segunda-feira, 26 de março de 2012

STONEHENGE UM LUGAR SAGRADO


Os povos saxões o chamavam de Hanging Stones (Pedras Suspensas), escritos medievais chamavam de Dança dos Gigantes. Estas são denominações diferentes para referir-se ao mesmo monumento, hoje conhecido como Stonehenge (do inglês arcaico Stan = pedra + hencg = eixo).

Dentre tantos monumentos do mundo antigo, para nós o enigma arquitetônico mais famoso e intrigante é Stonehenge. O círculo, o labirinto, é uma forma presente em todas as tradições e culturas, e esse é um legado da tradição e cultura celta. Como toda cultura constitui um todo indissociável, esse monumento demonstra que estamos todos integrados no tempo; e que presente e passado são facetas de uma mesma existência.


Stonehenge é mais do que um monumento; é um símbolo e é um mito, e por isso se presta às mais variadas interpretações e perspectivas. O mito permite o afloramento de questões que pressu-põem atitudes diante da realidade, e reorganiza nosso modo de ver e entender as coisas, nós mesmos e o mundo. Por isso, Stonehenge instiga a imaginação e se apresenta como algo destinado a se éter-nizar.

O nome Stonehenge se origina de stan (pedra) e hencg (eixo), palavras do inglês arcaico. Geoffrey de Monmouth corajosamente atribuiu a construção de Stonehenge ao mítico mago Merlin, que magicamente teria transportado as pedras que já existiam na Irlanda para Salisbury, por ordem de Aurélio Ambrósio, tio do rei Arthur. A narrativa de Geoffrey teve enorme repercussão no coração dos ingleses porque evocava o mago Merlin e a legendária cavalaria arturiana, o patriotismo, as aventuras heróicas, a bravura e principalmente o mistério.


O monumento também foi decifrado com um marco erguido em homenagem aos britânicos indefesos massacrados pelos brutais saxões. Depois, em 1620, o rei Jaime I visitou o monumento e ordenou que se escavasse o local e buscasse a origem do círculo. A região pertencia a Robert Newdyk, que recusou a proposta de compra que lhe foi feita pela realeza, mas autorizou as escavações.

A construção do Stonehenge, famoso círculo de pedras do período Neolítico que está localizado no sul da Inglaterra, é um dos mais conhecidos e intrigantes enigmas da história. De tempos em tempos, novas teorias surgem para tentar explicar como uma sociedade primitiva, que nem mesmo a roda conhecia, conseguiu mover enormes rochas com cerca de quatro toneladas cada e empilhá-las a mais de 320 km de distância da jazida de onde foram retiradas.

Tal monumento, um dos mais importantes da Inglaterra, é único em todo o mundo. Consiste em um altar de pedras, com idade de aproximadamente 5000 anos. As pedras azuis, usadas na construção de Stonehenge, foram trazidas das montanhas de Gales (400 km de distância de Salisbury) e pesam cerca de 50 toneladas, com 5 metros de altura. Curioso notar que, caso seja traçada uma linha no chão, passando no meio do círculo das pedras, tal linha irá apontar para a posição em que nasce o sol. Talvez por isso, uma das utilidades de tal construção seja imaginar a possibilidade de Rituais Druidas em cerimônias ao Deus Sol. Porém, a única certeza que permeia o local é de que nada se sabe, concretamente, sobre a finalidade das imponentes pedras.

Durante séculos, Stonehenge foi cenário de reuniões de camponeses E nos últimos 90 anos os "Druidas" modernos celebraram aqui o solstício de Verão. Durante aproximadamente 20 anos, milhares de pessoas se reuniam no local todos os meses de junho para assistirem ao festival que aí tem lugar.


Os Arqueólogos, no entanto, ainda consideram a hipótese de uma construção religiosa...

Acredita-se que Stonehenge e outros sítios megalíticos hajam sido construídos pelos antepassados dos Druidas deste milênio, por acreditarem que fossem lugares de grande força para concretizarem seus rituais...em vez de templos fechados eles reuniam-se nos círculos de pedra, como se vêem nas ruínas de Stonehenge Avebury, Silbury Hill e outros.

A datação pelo carbono-14 mostra que aquelas construções são anteriores à fase clássica do Druidismo. Isto é verdade. Na realidade foram construídos, e ainda existem centenas de círculos de pedra especialmente na Bretanha e na Escócia.

Os saxões chamavam ao grupo de pedras erectas "Stonehenge" ou "Hanging Stones" ( pedras suspensas), enquanto os escritores medievais se lhes referem como "Dança de Gigantes".


Existe evidência arqueológica que nos permite afirmar que havia atividade humana no local há mais de 10 000 anos. Contudo, o megálito propriamente dito só foi iniciado c. 2 100 AC, tendo sido construído em três etapas, entre 2 100 AC e 1600 AC. Para ter uma idéia mais clara de seu plano arquitetônico.

Não se sabe quem construiu Stonehenge, sendo que a teoria popular de que teriam sido os druídas está hoje refutada, pois o monumento foi concluído 1 000 anos antes de os druídas tomarem o poder. Contudo, os arqueólogos notaram a quase total ausência de lixo no local e isso é indicador de que o local era solo sagrado.


A maior parte dos historiadores que estudaram Stonehenge afirma que o mesmo era usado como uma calculadora de pedra, um verdadeiro computador megalítico com o objetivo de prever o nascimento do Sol e da Lua no solstício e no equinócio. Contudo, existem historiadores que não aceitam os argumentos e dados associados e apresentam outras explicações para a construção desse monumento.

