terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O Sabbat Yule




O termo “Yule” provavelmente derivou da antiga expressão indo-européia “Yehwla”, que significa “Solstício de Inverno”, data em que os antigos pagãos celebravam o ano novo.

A Deusa dá à luz a um filho, o Deus, no Yule . O Yule é uma época de grande escuridão e este é o menor dia do ano, marcando na natureza a chegada do inverno. As Bruxas e Bruxos celebram ocasionalmente o Yule pouco antes da aurora, e a seguir observam o nascer do sol, como se fosse o anúncio de um recomeço e a recompensa de seus esforços. Uma vez que o Deus é também o Sol, isto assinala o ponto do ano em que o Sol renasce, acendemos então velas e fogueiras para saudar o retorno da LUZ DO SOL. A Deusa, a Terra, inativa durante o inverno repousa após o parto, assim como a Terra para de florescer no inverno dando forças para as sementes colhidas no verão e replantadas no outono germinem e brotem novamente, completando assim seu ciclo! Para os Bruxas e Bruxas esse é um lembrete que o produto final da morte é um RENASCIMENTO RECONFORTANTE para alegrar esses dias de frio e sossego.

Yule é o momento na Roda do Ano no qual o Rei do Azevinho (Senhor das Sombras) é vencido pelo Rei do Carvalho (o Rei do Sol, a Criança da Promessa) que chega.


Em meio à temível escuridão do Inverno, a Deusa voltou Seus olhos para a Terra. Avistando a calma, inerte e peculiar beleza que repousava nas árvores sem folhas, na neve que cobria o solo e em Suas criaturas, agora reunidas em suas cavernas e casas para fugir do frio, resolveu descer ao Mundo para dar fim ao implacável período mortal que se estendia sobre todas as formas viventes.

Embora soubesse que o florescer e frutificar da Terra, bem como a gestação da nova Criança, haviam lhe deixado cansada e que o tempo de escuridão fosse, então, mais do que necessário, a Senhora sabia que, acima de tudo, os Ciclos da Vida eram tão belos e poderosos quanto os Ciclos da Morte, e começavam a agitar-se nas profundezas do solo, lutando contra o inverno gelado para renascer. Ela sabia que era momento de retirar, finalmente, Seu manto branco que se estendia pelas florestas e vales, abrindo espaço para que estes pudessem tornar-se novamente verdes, pulsantes com energia vivente.

A noite era a mais longa e mais escura que já havia se visto. Movimentando-se com dificuldade devido aos avançados estágios de Sua gravidez, a Mãe de todas as coisas adentrou a floresta agora negra, buscando Aquele que comandava esta época do ano. Calmo, silencioso e taciturno, o Rei Azevinho esperava-A em meio às arvores nuas. Sua coroa de viçosas folhas verdes e os rubros frutos que a cobriam pareciam um tesouro em meio aos galhos secos espalhados por toda a parte, como se uma estranha magia os tivesse conferido o poder de sobreviver a estes difíceis tempos. Seus olhos eram firmes, Seus lábios cerrados pareciam esboçar um sorriso incompreensível, resistente, único. A Portadora da Vida sabia que seria difícil convencê-Lo a retirar-se. No entanto, ao sentir a Criança da Vida mover-se em Seu ventre, Ela tinha certeza: era chegado o momento.


Após uma breve saudação carregada de poder, a Deusa voltou Seus olhos para o Oeste, mostrando ao Deus Azevinho a direção que Ele deveria tomar. Não se podia ver nada além de um caminho tortuoso que terminava em escuridão. “Por que eu deveria ir?”, perguntou Ele. “Os tempos devem mudar”, respondeu a Deusa, “e aqueles que um dia governaram devem ceder lugar à nova vida, para que o equilíbrio no mundo seja restabelecido. Você sabe disso tão bem quanto Eu.”

O Deus contemplou a calma da floresta, num gesto que pareceu durar tanto quanto a nota de uma harpa ecoando em uma sala vazia. “Eu não posso ir”, disse Ele, “não agora. Você, Senhora, que vê além da tristeza, sabe que este é também um belo tempo. Repare no suave amor com que o gelo beija a Terra, e na esperança de Minhas verdes folhas, que mostram Minha soberania, exercida com direito e propriedade”.

