segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

GAIA


GAIA, o ser primordial, a própria criadora da vida e de infinita beleza, dotada de um poder supremo, a nossa Mãe Terra. Representando a Natureza e tudo que nela vive. Aconchego de Mãe, sempre protegendo suas criações e mostrando a forma humana.

Quando falamos de nossa mãe, a Terra, queremos dizer muito mais do que o planeta físico: falamos também da biosfera - que na região, acima e abaixo de sua superfície, onde a vida é possível. Gaia is the traditional name for the Earth and her biosphere as a living, even sentient, being. Gaia é o nome tradicional para a Terra e sua biosfera como a vida.We have chosen that name for ourselves because we understand that, when all else falls away, Gaia is the one who bears, nourishes, sustains, and finally receives us as we begin, live, and end our lives. Entendemos que, quando tudo mais desmorona, Gaia é aquele que carrega, alimenta, sustenta, e, finalmente, nos recebe como começamos.


Como podemos pensar em comprar ou vender o céu, ou o calor da terra? Essa idéia é estranha. Se não somos donos do frescor do ar nem do brilho da água, como você pode comprá-los? Cada parcela desta terra é sagrada. Cada pinha e mata dos pinheiros, cada grão de areia nas praias, cada gota de orvalho nos escuros bosques, cada outeiro e até o zumbido de cada inseto é sagrado para a memória e para o passado. A Seiva que circula nas veias das árvores, leva consigo a memória dos Ancestrais.

Somos parte da Terra e do mesmo modo ela é parte de nós próprios. As flores perfumadas são nossas irmãs, o veado, o cavalo, a grande águia, são nossos irmãos; as rochas escarpadas, os húmidos prados, o calor do corpo do cavalo e do homem, todos pertencemos à mesma família...

 
O encontro com a Mãe Divina é uma etapa essencial para a nossa consciência, totalmente incompreensível para o intelecto. Porque a Grande Mãe é o Todo. Ela é o próprio Corpo da criação, Ela sustem o universo, a sua Essência está em todo lado. E a sua Essência é Amor puro. Ela é a Matriz última, da qual somos todos filhos.
Ela levanta para nós o véu da Ilusão, e convida-nos a vê-La em tudo. Ela reina sobre todas as manifestações do elemento água, quer sejam físicas ou imaginarias.


Tudo vem da Deusa e tudo para ela retorna.
Uma conseqüência do culto à Deusa Mãe na Religião Antiga é a super-valorização da natureza, justificada pela sua ligação à Terra, na forma de Gaia. Além da Terra, outro símbolo muito importante da Deusa é a Lua, onde se manifesta de três maneiras, na forma de Deusa Tríplice, sendo a Lua Cheia associada ao seu aspecto de Deusa Mãe.
Uma questão que muitas vezes se levanta na Religião Antiga é se A Deusa é mais importante do que O Deus. O que se pode dizer é que é uma discussão inócua. A Deusa e O Deus são de igual importância na Religião Antiga. As duas divindades básicas são complementares. Não há hierarquia entre elas.


Gaia era a deusa da Terra, a Mãe Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora quase absurda. Segundo Hesíodo, no princípio surge o Caos, e do Caos nascem Gaia, Tártaro, Eros (o amor), Érebo e Nix (a noite).
Mãe geradora de todos os deuses e criadora do planeta. Nascida do Caos, foi a ordenadora do Cosmos, acabando assim com a desordem e a destruição em que aquele se encontrava, criando a harmonia.
Sozinha, gerou Urano (o Céu) e Pontos (o Mar); criou, do seu próprio corpo, montanhas, vales e planícies; fez nascer a água e deu origem aos seres vivos.
Ela gerou Urano, seu igual, com o desejo de ter alguém que a cobrisse completamente, e para que houvesse um lar eterno para os deuses bem-aventurados


Gaia foi também, a profetiza original do centro de adivinhação da Grécia Antiga: o Oráculo do Delfos. O Oráculo, considerado o umbigo da Terra, situava-se onde a sabedoria da terra e da humanidade se encontravam.

