sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
OS ANIMAIS DA RELIGIÃO ANTIGA - 2
Para nós, da Religião Antiga , o Animal de poder - é o detentor da nossa energia vital. Como força do Inconsciente Coletivo, o poder do animal deve ser reconhecido e domado, caso contrário ele se manifestará na nossa Sombra como comportamentos que nos tomam.
As mais remotas manifestações artísticas, as pinturas rupestres, tratam da relação íntima entre os seres humanos e os animais. Esses eram reverenciados como companheiros de jornada e alimento sagrado. Antes de cada caçada, sempre havia um ritual propiciatório (que se revela nas pinturas rupestres), no qual os animais eram honrados e reverenciados com a gratidão de todos, pelo alimento que propiciava à vida.
Os tempos eram outros e a grande Mãe Terra reinava absoluta nos corações da raça humana e todos os seres humanos, incluindo os animais, as pedras, a água, o fogo, o ar que nós respiramos. A palavra de ordem era colaboração, e o Poder era da responsabilidade pelos semelhantes e pela Teia da Vida.
Posteriormente vamos encontrar esta ligação dos animais com o ser humano nos mitos dos Heróis ou como companheiros dos deuses(as), indicando que a associação perdurava e que, da sabedoria e esperteza dos animais, os heróis e deuses(as) retiravam a força de suas hercúleas tarefas. Nos dias de hoje, em que a colaboração foi substituída pela competição e o poder é dominação, cabe pensar onde estamos pondo ou escondendo esta força instintual que arquetipicamente faz parte de nossa herança ancestral.
Ao conhecermos a força do nosso animal de poder, sua energia fica à serviço da luz e dela recebemos saúde física e psíquica, intuição, reconhecimento e respeito pelo belo animal humano que somos.
Muitas das manifestações divinas das culturas xamânicas têm ligações muito fortes com os animais, como a grande deusa Hera (grega) e seus olhos de vaca, a Morrigan (celta) e o corvo guardião da morte, Ceridwen (celta) que se transforma em vários animais na lenda de perseguição ao Gwion, Bast (egípcia) na sua forma de gata, Ganesha (hindu) na sua forma de elefante. Não precisamos ir tão longe: uma das mais lindas lendas Guarani conta que o Grande Espírito Ñamandu se manifesta na forma de um colibri e com sua sutileza, observa a totalidade do mundo espiritual.
Esteja nossa vida precisando de um empurrão de um búfalo, a força de um leão, a calma de uma tartaruga, a inteligência de um corvo, a sabedoria do salmão, a sedução da serpente, a beleza do pavão, o pensamento do humano, ou seja, lá o que for, temos amigos para convidar e junto com eles compartilhar nossas experiências, nosso caminho, recebendo a ajuda que precisamos, a visão que precisamos ter, mas também a alegria a dividir.
Acredita-se que houve uma época, em que os humanos ficavam cercados de animais e reconheciam o parentesco com eles. Os animais possuem forças espirituais assim como os homens.
A Simbologia animal está profundamente gravada no inconsciente coletivo da humanidade.Herdamos sentimentos e recordações inconscientes que condicionam nosso comportamento consciente.
Segundo as tradições da religião antiga , cada um de nós tem pelo menos um espírito de animal, que nos dá de presente suas qualidades e muitas vezes até semelhanças. Não é à toa quando se diz que determinada pessoas tem olhar de lince ou coisas do gênero.
Dos animais podería-se tirar e entender mais mensagens que eram aprendidas a partir da simples observação de seu hábitos e interação com o ambiente. De uma águia podemos retirar a lição de liberdade, coragem, foco, altos ideais, visão poder e espírito. Os animais podem nos ensinar muito.
Cada animal traz seus talentos, ou uma essência espiritual, e através disso, cada um com sua própria medicina, trasmitem- nos a sua sabedoria.
Uma Bruxa tem a facilidade de atravessar mundos, de encontrar animais de poder, de interagir com a natureza e com os animais, tal simbologia da Bruxaria e a árvore da vida nos remonta que como uma árvore devemos entender nossa ancestralidade, nossa introspecção, nosso meio externo. Através da visão da Bruxa, ela vai em busca de sua maior caça, ela própria, o auto-entendimento, e a sua relação com o êxtase de elevação voltado aos galhos apontando para o céu.
