terça-feira, 31 de julho de 2012

OS CELTAS

Segundo historiadores, a terra de origem dos Celtas era uma região da Áustria, perto do sul da Alemanha. Dali, os Celtas expandiram-se pela maior parte da Europa Continental e Britania. Na sua expansão os Celtas abrangeram áreas que vão desde a Espanha à Turquia. 

Tomando posse de quase toda a Europa, os Celtas dividiram esse continente em três partes: a Central (teuts-land, q.s. terra de teut), a Ocidental (hôl-lan ou ghôl-lan, q.s. terra baixa) e a Oriental (pôl-land, q.s. terra alta); tudo o que estava a Norte dessas regiões denominavam de dâhn-mark (q.s. o limite das almas), que ía do Rio Don às Colunas de Hércules; aquele Don que os antigos franceses chamavam de Tanais e que era baliza para a ross-land (q.s. terra do cavalo = rússia).

Os Celtas dominaram a Europa Central e Ocidental por milhares de anos. Mas só mais recentemente os Celtas influenciaram a Europa no seu desenvolvimento, a nível cultural, lingüístico e artístico. Os Celtas com grupo e raça, há muito que desapareceram, exceto na Irlanda e nas Terras Altas da Escócia.

Desde o domínio romano, instigado pelo catolicismo, as culturas druídica e celta foram alvos de severa e injusta repressão, que fez com que fossem apagados quaisquer tipos de informação a respeito delas embora que na historia de Roma conste que Júlio César reconhecia a coragem que os druidas e celtas tinham em enfrentar a morte em defesa de seus princípios.

A bravura dos Celtas em batalha é lendária. Eles desprezavam com freqüência as armaduras de batalha, indo para o combate de corpo nu. Os homens e as mulheres na sociedade Celta eram iguais; a igualdade de cargos e desempenhos eram considerados iguais em termos de sexos. As mulheres tinham uma condição social igual á dos homens sendo muitas vezes excelentes guerreiras, mercadoras e governantes.

Os Celtas transmitiram a sua cultura oralmente, nunca escrevendo a sua história ou os seus fatos. Isto explica a extrema falta de conhecimento quanto aos seus contatos com as civilizações clássicas de Grécia e Roma. Os Celtas eram na generalidade bem instruídos, particularmente no que diz respeito á religião, filosofia, geografia e astronomia



A Origem Celta ao que se consegue datar até o ano de 1200 AEC situa-se na Europa Central, embora parte da mais numerosa vaga de invasão indo-européia. Durante os 600 anos seguintes, os celtas chegaram a Portugal, Espanha, França, Suíça, Grã-Bretanha e Irlanda, e também tão longe como a Grécia e a Galácia. No continente foram vencidos pelos Romanos, continuando, portanto a manter traços fundamentais da sua cultura, mas nas Ilhas Britânicas a invasão romana parou na Muralha de Adriano, mantendo os Celtas, em especial na Irlanda, toda a sua autonomia e herança cultural. Pois, é na Irlanda e no País de Gales que ainda hoje podemos ir em busca do pensamento e da antiga religião de nossos antepassados Celtas e Druidas.

Desde 600 a.C. os povos celtas tinham um alfabeto denominado OGHAM (pronunciado OWAN), considerado sagrado e usado somente para escritas e gravações especiais. Somente os iniciados aprendiam esse alfabeto.

Para escritas comuns usavam o alfabeto grego. Durante a invasão romana, a igreja católica trocou o alfabeto ogham pelo alfabeto latino. Saint Patrick queimou pessoalmente 180 livros irlandeses escritos em ogham.

Tudo que a igreja católica encontrava sobre druidas e celtas era imediatamente destruído. Contudo, o alfabeto ogham vingou até mais ou menos 700 d.C. As mensagens eram passadas entre os iniciados através de códigos por movimentos de nariz, pernas e braços, silenciosamente e secretamente representando o alfabeto ogham.

