domingo, 29 de abril de 2012

Religião



As religiões mundiais foram os pilares das culturas do mundo, de forma que, se as eliminamos, os arcos caem e o edifício se derruba.
(Christopher Dawson, o filósofo da história)

Aquilo que não é conhecido pode ser temido. Embora seja uma citação antiga é muito atual.

A palavra religião vem do latim: "religio" que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar". Religar o homem a Deus, aí está a razão pela qual a religião existe.


O valor da religião tem sido esquecido, desprezado e menosprezado pela sociedade atual apoiada na ciência e na tecnologia, porém a religião tem um importante papel na sociedade no tocante à elevação moral do ser humano e, apesar do relativismo reinante, ainda tem uma influência muito presente nos valores das pessoas e consequentemente é uma variável importante na compreensão das sociedades modernas. 

A religião é uma relação com a divindade celestial. Essa definição engloba necessariamente todos aspectos místicos e religiosos, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico.



Todas as religiões têm obrigações a serem cumpridas para se alcançar o favor da divindade ou para o aperfeiçoamento pessoal. A fé não é uma religião. Por isso, não há obrigações a serem cumpridas: Há o encontro que transforma. 

Concordo com quem diz que a religião serve como uma retenção moral. Toda religião tem esse lado bom, pois todas pregam coisas boas moralmente falando. Para outros serve como refúgio.

Para muitos serve como meio de enganar os outros. mas esse não é o principal motivo.

É humano sempre, no fundo, acreditar que existe algo superior e desconhecido ( o homem AINDA não se acha totalmente superior!).

Realmente é graças as religiões que a moral ainda continua viva, não que a moral fora da religião seja totalmente má, mas com certeza vazia de significado.



A religiosidade é muito importante porque é a religação do homem com a natureza, com o universo, com o outro e consigo mesmo. Essa é uma tendência natural. É o impulso para o infinito. Pessoas que têm ligação natural com o infinito, com o desconhecido, viverão com maior abundância, maior amor ao próximo. A religião é possuir uma crença religiosa, um ritual. A religião é uma escolha e um caminho para a religiosidade, um meio para a pessoa entrar em contato com a divindade. Em si, ela não é o essencial e, sim, o impulso que o indivíduo tem de se ligar seja com o Deus ou a Deusa. A religião acaba sendo importante na medida em que facilita essa ligação. Todos os rituais, sons, mantras, o cheiro do incenso criam um clima para que você entre em contato com o eu interior.


Este é um ponto interessante sobre qual óptica devemos analisar, seria a Bruxaria uma religião marginalizada ou todas as religiões marginalizadas são Bruxaria? 

Depende da óptica! Se pensarmos como um fundamentalista cristão todas as crenças são meras manifestações religiosas, principalmente as espíritas, uma devoção ao diabo e a bruxaria.

Se mudarmos para a China e na Índia, o próprio cristianismo é uma religião marginalizada.

Partindo pelo pressuposto que toda crença marginalizada é Bruxaria, poderíamos incluir o Catolicismo? Não acreditamos que convenha dar a designação de bruxos para padres.



Religião é diferente de crença pessoal, e o fato de querer ofertar conhecimento é nato em muitos líderes religiosos, sejam eles cristão, pagãos, budistas, entre outras designações, isto não lhe torna especial ou melhor, é apenas um fato comum e por vezes mal interpretado tanto para quem ensina, quanto para quem aprende. 

Qual a importância da religião em nossas vidas? Como de certa forma ela interfere nas relações inter pessoais e dão algum significado ao grande mistério da nossa existência?



Religião é culto prestado à divindade. No entanto, pessoas raivosas contra certos aspectos da vida em comunidade de fé têm se irritado e descontado nessa palavra tão nobre suas dores e frustrações. Surgem assim frases incoerentes e até surreais, como “passei a ser cristão quando abandonei a religião”, “religião mata”, “existem os da graça e os da religião” e outras bobagens nessa linha. O que tais pessoas querem dizer é, na verdade, que foram feridos ou se cansaram de uma “religiosidade hipócrita”, de um “formalismo religioso vazio”, de um “legalismo vivido num ambiente religioso” ou coisas do gênero. Mas, como não compreendem o significado daquilo que falam, mudam o sentido das palavras. 

As religiões são escolas da Alma, locais de oração, de estudo dos ensinamentos Divinos, de fraternidade, comunhão entre as pessoas, de meditações, da prática da caridade, de boas leituras, boas músicas e boas canções. Há tantas religiões no mundo quanto são os graus de entendimento das pessoas.



fonte imagem: google imagem

9 comentários:

  1. Respostas
    1. bom dia gleison

      muito bom foi você ter nos visitado e esperamos que volte mais vezes.

      selma/marcos

      Excluir
  2. Ola!!! Vim retribuir a visita!!! Assim que possível, passa lá no meu blog para uma nova visitinha! Ficarei feliz!!!
    http://essenciawiccana.blogspot.com.br
    Bençãos plenas!!!

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é “de lei” mesmo já sou seguidora fiel

    ResponderExcluir
  4. Amiga vim te visitar e te oferecer meu selinho, e não é que conseguiu me surpreender, pois já estava aqui, rsrs.
    Agradecida por fazer parte de meus amigos, e por ter aceito meu singelo presente.

    Sabe gosto muito da palavra Religiosidade, pois ela podemos carregar sem rótulos dentro do coração, independente do que e em quem acreditamos, pois no final tudo se converge para um ser maior.

    Que as bençãos e os bons fluidos recaem sempre sobre seu lar.
    Blessed Be!
    Beijinhos de cristais.
    Lua

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    Encontrei este blog "por acaso" e fiquei presa logo nas primeiras letras que li. :)

    Os Meus PARABÉNS!

    Votos de muito sucesso e vou passar a vir cá mais frequentemente para aprender mais qualquer coisa.

    Grata pelas partilhas :)

    Om*

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Não entendo nada sobre o assunto. Me interessei por causa do meu namorado, ele fala muito que eu daria uma ótima bruxa, então fui procurar alguma coisa sobre o assunto, dai encontrei o blog.
    Fiquei muito surpresa, nunca imaginei que seria dessa forma. gostei ainda mais do blog, Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia cat

      só para esclarecer uma coisa que seu namorado tem razão , toda mulher é uma bruxa em potencial pois ela é responsável por uma das coisas mais lindas e mágicas que é dar a vida.

      quanto a sua surpresa , continue sua leitura e se surpreenderá mais ainda e descobrirá coisas muito interessantes que muitas pessoas ( a maioria ) desconhece.

      volte sempre
      selma/marcos

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...