domingo, 17 de março de 2013

Amazonas, as mulheres guerreiras



As Amazonas eram as integrantes duma antiga nação de guerreiras da mitologia grega. Heródoto as colocou numa região situada às fronteiras da Cítia, na Sarmácia. Entre as rainhas célebres das amazonas estão Pentesileia, que teria participado da Guerra de Tróia, e sua irmã,Hipólita, cujo cinturão mágico foi o objeto de um dos doze trabalhos de Hércules. Saqueadoras amazonas eram frequentemente ilustradas em batalhas contra guerreiros gregos na arte grega, nas chamadas amazonomaquias.


As amazonas teriam vivido na região do Ponto, parte da atual Turquia, próximo à costa do mar Euxino (o mar Negro). Teriam formado um reino independente, sob o governo de uma rainha, das quais a primeira teria se chamado Hipólita ("égua solta, indomada").De acordo com o dramaturgo Ésquilo, num passado distante as amazonas teriam vivido na Cítia, no Palus Maeotis ("Lago Meótis", o atual mar de Azov), porém teriam se mudado posteriormente para Temiscira, no rio Termodonte (atual Terme, no norte da Turquia). Heródoto as chamou de Androktones ("matadoras de homens"), afirmando que no idioma cita elas eram chamadas de Oiorpata, que ele assegurava ter este significado.

Segundo uma lenda, as Amazonas eram filhas de Ares, deus da guerra, de quem teriam herdado a audácia e a coragem. O deus teria dado um cinturão para a rainha Hipólita como símbolo do poder sobre seu povo. O cinturão tem uma simbologia de transmitir força, poder e proteção, além do valor iniciático. A mais célebre luta das Amazonas aconteceu com o herói Hércules quando ele raptou a amazona Hipólita, provocando a guerra das Amazonas contra Atenas.


Um dos país das Amazonas país era a Trácia, lugar de clima rude, rico em cavalos e percorrido por populações violentas e guerreiras. Segundo alguns, teriam fundado a cidade de Mitilene, na Ilha de Lesbos, terra da poeta Safo. Outros dizem que sua morada ficava em Éfeso, onde fundaram um templo dedicado à Ártemis, divindade virgem que percorria campos e florestas, considerada protetora das Amazonas.

As Amazonas mutilavam o seio direito para que manejassem melhor o arco e outras armas. Sacrificavam sua feminilidade para combater na luta pela independência e para fortalecer a deusa Ártemis de Éfeso. A arte normalmente representa Ártemis coberta com um manto cheio de seios, símbolos dos seios sacrificados a ela pelas Amazonas.

O mito das Amazonas simbolizam as mulheres que ao longo do tempo lutam para derrubar preconceitos, não se rendendo à submissão e à violência masculina; que não aceitam o tradicional papel doméstico imposto à figura feminina e mais do que em todos os tempos, estão enganjadas contra a violência doméstica. 

As mulheres do mundo atual não guerreiam com armas e, quando mutilam os seios, é por causa da luta contra o câncer, defendendo a própria vida. São as guerreiras que não se entregam e resistem, enfrentando o mal do século. Outras se mutilam por motivos estéticos, diminuindo ou aumentando os seios; um direito que elas descobriram para se sentir bem com seu próprio corpo.

As mulheres do mundo atual são encorajadas na superação de limites e estão empenhadas na luta por uma sociedade mais justa, onde homens e mulheres tenham papéis importantes na manutenção do planeta, como um lar de todos. Defendendo filhos e filhas, elas conquistam o direito de tornar o mundo melhor, mais humano e sensível.





FONTE: MITOLOGIA GREGA

17 comentários:

  1. adora mitologia grega.

    estou lendo este blog a quase um mes, procurando entender esta religião que é tão discriminada, por muitas pessoas.

    cada dia fico pensando o quanto eu queria ser bruxa.

    como faço, oque voces me recomendão.

    Lidiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia lidiane

      agradecemos por ter em nosso blog sua ferramenta diária de busca por conhecimentos e por estar mudando sua opinião com relação a nossa religião.

      continue seus estudos aqui e serás uma bruxa de coração, de atitude e de alma.

      leve as pessoas o quanto é importante preservar a vida e a natureza e já estará prestando um grande serviço a mãe.

      volte sempre
      selma&marcos

      Excluir
  2. fui casado durante 28 anos, estou separado a mais de 5 anos.

    conheci uma mulher que me apaixonei so em olhar para ela, estamos juntos e hoje sei que esperei por ela a minha vida toda.

    ela pediu que entrasse neste blog para ler alguns texto.

    quando li o texto do guardiao e a sacerdotisa, percebi pela primeira vez o quanto eu passei o tempo todo cego, sim isto mesmo, pois agora a minha vida esta mudando, a forma com que eu respeito a minha namorada, o significado deu estar com ela, todos os dias lemos algum texto e depois conversamos sobre eles.

    a mãe dos meus filhos é católica e quando tentei falar com ela, so tive negação por parte dela.

    gostaria de saber se vcs sofrem tb preconceitos dentro da sua família?.

    dentro do meu possível estou tentando mudar a forma das pessoas olharem esta religião.

    obrigado por me fazer um homem melhor.

