quarta-feira, 21 de agosto de 2013

UMA LENDA CHEROKEE


"Existe uma antiga história dos índios cherokee sobre o cacique de uma grande aldeia. Um dia, o cacique decidiu que era hora de orientar o seu neto favorito sobre a vida. Ele o levou para o meio da floresta, fez com que se sentasse sob uma velha árvore e explicou:- “Filho, existe uma batalha sendo travada dentro da mente e do coração de todo ser humano que vive hoje. Embora eu seja um velho e sábio cacique, o líder da nossa tribo, essa mesma batalha é travada dentro de mim. Se você não souber dessa batalha, ela o fará perder o juízo. 

Você nunca saberá que direção tomar. As vezes vencerá na vida e, depois, sem entender o porquê, perceberá que está perdido, confuso, com medo, arriscado a perder tudo o que trabalhou tanto para ganhar. Você muitas vezes achará que está fazendo a coisa certa e depois descobrirá que fez as escolhas erradas. Se você não entender as forças do bem e do mal, a vida individual e a vida coletiva, o verdadeiro eu e o falso eu, você viverá a vida todo num grande tumulto”.“E como se existissem dois grandes lobos vivendo dentro de mim; um é branco e o outro é preto. O lobo branco é bom, gentil e não faz mal a ninguém. Ele vive em harmonia com tudo à sua volta e não se ofende se a intenção não era ofender. 

O lobo bom, sensato e certo de quem ele é e do que é capaz, briga apenas quando essa é a coisa certa a fazer e quando precisa se proteger ou à sua família, e mesmo então ele faz isso da maneira certa. Ele toma conta de todos os outros lobos da matilha e nunca se desvia da sua natureza”.“Mas existe o lobo preto também, que vive dentro de mim, e esse lobo é bem diferente. Ele é ruidoso, zangado, descontente, ciumento e medroso. Basta uma coisinha para que ele se encha de fúria. Ele briga com todo mundo, o tempo todo, sem nenhuma razão. Ele não consegue pensar com clareza, porque a sua ganância para ter sempre mais e a sua raiva e a sua ira são grandes demais. 

Mas trata-se de uma raiva infrutífera, filho, porque ela não muda nada. Esse lobo só procura confusão aonde quer que vá, e por isso sempre acaba achando. Ele não confia em ninguém, por isso não tem amigos de verdade.”O velho cacique ficou sentado em silêncio durante alguns minutos, deixando que a história dos dois lobos penetrasse na mente do jovem neto. Então ele lentamente se curvou, olhou fixamente nos olhos do menino e confessou:- “As vezes, é difícil viver com esses dois lobos dentro de mim, pois eles brigam muito para dominar o meu espírito”.Cativado pela história do ancião sobre essa grande batalha interior, o menino puxou a tanga do avô e perguntou, ansioso:- “Qual dos dois lobos vence, vovô?”


E com um sorriso cheio de sabedoria e uma voz firme e forte, o cacique disse:- “Os dois, filho. Veja … se eu escolho alimentar só o lobo branco, o preto ficará à espreita, esperando o momento em que eu sair do equilíbrio ou ficar ocupado demais para prestar atenção às minhas responsabilidades, e então atacará o lobo branco e causará muitos problemas para mim e nossa tribo. Ele viverá sempre com raiva e brigará para atrair a atenção pela qual tanto anseia. Mas, se eu prestar um pouquinho de atenção no lobo preto, compreendendo a sua natureza, se reconhecê-lo como a força poderosa que ele é e deixá-lo saber que eu o respeito pelo seu caráter e o usarei para me ajudar se um dia eu ou a tribo estivermos em apuros, ele ficará feliz, e o lobo branco ficará feliz também, e ambos vencerão. Todos venceremos”.Sem entender direito, o menino perguntou:- “Não entendi, vovô. Como os dois lobos podem ganhar?”O cacique continuou a explicação:- “Veja, filho, o lobo preto tem muitas qualidades importantes de que eu posso precisar, dependendo das circunstâncias. 

Ele é feroz, determinado, e não se deixará subjugar nem por um segundo. Ele é inteligente, astuto e capaz dos pensamentos e estratégias mais tortuosos, o que é importante em tempos de guerra. Ele tem os sentidos aguçados e superiores que só aqueles que olham através da escuridão podem apreciar. Em meio a um ataque, ele poderia ser o nosso maior aliado”.O cacique então tirou da sua bolsa alguns pedaços de carne defumada e colocou-os no chão, um à direita e o outro à esquerda. Ele apontou para a carne e disse:- 

