quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A Feitiçaria e a pena de morte na Arábia Saudita


Recentemente, uma mulher do Sri lanka foi presa pelas autoridades sauditas acusada de praticar feitiçaria. Um homem acusou esta mulher de ter lançado um feitiço em uma garota de 13 anos de idade durante um passeio da família às compras. Ele queixou-se à polícia que a menina 'começou a agir de uma forma anormal' depois de um contato mais próximo com a mulher em um shopping center na cidade portuária de Jidá. Segundo a imprensa, a mulher está sob custódia da polícia na Arábia Saudita. Se as autoridades Sauditas não forem pressionadas para poupar a vida desta mulher inocente, ela pode ser decapitada a qualquer momento.

Na Arábia Saudita, a feitiçaria é um crime punível com a morte. No ano passado, autoridades sauditas decapitaram duas pessoas, uma mulher e um homem sudaneses, por praticarem feitiçaria. Não está claro como o sistema judicial do país define e condena este crime ou o justifica como uma prática prejudicial punível com a morte. É difícil entender como os tribunais árabes julgam e condenam as pessoas pelo delito de feitiçaria. Definitivamente, esses procedimentos ficam aquém dos padrões internacionais. Queria muito saber qual campo do governo da Arábia Saudita continua permitindo a execução de pessoas que supostamentes tivessem cometido esses "crimes". Eu entendo que a Arábia Saudita não tem por escrito um código penal, então não há nada como "letra da lei" em termos de crime de feitiçaria. As decisões judiciais são baseadas na fé, crenças e mentalidade dos juízes.

Feitiçaria é um crime imaginário que não deveria ser associado com o código penal de nenhum país em pleno século XXI. Não há nenhuma evidência de que algumas pessoas possuam poderes sobrenaturais e que podem causar danos a outros por meio de meios mágicos. A feitiçaria é uma crença na qual as pessoas, por medo e ignorância, associam com prejuízo, maldade e infelicidade, e o crime por feitiçaria é um legado doloroso deste primitivo e duradouro medo (e superstição). Isso massacra minhas ideias, que um país como a Arábia Saudita ainda reconheça a feitiçaria como crime e de fato chega ao ponto de decapitar pessoas por cometer a "infração". Estou literalmente chocado com o criminoso silêncio dos Estados e da comunidade internacional em relação ao terror da caça às bruxas em lugares como a Arábia Saudita.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...