A Bruxaria é rica a respeito da travessia entre os mundos, colocando vários portais sobre a terra. É muito citado nas doutrinas as nove árvores de avelã que crescem em torno das bordas de um lago, estas aveleiras deixam cair seus frutos, que são o símbolo da sabedoria e da inspiração oculta nas águas deste lago, onde a água é também conhecida como fator inicial da vida, dentro do lago vivem cinco salmões, que comem as mesmas, quem come do salmão recebe a sabedoria, o salmão possui além dos atributos de sua esperteza, também o da beleza, fora o fato que o salmão é como um navegador do lago da vida, isso nos traz a lembrança de um peregrino caminhando pelos mistérios da vida.
A sabedoria da avelã é a visão que engloba todo o Universo, ou seja, para as bruxas e os bruxos tudo está incluso e perfeitamente equilibrado entre os mundos, quem consome a avelã concebe o equilíbrio aos mundos, a perfeita consciência dos caminhos entre ser e estar, do interior e exterior, da migração da alma, do começo ao fim e ao chegar ao fim voltar ao começo, a avelã é a semente da arvore da vida, é a contemplação, tudo nasce dali e se projeta e volta a se tornar semente e assim se cumpre o ciclo.
Mora em minha veia uma ancestralidade da religião antiga, de alma de bruxa, que serve a Grande Mãe e cresce com conhecimento . O espírito aliado ao poder de penetrar em nossa consciência devotiva é a única forma de promovermos uma cura real. Isto é parte do processo iniciático de quem toca a força criadora da Grande Mãe e dela passa a residir no que a pajelança chama de Grande Mistério.
A energia da Águia representa a força da Grande Mãe Terra. Pairando nas alturas, em meio às nuvens, a Águia está perto do firmamento, onde reside a Grande Mãe Terra .
Os antigos consideravam o seu animal de Poder como “AQUILO” que lhes dava força e vitalidade, e que este animal, o espírito dele, estava sempre nos rondando, nos protegendo, sempre por perto, sem se afastar muito.
Poderia continuar a falar de outros exemplos, mas se ainda não sabe qual é o seu, o melhor é você procurar saber ou se prefere a companhia de muitas pessoas, como os lobos que andam em matilhas, e dai por diante.
Seu animal de poder, a partir do momento em que seja despertado, será sempre fiel seu ajudante infalível.
Ultimamente tenho visto, lido e escutado bastante sobre esses animais, e tenho quase certeza de que o lobo é o meu animal protetor. Mas como ter certeza? Muito boa postagem
ResponderExcluirVagner
caro vagner
Excluirantes de tudo estamos agradecidos por nos visitar e aproveitamos para convida lo a ir a nossa primeira postagem sobre esse assunto e assim depois você voltar a essa que muitas das suas duvidas se dissiparão.
selma/marcos
Vooce não pode revelar o seu animal protetor?
ResponderExcluirvictor
boa noite victor
Excluirtemos nossos segredos e não podemos revelar quem nos guarda.
continue a nos acompanhar
selma/marcos
Exclarecedor o seu post,
ResponderExcluirconfesso que não li tudo, pois ainda tenho uns trabalhos pra terminar ainda hoje. Depois volto pra terminar de ler.
Gabriela
bicho preguiça
ExcluirGente do céu, que lindo!! Adoro exoterismo e não sei nada a ponto de me aprofundar. Mas agora já tenho um canal aberto, que bom! Voltarei mais tarde para continuar te lendo. Aqui tudo é mágico, acredite!
ResponderExcluircristal
boa noite cristal
Excluiragradecemos todos elogios feitos ao nosso blog e para que você se aprofunde e bom ler muitas vezes as postagens ,e que a cada leitura novas coisas se esclarecerão.
selma/marcos
Há uma “magia” semelhante, mas que serve para recém nascidos. Na altura fazia-se para o animal acompanhar e proteger. Colocava-se farinha em circulo e o berço no meio. A porta ficava aberta durante a noite. Após o invocar semelhante ao seu, no dia a seguir as pegadas que surgissem no circulo seria do seu animal. Obrigada pelo seu blog!
