sábado, 10 de agosto de 2013

A FÉ


No meu primeiro dia de aula na faculdade, o meu professor entrou e perguntou O que é FÉ?.

Todos escreveram muitas e muitas páginas, mas nada foi o suficiente.

Fé é uma palavra com origem no Latim "fides" que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.

É essa energia que alimenta todas as crenças e religiões do planeta, desde os primórdios da humanidade. Milhares de pessoas frequentam os templos mais diversos, ou se voltam para seu santuário interior, no exercício dessa força, buscando consolo ou respostas para suas indagações e problemas cotidianos. O que mantém essa prática viva ao longo de milênios é que a humanidade tem encontrado muitas vezes o que busca nessas jornadas espirituais, e pode assim testemunhar o poder da fé. E o que importa aqui não é como se conseguiu obter resultados com esta energia, pois o adepto de cada religião encontrará explicações diferentes para a mesma experiência. O que realmente conta é os frutos que nascem da fé, concretos demais para que se negligencie esta força. O curioso é que mesmo o ateu, quando impulsionado pela crença em uma determinada ideologia, obtém os mesmos efeitos.

Nós da Velha Religião não aceitamos a Fé imposta, pois somos herdeiros e guardiões das tradições religiosas. Acreditamos na imortalidade da alma, na perfectibilidade indefinida da alma humana, numa série de existências sucessivas. Nossa Fé foi um poderoso fator de unidade do mundo e, por isso, combatida pelos romanos durante as conquistas.



A Fé Pagã é como um Carvalho (símbolo do elemento masculino na Natureza) e uma Tília (símbolo do elemento feminino) entrelaçados são uma união familiar. As mulheres e os homens têm diferentes funções a cumprir. Deste modo procura-se a plena harmonia, mas, contudo os pagãos ainda mantêm um traço tradicionalista no seu modo de vida.

O Paganismo diferente de outras culturas não tem o objetivo de dar respostas simplistas ao que acontecerá depois da morte igual fazem as religiões monoteístas.

Fixam suas atenções em tentar entender o mundo a sua volta. Acreditam no lema que “Se queres alcançar algo, tens de te reportar à tua força e vontade, não terás gratuitamente nada que seja valioso”.

Vejo com um intenso pesar as manifestações que visam apenas denegrir a crença dos outros, pois isto é uma falta de respeito muito grande.


Alguns dias atrás, uma pessoa que se diz religiosa comentou que os Católicos, Espíritas e outras religiões que não fosse à dele estão condenados ao fogo do inferno. O que dizer nesta situação? NADA! Isto mesmo. Não há nada para dizer a quem não quer fazer o mínimo que é respeitar a crença dos outros. 

Às vezes ficamos tão preocupados em matar a cobra venenosa que nos picou que nos esquecemos de tratar do veneno que está correndo em nossas veias. Cuide de você, trate o veneno, libere perdão e cure sua alma.

A observação das leis da vida é muito importante, mas é na prática delas que conheceremos seus resultados e já que todos nós entendemos o valor da fé, façamos nosso dever de casa vivendo com entusiasmo e com a certeza de que a paz, o amor e a alegria serão nossa meta final.

11 comentários:

  1. Eu creio que a nossa falta de Fé deixou a Deusa profundamente triste com o que nos fazemos em nossas vidas. Por muitos anos temos dito para Deusa não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um dama como a Deusa é, eu creio que Ela calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que a Deusa nos dê a sua bênção e a sua proteção se nós exigimos que Ela não se envolva mais conosco?...

    Andreia Castro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara andreia castro

      particularmente não compartilho de sua opinião pois jamais abandonei a deusa a quem devo tudo que tenho na vida , principalmente por me sentir protegido de muitas coisas ruins que estão a nossa volta.

      pense sempre em coisas boas pois assim bons frutos você vai colher e quando isso acontecer , olhe para essa lua linda que esta surgindo e agradeça a ela por tudo que alcançou.

      proteja a natureza , que a deixará muito feliz e a mãe nunca te abandonará

      obrigado por sua visita
      guardiãomarcos

      Excluir
  2. Fé no sentido positivo é elemento fundamental para a harmonia de vida. No entanto, é importante acrescentar que fé por si só não nos completará. Precisamos também do esforço.

