terça-feira, 6 de março de 2012

UMA PAUSA PARA "AS GUERREIRAS AMAZONAS"




A lenda das mulheres guerreiras ou Amazonas terá tido início com a batalha de Termodonte, quando os Gregos saíram vitoriosos da batalha contra essas estranhas mulheres. As que ficaram prisioneiras foram levadas nos navios, mas no mar alto elas revoltaram-se e dizimaram os homens. Ignorantes das artes de navegar andaram à deriva e chegaram ao Mar de Azov, onde habitavam os Citas.

As Amazonas conseguem de início roubar-lhes os cavalos, mas os Citas acabam vencedores. Só depois de verem os seus corpos inanimados os Citas se aperceberam que tinham estado a lutar contra mulheres. Estranha é a atitude deste dos Citas que, em vez de dizimarem as Amazonas, lhes proporcionam acampamentos junto dos jovens da tribo para «incentivar» o acasalamento para que nasçam homens guerreiros superiores fisicamente. Mas isto passou-se há mais de seis mil anos!




As Amazonas eram mulheres guerreiras que se estabeleciam em uma espécie de repúblicas femininas situadas inicialmente no Cáucaso e depois na Capadócia, às margens do rio Termodonte. Símbolo da mulher livre, repudiava o casamento porque era a única maneira da mulher de então dar sentido e valorizar sua vida. Se recusavam a obedecer ou submeter-se ao jugo e ao domínio masculino, almejando participar da vida pública por seus próprios méritos. Apenas uma vez por ano tinham contato com homens quando se dirigiam ao território vizinho dos gargareus com a finalidade precípua de procriar e assim dar continuidade a seu povo. As Amazonas quando davam à luz, somente mantinham entre si as crianças nascidas do sexo feminino.

Essas mulheres viveram no período chamado de Era de Bronze, onde a manufatura destas armas eram mais leves, permitindo um manuseio eficiente pelas mulheres. Além disso elas eram treinadas desde a infância na arte da guerra e da aniquilação. Com um intenso treinamento militar seus corpos se adaptaram ao uso de instrumento pesados, além do fato de as Amazonas escolherem os mais altos e fortes homens para gerar seus filhos,a chamada eugenia (seleção genética), tornando estas mulheres superiores em força e habilidade aos povos gregos.



 “Elas enlouqueciam os homens gregos, inspirando-lhes sentimentos contraditórios de raiva, admiração, medo, inveja e desejo. Rivais insuperáveis, adversárias imbatíveis e fêmeas inconquistáveis, só lhes restava imaginar fantasias. E esse desejo frustrado de conquista era desabafado na mitologia. Com um ou outro grande herói grego vencendo e desposando uma Amazona, mesmo temporariamente, a fantasia coletiva dos gregos era irreprimível. Mesmo Aquiles se apaixonou perdidamente pela rainha Pentesiléia, "de beleza tão divina mesmo após a morte" que ele até matou um companheiro grego que tentou maltratar o corpo dela. Os atenienses nos cemitérios militares faziam grandes homenagens póstumas nos túmulos das suas adoradas inimigas.” 


As Amazonas eram as integrantes duma antiga nação de guerreiras da mitologia grega. Heródoto as colocou numa região situada às fronteiras da Cítia, na Sarmácia. Entre as rainhas célebres das amazonas estão Pentesileia, que teria participado da Guerra de Tróia, e sua irmã,Hipólita, cujo cinturão mágico foi o objeto de um dos doze trabalhos de Hércules. Saqueadoras amazonas eram frequentemente ilustradas em batalhas contra guerreiros gregos na arte grega, nas chamadas amazonomaquias.

Na historiografia greco-romana, existem diversos relatos de incursões das amazonas na Ásia Menor. As amazonas foram associadas com diversos povos históricos, ao longo da Antiguidade Tardia. A partir do período moderno, seu nome passou a ser associado com quaisquer mulheres guerreiras em geral, e hoje, o termo é frequentemente utilizado para se referir a mulheres que montam a cavalo, participando em provas de equitação em destreza ou salto.


Quando o bebê tratava-se de um menino, este ou era executado, ou então devolvido a seu pai para ser criado em outras terras. Cultivavam o hábito de mutilar seu próprio seio direito para poder dessa maneira manejar com mais destreza suas armas, o arco e a lança. As Amazonas veneravam Ártemis com quem se identificavam e cujo culto foram as primeiras a instituir. Tomaram parte em diversos episódios da mitologia grega, sempre se distinguindo por seu espírito guerreiro e rebelde. Na guerra de Tróia , se colocaram do lado dos troianos aliando-se a Príamo. Durante uma batalha, Pentessiléia, uma das rainhas que as Amazonas tiveram, travou uma luta corpo a corpo com Aquiles.