ResponderExcluirPatricia
boa noite patricia
Excluircrendices nada tem a ver com nossa religião , não temos conhecimento de tal magia.
isso não existe
selma/marcos
Gostaria de saber algum ritual de REconexão com o animal protetor, sei qual é o meu mas não sei nenhum ritual que não seja somente para despertá-lo, quero um que me conecte mais com ele. obrigada
ResponderExcluiramanda
boa noite amanda
Excluirnão ensinamos rituais, existem lugares apropriados para isso.
nossa função e de levar conhecimento sobre a religião antiga
selma/marcos
Nossa, adorei, estou cada vez mais facinado com esse mundo da magia, vcs sempre tem novidades
ResponderExcluirAntonio
caro antonio
Excluirobrigado pelos elgios e por sua assidua presença, mas isso não é nenhuma novidade , ja tinhamos publicado uma matéria sobre esse assunto.
volte sempre
selma/marcos
oi quero sabe qual e o meu tambem, como faço?
ResponderExcluirjardel
boa noite jardel
Excluirvocê deveria ler muito , e entender melhor o que estamos levando as pessoas
Olá, sempre quis saber qual é o meu animal de poder…mas tenho medo porque tenho muitas dúvidas.. vou descobrir meu animal de poder com certeza se eu fizer algum ritual? Oque vou sentir? Como vou saber identificar o animal? Me ajudem!! Obrigadaa… bjss
ResponderExcluirraissa
boa noite raissa
Excluiras pessoas para chegarem a esse ponto requer muito conhecimento e não é qualquer pessoa que tem esse poder ( não quiz dizer que você nao posso adquirir esse poder um dia )mas deverá ter anos e anos de estudos e não é com qualquer ritual que você irá conseguir isso.
cuidado com o que você lê na internet sobre esse assunto isso é uma coisa muito séria.
estude mais
selma/marcos
Muito bom texto,, mas no que muda a vida depois de conhecer o animal de poder?
ResponderExcluirketty
boa noite ketty
Excluircaso você venha a ter essa honra você descobrirá e verá como a sua vida vai mudar.
selma/marcos
como é feito o ritual,e se o animal for muito ´´poderoso´´ tem algum risco disso sair fora de controle??
ResponderExcluirwendell
boa noite wendell
Excluirmais uma vez voltamos a repetir que não ensinamos rituais
cada animal tem algum significado,isso quer dizer q temos a personalidade parecida ou igual a deles???eles entao nos protegem e nos ganhamos aguma abilidade deles,tipo,astucia…???
ResponderExcluircesar
boa noite cesar
Excluirnao deixamos de ter nossas açoes por termos nossos animais. por exemplo,,,não voamos,,não uivamos,,,não comemos ratos assim como eles tambem não dirigem automoveis ou andam de bicicletas.
continuamos da mesma forma que a grande mãe nos fez
selma/marcos
sinceramente me interessei pelo assunto logo quando vi ao filme shaman king,em quetao de procurar saber o que é shaman qual a sua funçao ai vi esse assunto de animal de poder me interessei,salvei no computador o ritual,eu quero saber qual é o meu animal se é q eu tenho,sabe pq essa duvida?!È pq sou evangelico e nisso agente aprende muitas coisas do que devemos e do que nao devemos fazer por evidencia disso fico meio apreencivo, dependendo do assunto é claro,mas quando envolve ritual logo pensamos em coisas satanicas mas eu quero saber se de fato eu tenho esse toten e quero desenvolver as abilidades dele sem deixar de ser evangelico e principalmente sem deixar a Deus o meu criador
ResponderExcluirJunior
boa noite junior
Excluirque grande confusão paira em sua cabeça, se você realmente for evangélico siga sua doutrina e não misture as coisas.
mais uma coisa,, nao acreditamos em satã , não temos nada com isso , nossa religião é de amor a vida e a todos os seres vivos que existem nessa terra.
que os deuses e a grande mãe ilumine seu caminho
selma/marcos
fascinante tema y las ilustraciones muy buenas!
ResponderExcluirun beso.
prezada phausca
Excluirmuy agradecidos por su visita, esperamos su regreso.
besos
selma/marcos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei muito deste texto !! Gostaria de descobrir o meu quando for o momento e entender + um pouco !!! De uma coisa eu sei que de um tempo pra ca a maioria das pessoas esqueceram o respeito por tudo desde a natureza e animais e o respeito a si mesmo e a Deus !!!
ResponderExcluir