“À minha esquerda está a comida para o lobo branco e à minha direita está a comida para o lobo preto. Se eu optar por alimentar os dois, eles não brigarão mais pela minha atenção, e eu poderei utilizar cada um deles como precisar. E como não haverá guerra entre eles, poderei ouvir a voz da minha sabedoria profunda e escolher qual dos dois pode me ajudar melhor em cada circunstância. Se a sua avó quer uma carne para fazer uma refeição especial e eu não cuidei disso como deveria, posso pedir para o lobo branco me emprestar a sua magia e consolar o lobo preto da sua avó, que estará zangada e faminta. O lobo branco sempre sabe o que dizer e me ajudará a ser mais sensível às necessidades dela”.“Veja, filho, se você compreender que existem duas grandes forças dentro de você e respeitar a ambas igualmente, as duas sairão ganhando e haverá paz. A paz, meu filho, é a missão dos cherokees – o propósito supremo da vida. Um homem que tem paz dentro de si tem tudo. Um homem dividido pela guerra em seu íntimo não tem nada. Você é um jovem que precisa escolher como vai lidar com as forças opostas que vivem no seu interior. A sua decisão determinará a qualidade do resto da sua vida. E quando um dos lobos precisar de atenção especial, o que acontecerá às vezes, você não terá do que se envergonhar; poderá simplesmente admitir isso para os anciãos e conseguirá a ajuda de que precisa. 


Quando isso for de conhecimento público, aqueles que já travaram essa mesma batalha podem oferecer-lhe a sua sabedoria”.Essa história simples e pungente explica como é a experiência humana. Cada um de nós está em meio a uma batalha contínua, em que as forças da luz e da escuridão competem pela nossa atenção e pela nossa submissão. Tanto a luz quanto a escuridão habitam dentro de nós ao mesmo tempo. Verdade seja dita: existe uma matilha inteira de lobos dentro de nós – o lobo amoroso, o lobo bondoso, o lobo esperto, o lobo sensível, o lobo forte, o lobo altruísta, o lobo generoso e o lobo criativo. Junto com esses aspectos positivos existem o lobo insatisfeito, o lobo ingrato, o lobo autoritário, o lobo desagradável, o lobo egoísta, o lobo indecente, o lobo mentiroso e o lobo destrutivo. Todo dia temos a oportunidade de reconhecer todos esses lobos, todas essas partes de nós mesmos, e escolher como iremos nos relacionar com cada um deles. Será que continuaremos condenando alguns e fingindo que eles não existem ou vamos tomar posse de toda a matilha?Por que sentimos a necessidade de negar a matilha de lobos que vive em nós? A resposta é fácil. Ou achamos que ela não existe ou que não deveria existir. Tememos que, se admitirmos todos os diferentes “eus” que ocupam espaço na nossa psique, de algum modo seremos rotulados de esquisitos, diferentes, prejudiciais ou psicologicamente fragmentados. Achamos que devemos ser pessoas boas e “normais”, dentro das quais só mora um único “eu”. Mas existem muitos “eus” e a recusa em entrar em acordo com eles é um grave erro – que nos levará a cometer atos estúpidos e temerários de auto-sabotagem.Eis o grande segredo: 
existem muitos “eus” contidos dentro do nosso “eu”, pois dentro de cada um de nós existem todas as qualidades possíveis. 

Não há nada que possamos ver e nada que possamos julgar que não exista dentro de nós. Todos somos luz e escuridão, santos e pecadores, pessoas adoráveis e abomináveis. Somos todos gentis e calorosos, mas também frios e cruéis.Dentro de você e dentro de mim existem todas as qualidades conhecidas pela espécie humana. Embora possamos não estar conscientes de todas as qualidades que possuímos, elas estão adormecidas dentro e nós e podem despertar a qualquer momento, em qualquer lugar. A compreensão disso nos permite entender por que todos nós, que somos “bons”, somos capazes de fazer coisas ruins e, mais importante, por que às vezes nos tornamos os nossos piores inimigos."

FONTE: Debbie Ford

26 comentários:

  1. Gostaria de saber se vcs dessa religião, são totalmente correto.

    Vcs nunca cometeram nenhum erro, vcs nunca foram traídos, ou nunca traíram, vcs deixam seus filhos escolher sua religião?

    Que religião é essa que so existe pessoas que nunca cometeu pecado.

    Vcs sempre são tão calmos e sábios o tempo todo?

    Vcs nunca ofendem ninguem, nem mesmo as pessoas próximas de vcs?