Dizem alguns estudiosos do esoterismo que os celtas remontam ao tempo em que os deuses caminhavam sobre a Terra – a era dourada da humanidade.


O escritor e clérigo inglês Geoffrey de Monmouth, em sua obra Dança dos Gigantes (1130), narra que Uther Pendragon, pai do lendário Arthur, por volta do século V, após uma traição de Heingist liderando os saxões a um massacre de 460 nobres britânicos numa conferência de paz, decidiu elevar um monumento em memória dos guerreiros mortos. Assim, Pendragon convocou Merlim e o mago sugeriu a busca de antiqüíssimas pedras gigantescas que formavam um círculo mágico, capaz de curar todas as enfermidades, construído por gigantes na Irlanda.

Os gigantes, que eram pacíficos e infantis e tinham longa vida, haviam criado os círculos de pedra para saudar a natureza e para brincar, provocando assim uma certa disputa para ver quem construía um número maior de círculos (esta seria a origem dos inúmeros círculos distribuídos por toda Europa até hoje). Segundo Merlim, esta raça extinta de gigantes havia transportado essas pedras mágicas da África para a Irlanda. A água que fosse derramada sobre as pedras mágicas adquiria poderes curativos. Dessa forma, os gigantes tratavam seus ferimentos com preparados de ervas combinadas à água mágica.

Pendragon e seu irmão Ambrosius convocaram um exército de 15 mil homens a fim de transportar as pedras. Mas todas as tentativas fracassaram. Foi então que Merlim, valendo-se de poderes mágicos, transportou-as até os barcos que as trouxeram até Salisbury, na Inglaterra. Merlim dispôs as pedras ao redor das sepulturas, da mesma forma que os antigos gigantes. Segundo a lenda, ainda hoje encontram-se as inscrições dos túmulos de Uther e Aurelius.


Algumas pedras que, devido ao tempo, estavam inclinadas e prestes a tombarem, foram reposicionadas. Em 1985, as autoridades inglesas, a fim de preservar o monumento e a região, proibiram os festivais neopagãos. Atualmente, o local é administrado pelo English Heritage e foram tomadas medidas rigorosas para garantir sua preservação. O número de visitantes é de cerca de 700 mil por ano.

Independentemente de sua finalidade, o monumento de Stonehenge é mais que um ponto turístico; é uma obra que desafia os pesquisadores modernos e excita a imaginação de cada visitante. Certamente, o fascínio exercido pelo monumento não está apenas em sua grandeza e imponência desproporcionais ao pensamento contemporâneo, mas principalmente, nos mistérios que cada pedra guarda, há mais de 5 mil anos.




Selma

Fonte das fotos deste texto foi copiada do Google Imagem

17 comentários:

  1. Stonehenge é considerado um Circulo Sagrado tb?


    Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite sonia

      com certeza tudo que envolve aquele lugar é sagrado e fascinante.

      agradecemos por sua participação.

      selma/marcos

      Excluir
  2. depois de ler este texto a certeza: não existem muitas certezas acerca de Stonehenge.

    Muito bem escrito


    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite paulo

      agradecemos sua visita , seu comentário e principalmente pelo elogio ao texto.

      selma/marcos

      Excluir
  3. Um dos locais que não posso morrer sem antes visitá-lo.
    Imagine o trabalho de erguer uma pedra com mais de 50 toneladas e pô-la em cima de outras duas, a 5 metros de altura...

    Marli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite marli

      damos maior apoio a você para realizar esse seu sonho e que na volta nos descreva o que viu e sentiu daquele lugar mágico.

      selma/marcos

      Excluir
  4. Acredito que alguma coisa sobre-humana fez aqueles círculos, mas não acho que o Stonehenge tem energia... de onde montes de pedra tirariam tanta energia assim?

    Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite roberto

      não são simplesmente um monte de pedras e sim a beleza do lugar a própria arquitetura e a energia esta em tudo que cerca esse mistério indesvendável de um dos lugares mais fascinantes e intrigantes do mundo.

      selma/marcos

      Excluir
    2. Olá Roberto, nós somos feitos de pura energia, sem ela não existiríamos.Acredito que as pedras seja um local de grande concentração desta energia vital principalmente nas épocas de solstícios e equinócios.Esta energia, está em todo lugar, no que é vivo e também no que nos parece que não é vivo.Podemos viver por um tempo sem alimento, água e ar, mas sem esta energia não sobrevivemos nenhum segundo. Com certeza é um lugar sagrado a ser respeitado.

      Excluir
  5. Existe uma teoria que diz que o mundo ja teve varias civilaçoes avançadas,ela diz que possivelmente ja haviam civilizaçoes antigas com mais tecnologia que a nossa

    vicente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite vicente

      desconhecemos essa teoria e aproveitamos para agradecer por sua visita e participação.

      selma/marcos

      Excluir
  6. Amigos vim conhecer este espaço e agradeço em visitar o meu blog e pelo comentário,gostei muito de chegar até aqui e já estou ficando...seguindo...
    Gostei muito da postagem,um mistério a ser desvendado...
    Divino e maravilhoso....
    Beijos de luz.....

    ResponderExcluir
  7. cara maria selma

    agradecemos de coração por sua visita , por todos elogios e esperamos que volte muitas vezes no nosso blog.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  8. STONEHENGE TEM RELIGIAO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro anônimo

      de mais uma lida no texto ou preste atenção no título.

      selma/marcos

      Excluir
  9. o mais curioso é como pedras com 5 metros de alturas e pesadissímas tenham sido erguidas por homens comuns! O.o

    ResponderExcluir
  10. É nesse mundo há mais perguntas de que resposta.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...