sábado, 30 de março de 2013

REPUBLICAÇÃO - FELIZ OSTARA E QUE A DEUSA VOS ABENÇOE


Ostará é um noite de equilibrio no gual dia e noite são iguais,com as forças da luz sobre as forças da escuridão. Algumas tradições vêem este sabá como um tempo de união entre o Deus e a Deusa,quando a relação é consumada em beltane. Outras tradições porem,honram o Deus como um guerreiro neste dia. este é o sabá da fertilidade.Podem ser abençoadas sementes para futuro plantio e ovos coloridas devem ser colocadas sobre o altar como talismãs mágicos.

Este sabat marca o período de despertar da Terra, enquanto o Sol aumenta seu calor e poder. É o primeiro dia da primavera, momento em que as trevas e a luz estão em equilíbrio, até que a luz sobrepuja as trevas numa explosão de vida. É um ritual de crescimento, inspiração e o momento certo de colocarmos planos em andamento para tudo o que pode crescer em nossas vidas.

Nesse dia sagrado, os Bruxos acendem fogueiras novas ao nascer do sol, se rejubilam, tocam sinos e decoram ovos cozidos - um antigo costume pagão associado à Deusa da Fertilidade.


Os ovos, que obviamente são símbolos da fertilidade e da reprodução, eram usados nos antigos ritos da fertilidade. Pintados com vários símbolos mágicos, eram lançados ao fogo ou enterrados como oferendas à Deusa. Em certas partes do mundo pintavam-se os ovos do Equinócio da Primavera de amarelo ou dourado (cores solares sagradas), utilizando-os em rituais para honrar o Deus Sol.

Os aspectos da Deusa invocados nesse Sabbat são Eostre (a deusa saxônica da fertilidade) e Ostara (a deusa alemã da fertilidade). Em algumas tradições wiccanas, as deidades da fertilidade adoradas nesse dia são a Deusa das Plantas e o Senhor das Matas.

Como a maioria dos antigos festivais pagãos, o Equinócio da Primavera foi cristianizado pela Igreja na Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa (em inglês "Easter", nome derivado da deidade saxônica da fertilidade, Eostre) só recebeu oficialmente esse nome da Deusa após o fim da Idade Média.



Até hoje, o Domingo de Páscoa é determinado pelo antigo sistema do calendário lunar, que estabelece o dia santo no primeiro domingo após a primeira lua cheia, no ou após o Equinócio da Primavera. (Formalmente isso marca a fase da "gravidez" da Deusa Tríplice, atravessando a estação fértil.)

A Páscoa, como quase todas as festividades religiosas cristãs, é enriquecida com inúmeras características, costumes e tradições pagãos, como os ovos de Páscoa e o coelho. Os ovos, como mencionado, eram símbolos antigos de fertilidade oferecidos à deusa dos Pagãos. A lebre era um símbolo de renascimento e ressurreição, sendo animal sagrado para várias deusas lunares, tanto na cultura oriental como na ocidental, incluindo a deusa Ostara, cujo animal era o coelho.

A Lebre da Páscoa (e não o Coelho) era o animal sagrado da deusa teutônica da Primavera, Eostre, a deusa lunar que dava fertilidade à terra e tinha cabeça de Lebre.

A palavra inglesa para Páscoa,* Easter, provém do nome da deusa Eostre, também designada Ostara ou Eostar.

O dia do culto de Eostre, a Páscoa (Easter), que ainda é praticado pelos seguidores da tradição celta, é no primeiro Domingo depois da primeira Lua Cheia, após o equinócio da Primavera ( hemisfério norte), ocorrendo entre os dias 19 e 22 de Março.

A Lebre, sendo o símbolo da Lua, associa-se à Páscoa porque a Lua é utilizada para determinar a data da Páscoa. Os católicos, através do Concílio de Nicéia em 325 fixaram o dia de Páscoa no primeiro Domingo depois da Lua Cheia, a partir de 21 de Março.

Muitos nem sequer percebem que o coelho é um dos maiores símbolos de fertilidade da Deusa, pois eles levam um período de 28 dias para estarem e darem à luz os filhotes, e 28 dias é o ciclo de uma lunação. O Coelho) era o animal sagrado da deusa teutônica da Primavera, Eostre, a deusa lunar que dava fertilidade à terra e tinha cabeça de Lebre.

A palavra inglesa para Páscoa,* Easter, provém do nome da deusa Eostre, também designada Ostara ou Eostar.

O dia do culto de Eostre, a Páscoa (Easter), que ainda é praticado pelos seguidores da tradição celta, é no primeiro Domingo depois da primeira Lua Cheia, após o equinócio da Primavera ( hemisfério norte), ocorrendo entre os dias 19 e 22 de Março.



"No Bosque Sagrado nos reunimos para celebrar o Equinócio da Primavera, o tempo do equilíbrio, momento para respirar profundamente após a longa escuridão... Reunimo-nos para acolher o tempo da luz, do calor e do crescimento. Reunimo-nos para honrar as energias de cura que começam a fluir através do solo, abaixo de nós, nas plantas que nos cercam e nos céus acima de nós. Como os nossos antepassados fizeram antes de nós, assim o fazemos agora. Fàilte!"

...Abençoada seja a Primavera que chegou. Agora as flores mostram toda a sua vida através das cores.
A estação da Esperança e da Alegria chegou. Que a Deusa e o Deus abençoem a Terra com equilíbrio e renovação.

"A Senhora da Primavera anunciou a sua chegada. Que a vida possa nascer das sementes. O Sol e a Lua terão agora a mesma duração. Abençoados sejam a Grande Deusa Mãe e seu Filho o Deus Cornífero, por continuarem a girar a Roda da Vida com perfeição.Que o caminho seja iluminado para a Primavera passar. Oh, Senhora das Flores e Senhor do Sol que os pássaros possam cantar, que as flores possam crescer, que a cada dia tenhamos alegria e prazer de viver.

A Primavera Renasceu, que a vida floresça. Que a dança cósmica da natureza para sempre permaneça!

Bendita seja a tua força, Oh Deusa que dás a vida, pois sagrado é o Teu poder.
Que a Terra seja gratificada através da Tua união com o Deus das florestas.
Abençoada sejas Tu, Criadora Celeste"



A Primavera é o momento de semear, e também de plantar o que deseja que cresça. Esta estação traz esperança e alegria; expectativas de realizar os desejos e inspiração para novas idéias. A vida entra em equilíbrio como os dias e as noites, nós renascemos com a renovação da terra!

Que nossas sementes floresçam belas...

Que a Grande Mãe nos abençõe com muita alegria e amor e preencha nossas vidas com cores brilhantes e aromas suaves e envolventes...


Um comentário:

  1. Selma amiga do coração, amo reler tudo o que escreve, sem excepção este texto lindo sobre a Ostara fez as minhas delícias.
    Desejos de um próspero e auspicioso Ostara, pleno de bençãos para você e sua família.
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...