As Amazonas eram guerreiras, donas de armas, cavalos e com uma estrutura social própria. Foram imortalizadas na maioria das lendas por sua coragem de luta quando enfrentavam os homens que tentavam submetê-las. Independentes, viviam em ilhas ou perto do mar e frequentemente recebiam visitas de aventureiros. Algumas engravidavam deles mas somente ficavam com as filhas. Os filhos eram entregues ao pai.


Segundo uma lenda, as Amazonas eram filhas de Ares, deus da guerra, de quem teriam herdado a audácia e a coragem. O deus teria dado um cinturão para a rainha Hipólita como símbolo do poder sobre seu povo. O cinturão tem uma simbologia de transmitir força, poder e proteção, além do valor iniciático. A mais célebre luta das Amazonas aconteceu com o herói Hércules quando ele raptou a amazona Hipólita, provocando a guerra das Amazonas contra Atenas.

O país das Amazonas país era a Trácia, lugar de clima rude, rico em cavalos e percorrido por populações violentas e guerreiras. Segundo alguns, teriam fundado a cidade de Mitilene, na Ilha de Lesbos, terra da poeta Safo. Outros dizem que sua morada ficava em Éfeso, onde fundaram um templo dedicado à Ártemis, divindade virgem que percorria campos e florestas, considerada protetora das Amazonas.



As Amazonas são comentadas desde o início da Idade Antiga. Sua origem histórica tem seus primeiros registros na ilha de Creta, no Mar Egeu, junto à civilização Minóica por volta de 5.000 ou 4.500 a.C. Os indícios arqueológicos mostram esse povo, em seu tempo inicial, como uma sociedade atrasada, benm como a de todos os povos da época, salvo o Egito e as grandes cidades-estados da região da Mesopotâmia. Nessa época, percebe-se, nitidamente, um salto cultural que trazem os minóicos, de imediato, a condição de uma sociedade civilizada com padrões tecnológicos mais que avançados para a época, tais como, o domínio do bronze, a construção de palácios suntuosos, casas de pedra com portas e janelas, crescimento ordenado e planejado das cidades, templos megalíticos para cultos religiosos etc.


Os vestígios das amazonas são encontrados inclusive no Brasil, um exemplo é a origem do nome do rio Amazonas, os homens brancos ficaram assustados ao verem mulheres cavalgando animais selvagens com a mesmo destreza dos cavaleiros, por isso deram o nome ao rio de Rio Amazonas. E também na cultura indígena Xingu, onde uma vez por ano, no ritual em honra a deusa-Mãe Natureza. 

 Em 1997, a revista New Scientist publicou um artigo da investigadora Jeannine Davis-KimbaIl que refere a descoberta, na Rússia, de várias sepulturas de mulheres. A identificação destas mulheres como sendo amazonas foi feita a partir das armas com que estavam sepultadas e de ferimentos causados pelo uso de armas, como pequenos punhais e espadas com que estavam enterradas. 

Na Lesbia Magazine de Janeiro de 1999, lemos que nas margens do rio Dom se encontraram montículos funerários, com 2400 anos, onde estavam vinte e um túmulos de mulheres enterradas com as suas armas. E recentes descobertas na Hungria e na China vieram enriquecer a teoria da existência real das Amazonas.


“Escavações arqueológicas confirmam a descoberta de fósseis de mulheres armadas para a guerra nas planícies junto ao Mar Negro. Nas 150 tumbas do século 5° aC encontradas em 1996 nas estepes do sudeste da Rússia, perto de Pokrovka, encontram-se enterradas guerreiras com armamento militar. Na Turquia, a mesma coisa, com a primeira identificação anatômica. Na Grécia, "o" maior herói nacional é rainha amazona que venceu o Império Islâmico.” 

Em setembro de 2000, o Museu de Londres anunciou uma descoberta surpreendente arqueológico que recebeu em todo o mundo a atenção da mídia e, posteriormente, provocou intenso debate no seio da comunidade acadêmica. Os estudiosos revelaram que o túmulo de um gladiador suposto, que remonta ao primeiro século dC, havia sido desenterrado na área da Grande Londres. Estudiosos do museu sugeriu que apenas um túmulo outro similar, em Trier, na Alemanha. No entanto, não foi a raridade do achado que chamou a atenção do mundo, nem o fato de que o túmulo foi supostamente o de um gladiador. Para a surpresa de todos, os restos quebrados e queimados deste túmulo provou ser de uma mulher. Assim, o Museu de Londres sugere que esses restos foram os primeiros já encontrado de um gladiador do sexo feminino. 