Gaia é o ser primordial de onde todos os outros Deuses se originaram, mas sua adoração entrou em declínio e foi suplantada mais tarde por outros deuses. Na mitologia romana é conhecida como Tellus. Gaia é a energia da própria vida, Deusa pré-histórica da Mãe Terra, é símbolo da unidade de toda a vida na natureza. Seu poder é encontrado na água e na pedra, no túmulo e na caverna, nos animais terrestres e nos pássaros, nas serpentes e nos peixes, nas montanhas e nas árvores. 

 
 A Mãe Primordial que teria criado tudo e todos, até seu próprio complemento masculino, está na base filosófica e fundamental de todas as mitologias e Religiões Antigas.

Na compreensão humana primitiva a Mãe precedeu o nascimento do Pai. Percebemos isto em todos os mitos sagrados anteriores ao patriarcado e quanto mais antigos são estes mitos, mais isso se confirma.

 

Quando os povos primitivos identificaram a mulher com a Terra e associaram a existência da Terra à poderes divinos, consideraram que o poder que conspirou para que o Universo fosse criado era feminino. Como só as mulheres têm o poder de dar á vida a outros seres, nossos ancestrais começaram a acreditar que tudo tinha sido gerado por uma Deusa.

Os povos do Neolítico e Paleolítico não conheciam Deuses masculinos. O conceito do ato sexual como fator de fecundação inexistia, pois eles acreditam que as mulheres engravidam deitadas ao luar.



Em diversas partes do mundo a Grande Deusa Mãe é associada à Lua, já que existia um poder maior que agia entre a mulher e a Lua.

Todas as religiões primitivas viam no poder feminino a chave para o Mito da Criação e assim o Universo era identificado como uma Grande Deusa, criadora de tudo aquilo que existia e que existiu.



A Deusa esteve presente em todas as partes do mundo sob diversas nomes e aspectos: Kali na Índia, Isthar na Mesopotânia, Pallas na Grécia, Sekhmet no Egito, Bellona em Roma e assim sucessivamente. As Grandes Deusas da Antiguidade exerciam domínio tanto sobre o amor quanto sobre a guerra.

Para a Religião Antiga , o ser humano precisa estar sempre em equilíbrio energético e isso muitas vezes não ocorre. Só estando equilibrado , pode-se crescer através do auto-conhecimento e da compreensão dos poderes psíquicos que cada um possui.



A reconexão com a Natureza é a base para o equilíbrio com o meio e o exercício da bruxaria é quem permite que essa reconexão aconteça.

A Religião Antiga é uma religião que não compromete seus filhos com sua fé particular, ou seja, cada um é livre para seguir sua crença. É uma forma de vida que acredita que todas as coisas estão interligadas e conectadas entre si. Portanto o equilíbrio é fundamental, tanto ecológico como espiritual ou social.



A Deusa é o mundo, a Terra e tudo o mais que existe.

A Terra é o corpo Dela
O Ar, seu Sopro
O Fogo, o seu Espírito
E a Água, o seu útero vivo.

Assim como as pedras e os cristais são os Ossos da Mãe terra, a água,elemento símbolo de nossas emoções, é o Sangue da Mãe terra.

A água corre no mar e rios do planeta, assim como o sangue corre em nossas veias.




Ela, a Grande Deusa, não pode ser morta, pois é imortal; pode decidir retirar se por algum tempo, mas Ela é e será para sempre a Grande Mãe Terra.

O herege não é aquele que é queimado na fogueira, mas sim aquele que acende a fogueira. 






15 comentários:

  1. boa
    O blog é muito bom este texto é muito criativo.
    Vcs aqui deste blog defende a natureza?
    Posso copiar este texto pois teno um site que devende a natureza?

    Marcio Rodriguez

    ResponderExcluir
  2. A FRASE MAIS LINDA DESTE TEXTO É : "Como podemos pensar em comprar ou vender o céu, ou o calor da terra? Essa idéia é estranha. Se não somos donos do frescor do ar nem do brilho da água, como você pode comprá-los? Cada parcela desta terra é sagrada".
    Nunca tinha lido nada tão perfeito para descrever a importancia da terra.
    Nunca tinha entrada neste blog, mas agora sempre estarei aqui.
    Parabens.