    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite augusto

      estas coberto de razão pois as pessoas esquecem de se esforçar e deixam tudo por conta dos deuses.

      agradecemos por sua participação e e sempre que desejar expor sua opinião, sinta se em casa.

      guardião marcos

      Excluir
  3. A Alma sabe o que quer, e também como fazer acontecer a Fé vem de dentro da alma

    Sandro

    ResponderExcluir
  4. Estou muito confusa entre minhas escolhas.

    Como posso saber se tenho q seguir esta ou aquela religião?
    Encontro com pessoas q todos os dias se diz q é isto ou aquilo.
    Não vou de encontro a nada pois sei q nada todos tem a me falar.

    Lendo este blog e principalmente lendo as resposta q aqui vcs tem o tempo de dar resolvi me arriscar.

    Fé tenho Fé em tudo q aqui está escrito, tenho Fé em mim,

    Acredito em vcs Marcos e Selma.

    Então me diga isto já não é o bastante.

    Obrigada

    Karolina Vargas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezada karolina vargas

      antes de tudo gostaria de me desculpar por não te la respondido antes , mas desde já agradeço por sua confiança em nos procurar para tratar de um assunto que nos chamou muita atenção e que dentro do possível tentaremos ajuda la.

      vamos simplificar , se tens fé em tudo que está aqui escrito e o mais importante de tudo é ter fé em si mesma , só o que tens a fazer é continuar seus estudos aqui , adquirindo conhecimento e sabedoria , tendo a postura e doutrina de fazer o que desejar sem a ninguém prejudicar.

      nós ao contrário de outras religiões não pescamos fiéis nas ruas , não distribuimos panfletos e outros artifícios isso porque tudo que nós precisamos mostrar está bem presente.

      a luz e a intensidade da lua , o calor do sol , o ar que respiramos e força dos oceanos, tudo isso a grande mãe nos deu e tudo que temos a fazer é preservar a natureza.

      pense e reflita e caso haja dúvidas nos procure pois teremos o maior prazer em atende la.

      que a grande deusa ilumine seu caminho
      selma&marcos

      Excluir
  5. Marcos antes d mais nada não sei se vc é pai, mas se não for aqui vc já deve ter um montão de filhos e filhas, pois todos nós q aqui estamos somos todos seus.

    Este texto realmente é mágico.

    Nunca tinha parado para pensar nesta posição referente a Fé.

    Sei q sou uma Bruxa e nunca reneguei minha religião, mesmo correndo o risco de todos me taxarem de doida e outras coisas.

    Tenho orgulho de ser oq sou, minha origem é a mesma de todos os pagãos.

    Sigo os ensinamento que vc Guardião coloca-os sabeamente aqui.

    Espero realmente um dia o encontro q vc vará todos nós.

    Que a sua sabedoria possa sempre nos guiar.

    Bruxa Atonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezada bruxa antonia

      sou pai de 3 filhos e me orgulho de também te los como tal.

      acho bonito quando se diz orgulhosa de ser quem és e essas pessoas que fazem julgamentos e pensamentos ao seu respeito nunca terão o que dizer sobre a sua conduta e postura pois sei que de você só tem coisas boas a mostrar.

      agradeço por nos seguir, pelos elogias a nós dirigidos e aguardo com muito carinho pelo dia em que estaremos juntos.

      fique bem e com a proteção da grande mãe
      guardião marcos

      Excluir
  6. Parabens pelo dia dos pais, parabens por mais um texto lindo.

    Estamos orgulhosa de sempre estar aqui.

    Marcos nós podemos formar um grupo para sermos bruxas e seguir vc.?

    3 Marias

    ResponderExcluir
  7. minhas queridas 3 marias !

    mai uma vez agradeço pelo carinho que sempre tiveram por mim e vindo de vocês é mai especial.

    quanto a outra questão ia requerer não só de mim mas de todas as pessoas que estariam envolvidas um tempo que no momento não estou tendo , mas é uma questão que pensarei com carinho

    grato por tudo
    guardão marcos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...