    Julio Castro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia julio castro

      muito nos orgulhou ler sua mensagem e ficamos felizes por ter servido de exemplo na sua nova relação.

      não se arrependa do que fez no passado pois como você disse sua ex é a mãe dos seus filhos e por isso tem uma grande importância.

      o preconceito é uma forma de ignorância só não podendo ser explícito já que é crime em nosso país.

      se não querem falar sobre isso que falem de outras coisas , pois o importante é sua nova postura e a sua atitude no dia a dia vão fazer com que eles vejam que és uma pessoa melhor.

      gratos por tentar reverter o quadro que fazem da nossa religião mas devemos dizer que não é uma tarefa das mais fáceis , pois diferentemente de outras religiões não buscamos seguidores nas ruas, não distribuímos papéis e sim mostramos atitudes e seguimos a doutrina de "fazer o que desejar sem a ninguém prejudicar".

      nós é que agradecemos sua participação e que volte inúmeras vezes ao nosso convívio.

      selma&marcos

      Excluir
  3. boa noite.

    gostaria de saber se vcs vão publicar algum artigo sobre lucifer.

    andreson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia anderson

      não está em nossos planos publicar artigo sobre esse personagem , mas você não é a primeira pessoa que nos pergunta sobre esse tema e podemos em breve rever.

      gratos pela visita
      selma&marcos

      Excluir
  4. Boa Noite Marcos e Selma

    Meu nome é Maria Clara, formei um grupo de estudo e nos encontramos todo final de semana para estudarmos este blog.

    O grupo não para de crescer, por isto resolvi escrever.

    Gostaria de saber se vcs poderiam criar algumas apostilas ou me enviar os tópicos em sequencia para podermos fazer um estudo completo.

    O grupo se iniciou com 4 pessoas hoje somos 38 pessoas.

    Moramos em Franca interior se São Paulo.

    Ana Lucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia maria clara e a todas as pessoas do seu grupo de estudos.

      ficamos muito felizes ao ler sua mensagem e principalmente por saber que alguma coisa já esta acontecendo para que a visão que tinham de nossa religião estar mudando , mesmo que de grão em grão.

      quanto as apostilas ficará muito difícil para nós graças aos nossos afazeres diários o que nos impede por pura falta de tempo.

      no momento temos 332 textos publicados aqui e copiados por outros blogs e sites sem nossa permissão, mas que você mesma pode imprimir para que os estudos continuem seu prosseguimento.

      mais uma vez agradecemos sua iniciativa de criar esse grupo e desde já nos colocamos a disposição para esclarecer qualquer dúvida que venham ter.

      que a grande mãe ilumine a todos e que assim seja
      selma&marcos



      Excluir
  5. como podemos ser um bruxo solitário.


    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia augusto

      muito estudo e uma busca constante por conhecimento.

      selma&marcos

      Excluir
  6. Querida amiga Selma !!!!

    Muito me honrou a sua visita ao meu Blog.
    Obrigado pelo carinho para comigo e meus
    Trabalhos. Bastante interessante seus texto sobre
    as Amazonas. Gostei muito e aprendi um pouco sobre elas.
    Beijos de luz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    POETA CIGANO – 18/03/2013

    http://carlosrimolo.blogspot.com
    “Poesias do Poeta Cigano”

    Obs: Estou sentindo a falta do selinho identificador
    Do meu Blog. no seu espaço. Pegue-o, será uma
    Grande honra para mim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. A l'oest d'Egipte hi havia un petit exèrcit de dones verges guerreres. En record d'aquestes noies, Gaddaffi va instaurar eixa guàrdia pretoriana de joves verges.

    ResponderExcluir
  8. Excelente artículo Selma, siempre aprendo muchísimo leyéndote.
    Te dejo un fuerte abrazo, buen comienzo de semana!

    ResponderExcluir
  9. Oi Selma!Sempre me fascinou essa história das amazonas!Gostei de saber mais detalhes em sua ótima postagem!bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  10. Sou um apaixonado por magia e bruxaria tambem praticante da grande arte da deusa mae, depois de quase 15 anos de casado minha esposa despertou para a bruxaria adorei este blog vou indicar para ela

    ResponderExcluir
  11. Nossa, nunca lí tanta insanidade e um texto

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...