    Se vcs forem assim vcs são perfeitos e perfeição somente JESUS

    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara marcia

      vou tentar ser o mais claro possível com você e responde la por etapas.

      nossa religião é riquíssima em história , em doutrina , postura e procuramos ser o mais correto nas nossas atitudes e dizer que não cometemos erros seria leviano.

      na nossa religião essa palavra pecado não existe , o que existe são nossas escolhas e a partir dai sim virão as consequencias dessas escolhas , se forem pro bem ou pro mal seremos responsáveis por tudo que vier a acontecer.

      a calma é uma virtude sim e é assim que devemos ser para usar essa calma em situações extremas o que evitará decisões erradas.

      ofender pessoas não é uma atitude normal para ninguém e não só na nossa religião , mas na vida de qualquer ser humano.

      tudo que disseste acima vem de anos de perseguição , sofrimento , e depois de ser quase que dizimado da face da terra estamos tentando mostrar ao mundo quem verdadeiramente eram as pessoas ruins que habitavam a terra naquela infeliz era.

      não temos a pretensão de sermos perfeitos mas sim de tentar chegar o mais próximo possível disso , e representamos a perfeição da natureza , da magia da vida representada pela deusa.

      quanto ao seu jesus , para nós , foi um grande homem , que sempre procurou fazer o bem ao próximo , assim como gandy que não deve ser esquecido por ninguém já que teve uma conduta irreparável e com uma história bem mais transparente.

      espero ter sido claro e que da próxima vez que nos visitar venha com seu coração mais leve e procure saber mais sobre a sua religião.

      a nossa esta muito bem iluminada pela força dessa lua linda que esta fazendo e que todos esses dias te fizeram olhar pra cima e admirá la.

      guardião marcos

      Excluir
  2. O que falar deste blog.
    Blog de estudo, de sabedoria, de magia, de bruxos, bruxas............

    O conhecimento aqui é compartilhado e assim é feito tudo o q se pode para poder colocar esta religião no lugar de direito.

    Hamilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezado hamilton

      agradecemos por todo elogios e principalmente por sua participação e compreenção por tudo que divulgamos aqui.

      o conhecimento vem da concentração , do querer saber e quanto ao nosso lugar , na hora certa vão nos reconhecer e nos respeitar.

      que a grande mãe ilumine seu caminho
      selma&marcos

      Excluir
  3. Texto lindo.

    Estamos no ano de 2013, mesmo assim eles ainda querem nos julgar.

    Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro antonio

      ninguém pode nos julgar , e caso isso venha acontecer o que devemos fazer é simplesmente ignorar esse tipo de pessoa , mas se esse julgamento virar ofensa temos leis que nos protegem e tudo que temos que fazer é por essas pessoas no lugar merecido e aos cuidados da justiça.

      volte sempre
      selma&marcos

      Excluir
  4. Caro Marcos

    Quando falo que vc tem que criar um grupo de estudo

    é para não deixar pessoas como a Sra Marcia, escrever este tipo de comentário.


    Ronaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezado ronaldo

      vou repetir o que já havia lhe dito antes. esse tipo de estudo deve ser feito individualmente e o mais concentrado possível e caso haja dúvidas você sempre terá a nós para tentar elucidar suas dúvidas.

      quanto a sra. márcia , ela expressou uma opinião dela e não devemos critica la por isso porque dentro da nossa própria religião temos uma coisa muito importante que se chama " livre arbítrio".

      esse espaço é para que as pessoas possam expressar suas opiniões e continuará aberto a todos, independente de religião,raça etc.

      guardião marcos

      Excluir
    2. o homem que tem paz em seu coração está em paz com o mundo e com a natureza dele,Cristo não ensinou perseguição,ele ensinou o amor ao proximo e a toda criação divina ,lembrando q a boca fala do que o coração está cheio,digo que vc deve olhar dentro da sua alma e ver o que tem te feito infeliz ,e a isso de fato perseguir e eliminar,deus criou td em armonia,e em armonia devemos viver,o direito do proximo é nosso espelho ,e ninguem amansa um animal silvestre atacando com pedras,se vc der o seu melhor terá sempre o melhor de cada um,mesmo q seja pouco.Não confronte aqueles q fazem o bem,td guerra existe pra que aja paz.Assim como a diversidade na natureza cada animal tem o seu lugar ,o seu respeito e o seu valor,não se pode juntar raposas e cães na mesma matilha,embora sejam parecidos são de naturezas diferentes,aprenda com o criador q tudo tem o seu lugar e ao mesmo tempo td é de tds pois o dia se põe pra noite cumprir o seu papel.

      Excluir
    3. Cristo falava aos sábios e utilizava metáforas ,se vc compreendi o q eu falo,sabe o que ele ensinou .

      Excluir
  5. As pessoas deveriam se preocupar em ler a mensagem do blog.

    Este blog é da paz do estudo.

    Vagner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro vagner

      poucas palavras que significam muito.

      agradecemos por sua participação.

      selma&marcos

      Excluir
  6. La historia es maravillosa, pero más increíble es el mensaje que deja y la comparación entre ambos lobos ( negro y blanco ) y nuestras energías positivas y negativas ( luz y oscuridad).
    Un placer leerte Selma, te dejo un fuerte abrazo, bella jornada!

