quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Justiça manda prender pastor e jovem por intolerância religiosa no Rio de Janeiro

pastor_tupirani_preso

RIO – As primeiras prisões no país por crime de intolerância religiosa ocorreram no Rio. Afonso Henrique Alves Lobato, de 26 anos, e Tupirani da Hora Lores, de 43, membro e pastor, respectivamente, da Igreja Geração Jesus Cristo, localizada no Morro do Pinto, Zona Portuária do Rio, foram presos no dia 15 de junho por policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). A juíza Maria Elisa Peixoto Lubanco, da 20ª Vara Criminal, decretou a prisão preventiva dos dois acusados.

Tupirani e Afonso Henrique vão responder pelos crimes de intolerância religiosa, injúria qualificada e incitação ao crime. Segundo a delegada Helen Sardenberg, da DRCI, o artigo 20 da lei 7.437, de 1985 – mais conhecida como Lei Caó, que cria sanções para o preconceito contra raça, cor e religião. O crime tem uma pena prevista que vai de dois a cinco anos de prisão. O delito é inafiançável, ou seja, o acusado tem de aguardar o julgamento na prisão.

Em março deste ano, com o consentimento do pastor Tupirani, Afonso Henrique divulgou na internet um vídeo em que faz ofensas às religiões afro-brasileiras, a religião da bruxaria, às polícias Civil e Militar e à imprensa. No mesmo vídeo, Afonso Henrique diz que todo pai-de-santo é homossexual. O jovem e outros três seguidores da Igreja Geração Jesus Cristo invadiram e depredaram, em junho do ano passado, o Centro Espírita Cruz de Oxalá, no Catete. Os quatro foram presos e condenados a pagar cestas básicas.

Em entrevista ao jornal EXTRA, o pastor Tupirani apoiou a iniciativa de Afonso Henrique em divulgar o vídeo, alegando que o jovem tinha direito à liberdade de expressão. O pastor também postou um vídeo na internet dizendo-se contrário às leis dos homens e desafiando as polícias e as Forças Armadas.

Um comentário:

  1. Seja na Índia, a onde a intolerância e a descriminação é enorme.
    Seja no oriente médio, onde conceitos arcaicos de um deus masculino e único persiste.
    Seja no Brasil, onde idiotas como esses acham que são especiais, escolhidos e donos da verdade.
    A intolerância cresce em passos largos, estamos andando para trás...
    E com isso o Planeta chora e sofre...

    Beijinhos de suavidade.
    Lua

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...