terça-feira, 17 de julho de 2012

Bruxaria Tradicional não é Wicca.


Bruxaria e Wicca são dois caminhos distintos e separados.

Bruxaria Tradicional tem existido por muitas centenas de anos antes da Wicca.

Bruxaria Tradicional é uma tradição de família que vêm de um passado histórico comum.

Ao contrário da Wicca, a Bruxaria tradicional tem como o objetivo continuar praticando a Velha Arte que antecede o século XX, sendo assim não gosta de englobar em sua filosofia conceitos new age.
Ela procura seguir o modelo das famílias e irmandades.

Há diferenças entre a Bruxaria Tradicional e a Wicca, são gritantes! Vamos tentar esboçar um pouco das diferenças que conhecemos, mas nem de longe poderíamos aludir todas elas em absoluto, uma vez que os conceitos estão em constante descobrimento e mutação.

Nós não temos interesse em dar um caminho para a Bruxaria, mas sim, desde que tomamos posse de nosso legado, podemos deixá-la fluir. No intuito de apontar suas diferenças, na conclusão de que ela nasceu com o paganismo, infanto tal como uma criança, e se desenvolveu na era cristã alcançando sua maturidade como uma arte e ofício imutáveis e sempre transformados.

Embora sejam algumas vezes usadas como sinônimo, “Wicca” e “Bruxaria” são conceitos diferentes. A confusão se dá porque tanto os praticantes de Wicca quanto os de Bruxaria se denominam Bruxos. Da mesma forma, não devem ser confundidos os termos “Wicca” e “Paganismo”, uma vez que a Wicca é apenas uma das expressões do paganismo.


WICCA

A palavra Wicca vem do Inglês Antigo, tendo sido reintroduzida no uso moderno daquele idioma por Gerald Gardner, em sua publicação de 1954. Embora Gardner utilizasse a grafia “Wica”, popularizou-se o uso de “Wicca”, mais aderente à etimologia da língua inglesa.

"Wicca" é o nome de uma religião contemporânea neo-pagã, largamente popularizada pelos esforços de um funcionário publico reformado inglês chamado Gerald Gardner (finais de 40). Nas ultimas décadas, Wicca espalhou-se em parte devido à popularidade entre feministas e outros que buscam uma religião com uma imagem mais positiva da mulher e mais próxima da terra. Como a maior parte das espiritualidades neo-pagãs, Wicca adora o sagrado como imanente à natureza, retirando muita da sua inspiração das religiões da Europa não-cristãs e pré-cristãs. "Neo-Pagão" simplesmente significa "novo pagão" e vem dos tempos anteriores ao espalhar das atuais religiões monoteístas. Uma boa regra é que os Wiccans são Neo-Pagãos mas nem todos os Pagãos são Wiccans.

Gerald Gardner capturou conceitos e práticas externas para formar a sua marca, nova e exclusiva de Bruxaria.

Muitos desses acréscimos nunca haviam sido parte de qualquer tradição de feitiçaria.
Wicca, é formada por tradições ocidentais populares européias, filosofia oriental e misticismo da cabala.



Embora Wicca basear-se mais em atividades mágicas em seu início, desde então tem desenvolvido mais de um movimento espiritual da Nova Era.

Como um movimento, Wicca pode ser vista como um sistema eclético de crenças com um ritual estático subjacente e uma mudança de base ética.

É uma abordagem à espiritualidade que enfatiza um conjunto de princípios doutrinais e práticas promulgada por uma forma estruturada de ritual de iniciação ou rito de passagem dentro das leis do “clã” ou congregação.

O neopaganismo proposto por Gardner baseava-se em sua experiência na Ásia, onde viveu por muito tempo e entrou em contato com uma variedade de crenças ocultistas e práticas mágicas. Outra importante influência no surgimento da Wicca foi a obra do ocultista britânico Aleister Crowley. No fim dos anos 60, na onda da contracultura hippie, da valorização de um estilo de vida anticonvencional e da busca pela espiritualidade, a Wicca ganhou muitos seguidores nos Estados Unidos. 

Os praticantes da Wicca fazem meditação e participam de vários rituais que celebram, por exemplo, a Lua cheia, o equinócio, o solstício de verão e o Halloween. Ao autointitularem-se como bruxos, os seguidores da Wicca têm levado muitas pessoas a associar esse movimento com o satanismo, o que é constantemente negado pelos seus praticantes.

Wicca é uma religião não-dogmática; ao contrário de qualquer outro sistema religioso maioritário, não há uma forma "certa" ou "errada" de observação. O indivíduo é livre de seguir uma das tradições principais ou para encontrar o seu próprio caminho. São as crenças, a filosofia e a ética que são importantes, não a sua expressão exterior. Para além das linhas de conduta básicas, não existem quaisquer "mandamentos"



Bruxaria Tradicional 

A Bruxaria Tradicional, por outro lado, refere-se às crenças e práticas de famílias e organizações secretas da Arte que antecedem o século vinte. Normalmente, apesar de a doutrina e as práticas da Bruxaria Tradicional terem raízes em tempos muito antigos, o tempo mais longínquo que a maior parte das organizações tradicionais podem se datar com alguma exatidão é o século 17. Entretanto, a história do século 11 em diante testemunham práticas similares àquelas transmitidas hoje pelas Bruxas Tradicionais.

Uma breve descrição da natureza da witchcraft e suas práticas mágicas na Arte Antiga. O caminho da Bruxaria Tradicional é a chama acesa que vem do coração dita como vocação por muitos, a busca do caminhante por sabedoria, eis o círculo e seus mistérios que compõem e mantém vivo a essência, da fé nos costumes mágicos, da fé na Antiga Arte. Seu ritual é o Sabath o sonho que se faz carne, do êxtase.

Seu mistério encontra nas profundezas da terra, no submundo onde as raízes estão. Sua reverência aos espíritos ancestrais, ao sussurro ao ouvido, o sagrado na palavra, o segredo dos espíritos face a face, a consagração da terra natal, eis o círculo da Arte, em que nenhum pensamento profano está apto a entender, perguntas e respostas que só quem caminha no círculo ao redor da fogueira pode sentir seu significado.



A Bruxaria Tradicional surgiu do animismo, surgiu do xamanismo, acrescentou cultura e costumes de povos antigos, teve um aumento sócio cultural tremendo com a vinda dos Celtas e assim com todo esse agregado de culturas, de costumes, de magia damos o nome de Bruxaria, Bruxaria Tradicional cujo o surgimento está nas famílias, clãs, tribos, aldeias.

Mas prevalece a pergunta - O que é Bruxaria Tradicional?, há tantas respostas diferentes quanto ha opiniões de entendidos no assunto, é um conceito vindo do entendimento subjetivo e individual, mas em resumo um conjunto de práticas que constituem a história de determinado povo, de determinado clã, baseado nos seus costumes, baseados nos seus segredos, embora exista uma grande parcela de estudos ligados aos povos da Europa que nos possa dar uma noção sobre o assunto, tais conhecimentos não nos remetem a raiz destes conhecimentos tão sagrados e seletivos. 

As linhas de diferentes faces da Bruxaria refletem a mesma como algo intrigante e complexo à abordagem do tema, algumas linhas se dividem outras se juntam em conceitos, mas a base se encontra no culto a natureza, não somente como provedora do alimento, mas como energia primordial, berço e vida.

Os membros da Antiga Arte constituem agrupamentos de pessoas trabalhando com foco na magia natural, servindo como um entendedor das forças da natureza, um praticante da magia, alguém digno e com particular tendência introspectiva, sensorial que entra em harmonia com as fases das estações, que honra suas raízes, respeita o poder ancestral, cultua os deuses da natureza em seu digno habitat.




Poder ancestral é transmitido de geração a geração, através da palavra falada, do conhecimento compartilhado pelos membros do clã, a sabedoria é guardada sobre juramento dos membros e repassado as próximas gerações através dos membros mais antigos, dos espíritos dos antigos dadas por possessões mágicas ou dadas por esquemas mágicos dentro do seio do paganismo, no berço raiz e entre seus deuses antigos.

Os Deuses são forças naturais e as suas personalizações humanas foram criadas aos olhos dos homens, questão de empatia?? quem sabe, mas sem dúvida fatores psicológicos, seus mitos e ritos contam a história, e cada história um aprendizado, cada história uma carga de conteúdo riquíssimo em sabedoria, existiram homens que se tornaram lendas, e dessas lendas tornaram-se deuses, homens com dons muito admiráveis.

Como já escrevi em outro texto “ A Bruxaria Tradicional é uma das filosofias mais complexas que a simplicidade pode construir, e nada e ninguém pode traduzi-la com a escrita fria ou com a razão, para entendê-la é preciso morrer nesse mundo, perder os sentidos e acordar na praia renascido das águas do mar”.

O mais importante, além de se definir, é praticar seja qual for sua religião com amor, respeitando o próximo e a vontade alheia.

SELMA - 3FASESDALUA



63 comentários:

  1. Texto excepcional.


    "A bruxaria seria então um ofício habilidoso das horas de necessidade e a bruxa é a pessoa que contém este dom habilidoso em liberdade de sentir-se/reconhecer-se bruxa e fazer o que quiser e quando quiser do seu próprio jeito – às vezes provocando mudanças em tudo e em todos, às vezes atraindo coisas boas e ruins para si ou para os demais – com observações que dão um “start” na mente carregada de vontade, idéias e o coração cheio de sentimento ferido ou alegre. Essa pessoa bruxa sente uma inclinação forte por assuntos geralmente “estranhos” e místicos, por pensar de si mesma, capaz de pronunciar magia somente com “o acreditar em seu potencial” que parece ser a força motriz de seus trabalhos, ou melhor dizendo, de sua habilidade."

    Definitivamente PERFEITO°

    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite luana

      fazendo um resumo de tudo que você disse quero que saibas que o principal fundamento da religião antiga é " fazer o que desejar sem a ninguém prejudicar " não há nada de estranho nisso.

      agradecemos sua visita e sua participação
      selma/marcos

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Muito bom ensaio..coeso..
    Esclarecedor...parabéns ..
    Siga sempre nos trazendo mais e mais conhecimentos...

    Raul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite raul

      agradecemos por seus elogios mas tudo que postamos aqui é sempre com o intuito de levar conhecimento aos nossos seguidores.

      obrigado por sua visita
      selma/marcos

      Excluir
  3. Sou novata neste site e achei bastante esclarecedoras as descrições q foram feitas . Eu particularmente me identifico c/ a Wicca, q é o q estudo atualmente. Espero poder estar lendo matérias desse nível sempre, parabéns!

    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite beatriz

      nossa vida é feita de escolhas e se você se identifica com a wicca e se sente bem assim , como mencionamos no nosso último parágrafo do texto " faça com amor respeitando o próximo e a vontade alheia ".

      gratos por nos visitar
      selma/marcos

      Excluir
  4. gostei do seu texto. mas gostaria que você também escrevesse sobre um tipo muito peculiar de magia: a umbamda!!!

    obrigada

    Roseane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite roseane

      agradecemos por sua visita , mas esse blog foi criado com a intenção de esclarecer os assuntos ligados a religião antiga tradicional, portanto não temos a intenção de falar sobre outras religiões.

      selma/marcos

      Excluir
  5. Fascinante, Encantador e Esclarecedor! Parabéns a pessoa que postou sábias palavras. Me identifico particularmente com a bruxaria tradicional! É tudo que eu pensava e mais um pouco.

    Fabio Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite fabio garcia

      agradecemos por todos adjetivos elogiosos a nosso respeito e esperamos que volte mais vezes aqui.

      selma/marcos

      Excluir
  6. Consegui entender bem... acho que estamos todos aqui para aprender, e dúvidas sempre irão aparecer, não estou aqui pra "tirar onda", quero apenas crescer dentro desta religião tão maravilhosa que tem muito a acrescentar para a humanidade.

    Hernane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite hernane

      continue seus estudos e aplicando no seu dia a dia.

      selma/marcos

      Excluir
  7. WICCANIANOS FAZEM FEITIÇOS?

    gil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite gil

      não podemos responder pelos outros , sugiro que procure alguém mais competente nesse assunto.

      selma/marcos

      Excluir
  8. EXISTEM BRUXOS BONS E MAUS?


    Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite jorge

      bruxos maus são os do walt disney , temos uma doutrina a seguir que é bem diferente dessa que passam.

      selma/marcos

      Excluir
  9. A WICCA POSSUI ALGUM SÍMBOLO SAGRADO?



    Leandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite leandra

      não somos nós quem devemos responde la.

      selma/marcos

      Excluir
  10. O QUE OS BRUXOS FAZEM PELA NATUREZA?

    Saulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite saulo

      nós somos a natureza, assim como você e tudo que devemos fazer é preserva la.

      selma/marcos

      Excluir
  11. EU POSSO SER BRUXO E CRISTÃO AO MESMO TEMPO?

    Jurandi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite jurandir

      pelo jeito você esta muito perdido. uma coisa não tem nada a ver com a outra e tem doutrinas e fundamentos bem diferentes.

      selma/marcos

      Excluir
  12. Interessante mesmo a postagem merece um incrivel destaque infelizmente existem muitos que fazem questao de fazerem coisas erradas confundindo uma coisa com a outra! Enfim sucesso ao blog e continuem desta maneira!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite lobistico alpha

      agradecemos sua visita , participação e comentário.

      selma/marcos

      Excluir
  13. simplesmente maravilhoso

    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite marcia

      maravilhosa é a presença de vocês em nosso blog.

      selma/marcos

      Excluir
  14. Todas as Religiões tem que levar somente a Deus

    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite carlos

      apesar de não concordarmos com um único deus , respeitamos sua opinião e agradecemos sua vista.

      selma/marcos

      Excluir
  15. Respeito a todas as religiões

    Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite amanda

      continue assim pois isso faz parte do nosso livre arbítrio.

      selma/marcos

      Excluir
  16. Os seguidores da Wicca estão superficializando a tradição, acostumados com livros de horóscopo e magia de 1,99 eles acreditam hoje que qualquer coisa é um sinal dos deuses, fogem bastante do ideal. Por isso mesmo que prefiro a Antiga Tradição.

