esse filamento é usado até hoje. Foi durante um sonho que Edison visualizou esse filamento, fazendo uma das maiores descobertas dos tempos modernos.
Voltaire, um cético, que estudou metafísica para desmistificá-la, tornou-se um grande metafísico, acreditando no poder dos sonhos.
Sonhos trazem consigo novas perspectivas e
novas realidades. Sonhos podem ser experiências iluminativas. Eles podem nos
guiar, aconselhar, além de responder as nossas perguntas. Em resumo: os sonhos
podem nos oferecer o poder de transformar as nossas vidas e a nós mesmos”
A Magia é uma imensa dádiva! E por ser tão imensa, gera
responsabilidades do mesmo tamanho.
Prestar atenção e querer ver nos sonhos um sentido, é
antes de tudo entender que o sonho é para o indivíduo a possibilidade de
resgatar o significado, e a conexão com a totalidade do seu SER.
Ser humano que somos.
Entenda a Magia dos sonhos como ela é, sem véus e sem máscaras, e use
seus dons com sabedoria, certo de que você é livre para fazer o que desejar,
mas que todos os seus atos se transformarão em consequências.
concordo plenamente com o texto. Já sonhei diversas coisas que aconteceram comigo posteriormente é como se fosse previsões ou avisos, até brinco com meus familiares que gostaria de sonhar com os números da MEGA mas…abraços a todos, profª Debora
ResponderExcluirQuando seu ponto de referência interno é o seu espírito, quando você é imune ao criticismo e não teme nenhum desafio, pode dominar o poder do amor e usar a energia criativamente para a experiência da riqueza e da evolução.
ResponderExcluirEm A Arte de Sonhar, Don Juan diz a Carlos Castañeda: “… muito de nossa energia é usado para sustentar a nossa empáfia… Se conseguíssemos perder um pouco dessa empáfia, duas coisas extraordinárias aconteceriam: liberaríamos essa energia que tenta preservar a noção ilusória de nossa grandeza e teríamos energia sobrando para vislumbrar a verdadeira grandeza do universo.
ines
Parabéns pelo texto.
ResponderExcluirE um ótimo final de semana a todos.
Pedro
Porque muitas vezes não lembramos dos nossos sonhos?
ResponderExcluirEssa é uma pergunta que muitos fazem
Augusto
São sonhos prévio que vão realizar e depois de realizados ficamos com a sensação de uma coisa que já tinha acontecido!Pois é esse sonho que esquecemos!
Excluirótimo post, como sempre
ResponderExcluirQual a diferença entre sonho e projeção astral?
Antonia
Tenho sonambulismo: ando, converso, tomo banho, escovo os dentes ainda dormindo. Isso pode ser por causa dos sonhos que tenho?
ResponderExcluirCarlos
Post maravilhoso!!!Parabéns!
ResponderExcluirObrigada por visitar o DIÁRIO FEMININO. Já estou te seguindo também.
Bjs!!!
Eliane
Hola Selma.
ResponderExcluirUna entrada muy interesante. He tenido sueños asombrosos que después se hicieron realidad tal y como los soñé. Ahora hace mucho que no recuerdo mis sueños, pero es así como lo cuentas. Gracias por esta entrada.
Un abrazo.
Moon.
PD; tus Nicks ,no me remiten a tu blog, me envian a Google + ; y el Nick de seguidora no lleva el enlace a tu blog. he llegado hasta aquí por el enlace que has dejado en el comentario, bess.
Olá Selma adorei seu blog é maravilhoso!!!
ResponderExcluirBjos, Theo
Selama ,tu entrada me parece muy interesante,has tocado un tema que me fascina.
ResponderExcluirMe has gustado mucho.
Besos.
Selma,acredito muito nas msgs simbólicas que os sonhos nos trazem!Perfeita a sua msg nesse completo texto sobre o assunto!Bjs e boa semana!
ResponderExcluirOla selma, me encanta este tema, minha avo tinha um livro sobre sonhos e sempre olhamos, eu sou apaixonada por interpretar sonhos. Eles realmente trazer solucoes.
ResponderExcluirUm grande beijo.
ResponderExcluirQuerida amiga Selma!!!
Obrigado pela sua visita e carinho no meu espaço. Seu BLog. é maravilhoso. Seus conteúdos poéticos. lindos. Está de parabéns. Já sou seu seguidor.
Como prova de carinho e início de uma duradoura
Amizade, lhe presenteio com o selinho “Esse Blog. é
Ouro” . Gentileza pegar em meu Blog., no início, em
“Selo para os amigos”. Está sem código. Basta copiar
Para seus arquivos e colar no campo imagem do
Layout de seu blog, ok? Espero que gostes.
Beijos de luz !!!!!
POETA CIGAN O- 03/12-2012
http://carlosrimolo.blogspot.com
AMIGA vc sempre tem textos longos e muito eruditos....
ResponderExcluiros ensinamentos propostos aqui precisam de tempo
Eu gostei do seu blog é uma maravilha saber de coisas que acredito sonhos lidos poemas em fim e um sonho mesmo o seu blog!o meu email é kayarte@hotmail.com estou no facebook com nome Tony Kaya Barbosa
ResponderExcluir