quarta-feira, 27 de março de 2013

AMOR, COMPAIXÃO E SABEDORIA


Qual é o significado de “bodhicitta”? Geralmente, isso é traduzido como “mente ou pensamento de iluminação”. Significa a união de amor, compaixão e sabedoria.
Com amor, estendemos bondade para cada ser senciente.


Com compaixão, quando vemos qualquer um passando dificuldades, imediatamente fazemos o que quer que podemos para confortar e ajudar.

Sabedoria envolve aplicar amor e compaixão com habilidade e coragem, livre do apego ao ego. Já que apego ao ego transforma amor e compaixão em emoções negativas, inerentemente frustrantes, a sabedoria de compreender a vacuidade é indispensável.


Amor e compaixão se igualam na vacuidade, e à partir daí podemos demonstrar formas de amor e compaixão mais poderosas. Ajustamos nossos esforços de acordo com seres individuais e transformamos nossa tendência de nos apegarmos aos fenômenos.

Essas atividades de sabedoria são inseparáveis da bodhicitta. Amor e compaixão são coisas boas e maravilhosas, mas sem sabedoria, você não consegue levar aos seres sencientes o que eles realmente precisam.“Sabedoria, que é chamada de a mãe dos budas, nada mais é do que a compreensão do vazio. Esse é o grande segredo do despertar. Todos os budas nascem dessa percepção, pois somente a sabedoria do vazio pode dar nascimento à iluminação. Sabedoria é a experiência direta, transformadora da realidade do vazio em nossas próprias vidas. É a certeza viva de que nada existe como uma entidade separada como normalmente acreditamos. [...] vazio e sabedoria são vistos como o princípio feminino da iluminação, inseparavelmente unidos com o princípio masculino da compaixão e dos meios habilidosos, ou método.



Compaixão não é apenas um sentimento de piedade e empatia, mas uma força ativa, uma energia fundamental que está incessantemente trabalhando para remover as causas do sofrimento. Não se pode evitar seu surgimento, porque na realização do vazio não existem fronteiras entre a própria pessoa e os outros. Compaixão é sensibilidade absoluta, amor imparcial e preocupação ilimitada por tudo na existência. É a expressão exterior natural da bem-aventurança da iluminação. [...] Meios habilidosos significam a aplicação da compaixão, a atividade iluminada que se esforça para remover o sofrimento e conduzir todos os seres conscientes em direção à suprema felicidade.

Vazio e compaixão são completamente interligados. A relação entre eles tem sido comparada à de uma chama e sua luz, ou a de uma árvore e suas folhas. A atividade no mundo não é verdadeiramente iluminada a não ser que brote da percepção de que, no sentido absoluto, nada está sendo feito ou precisa ser feito. Ao mesmo tempo, o coração desperto sente como seu próprio o sofrimento de todos que ainda não despertaram. [...]”

FONTE: DARMA.INFO

Um comentário:


  1. Querida amiga Selma !!!!!!!!!!!!

    Passando por aqui para deixar o meu abraço, carinho e, desejar-lhe uma maravilhosa Páscoa.

    Beijos de luz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    POETA CIGANO – 27/03/2013

    http://carlosrimolo.blogspot.com
    “Poesias do Poeta Cigano”

    Obs: Estou sentindo a falta do selinho identificador Do meu Blog. no seu espaço. Pegue-o, será uma Grande honra para mim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...