quarta-feira, 11 de julho de 2012

MORRIGAN: Deusa, rainha, deusa trina, ou divindade


Morrigu / Morrigan / Morrighan: É a Grande Rainha "Mor Rioghain", na mitologia irlandesa, da tribo dos Tuatha Dé Danann. Senhora da Guerra, possuía uma forma mutável e o poder mágico de predizer o futuro. Reinava sobre os campos de batalha e junto com suas irmãs Badb e Macha eram conhecidas pelo nome de "Três Morrígans", relacionadas à triplicidade que, para os celtas, significava a intensificação do poder. 

Associada aos corvos, ao mar, as fadas e a guerra, além da associação à Maeve, rainha de Connacht, casada com o rei Ailill e a Morgana, das lendas arthurianas. Podia mudar sua aparência à vontade, como em um lobo cinza avermelhado. Nos mitos relacionou-se com Dagda e apaixonou-se pelo grande herói celta, CuChulainn, que despertou toda sua fúria, ao rejeitá-la. Deusa da morte e do renascimento, da fertilidade, do amor físico e da justiça.

Corvo da Batalha ou a Grande Rainha, é uma Deusa da guerra na mitologia celta. Os corvos eram considerados os seus representantes na batalha, e quando eles apareciam poderia ser um presságio de que aqueles guerreiros morreriam, ou poderia incentiva-los a lutar do seu lado pois a Deusa da guerra estava com eles.


Como já foi dito, ela foi considerada pelos celtas uma Deusa da guerra, da justiça, da vingança, da morte, do renascimento, do destino e da mudança. Era a protetora de todas as sacerdotisas e impulsionava os guerreiros nas batalhas. Ela possui três faces que a tornaram conhecida como "As Fúrias das Batalhas", que se distinguem por suas funções.

Contam que muitas vezes antes das batalhas era possível ver uma senhora à beira do rio, lavando roupas manchadas de sangue e cantando uma antiga canção. Essa senhora é considerada uma das três faces de Morrigan, que estava a preparar o campo de batalha, a face Anciã é conhecida como Nemhain, a Fúria, o guerreiro que a visse sabia que sua hora havia chegado.

Divindade da mitologia celta associada à guerra e à morte, reverenciada especialmente no Samhain.

Morrigan tem muito em comum com as deusas Inanna / Ishtar , Kali e Hecate, em sua relação com o lado sombrio e terminal da vida física.

Era reverenciada por guerreiros, que procuravam cultuá-la e oferendá-la, antes das batalhas. De modo ainda bélico, era temida e costumava-se atribuir sua presença à proximidade da morte. A deusa da morte escura que carrega a alma em suas asas negras para o renascimento, trazendo a consciência da natureza temporária da vida.



As origens de Morrigan datam à antiga cultura megalítica das deusas mãe. As mães apareciam geralmente como deusas tríplices e seu culto era expressado tanto através do êxtase de batalhe quanto do regenerativo. Até posteriormente na cultura celta, as deusas da soberania (Eriu, Banba e Fotla) aparecem em trio, e usam magia na batalha. A própria Eriu podia aparecer tanto como uma bela mulher quanto um corvo.

No fim, com o campo de batalha coberto de sangue e mortos, era possível ver os corvos se alimentando dos mortos e Macha, a face Mãe, a égua, a buscar a alma dos mortos para levá-los ao caldeirão do renascimento.

Morrigan nos ajuda nos momentos de transição pois todo o dia uma parte de nós morre e outra renasce. Ela ajuda a preparar a estratégia e nos incentiva a lutar com toda nossa força. Todos somos guerreiros. Todos travamos batalhas durante esta jornada chamada vida. O arquétipo do eterno retorno dramatiza uma revelação: que sob o disfarce da morte encontramos uma secreta unidade de vida. O desenrolar desse drama confere profundidade à vida.

Devemos todos considerar nosso próprio lugar no grande círculo, pois se nossa vida não tem conteúdo ou significado, ela será estéril e absurda. Só a conscientização de que existe uma dimensão profunda em tudo que experimentamos amplia nossa visão e nos recoloca em uma zona de atemporalidade. A participação no grande círculo conserva tanto o mistério que esse representa como a dignidade dos que morrem.


É a Deusa Morrigan que nos ajudará a transformar nossas perdas em um "deixar que vá" e nos identifica como o "ir e vir", substituindo as aquisições pela capacidade de "abrir mão" para poder participar de sua secreta sabedoria de Grande Mãe.

A jornada da vida é um breve episódio entre dois grandes mistérios que são um só, e, tornar esse episódio tão luminoso quanto possível, é redescobrir nos movimentos da alma, nas provações do nosso corpo, nas presenças espectrais em nosso sonhos, os rastros das Deusas.

"No campo de batalha, a Grande Rainha está a caminhar/ Ela chora por todos os mortos neste momento/ Ao abraço Dela suas almas eles irão entregar / Para que que Ela os livre de todo sofrimento.

Morrigan está chorando..."