    Mercedes

    ResponderExcluir
  3. Muito criativo o texto.
    Ler isto logo no inicio do ano, é muito bom para podermos ficar em alerta.

    Josenildo

    ResponderExcluir
  4. boa noite marcio rodriguez

    antes de mais nada gostariamos de agradecer por suas palavras de elogio e tambem por sua visita.

    nós defendemos tudo que é criação da grande mãe e esperamos que as pessoas se concientizem disso e façam o mesmo.

    quanto a você copiar o texto, não podemos fazer nada contra isso, mas que pelo menos seja colocado a fonte do texto.

    já descobrimos varios sites e blogs que copiam os textos, figuras , musicas e tudo mais que colocamos aqui e as pessoas nem se atentam para esse simples detalhe que é por o crédito de quem pesquisou, estudou anos e anos para levar conhecimento as pessoas.

    vou te confidenciar que até dedicatórias ja colocaram iguais.

    nos desculpe pelo desabafo mas você pelo menos pediu autorização para isso e esperamos que continue a nos visitar.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  5. boa noite mercedes

    ficamos felizes por sua sensibilidade ao perceber essa parte do texto que realmente diz muita coisa e mais felizes ficamos ao notar que estamos atingindo nossos objetivos que é de levar conhecimento e concientizar as pessoas para preservação da nossa casa ( natureza ).

    e já que nunca tinha entrado, sinta se a vontade temos mais de 75 textos e videos que você pode se deliciar.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  6. boa noite josenildo

    agradecemos sua visita e elogio.

    esse alerta é muito pouco, pois logo no começo do ano vimos nossas praias sendo agredidas com toneladas de lixo deixado pelos festejos de fim de ano.

    e vemos que isso vem de pessoas de varias classes sociais e infelizmente o que falta mesmo é educação e conciencia das pessoas e nós no nosso primeiro dia de 2012 ficamos tristes ao presenciar essa agressão.

    que cada um faça sua parte e se possivel dizer as pessoas que não é feio preservar a natureza.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  7. Feliz Encontro!!!

    Lindo texto, assim como todos os outros que tive a oportunidade de ler aqui!!
    Parabéns pelo maravilhoso blog!
    E obrigada pelo comentário lá no meu blog...

    Bjos!
    Abençoada Sejas!

    Tandorí Tiamat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezada tandorí

      agradecemos por seus elogios e por sua constante visitação

      esperamos te la conosco muitas e muitas vezes

      volte sempre que desejar
      selma/marcos

      Excluir
  8. Belo texto
    Para ser uma bruxa oq devemos fazer?


    Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde bruna

      você terá que estudar muito, seguir os fundamentos com muita dedicação e assim poderá ser uma bruxa de coração.

      pois as de sangue tem linhagens especiais, com dons especiais, mas nem por isso você vai deixar de ser uma.

      temos conhecimentos de pessoas que são muito mais dedicadas a deusa sendo seguidoras.

      esperamos te la sempre por perto

      selma/marcos

      Excluir
  9. Gaia a Grande Senhora, mãe de tudo e de todos.
    Aqui escrita com palvras mágicas.
    A Grande Mãe iluminou vcs por este blog e pelos belos textos aqui escrito.
    Nunca, mais nunca, nos deixe pois esperamos uma eternidade.
    Tenho 59 anos e nunca estive tão feliz

    Rita Cristina (Maceio)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezada rita cristina

      agradecemos de coração por suas belas palavras elogiando nosso blog e também por estares participando junto com a gente.

      nós também esperamos nunca ter que deixa la, e por isso gostaríamos de te la sempre junto de nós.

      que a grande mãe esteja sempre iluminando e te dando energia

      selma/marcos

      Excluir
  10. Quedo fascinada con tu sitio, es una maravilla!
    Con tu permiso me quedo para seguirte, abrazos infinitos desde Uruguay!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina que bom que você veio me visitar, já passei no seu cantinho, já estou seguindo vc.

      Volte mais vzs.

      bjs

      Selma

      Excluir
  11. Maravilhosos e tocantes esses comentários. Entendo perfeitamente o conteúdo dos textos pois há anos venho estudando e praticando as religiões antigas. Somente hoje estou lendo esse blog e gostaria de me cadastrar. Como faço isso ??

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...