terça-feira, 18 de junho de 2013

Papua Nova Guiné revoga lei que previa pena de morte a acusados de Feitiçaria



SYDNEY, Austrália - O Parlamento de Papua Nova Guiné votou pela revogação da Lei de Feitiçaria do país e também pelo restabelecimento do uso da pena de morte em certos casos, para ajudar a conter o aumento da violência contra pessoas acusadas de praticar magia negra.

A violência contra os acusados ​​de feitiçaria é considerada endêmica na nação insular do Pacífico Sul, onde vem aumentando o número de assassinatos públicos, que no ano passado provocou uma revolta internacional e envergonhado o governo do primeiro-ministro Peter O'Neill.

Sr. O'Neill, no mês passado, prometeu revogar a Lei de Feitiçaria de 1971, que criminalizava a prática de magia, e reconheceu essa como defesa em casos de assassinato. A revogação foi aceita, mas só cogitada após a decapitação altamente divulgada de um ex-professor primário por um grupo, cujos membros o acusaram de usar feitiçaria para matar um colega.

De acordo com as alterações aprovadas nesta terça-feira (28), estupro, roubo e assassinato estariam entre os crimes que poderiam agora chamar a sentença de morte. A pena capital na Papua Nova Guiné estava apenas em vigor para casos de traição, pirataria e homicídio premeditado, mas não era aplicada desde 1954. Uma variedade de novos métodos de execução - injeção letal, asfixia, um pelotão de fuzilamento e eletrocussão - foram estipulados como parte do pacote da nova legislação.

"A decisão de restabelecer o uso da pena capital foi difícil, mas em última análise, necessária para combater uma cultura de anarquia e violência no país empobrecido", disse Daniel Korimbao, porta-voz do Sr. O'Neill, em um comunicado.

"Estas são penas muito duras, mas elas refletem a gravidade da natureza dos crimes e da demanda de ação do Parlamento perante a comunidade", disse ele.

Papua Nova Guiné está sob crescente pressão internacional para acabar com o que parece ser uma tendência de violência vigilante contra pessoas acusadas de feitiçaria. Em julho passado, a polícia prendeu 29 membros de uma quadrilha de caça às bruxas que foram assassinar e canibalizar pessoas suspeitas de feitiçaria.

O assassinato, em fevereiro, de Kepari Leniata, uma mulher de 20 anos que foi violentada, torturada, encharcada com gasolina e depois incendiada, causou um clamor internacional. A ONU disse estar profundamente perturbada pelo assassinado, realizado por parentes de um menino de 6 anos de idade, que, segundo eles, havia sido morto por sua feitiçaria.

No início deste mês o Sr. O'Neill pediu desculpas publicamente a população feminina pelos altos índices de violência sexual e doméstica no país, e ele apoiou fazendo crimes como assédio sexual e estupro puníveis de morte.

O grupo de direitos humanos 'Anistia Internacional', que fez uma campanha contra a violência relacionada a feitiçaria em Papua Nova Guiné, elogiou a revogação da Lei de Feitiçaria, mas atacou a reintrodução da pena de morte "Papua Nova Guiné tomou um passo a frente na proteção das mulheres contra a violência, revogando o ato de feitiçaria, mas vários passos de gigante para trás, movendo-se mais perto das execuções", Isabelle Arradon, um porta-voz do grupo, disse em um comunicado.

"A tomada de uma vida - se uma pessoa é decapitada por moradores ou morta pelo Estado - representa uma violação igualmente abominável ​​dos direitos humanos", disse ela.

Fonte: The New York Times

8 comentários:

  1. Oi Selma,
    boa tarde,
    muito interessante,
    minha irmã mora na Austrália e nunca nos diz essas coisas,
    eles são sempre melhores do que nós, eles são um exemplo,
    tudo de ruim, só acontece aqui =(

    Deixo-vos um abraço e um beijo
    excelente terça-feira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariel muito obrigada poe estar aqui visitando o meu cantinho.

      Volte mais vzs.

      Selma

      Excluir


  2. Oiieeeeee,

    Obrigada pela visita ao meu blog.
    Boa Noite!!!

    ResponderExcluir
  3. Caramba parace que estamos vendo a história, "caça as Bruxas", isso é inadimissível em pleno século que vivemos. Espero que isso mudo e que as pessoas passem a ser respeitadas pelas suas atitudes e generosidade.
    Estou compartilhando essa reportagem, ok.
    Querida Selma sempre quedá estou vindo por aqui matar saudades, espero que esteja bem.
    Beijinhos de luz.
    Lua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Lua.

      Que saudades de vc e bom que esta aqui.

      Realmente temos que lamentar e compartilhar para as pessoas ficar atentas.

      Bjs

      Excluir
  4. Boa tarde, Selma.
    Achei o artigo bastante interessante.
    So sera um problema provar quem realmente fez ou nao a magia, mas acredito que eled devam tomar o maior cuidado com isso.

    A pratica de magia negra e uma pesta, uma erva da aninha que dificilmente conseguimos eliminar de forma facil.

    Blog magia dos ciganos do oriente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Sofia que belas palavras vc deixou aqui registrado.

      Parabens por sua sabedoria.

      bjs

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...