 
A Deusa sorriu. Seus lábios pareciam compreender o Rei do Gelo, mas demonstravam uma sabedoria ainda maior do que a dele. Ela disse: “Belas são as Suas palavras, Meu filho e amigo. No entanto, não se esqueça: a Terra deixa-se beijar, mas pode envolvê-Lo no mais mortal e eterno dos abraços. E o que será de Suas verdes folhas quando a escuridão eterna roubar delas o brilho que as sustenta? Sem a ajuda da Criança que se prepara para tomar o Seu lugar, você não terá mais coroa, nem trono.”

“Criança! Minha Amada, Minha Mãe, Minha Senhora! Olhe para Mim; veja a sabedoria do tempo estampada em Minha Face, em Meus olhos, em Minha barba! Por que Eu, que sou o Senhor do Conhecimento, devo ser substituído por uma Criança?” – disse o Rei azevinho, gargalhando. “Que poder pode tão pequena e inocente criatura ter, que seja maior do que o Meu?”



Ela quase deixou levar-se pelas palavras do Senhor da Morte, mas sabia: Ele podia ser ousado o bastante para manipular palavras e tentar convencer a Ela, que O havia gerado; mas não havia palavras que pudessem convencer a Senhora de Todos os Ciclos a agir contra Sua própria natureza. Ela respondeu-Lhe da maneira mais coerente, e, portanto, mais verdadeira: “O Filho que espero pode ser agora pequeno, mas tem tanto poder quanto Você próprio, uma vez que ambos foram gerados em Meu condescendente ventre, e conhecem igualmente Meus Mistérios. Nós sabemos: Ele crescerá. Ele o faz até mesmo enquanto dialogamos, e torna-se cada vez mais próxima a hora de Seu nascimento. E à medida em que crescer, terá cada vez maior poder para degelar esta neve sob nossos pés. E então, eu vestirei Meu manto de beleza para saudá-Lo, para amá-Lo, de modo a restituir a vida e abundância a todas as Minhas Criaturas.”

“Eu não o vejo crescer”, disse o Rei do Inverno, estendendo Suas mãos para recolher alguns flocos de neve que caíam dos céus. “Vejo apenas neve, gelo, e frio. Vejo o Inverno.”


“Você mesmo disse que vejo além da tristeza. Pois bem, é verdade. Meus olhos vêem além da neve, e meus ouvidos escutam as árvores sussurrarem enquanto seus galhos se tocam. Preste atenção, Filho, repare no som dos carvalhos brotando sob a neve, tão lentamente, tão suavemente!” A Deusa apontou para baixo, e de Suas mãos pareceram surgir pequenas fagulhas, que desceram até o solo, abrindo espaço na neve e mostrando ao Deus os pequenos brotos quase invisíveis que cresciam sob o gelo. “Tudo vai, e tudo vem. Tudo morre, tudo renasce. Enquanto você reina, a vida lentamente caminha em sua direção, clamando por espaço. Até mesmo Eu, que sou a Senhora de Todas as Coisas, deixo a vida preencher-Me!” E colocando as mãos em Seu ventre pleno, a Deusa convenceu, enfim, o Rei do Inverno de que Morte e Vida pareciam ser opostas, mas eram irmãs, filhas Dela mesma, Senhora daquilo que é, foi e ainda será. “Receba comigo a Criança da Promessa, e recolha-se, Sábio Azevinho, pois chegará também o Seu momento de retornar.”


A Deusa deu alguns passos em direção ao Leste, e assim permaneceu por alguns instantes, de modo que o Rei Azevinho via apenas Suas costas. Subitamente, um clarão surgiu em frente à Deusa, que cantava. A Luz era tão forte que Ele teve que cerrar os olhos. A Senhora então voltou-se para Ele. Nos braços da Grande Mãe, havia um pequeno bebê, de onde vinha o brilho e a luz da Vida. Ele era tão belo, que fez o Rei Azevinho sorrir.