16 comentários:

  1. Fascinante,sem mais o que comentar.
    Grata por tua nobre visita,tenha uma linda noite cheia de paz.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Selma amiga, mas como eu adorei ler este texto, magnífico e tão profundo, eu diria que não poderia existir melhor descrição de Morrigan! Que tenha uma abençoada 5ª feira.
    Beijinhos de Luz!
    Ana maria

    ResponderExcluir
  3. Olá querida, grata por sua visita, simplesmente adorei o post!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. OI AMIGA!
    ADOREI LER ESTA POSTAGEM.
    NELA FOI FALADO EM MORGANA, DAS LENDAS DO REI ARTHUR, PERSONAGENS QUE GOSTO MUITO, LEIO TUDO QUE POSSO RELACIONADO A ELES.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  5. Acho linda essa mitologia.
    Li As brumas de Avalon cuja ação circulava nesse universo matriarcal, em que a mulher é o género dominante, e achei fascinante.
    Beijo
    P.S. Por favor, retire a confirmação de palavras!

    ResponderExcluir
  6. Post maravilhoso

    Morrigan foi uma guerreira considerada a deusa da vida e da morte

    temida por muitos, venerada por todos.

    as pessoas que acreditam em vampiros veneram tb Morrigan

    Apesar dela andar com os corvos e os corvos representarem a morte, Morrigan tb trazia a vida aos humanos.

    Parabens pela escolha do post.

    Virginia

    ResponderExcluir
  7. O wue importa se as pessoas não consegue assimilar o ensinamento que se passa a milhares de anos.

    Morrigan foi uma mulher digna de ser uma Deusa.

    parabens

    renata

    ResponderExcluir
  8. Fiquei maravilhada com esta história.

    Morrigan era uma Deusa Celta?

    Ela era uma Valquiria?

    obrigada

    Julia

    ResponderExcluir
  9. vcs poderiam postar o ritual que se faz a deusa Morrigan?

    Leticia

    ResponderExcluir
  10. engraçado,eu estou aqui e vejo que estava lá rs...
    seus posts são cheios de informações,de sabedoria...
    coisa novas para mim,
    sempre estou na área!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Retribuindo a visitinha e gostaria de lhes parabenizar pelo blog, cada vez que entro no seu cantinho fico encantada com as histórias e contos.Bjs e sucesso sempre! Seguindo...
    http://ciganaluminosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, bom dia gelado!
    Hoje estava lendo seu Blog com minha irmã Alecrim...lemos várias postagens antigas, vc coloca muitas informações e adoramos isso, estamos sempre lendo, mais e mais e seu Blog é uma fonte de informações e conhecimentos que adoramos! Obrigada!
    Bjs e um lindo dia para vc e sua família, paz e boas energias!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  13. olá sou Iris e tenho 18 anos, descobrir o seu blog e me pedir nele por horas e horas fiquei apaixonada e bastante curiosa sobre esse religião, pois na internet e na vida mesmo, não se fala muito dela, por isso irei pedir que me tire algumas duvidas.

    Como se torna uma bruxa? Pois minha vida toda achei que bruxaria era coisa do demônio e que o próprio através de seus textos você mostra que ele não exite e que foi uma invenção da igreja católica.

    Sobre desejar o ruim para o próximo, tenho que te dizer que algumas vezes na minha jovem vida eu já desejei porém me sentir tão mal depois, contudo nunca mais desejei, sempre sentir que se desejasse o mal ele voltaria para mim, gostaria de saber se estou certa se isso também é ser uma bruxa.

    Sobre a relação entre a Religião Antiga e a Wicca por que a senhora diz que são coisas diferentes se eles possuem a fé na Deusa?

    Eu não nasci em uma família de bruxas e não fui criada nessa religião, por isso gostaria de saber se uma pessoa pode se tornar uma bruxa ou somente se torna bruxa através do nascimento, de geração em geração

    Me desculpe se estou sendo muito curiosa e te enchendo de perguntas.

    Um grande beijo.

    Iris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite iris

      antes de tudo , agradecemos por sua visita e dizer que é cada vez mais constante a visitação de pessoas da sua faixa etária.

      na nossa próxima postagem vamos esclarecer todas as suas dúvidas com relação a wicca e a religião antiga tradicional.

      e respondendo sua curiosidade , não se torna uma bruxa e sim se nasce bruxa , mas isso não quer dizer que não se possa estudar e seguir a doutrina estabelecida pela religião e nós costumamos chamar de bruxas de coração e alma.

      esperamos que continue a nos visitar e que se sinta a vontade quando alguma dúvida pairar na sua cabeça e teremos o maior prazer em responde la.

      volte sempre que desejar
      selma/marcos

      Excluir
  14. Olá ´
    Passando para te fazer uma visita. Adorei o seu blog.Parabéns pela postagem. Aguardo sua visita. Um feliz fim de semana.
    Ana Brisa

    ResponderExcluir
  15. Morrigan (Interessante Postagem)

    Uma Excelente Semana!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...