    Excelendo matéria!!!
    Blog Garotas Do Contra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite garotas do contra

      não devemos criticar a religião alheia e nem fazer pouco caso.

      agradecemos sua visita e em breve estaremos visitando seu blog.

      selma/marcos

      Excluir
  17. Até que em fim consegui entender a diferença

    Carmen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite carmem

      foi com a intenção de esclarecer as dúvidas de nossos seguidores que resolvemos editar essa matéria.

      volte sempre
      selma/marcos

      Excluir
  18. somente este blog para manter o nível de seriedade em relação a este assunto.

    a wicca é um modismo, todos os góticos se acham wicca, mas basta ler este texto para saber que a bruxaria tradicional o proprio nome ja fala tradição de gerações.

    parabens por mais este texto

    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite carlos

      quando resolvemos escrever esse texto não tínhamos a intenção de causar polêmicas e nem de fazer críticas a outras religiões.

      nós atendemos ao pedido de uma leitora de 18 anos que tinha essa dúvida.

      agradecemos sua visita e seus elogios

      selma/marcos

      Excluir
  19. Oi!
    Vocé é espetacular nos posts,já falei isto outras vezes.Acredito que o conteudo esclarece muitas duvidas.
    Continue no seu tema, que é maravilhoso e fascinante.
    Tenha uma linda noite com muita paz.
    Bjos.
    http://wwwavivarcel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia célia maria

      mais uma vez agradecemos sua visita e seus comentários e ficamos felizes em saber que estamos atingindo nossos objetivos que é de levar conhecimento as pessoas sobre a nossa rica cultura.

      uma ótima semana a você
      selma/marcos

      Excluir
  20. "Tears of EYES are Valuable"
    "Speech of LIPS are Powerful"
    "Heart With LOVE is Beautiful"

    "Life with FRIENDS is Most Wonderful"
    Hugs Kisses Night Lady

    ResponderExcluir
  21. Selma/Marcos,

    Este texto me parece ter sido criado quase que completamente em cima de outro do Andrew Chumbley...

    ResponderExcluir
  22. caro anônimo

    não costumamos responder pessoas que não se identificam mas vamos abrir uma excessão a você.

    esse texto foi criado para esclarecer uma dúvida que uma leitora de nome iris que apesar de ter 18 anos apenas se identificou o que não foi seu caso.

    o texto acima foi criado por uma antropóloga e historiadora com vasta experiência em teologia de nome selma nascimento que presta valiosos serviços a muitos museus espalhados por esse mundo e que com certeza se tivesse copiado uma vírgula que fosse de algum outro autor, teria dado o merecido crédito.

    portanto, quando fizer algum comentário que o faça com uma base mais sólida e de preferencia com um nome.

    3fasesdalua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já íamos esquecendo ... nunca ouvimos falar em andrey chumbley e nunca lemos nada desse famoso quem .

      3fasesdalua

      Excluir
  23. Oi querida, bençãos da Lua Negra.

    Passei para uma visita e seu blog está dando um alerta de malware. Entre sem se logar (como uma pessoa que visita e veja).

    Seu blog está lindo, passei para um chá rápido e prometo que volto para ler tudinho.

    ResponderExcluir
  24. Nossa não sei como te agradecer,muito obrigada mesmo por esclarecer as minhas duvidas, o texto mostrou o quanto esse religião é linda e maravilhosa.

    Em relação a minha pessoa ainda tenho algumas duvidas que acho que só o tempo e o estudo poderão esclarecer, adoro essa religião pois ela é tão bonita e leve, porem eu fui crida na religião católica que é cheia a de pecados e medos então para se desfazer assim acho que ainda não estou pronta, contudo irei sempre visitar o seu site e continuar a minha busca, mas sem nunca prejudicar o próximo.

    Mil beijos e um grande abraço.