Um cartógrafo desconhecido, no mapa de 1770, localiza a "Terra das Amazonas" no norte da Sarmatia Asiática, baseado em pesquisas na literatura grega.

Todos os arqueólogos e historiadores são unânimes em apontar a origem da tribo das mulheres guerreiras: a grande Cordilheira do Cáucaso, próxima ao Mar Negro, região hoje ocupada por Armênia, Azerbaijão, Geórgia e Rússia. Há 5500 anos, aquela área ainda era um celeiro (melhor seria dizer vespeiro) de povos bárbaros tão primitivos que nem tinham língua escrita, vivendo principalmente da caça, em culturas matriarcais, como as amazonas e os gargareans, sauromatians, albanianos e cimérios (sim, o povo de Conan).Havia tribos com soldados homens e mulheres. Os antigos gregos chamavam o sistema deles de "Ginocracia" (sociedade regida por mulheres). Inventaram o machado de guerra, arma de dois gumes iguais, usado por homens e mulheres, representando a igualdade. O historiador grego Heródoto (485 - 420 a.C.) já descrevia aquela região como "inóspita, intimidadora, sempre á sombra das montanhas e com o céu coberto de neblina; um lugar onde só os extremamente fortes sobrevivem; uma terra de trevas e noite eterna. 


"A forma física delas era bem desenvolvida" diz a arqueóloga Jeannine Davis-Kimball. "Nós vemos isso nas tumbas. Nós encontramos mulheres extremamente fortes, realmente poderosas. Todos os indícios apontam que elas desenvolviam muito a musculatura exercendo a caça. O ambiente rústico (rus, em grego) exigia muito esforço para sobreviver nessas condições. E elas eram grandes.A maioria dos esqueletos adultos têm cerca de 1,90 metro de altura, o que as tornava 25 centímetros mais altas que a média dos homens gregos do Peloponeso na época. Muitas tinham mais de 2 metros. A superioridade física delas nas batalhas devia ser descomunal. Uma explicação para essa diferença física é que elas sempre escolhiam ter filhos com os guerreiros mais altos, grandes e fortes. Assim, as Amazonas também foram a primeira cultura a praticar deliberadamente a eugenia (em grego, seleção genética)"."Imagine o espanto dos soldados gregos ao deparar com um inimigo assim. Para eles, seria como encontrar um ser mitológico na vida real. Se alguém sobrevivesse para contar a estória, ninguém acreditaria. Só vendo os corpos das guerreiras, quando encontravam, pois elas sempre levavam as soldadas mortas consigo. De qualquer jeito, nenhum homem ia admitir que perdeu uma luta para uma mulher.

Uma Amazona tem orgulho de si, da sua tribo, e de tudo que ela faz e, assim, aspira a um nível de excelência pessoal tanto na aptidão física quanto mental no caminho que escolher, embora mantenha sempre em mente que orgulho excessivo é uma fraqueza incapacitante.






32 comentários:

  1. Que linda, essas guerreiras merecem meus parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, encontrei este blog por acaso! Amo estes temas, tenho a sensação de que noutra vida devo ter sido uma guerreira amazona! Há uns anos atrás fiz uma regressão que indicava nesse sentido. Podem informar-me se têm página no Facebook! Obrigada!

      Excluir
  2. olá amiga Selma será que poderia fazer uma postagem sobre os Deuses celta! beijos de luz

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo texto, muito bom saber que aqui tb se escreve sobre essas grandes mulheres


    esther

    ResponderExcluir
  4. amo este tema por isto gostaria de saber como surgiu o nome amazonia?

    cicero

    ResponderExcluir
  5. Oi, que lindo o post, fiquei totalmente encantada com tudo o que vc escreveu!!! Obrigada!!!! Beijinhos

    Carmen

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,

    Gostei muito dos detalhes que foram postados aqui, você esta de parabéns.

    Abraços.

    Antonio Marcos

    ResponderExcluir
  7. è verdade que quando as amazonas celebravam as suas vitórias elas esperam a lua ficar sobre os espelhos d'água e elas se banhavam fazendo assim um ritual para a mãe lua

    Edna

    ResponderExcluir
  8. poderíamos dizer que as amazonas foram as primeiras mulheres a cultuar a deusa mãe?


    deise

    ResponderExcluir
  9. muito bom, maravilhoso, espero que escreva mais sobre essas mulheres que foram primeiras em tudo.