    ResponderExcluir
  7. super legal adorei amo essa coisa de druidas , sacerdotisas, e lendas cherokee !!! nota 10

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Estava pesquisando fotos de lobos, pois sou apaixonado por esses animais, e sem querer cair nesse blog. Li essa historia em cima e gostei muito, e li o comentários abaixo, pessoas "discutindo" religião, e acabei ficando confuso, isso é uma religião? Obrigado,

    Christian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite christian !

      ficamos gratos pelos elogios , nós também admiramos não só este mas todos animais e seres vivos que fazem parte desse planeta.

      quanto a sua dúvida , é sim uma religião mas não uma simples religião , trata se da mais antiga que se tem notícia , mesmo tentando nos dizimar estamos aqui até hoje.

      volte sempre
      3fasesdalua

      Excluir
  9. Sempre adorei histórias dessa tribo, povo antigo q respeita a natureza e suas tradições...n deixaram os valores humanos se perderem e sabem oq significa "respeito".Tenho grande admiração por vcs e por sua cultura, se o mundo tivesse metado dos pensamentos q vcs tem, n estariamos tao perdidos e corrompidos...amei a história...tem um significado profundo e bom...
    forte Abraços
    Ana Julia

    ResponderExcluir
  10. oi não sei se vocês vão ver essa mensagem sobre a postagem dos lobos, mas achei muito legal pois foi uma grata surpresa achar esse blog enquanto procurava artigos sobre "opostos" o texto foi bem interessante e me fez refleti muito
    sobre religião gostaria de dizer que ano passado (2014) tive uma professora que era wicca, muitos dos meus colegas jugavam a só por este motivo, mas ela era incrível e não se deixava abater, falava pra nós, ou para queles que queriam ouvir como a sua religião foi e ainda é caçada
    minha família de certa forma é toda cristã e não são muito diferentes dos "colegas" que julgavam a minha professora
    mas eu.... sinceramente eu não sei muito bem o que sou só sei que acredito em Deus e não nessa religião que persegue os outros por serem diferentes ou por fazerem escolhas diferentes
    bom esse aqui foi o meu desabafo obrigado por ouvir

    Claudio

    ResponderExcluir
  11. EU adoreiiiii demais... Parabéns ��

    ResponderExcluir
  12. Selma Nascimento Boa Noite,Hoje Dia 18 De Agosto De 2015 Entrei No Seu Blog Meio Que Por Acaso e Me Prendeu o Que Eu Pude Ler Aqui!Gostaria De Saber Mais Sobre Sua Doutrina Pois Eu Apesar De Ser Batizado Na Igreja Católica Procuro Mais o Lado Espírita,Ja Li Praticamente Quase Todas Bíblias De Varias Religiões,e Não Canso De Me Fazer Varias Perguntas As Quais Nunca Obtive Respostas!Adoraria Se Pudesse Entrar Em Contato Comigo Pelo Meu E-mail e Poder Me Fazer Aprofundar Mais Em Sua Doutrina Se For Possível,Gostaria Muito Mesmo Que Entrasse Em Contato,Fico No Seu Aguardo!Se Caso Não Conseguir Meu e-mail Por Aqui Me Responda Esse Comentário Que Lhe Passo Ok,Grato Pela Sua Atenção e Muito Obrigado Desde Já!

    ResponderExcluir
  13. prezado dj maninho

    temos ate esse momento 911 postagens publicadas aqui e que lhe serão de grande utilidade para seu ganho de conhecimento e sabedoria.

    sinta se a vontade para pesquisar e volte sempre que desejar

    3fasesdalua

    ResponderExcluir
  14. Siyuu,gostaria de saber um pouco mais sobre vocês,tsalagi,com algumas perguntas. Eu sou protestante (evangélico) porém me interessei muita pela sua língua, então resolvi estudar, por conta própria,mas tá um pouco difícil. (Vamos as perguntas)

    Se eu considerasse que a Grande Mãe Terra, fosse de uma forma uma outra representaçao de Deus, eu estaria desrespeitando a sua cultura?

    Ayu, também gostaria de saber se tem alguma forma de eu me aprofundar mais no sua linguagem?

    Desde já agradeço a você sabia tsalagi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde

      Wellington, aqui no blog vc vai encontrar mais de 1000 postagem que acho que vai ajudar vc.
      A Grande Mãe e a mãe de Deus.

      Excluir
  15. Sem palavras para descrever esse texto... realmente me ajudou muito, ja tinha uma noção dessa teoria, antes de ler isto eu ja tinha aceitado meus varios "eus" porém, não usando os lobos .... e ler isso só me fez acreditar mais ainda que cada um pode conviver com paz interior e aceitar nossas piores e melhores faces!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde

      Obrigada por suas palavras e que bom que esse texto foi útil para vc.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...