“A Criança da Promessa retornou”, disse a Mãe dos Deuses. “Vamos saudá-la, pois agora temos a certeza de que a vida se derramará novamente sobre a Terra. O Rei Carvalho deve agora governar. E você, Rei Azevinho, deve ir agora. Nós o agradecemos por ter protegido o mundo durante este período de escuridão, e desejamos harmonia em sua jornada rumo às terras além do Oeste. Nós cuidaremos de Seu Reino, e aguardaremos também o Seu retorno, quando for o momento do Rei Carvalho despedir-se para que a vida continue, assim como Você agora o faz. Tudo o que vai deve um dia retornar. Lembremo-nos sempre desta máxima sagrada.”

Com as palavras e as bênçãos da Senhora, o Rei Azevinho entregou sua coroa à floresta e partiu em direção aos caminhos do Oeste, de onde, como proferiu a Deusa, Ele um dia retornará. Mas isso é parte de outra história… por enquanto, saudemos o Rei Carvalho e abracemos, com vontade, a nova vida. 


O mito do Rei Carvalho e do Rei azevinho é um dos mais tradicionais nas épocas de Litha e Yule. Enquanto em Litha, o Rei Carvalho é desafiado pelo Rei Azevinho, que chega para governar a metade fria e escura do ano, o contrário ocorre em Yule. A noite mais longa do ano nos lembra que a Luz retorna ao mundo. Os dias serão cada vez mais longos, e em breve o Sol voltará a nos aquecer e trazer a vida de volta à Terra.

Assim como o Rei Azevinho finalmente se convence de que a Criança da Promessa deve governar. Vamos celebrar a vida, a esperança e a promessa de dias mais quentes, melhores, com mais amor e beleza.

A Deusa dá a luz ao Deus, que é homenageado como A Criança da Promessa.


É impossível discutir as Tradições de Yule sem mencionar o Natal. Muitos dos costumes de Yule foram absorvidos pela Igreja Cristã, quando o Catolicismo tentava se estabelecer na Europa.

O Natal Cristão já foi festejado em várias datas diferentes no decorrer do século, mas se estabeleceu no dia 25 de dezembro, pois associou muitos dos costumes da antiga e milenar celebração do Solstício de Inverno, que ocorre por volta de 21 de dezembro no hemisfério Norte.

As Tradições Cristãs dizem que Maria deu à luz Jesus no vigésimo quinto dia, mas não confirma de qual mês. Finalmente em 320 d.C., a Igreja Católica decidiu marcar o nascimento de Cristo em dezembro para absorver o culto sagrado do Solstício de Inverno dos celtas e saxões.

O Nascimento de um Deus no Solstício de Inverno não é exclusivo do Catolicismo, pois muitos “bebês divinos” nasceram nesta época. Mistras é um exemplo claro disso. Há muitas práticas que são utilizadas por Cristãos hoje que possuem origens essencialmente Pagãs. A Árvore de Natal, decorada com bolas e uma estrela no topo, não é nada mais nada menos que a antiga árvore que os Pagãos decoravam nos tempos ancestrais com velas, comidas e bolas coloridas (símbolos fálicos relacionados ao Deus) encimada por um Pentagrama, o símbolo da Bruxaria.




As guirlandas, o azevinho, a Tora de Yule (Yule Log) queimando no fogo são todos costumes Pagãos. Yule, o Solstício de Inverno, acontece por volta de 21 de dezembro no hemisfério Norte e por volta de 21 de junho no hemisfério Sul. O Sol agora encontra-se em Nadir, por isso é a noite mais longa do ano.Muitos Pagãos celebram Yule com o festival da Luz, que comemora a Deusa como Mãe que dá nascimento ao Deus Sol, a Criança da Promessa. Outros celebram a vitória do Deus da Luz (Rei do Carvalho) sobre o Rei das Sombras (Rei do Azevinho), pois a partir desse momento os dias se tornarão visivelmente mais longos com o passar do tempo, mesmo com frio.Esse Sabbat representa o retorno da luz.

