sábado, 22 de março de 2014

O EQUINÓCIO DA PRIMAVERA - OSTARA


"O Sol arma a si mesmo no equinócio da primavera." (Robert Graves)


A lua e a escuridão estão em equilíbrio, mas a luz está dominando as trevas. No equinócio de primavera, o dia e a noite têm igual duração, mas a partir deste dia os dias serão mais longos, com a proximidade do verão.

Ostara é o festival em homenagem à Deusa Oster, Senhora da Fertilidade, cujo símbolo é o coelho. Foi desse antigo festival que teve origem a Páscoa. Os membros do coven usam grinaldas, e o altar deve ser enfeitado com flores da época. É um costume muito antigo colocar ovos pintados no altar. Eles simbolizam a fecundidade e a renovação. Os ovos podem ser pintados crus e depois enterrados, ou cozidos e comidos enquanto mentalizamos nossos desejos. Antes de comê-los, os membros do coven devem girar de mãos dadas em volta do altar para energizar os pedidos. Os ovos devem ser decorados com símbolos mágicos, ou de acordo com a criatividade. Os pedidos devem ser voltados à fertilidade em todas as áreas.



As datas dos equinócios, assim como os solstícios, variam de ano para ano, mas o equinócio de primavera no hemisfério sul ocorre sempre por volta de 22 de setembro, enquanto que no hemisfério norte ocorre sempre por volta de 21 de março.

O equinócio da primavera é uma ótima ocasião para decorarmos nossas casas com flores primaveris e também honrar a Rainha da Primavera, a mulher mais jovem do coven, enviando-a para casa depois do ritual com uma enorme guirlanda de flores.

O Sabat Celta de Ostara coincidia com outras celebrações antigas como as festas de Ísis e Osíres, de Cibele e Attis,de Deméter e Perséfone e de Athena, em sua maioria este Sabat é a comemoração de muitas Deusas como Gaia, Hina, Lillith, . Comemoramos a volta de Perséfone do mundo subterrâneo e a Alegria de sua Mãe Deméter ao recebe la, aTerra floresce de Alegria por sua volta. Para comemorarmos Ostara temos que lembrar que é hora de terra fértil, temos que preparar as sementes, enfeitarmos nossos Altares com muitas Flores e Folhas, celebrarmos o reencontro de nossa criança, encontro de Mãe e Filha, Abençoarmos as Sementes que irão para Terra no próximo Sabat Beltane e celebrar a vida que viceja na terra.



O OVO MÁGICO

Os ovos, que obviamente são símbolos da fertilidade e da reprodução, eram usados nos antigos ritos da fertilidade. Pintados com vários símbolos mágicos eram lançados ao fogo ou enterrados (plantados) como oferendas à Deusa. O ovo também está associado ao crescimento e a novos começos.

Os ovos coloridos são o principal símbolo do festival de Ostara. Entre os povos antigos, existiam muitos mitos relacionado a origem do mundo a partir de um ovo. O ovo, desta forma, transforma-se no símbolo máximo da criação e da fertilização.

Na época do equinócio de primavera, pagãos do mundo inteiro decoram seus ovos para presentear aqueles que amam e também para decorar seus altares.



4 comentários:

  1. Olá! Feliz Ostara/Mabon! Amei o texto, apesar de comemorar os sabbats como no hemisfério sul. Adoro suas matérias, seu blog é lindo.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei muito do texto!!!! Me chamou atenção a imagem do espetáculo, pois eu estava participando. rsrs. Quem é o escritor ou escritora???

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei muito do texto!!!! Me chamou atenção a imagem do espetáculo, pois eu estava participando. rsrs. Quem é o escritor ou escritora???

    ResponderExcluir
  4. este texto foi escrito por selma nascimento

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...