terça-feira, 18 de junho de 2013

Neblina do Tempo: A religião e o início das civilizações.


O homem surgiu no planeta, evoluiu e começou a organizar a sua vida em grupo. A religião de certa forma é responsável por parte dessa organização grupal e pelo seu desenvolvimento. A agricultura foi descoberta e inicialmente mantida e desenvolvida pelas mulheres enquanto os homens estavam caçando. Com ela veio o excedente de produção e o primeiro tipo de comércio, o Escambo feito à base de trocas.

Esse será um dos fatores que irá "forçar" as pessoas a saírem do seu mundo entrando em contato com outros grupos. O contato já havia, mas de uma forma muito mais esporádica. Especula-se de que não eram contatos pacíficos, havendo na maioria das vezes confronto entre os grupos. O comércio vai aos poucos mudar essas relações. Mas, você deve estar se perguntando, o que comércio e religião tem a ver? Qual a relação entre eles e o surgimento das civilizações?

                                                                                     

O sacerdote tribal (usarei esse termo) vai reunir as pessoas ao redor de sua tenda, seja esporadicamente, seja em um momento específico, não há como precisar o momento em que os comerciantes vão perceber essa movimentação em torno da tenda (gruta, caverna, cabana) do sacerdote, dirigindo-se para o mesma onde armaram suas "tendas de comércio" para aproveitar esse fluxo de pessoas e vender suas mercadorias.

A partir de estudos feitos em cima de alguns achados arqueológicos, supõe-se que os comerciantes vão passar a construir suas tendas próximo do local de habitação do sacerdote, pois sabem que a população sempre vai até lá.


Essa "relação" religião-comércio vai atrair aos poucos as pessoas que vão começar a morar mais próximo ao sacerdote e, consequentemente, dos comerciantes. É dessa forma que vão começar a surgir as primeiras grandes aglomerações de pessoas, que irão evoluir para vilarejos, vilas, polis e cidades.

                                                                                                    

São a partir dessas aglomerações que vão se organizar algumas das primeiras civilizações.
Agora, com a civilização, o espaço religioso vai evoluir e vão começar a surgir os primeiros templos. Os comerciantes antes localizados ao redor, agora vão construir suas tendas dentro dos templos. Em algumas culturas essa invasão dos comerciantes dentro do espaço sagrado vai ser combatida e espaços próprios para as tendas de comércio vão ser construídos. Em outras, sagrado e comércio vão começar a funcionar como uma coisa só, principalmente quando começam a surgir comerciantes que vendem artigos "sagrados" dentro dos templos.

As funções e atribuições do sacerdote também vão mudar em algumas civilizações com o passar do tempo. Essas mudanças e o fato do comércio localizado no interior dos templos vão permitir o surgimento do charlatanismo religioso, com falsos sacerdotes e seus truques de mágicas. Vai haver um grande desenvolvimento tecnológico "religioso" por causa desses embusteiros, que vão ganhar dinheiro em cima da crença das pessoas (assunto para o próximo texto). É uma teoria bastante aceita dentro da história que o início das primeiras civilizações tenha se dado dessa forma: religião + comércio + população = cidades/civilização.


Essa não é a regra para o surgimento das primeiras civilizações, mas sim uma das possibilidades, já que se trata de um período que deixou poucos registros para estudos, e nem todos os que foram descobertos foram ou podem ser decifrados. Dessa forma, ainda há pouca informação sobre a época primitiva para se ter certezas de quando ou como aconteceram. Com as primeiras civilizações esse registros aumentam, e é a partir desse momento que entramos em uma nova fase na evolução das religiões.

fonte:  Denis Lefay

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...