Aqui, na noite mais escura e fria do ano, a Deusa dá nascimento à Criança do Sol e as esperanças renascem, e Ele trará calor e fertilidade à Terra. Yule é o tempo de celebrar o Deus Cornífero. Nesse dia, muitas tradições Pagãs se despedem da Deusa e dão boas-vindas ao Deus, que governará a metade clara do ano.Em tempos antigos pequenas bonecas de milho eram carregadas de casa em casa com canções típicas de Yule. Os primeiros Pagãos acreditavam que esse ato traria as bênçãos da Deusa às casas que fossem visitadas pelas Corn Dollies.Era um tempo ideal para colher o visco, considerado muito mágico para os Antigos Druidas, que o chamavam de o “Ramos Dourado”.


Os druidas acreditavam que o visco possuía grandes poderes de cura e possibilitava ao homem mortal acessar o Outro Mundo. O visco é um dos símbolos fálicos do Deus e possui esse significado baseado na idéia de que as bagas brancas representam o Divino sêmen do Deus, em contraste às bagas vermelhas do azevinho, semelhantes ao sangue menstrual da Deusa. O visco representa a simbólica substância divina e o senso de imortalidade que todos precisam possuir nos tempos de Yule.

A Tradição da Árvore de Natal tem origem nas celebrações Pagãs de Yule, nas quais as famílias traziam uma árvore verde para dentro de casa para que os espíritos da Natureza tivessem um lugar confortável para permanecer durante o Inverno frio. Sinos eram colocados nos galhos da árvore. Os espíritos da Natureza eram presenteados e as pessoas pediam aos elementais que as mantivessem tão vivas e fortes durante o Inverno como a árvore que recebia lindos enfeites.

 
O pinheiro sempre esteve associado com a Grande Deusa. As luzes e os ornamentos, como Sol, Lua e estrelas que faziam parte da decoração das árvores, representavam os espíritos que eram lembrados no final de cada ano. Presentes eram colocados aos pés da árvore para as Divindades e isso resultou na moderna troca de presentes da atual festa natalina.As cores tradicionais do Natal, verde e vermelho, também são de origem Pagã, já que esse é um Sabbat que celebra o fogo (vermelho) e usa uma Tora de Yule (verde). Um pedaço de tronco que havia sido preservado durante todo o decorrer do ano era queimado, enquanto um outro novo era enfeitado e guardado para proteger toda casa durante o ano que viria. Os troncos geralmente eram decorados com símbolos que representassem o que as pessoas queiram atrair para sua vida.

A tradição da Tora de Yule perseverou até os dias atuais entre os bruxos e bruxas, que fazem três buracos ao longe de um pequeno tronco e colocam três velas em cada buraco, uma branca, uma vermelha e uma preta para simbolizar a Deusa Tríplice. A Tora de Yule também é decorada com azevinho sempre verde para simbolizar a união da Deusa e do Deus. 




Em Yule a casa era decorada com azevinho, representando a metade escura do ano, para celebrar o fim da escuridão da Terra.Para os antigos celtas, celebrar o Solstício de Inverno era o mesmo que reafirmar a continuação da vida, pois Yule é o tempo de celebrar o espírito da Terra, pedindo coragem para enfrentar os obstáculos e dificuldades que atravessaremos até a chegada da Primavera. É o momento de contar histórias, canta e dançar com a família, celebrando a vida e a união.

O tema principal desse Sabbat é a Luz em todas as suas manifestações, seja o fogo da lareira, seja de uma fogueira, de velas, etc. A Luz nesse Sabbat torna-se um elemento mágico capaz de ajudar o Sol a retornar para a Terra, para nossa vida, corações e mentes.Correspondência de YuleCores: vermelho, verde, dourado e branco.

Nomes Alternativos: Solstício de Inverno, Winter Rite, MidWinter, Alban Arthan, Carr Gomm, Retorno do Sol, Dia de Fionn.Deuses: o Deus, como a Criança da Promessa, e a Deusa, como a Mãe. 



O Sabbat Yule é o Sabbat em que a Deusa se tornará Mãe. Embora envelhecida no Samhain, ela agora é a Mãe dando a luz. O Deus morto no último Sabbat renasce como seu próprio filho, que é intensamente esperado, afinal Ele é a Criança da Promessa, que vem trazer, em meio à escuridão da noite mais longa do ano no hemisfério norte, a esperança da volta do Sol. Yule é um tempo de esperança, um tempo de celebrar a alegria no nascimento da Luz. