domingo, 22 de julho de 2012

A Lua do Lobo


Na Bruxaria Tradicional aprendemos a conhecer e a lidar com aquilo que somos e o que somos em essência é representado pelo que denominamos Animal Guardião.

Para os povos celtas, o lobo tinha como simbologia a maternidade. Existem várias histórias de crianças criadas e alimentadas por lobos. O rei irlandes Cormac MacAirt foi criado por uma loba, assim como as deusas celtas Ailbe e Ciwa, sendo que a última não apenas foi criada por uma loba, mas também desenvolveu uma garra de lobo em uma das mãos.

Muitos deuses e deusas, ligados à Lua, tinham também como símbolo o lobo. O lobo uiva para a Lua, assim como os cães; eles caçam e brincam ao luar. As sacerdotisas de muitas culturas eram adeptas de viagens astrais e transmutações, talentos normalmente praticados à noite. Também celebravam rituais, dançando e cantando a céu aberto, sob a Lua. Um festival romano, a Lupercália, honrava a deusa - loba Lupa ou Ferônia. Os nórdicos acreditavam que o lobo gigante Hati perseguia a lua e nos dias finais comeria esse corpo celeste.

O contato com os antepassados é parte essencial na vida de uma Bruxa e Bruxo. Amorosos e sempre prontos a nos ajudar, nossos ancestrais se dispõe a atender a nossos pedidos e nos dão força nos momentos difíceis.

Além da celebração dos Sabbats, os Bruxos e Bruxas reverenciam outras importantes mudanças que ocorrem na natureza como a mudança das fases lunares.

A fase lunar mais importante é a cheia, momento onde a lua encontra-se em seu poder máximo, no ápice de sua força. A lua cheia representa a Deusa em sua face Mãe, o seu aspecto primordial.

Aos rituais de Lua cheia damos o nome de Esbat, um termo que passou a ser popularmente usado a partir do início do século XX.


A roda gira e chega Iùil que, em gaélico, é o nome do mês de Julho, conhecido como a Lua do Lobo que representa as águas frias da terra que ficam represadas sob a geada, simbologia implícita através da manifestação do inverno e seus mistérios.

A Lua do Lobo embora tenha adotado, por conviniência mágica, o Totem do Lobo para caracterizar esse plenilúnio, a lua cheia de julho também é chamada de Lua da Neve, Lua do Pequeno Inverno, Lua Fria.
No calendário lunar, esse é o tempo dos ritos de renovação espiritual, de busca pela clareza, de abertura da mente e de meditação no eu mais elevado.

Os celtas possuiam um calendário ou zodíaco conhecido como Beth Luis Nion, cujos 'signos' ou luas eram representados por 13 árvores sagradas.
À energia desse plenilúnio corresponde ao signo do Vidoeiro, Beth, cuja tradução poderia ser "mundo" e o mito associado a ele é o da história do nascimento de Taliesin.
Uma vez mais, a energia da terra nos convida à abertura espiritual, a iniciação e a transformação através do Caldeirão de Cerridween, local de gestação do mais famoso druida de Gales, nascido da própria Deusa.

É um momento de pausa, interiorização, reflexão e transmutação... Quando a vida simplesmente se transforma e nos mostra o melhor caminho a seguir!



A natureza agora se recolhe e nos ensina que compartilhar também é uma das formas de sobreviver a todas às crises, além de integrar-se numa sociedade, sem que isto afete a nossa individualidade. É o mês ideal para realizarmos trabalhos em grupo e esforços conjuntos, pois favorece a união dos seres.

Essa é a época em que vivenciamos o momento de transição do tempo claro para o escuro, para novamente alcançarmos a luz do Sol. Mas, antes de qualquer coisa, precisamos entender as forças que regem esse mês: a Lua e o Lobo.

A Lua representa os mistérios femininos que refletem a força solar, simbolizando também, a energia psíquica, a intuição e o inconsciente coletivo que guarda todos os antigos segredos, a sabedoria, o conhecimento ancestral e a magia.

O lobo é um animal de poder ligado aos mistérios lunares, que fortalece, estimula e aguça os nossos sentidos, além de nos ensinar a viver em harmonia com a natureza e a compreender o sentido da vida. Ao uivar para a lua cheia, simbolicamente, o lobo nos conecta à novas idéias, até então, ocultas sob a mente consciente.

A transformação em lobo é um dos temas preferidos de várias lendas populares irlandesas, entre outros. Representando o contato com o lado sombrio da alma que desperta os instintos básicos do homem. 

Ao unirmo-nos a essas duas grandes forças, interiorizamos suas características e nos movemos para um plano mais sutil... Um plano onde o mestre nos aguarda!

Aproveite essa energia para aprender harmonizar o lado obscuro da sua alma. Um momento propício para expurgar tudo aquilo que precisa morrer. Nossos medos, fraquezas, dificuldades e problemas.