    Lindalva

    ResponderExcluir
  10. genial, não tem outra palavra

    parabens


    Romualdo

    ResponderExcluir
  11. Amazonas, historia fascinante.
    parabens mais uma vez pelo blog e pelo texto


    Armando

    ResponderExcluir
  12. As amazonas elas são antes o depois do rei arthur?

    felicia

    ResponderExcluir
  13. vcs como sempre falando sobre temas muito fascinante.

    parabens, por este texto.


    Marli

    ResponderExcluir
  14. Nada mais contraditório do que ser mulher ...
    Mulher que pensa com o coração,
    age pela emoção e vence pelo amor.

    Que vive milhões de emoções num só dia e
    transmite cada uma delas, num único olhar.

    Que cobra de si a perfeição e vive
    arrumando desculpas para os erros,
    daqueles a quem ama.

    Que hospeda no ventre outras almas, da a luz
    e depois fica cega, diante da beleza dos filhos que gerou.

    Que dá as asas, ensina a voar mas não quer ver partir
    Assim como as borboletas, mesmo sabendo que eles não lhe pertencem...
    Tomam asas e voam para a liberdade!

    Que se enfeita toda e perfuma o leito, ainda
    que seu amor nem perceba mais tais detalhes.

    Que como uma feiticeira transforma
    em luz e sorriso as dores que sente na alma,
    só pra ninguém notar.
    FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER

    ResponderExcluir
  15. Ich bin immer auf diesen Blog lesen.

    Blog-Content ist sehr gut

    Ich wünsche eine glückliche Tag der Frau

    Frida

    ResponderExcluir
  16. I would have found this blog before.

    study ancient history and this blog is all I seek.


    William

    ResponderExcluir
  17. ohne viel Zeit hier.

    jetzt bin ich wieder, sehr gute Übersetzer von Sprachen.

    Ich sprach viel in meiner Arbeit zu diesem Thema sind die Menschen neugierig auf meine Quelle des Wissens kennen.

    Der Blog dies jeden Tag besser.

    Hans

    ResponderExcluir
  18. Я профессор древней истории.

    Я вошел в этот блог по предложению мой ученик.

    с переводчиком языка гораздо проще.

    Я беру некоторых текстах этот блог, чтобы мои лекции, но источник sembre говорить и поэтому я отправляю в блоге.

    парабены в текстах, являются невероятно.

    Екатерина

    ResponderExcluir
  19. Amada Selma, feliz dia todo dia.
    Que hoje seja mais especial que outros dias.
    Bençãos e paz.
    Beijos de gira-sol.
    Lua
    http://naturezadeluanegra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. obrigada amiga ter o seu apoio e a sua amizade me deixa muito feliz, lembrando que as votações começam amanhã, obrigada de coração!

    ResponderExcluir
  21. que delicia voar contigo lá no meu jardim, obrigada por me prestigiar, afinal para isso que servem os amigos né, quero que saibas que se um dia precisar de mim, venho correndo, ops..Venho voando lhe apoiar!!!um beijo em seu coração

    ResponderExcluir
  22. Estou encantada com teu canto nauta, já aseguir indiscutivelmente :) Sou a Lindalva da Ilha e administradora do Ostra da Poesia, teu voto 6º Pena de Ouro foi computado com sucesso. Beijos perfumados no coração!

    ResponderExcluir
  23. oi lindona claro que podes votar kkkk, lembrando que é um voto por dia até a maanhã dia 12/03. obrigada pelo carinho, beijos de luz

    ResponderExcluir
  24. valeu linda amiga, um super beijo e tenha uma linda noite estrelada

    ResponderExcluir
  25. ADOREI O POST SELMA!!!sOU FEMINISTA DE CAREIRINHA, E AMO MITOLOGIA, FOI UM PRAZER LER SEU POST E ATÉ ME INSPIROU!!!( SOU ESCRITORA AMADORA!!!) MUITO OBRIGADA!FOI BOM CONHECER SEU BLOG, VOU VOLTAR MAIS VEZES.. THAU!

    ResponderExcluir
  26. A todos e a todas obrigada e desculpe por não ter respondido antes

    selma

    ResponderExcluir
  27. Lindíssima matéria, sempre por toda minha vida tenho fascínio pelas histórias das Amazonas, o interessante era que antes as Amazonas eram consideradas um mito de berço grego, mas ao chegarmos no novo milênio descobertas científicas foram ocorrendo provando cada vez mais que essas lendárias guerreiras foram absolutamente reais. Eu também acredito que se houve uma outra vida sinto que provavelmente fui uma guerreira amazona. A história dessas guerreiras são cercadas de mistérios e creio que ainda há muito mais por saber. Parabenizo pela matéria fantástica sobre as Amazonas.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...