quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A NOSSA GRANDE MÃE


"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)



O fim do século XX assistiu a um acontecimento inesperado: o renascimento de uma religião considerada morta há tanto tempo que a humanidade quase se esqueceu que ela um dia existira. Essa religião é a adoração de uma Grande Deusa, vista, simultaneamente, como Senhora da Vida, da Morte e da Regeneração. 

Da mesma forma que toda luz nasce da escuridão, o Deus, símbolo solar da energia masculina, nasceu da Deusa, sendo seu complemento, trazendo em si os atributos da coragem, pensamento lógico, fertilidade, saúde e alegria. Da mesma forma que o sol nasce e se põe todos os dias, o Deus nos mostra os mistérios da morte e do renascimento. Na Religião Antiga, o Deus nasce da Grande Mãe, cresce, se torna adulto, apaixona-se pela Deusa Virgem, fazem amor; a Deusa fica grávida, o Deus morre no inverno (no fim dele) e renasce novamente, fechando o ciclo do renascimento, que coincide com os ciclos da natureza e mostra os ciclos da nossa própria vida.



Essa Deusa, também conhecida como a “Senhora dos dez mil nomes”, foi adorada por vários povos antigos: Na Anatólia e na Creta minóica era chamada de Cibele; No Egito era Nut; na África seu nome era Nana Buluka e em Canaã era conhecida como Astherah ou Ishtar. Ainda que fosse evocada por diferentes nomes, em todos os lugares representava o princípio criador e simbolizava a unidade essencial de toda a vida na Terra. Seu culto foi destruído e, paulatinamente, substituído. Primeiro pelos deuses guerreiros e depois pelo monopólio de um Deus único. 

Dentro deste mundo de dominância feminina, a grande Deusa encarnava os atributos que a cultura celta mais valorizava nas mulheres: a donzela, símbolo da pureza, amor e juventude; a mãe, figura fecunda que exercia o mistério da concepção, dominando o desenrolar das gerações; e a maga, dona dos mistérios do universo e senhora da terra e da lua.

A Doutrina da Tradição guardou em seus tesouros de conhecimento uma série de ritos e práticas buscando fazer uma sintonia maior com a Grande Mãe. Os que têm acesso a este conhecimento e os colocam em prática, conseguem para as suas vidas proteção e fertilidade, que juntos formam a prosperidade serena.



Resgatar o Feminino é buscar dentro de si a consciência da existência da Grande Deusa Mãe. É perceber que a vida é um ciclo, que tudo tem um início, um meio e um fim, que cada fase da vida de uma mulher é sagrada, assim como cada estação do ano. É respeitar o tempo, entender que nem tudo está sob o controle de nossas mãos e que às vezes, é melhor deixar acontecer, mas também é perceber que a vida nos dá sinais de que algo não está bem e o melhor a fazer é encontrar uma solução, que na maioria das vezes não é bem o que queremos. É se aceitar como mulher, com seus defeitos e qualidades, é aceitar o seu corpo como templo sagrado, que abriga a alma, uma das maiores criações da Deusa e que nos faz ser quem somos. É principalmente, compreender que somos uma representação da Deusa e cada uma de nós é uma parte dela. 
Da obra de Marion Z. Bradley "As Brumas de Avalon",Morgana diz: "... a Deusa foi esquecida. Assim eu pensei por muitos anos. Até, finalmente, perceber que a Deusa havia sobrevivido. Ela não foi destruída, apenas adotou outra encarnação. Talvez, um dia, as gerações futuras poderão fazer com que volte a ser como a conhecíamos na gloria de Avalon."


O cristianismo era um apêndice do judaísmo que, ao contrário das maioria das religiões pagãs, não possuíam uma figura feminina de Deus. Os pagãos se perguntavam a onde estava a "Deusa Mãe" naquela nova religião e a necessidade de acalmar os ânimos fez com que a figura de Maria tomasse tal lugar. Para que os cidadãos pagãos aderissem à nova fé, era necessário que algo fosse feito.
Não é novidade que o culto a Maria se tornou tão intenso quanto o culto à Deusa Mãe Pagã. A figura materna de Maria ocupou, por séculos, o lugar deixado pela grande deusa ancestral.
Talvez tenha sido mesmo a maneira que a Grande Deusa Mãe encontrou para permanecer entre nós.
Estar em pleno contacto com a Deusa é estar em contacto com todas as Formas e Manifestações da Grande Mãe tanto as Escuras quanto as Luminosas.Como a Deusa Hecáte Deusa da Noite mas que tinha uma tocha e era mediadora e iluminadora do inconsciente, ela que vestida de negro com uma lua crescente na testa fazia o trabalho da Deusa Suprema da melhor forma possível.Que nos Tal como ela saibamos integrar luz e escuridão e assim partilhar de Todas as Faces da Grande Mãe que também é a Terra sua manifestação física.


“Grande Mãe dos começos e finais, aquela que é dona do grande caldeirão, o útero que tudo gesta, abençoe esse site para que todos os que aqui vierem possam encontrar um colo de mãe e um bom conselho" Oração à Grande Deusa

Senhora de minha vida: Guia-me com sabedoria,
Faça com que eu compreenda o que não tem explicação
Conforta-me em teus seios quando preciso for
Daí-me luz para clarear a mente dos que não entendem
Encha-me de coragem para enfrentar o preconceito de cabeça erguida Purifique-me para que eu possa louvar-te como mereces
Ajuda-me a ver com teus olhos de justiça para que eu nunca acuse em vão
E peço-te que me mostre o caminho da tua verdade para que eu não me perca nunca de ti!



7 comentários:

  1. Muito bom o post de hoje! parabéns, é sempre muito importante levantar a questão sobre o Sagrado Feminino. O que não podemos deixar de lembrar às pessoas é que resgatar o sagrado feminino não signigica ignorar ou exterminar o princípio sagrado de energia; Pelo contrário, nosso objetivo é equilibrar estas forças, para que possamos viver em harmonia e com mais saúde, psíquica e emocional.

    Izadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara izadora

      muito bom foi você ter nos visitado e compreendido tudo aqui escrito.
      esperamos encontra la inúmeras vezes aqui em nosso blog.

      selma/marcos

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? Adorei o seu blog. Continue escrevendo sempre, pois o conteúdo está muito bom!

    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde fernanda

      só gostaríamos de fazer uma correção nas suas palavras.

      esse blog não é apenas nosso e sim de todos que admiram a religião antiga e que buscam por conhecimento.

      por isso essa casa tambem é sua.
      selma/marcos

      Excluir
  3. Gostei muito do seu blog. Já procurei por muitos outros, mas nunca nenhum se comparou com a quantidade de informações do seu.
    Parabéns!!!

    Liliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara liliane

      que bom que nos encontrou , e já que isso aconteceu , volte sempre.

      agradecidos por seus elogios.
      selma/marcos

      Excluir
  4. Olá! Cá estou eu novamente nesta casa de boas energias para aprender e ler um pouco mais...adoro!
    A música é incrível! Gosto sempre de ler sobre o sagrado feminino e a grande Mãe. Parabéns pela produção do texto e lindas fotos!!!
    Beijos, boas energias e ótimo final de semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...