Os celtas possuíam 3 Leis principais dentro de seus ensinamentos:

* Cultuar os deuses
* Não fazer o mal
* Ser forte e corajoso



Eram extremamente religiosos, por isso os rituais faziam parte de suas vidas. Durante os rituais eram servidos pães, vinho, frutas e carnes, dentre outras coisas. A carne preferida entre eles era a carne de porco, pois era a preferida do Deus Lugh.

O carvalho e o visco eram plantas sagradas. Segundo pesquisadores, o azevim simbolizava o sangue menstrual por ser uma planta vermelha; e as frutas do visco, por serem brancas, simbolizavam o sêmen.

Rituais de fertilidade faziam parte da cerimônia dos deuses do carvalho e do visco. O sacerdote e a sacerdotisa entregavam-se durante os rituais. Era o poder do Deus do Céu (raio que atinge o carvalho, o punhal) fertilizando a Deusa Mãe (a taça).

Durante as cerimônias, os sumo-sacerdotes usavam máscaras ou coroas com chifres simbolizando o Deus Cernudos (Bretanha) ou Cornudo (Irlanda). Era o símbolo de virilidade necessária à fertilidade.

Era esse Deus que abria os portões da vida e da morte. Era o lado masculino e ativo; a forma mais antiga de Deus desse mundo.

A contra-parte feminina de Cernudos era a Deusa Nua da Lua Branca; é a grande mãe que cria, o passivo, o feminino na Natureza.

As celebrações eram realizadas à noite, já que o dia celta começava à meia-noite. Por isso, eles contavam o tempo por noites, e não por dias. O calendário era baseado na lua e tinha 13 meses.

A cada dois anos e meio e três anos, alternadamente, era inserido mais um mês de 30 dias. Os meses tinham os nomes das árvores sagradas e correspondiam às letras do alfabeto ogham. Algumas vezes era inserido mais alguns dias em um mês sem nome para completar o período do ano.

Um período de 5 anos chamava-se LUSTRE. Um ciclo druídico completo tinha 6 lustres ou 30 anos. Uma era druídica tinha 630 anos ou 126 lustres.

Um ano é dividido em duas partes: fase escura, que começa com o ritual Samhain, e fase clara, que começa com o ritual Beltane.

Todos os feriados sagrados aconteciam em solstícios, equinócios e fases lunares. Os quatro festivais do fogo (solstícios e equinócios) eram o apogeu das plantações. Eles representavam trabalhar a terra, semear, crescer e colher.


Os cerimoniais célticos tinham um conteúdo "sagrado" pois neles havia uma comunhão muito grande entre o homem e a natureza. Esse lado sagrado e mais ainda os exercícios de alguns rituais rústicos com os participantes despidos foram motivo de escândalo para os católicos que os viram pela primeira vez. O catolicismo fez todo o empenho em descrever como um conjunto de rituais satânicos. 

Para a Cultura Celta o ano era dividido em quatro períodos de três meses em cujo início de cada um havia uma grande cerimônia:

Imbolc - celebrado em 1 de fevereiro, é associado à deusa Brigit, a Mãe-Deusa protetora da mulher e do nascimento das crianças;

Beltane - celebrada em 1 de maio. (também chamado de Beltine, Beltain, Beal-tine, Beltan, Bel-tien e Beltein) Significa "brilho do fogo". Esta cerimônia, muito bonita, é marcada por milhares de fogueiras;

Lughnasadh - (também conhecido como Lammas), dedicado ao Deus lugh, celebrado em 1 de agosto;

Samhain - a mais importante das cerimônias, celebrada em 1 de novembro. Hoje associada com o Hallows Day, celebrado na noite anterior ao Hallowen.

Basicamente a doutrina céltica enfatizava a terra e a deusa mãe enquanto que os Druidas mencionavam diversos deuses ligados às formas de expressão da natureza; eles enfatizavam igualmente o mar e o céu e acreditavam na imortalidade da alma, que chegava ao aperfeiçoamento através das reencarnações.

Na antiga religião, antes da Igreja destruir este culto e transformá-lo no que se conhece como "bruxaria", os camponeses iam para os bosques de carvalhos à noite e acendiam enormes fogueiras para a Deusa o que tornou esta festividade conhecida como As Fogueiras de Beltane.

Nesta época, os princípios morais vigentes eram outros, a mulher era um ser livre e não havia o machismo como hoje se conhece. As sociedades eram matriarcais. Sendo assim, nesta noite de Beltane, as moças virgens e mesmo as casadas, iam para os bosques na celebração do que se chamava "O Gamo Rei" onde os rapazes copulavam com as moças sob a lua cheia guiados pelo instinto num ritual de fecundidade e vida.


As crianças que por ventura fossem geradas nesta noite eram consideradas especiais e normalmente as meninas viravam sacerdotisas e os meninos magos. O ritual era consagrado à Deusa para que esta trouxesse sempre boas colheitas através da fertilidade da terra. Embora o culto fosse predominantemente feminino, não se excluía, de forma alguma, o papel do Deus, pois, a essência de Beltane, sendo a fecundação, impunha sempre, a presença do feminino e masculino. 

A Igreja Católica acusava os Celtas e Druidas de bárbaros por sacrificarem os criminosos de forma sangrenta, esquecendo que ela também matava queimando as pessoas vivas sem que elas houvessem cometido crimes, apenas por questão de fé ou por praticarem rituais diferentes.

O catolicismo primitivo, tal como um furacão devastador apagou tudo o que lhe foi possível apagar no que diz respeito aos rituais célticos, catalogando-os de paganismo, de cultos imorais e tendo como objetivo a adoração da força negativa. Na realidade isto não é verdade, os celtas cultuavam a Mãe Natureza e quando os primeiros cristãos chegaram naquela região foram muito bem recebidos, segundo pesquisadores, a tradição céltica relata que José de Arimatéia discípulo de Jesus viveu entre eles e levado até lá o Santo Graal (“Taça usada por Jesus na Última Ceia”).

A crença céltica e druídica diziam que o homem teria a ajuda dos espíritos protetores e sua libertação dos ciclos reencarnatórios seria mais rápida assim. Cada pessoa tinha a responsabilidade de passar seus conhecimentos adiante, para as pessoas que estivessem igualmente aptas a entenderem a lei de causa e efeito, também conhecida atualmente como lei do carma.

Não admitiam que a Divindade pudesse ser cultuada dentro de templos constituídos por mãos humanas, assim, faziam dos campos e das florestas, principalmente onde houvesse antigos carvalhos, os locais de suas cerimônias, reuniam-se nos círculos de pedra, como se vêem nas ruínas de Stonehenge Avebury, Silbury Hill e outros.

Os celtas entendiam que a terra comporta-se como um autêntico ser vivo, que nela a energia flui tal como nos meridianos de acupuntura de uma pessoa. Eles sabiam bem como se utilizarem meios de controlar essa energia em beneficio da vida, das colheitas e da saúde.



22 comentários:

  1. Boa tarde!

    Gostei do texto. Leitura leve e clara, parabéns ao autor.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa dia juh lemos

      gostaríamos de nos desculpar por ter demorado tanto a responde la , mas é que houve um problema que não poderíamos esperar para resolver.

      aproveitamos para agradecer de coração por sua visita, participação e elogios feitos ao nosso blog e esperamos te la sempre perto de nós.

      selma/marcos

      Excluir
  2. Estou escrevendo uma história que se passa na Grã-Bretanha no século V e VI. E uma ficção amadora sem grandes compromissos históricos, que será publicada só na net, entre amigos, mas gostaria de ter um mínimo de embasamento.

    Andei dando uma pesquisa em inglês e português, mas gostaria de tirar algumas dúvidas, se alguém puder me ajudar, sobre celtas e também sobre os anglo-saxões se souberem:

    - Eles usavam elmos, escudos e espadas? Lanças? E que tipo de roupas? Ainda pintavam os corpos nesta época?E aquela malha de metal dos cavaleiros só veio na Idade Média? Como seriam os combates corpo a corpo, sem armas?

    - Havia sexo antes do casamento? A mulher era discriminada por causa disso? Os casamentos eram monógamos?

    - Havia muitas diferenças culturais entre os celtas e saxões? Como eles se fundiram, os celtas foram meio assim que massacrados quando derrotados?

    Se houver outras curiosidades que acharem interessantes mencionar, agradeço.

    Lourenço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ollhe essa página!

      http://inglesnodiaadia.blogspot.com.br/2011/08/historia-da-lingua-inglesa-os-celtas.html

      Excluir
    2. gostaria de saber quem autorizou você a responder pelo blog

      Excluir
    3. boa noite lourenço

      agradecemos sua visita e participação , mas entendemos que se fizeres uma pesquisa , em bibliotecas ou ate mesmo aqui em nosso blog ( já que não é a primeira vez que temos textos falando nesse assunto ), seria melhor para seu livro sair com qualidade.

      o que você colocou aqui, parece prova de história.

      pesquise

      selma/marcos

      Excluir
  3. Os celtas e os escoceses são os mesmos?

    Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite alves

      não existe relação alguma entre esses povos , mas aconselho a ler com mais atenção.

      obrigado pela participação
      selma/marcos

      Excluir
  4. qual relação podemos estabelecer entre a cultura do povo que surgiu por volta de 1000 a. c. espalhando esta cultura por todo europa durante milenios e a formação da cultura brasileira?
    6 anos atrás

    Tais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite taís

      temos um texto anterior falando nesse tema e que se você fizer uma pesquisa aqui no blog vai entender melhor.

      selma/marcos

      Excluir
  5. Respostas
    1. boa noite nô

      agradecemos o elogio , volte sempre

      selma/marcos

      Excluir
  6. Afinal desde quando outras pessoas responde no blog antes dos donos do blog

    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite maria

      ficamos tão surpresos quanto você , e indignados também com a falta de respeito que as pessoas tem.

      mas ainda bem que temos leitores como você que também se sentiram incomodados como nós.

      não precisamos de porta vozes.

      agradecemos de coração por pessoas como você existirem.

      selma/marcos

      Excluir
  7. Nunca tinha visto isto pessoas que não são donas do blog responder antes das pessoas se manca oLua de sangue, isto de chama invadir o espaço do outro

    Julia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite julia

      você se expressou de forma correta , a palavra é essa mesma " pessoas espaçosas ".

      obrigado pelo apoio e também por nos visitar com frequência.

      selma/marcos

      Excluir
  8. Lindo o texto mas gosto quando vcs mesmo responde as perguntas.

    Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite jorge

      agradecemos os elogios ao texto mas pode ter certeza que estaremos mais atentos a essas pessoas que não respeitam o nosso espaço.

      todos os infelizes comentários dessa pessoa já foram removidos definitivamente.

      selma/marcos

      Excluir
  9. Calma ai galera tem pessoas que se empolgam

    Jardel

    ResponderExcluir
  10. gostaríamos de nos desculpar publicamente a todos nossos leitores com o infeliz incidente que aconteceu aqui em nosso blog, quando uma pessoa sem a nossa autorização andou respondendo sobre o nosso texto.

    ainda fazendo piadinhas com a nossa religião e desrespeitando e ofendendo a igreja católica , que nunca foi a nossa postura.

    aproveitamos para agradecer a todos leitores e seguidores que se incomodaram com a situação mas que isso é uma coisa que nos foge o controle.

    fiquem com a proteção da grande mãe
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  11. Ola..obrigada pela visita em meu blog...viu q levei vc pra la?rs...Sim coloquei teu banner no meu marcador RECOMENDO.
    Adoro esse mundo tb...*.*
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Sempre me vislumbro em campos Bretões, em voltas de fogueira...
    Linda postagem amiga, como sempre repleta de pesquisas e saber.

    Gostaria muito de saber o que aconteceu com nossa querida amiga Simone Butterfly , já fiz essa pergunta por ai, mais ainda não tive notícia, o único blog aberto no perfil dela é "A casa de anita", um blog erótico que tem participação dela, já deixei um recado por lá e, estou esperando resposta, qualquer coisa te aviso. Ou se você souber de algo me avise.

    Te desejo uma tarde abençoada amiga.
    Beijinhos de luz.
    Lua.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...