    Iris

    OBS: desculpe-me por responder só agora, pois a minha faculdade começou e estou sem tempo, estou em uma correria só!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezada iris

      adoramos te la de volta e entendemos bem a correria do mundo e sua determinação nos seus estudos.

      continue sua busca por conhecimento e sempre pense coisas boas para todos que a cercam.

      sempre que sobrar um tempinho nos faça uma visita pois você para nós é muito especial.

      fique bem com a proteção da grande mãe
      guardião marcos

      Excluir
  25. Olá, bom , depois de ver alguns videos e ter tirado algumas duvidas minhas, aprendi que Wicca é uma religião e a bruxaria uma filosofia, um estilo de vida, mas eis minha duvida, sei que na Wicca existem os coven que propiciam o estudo em grupo, e dai a pessoa é iniciada e reconhecida como wiccano , mas e na bruxaria, como sou iniciada? como serei reconhecida como bruxa pelos outros bruxos ? sei que posso ser bruxa solitária, mas como na minha cidade não tenho conhecimento de nenhum grupo praticante da bruxaria tradicional (que foi a que me identifiquei muito) como posso fazer ? Devo iniciar meus estudos por conta propria ou devo pedir ajuda? Sou de Goiânia- Go , se puder me ajudar vou ficar eternamente grata! Blessed Be! Aguardo resposta!

    ResponderExcluir
  26. boa noite jakeline

    queremos agradecer por sua visita e participação , mas devo discordar quando cita a religião antiga como filosofia de vida.

    a bruxaria é a mais antiga de todas as religiões existentes e deve ser tratada como tal.

    aqui no nosso blog você esta diante da maior fonte de informações sobre a religião antiga e é seguida por todas as bruxas(os), guardiões, magos e sacerdotisas de todo mundo e isso posso afirmar com toda convicção.

    quanto a você se tornar uma bruxa solitária , tudo que tens a fazer e estudar muito, dedicar pelo menos 2 hs do seu tempo a isso e ter a postura e a doutrina de fazer o que desejar sem a ninguém prejudicar.

    faça as escolhas certas e sempre que precisar estaremos a sua disposição para esclarecer qualquer dúvida que venha ter.

    proteja a natureza e a mãe agradecerá
    guardião marcos

    ResponderExcluir
  27. eu fiquei com dúvida quanto ao fato. Só pode ser bruxo(a) se for descendente?

    ResponderExcluir
  28. boa tarde gi

    existem as bruxas(os) de sangue que são como você disse "descendentes" filhas(os) de bruxos e as de coração que são as pessoas que se identificam com a religião, que estudam , festejam e que as vezes são até mais dedicadas que muitas que vieram de grandes berços.

    não precisa estar dentro de um templo para contemplar a deusa já que temos florestas , oceanos , todas as fases da lua , pássaros voando e muitas coisas lindas que nos foi dado por ela e só o que temos que fazer é preservar.

    espero que tenha me feito entender e também que venha mais vezes até nós
    guardião marcos

    ResponderExcluir
  29. Esse texto, muito bom você poderia me dizer como eu faço para fazer o ritual de iniciação de uma bruxa tradicional

    ResponderExcluir
  30. Wicca é uma forma ou ramificação de Bruxaria. Não são coisas diferentes, mas sim, tradições diferentes dentro da bruxaria. O próprio Gerald Gardner refere sempre "Witchcraft" em português bruxaria. Só refere uma ou outra vez que os praticantes da arte, eram por vezes chamados de "wice ou wica". Mas refere-se sempre as colegas do seu coven como "witches" e à prática da "witchcraft"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fica dificil responder a anonimos mas ...

      você citou gerald gardner como referencia e nós vamos citar os druidas , celtas as amazonas e os povos das florestas.

      notou alguma diferença ?

      3 fasesdalua

      Excluir
  31. sou bruxo de tradiçoes antigas e realmente tem diferenças entre bruxaria e wicca mas o mais importante e que todos nós busquemos o bem!


    ResponderExcluir
  32. Sou feliz porque encontrei meu caminho. Meu marido não aceita o que faço?

    ResponderExcluir
  33. Eu realmente me encontrei aqui. Obrigada por me ajudar a achar o meu caminho.

    ResponderExcluir
  34. Eu realmente me encontrei aqui. Obrigada por me ajudar a achar o meu caminho.

    ResponderExcluir
  35. Acho fascinante a religião wicca, apesar deu ser mais o menos cristã, queria saber sobre a bruxaria tradicional

    ResponderExcluir
  36. Gosto muito da religião wicca, apesa deu se meia cristã, gostaria de saber mais sobre a bruxaria tradicional

    ResponderExcluir
  37. olá teu blog ficou muito bom!!!
    mas tem uma coisa que eu queria saber, como eu faço para iniciar na bruxaria tradicional?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...