Hoje, com o crescente interesse sobre as práticas Pagãs, pessoas de todas as idades e condições se encontram nas noites de Lua Cheia para reverenciar a Deusa e a vida. Como os Sabbats, celebrar os Esbats nos coloca em harmonia com toda a natureza pois se as mudanças das fases lunares exercem influência sobre as marés e plantio das sementes, elas seguramente influenciam nossas emoções e acontecimentos diários.

Cada uma das lunações recebe um nome específico que reflete o momento da Roda do Ano em que ela se encontra expressando um dos muitos temas da vida humana. Estes nomes podem variar de Bruxo para Bruxo ou dependendo da Tradição.


31 comentários:

  1. Gosto do post...
    beijo* sorrisOoO*

    ResponderExcluir
  2. Que a lua te ilumine sempre

    Jokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde jokas

      agradecemos a visita e desejamos a você o triplo do que nos deseja.

      selma/marcos

      Excluir
  3. adoro e passo horas dançando para lua.
    Que teu uivo nunca fique rouco.

    Beijinhos doces

    Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde laura

      fazes muito bem em dançar para a lua e ela com certeza te retribui com muita luz e uma energia que só você sabe.

      selma/marcos

      Excluir
  4. Já que estás a escrever a pele do Lobo(e bem)que não te falte a Lua no céu para poderes uivar...

    Jandir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde jandir

      agradecemos sua presença em nosso blog e esperamos encontra lo mais vezes.

      selma/marcos

      Excluir
  5. Sempre gostei da aura misteriosa que envolve o lobo, o uivar à lua, as histórias que lhe estão associadas... =)

    beijinho*

    ResponderExcluir
  6. Bom luar!

    que o lobo e a lua ilumine vcs

    beijinho

    Piná

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde piná

      a lua ilumina a todos nós sem restrições.

      selma/marcos

      Excluir
  7. Interessante...

    Nunca tinha associado a lua e o lobo

    Sandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde sandro

      agradecemos sua participação e visita.

      selma/marcos

      Excluir
  8. quero uma lua a iluminar-me todos os dias, principalmente quando a sua luz banha momentos de melancolia!
    belas palavras
    beijos desalinhados

    Carmelita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde carmelita

      seus desejos serão alcançados com toda certeza.

      selma/marcos

      Excluir
  9. Aí está, é mesmo isto que eu procurava, a possibilidade de partilhar o nosso mundo escondido, o nosso "sotão proibido"...faz-nos sentir vivos, conectados pelos segredos de vidas desconhecidas...

    Este blog é um bom lugar para repousar, meditar e navegar...

    Parabéns

    Ligia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde ligia

      nos deixa feliz em saber que pessoas como você sentem se bem aqui.

      sinta sempre a vontade e usufrua de tudo que há no blog.

      selma/marcos

      Excluir
  10. Olá amigos.
    adoro seus misterios, pois são neles que podemos decifrar seus uivos.

    beijos e muita paz

    Regeane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde regeane

      agradecidos por sua visita e pelas belas palavras.

      selma/marcos

      Excluir
  11. Danço... como loba lanço um uivo de júbilo por ver que existe mais lobos neste país, alguém que me entende... e agradeço à lua que nos guia todas as noites, sempre!

    Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde regina

      palavras fortes e intensas , agradecemos sua visita e participação.

      selma/marcos

      Excluir
  12. qual de vcs é o lobo?

    Bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde bianca

      a lua é a figura da deusa e o lobo nesse caso é seu consorte.

      a lua é a grande sacerdotisa e o lobo seu guardião.

      selma/marcos

      Excluir
  13. Olá Selma, agradecemos a sua visita e inscrição! seja bem vinda, sempre. No nosso cantinho, a luz da lua está sempre em harmonia com a vibração do sol.

    Abraços!

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  14. Wow! Ainda assim sou muito mais chegada nos felinos, bom tenho 15 gatos, então sou suspeita.
    Excelente texto!

    Blog Garotas Do Contra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde garotas do contra.

      parabéns por estares muito bem protegida por seus gatos.

      selma/marcos

      Excluir
  15. Beautiful post, so glad I visited your blog this evening.
    Have a beautiful day,
    Joanna

    ResponderExcluir
  16. O que posso falar da "Lua", que ela é uma extensão do meu viver, a noite, todas as noite, ela me chama e eu a procurar, até quando ela estar negra, a beleza e a divindade me busca.
    Cultuar os antepassados é uma fonte infinita de sabedoria para mim.

    Tenha um lindo e abençoado dia amiga.
    Beijinhos de avelã.
    Lua.

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    adorei o blog, adoro os lobos e AMO a Mãe Lua!
    Parabéns por seu trabalho,
    Charles.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns...... Não passo uma só noite sem olhar para céu e procurar a lua ..... Implorando a q leve seu brilho pro meu lobo.....

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...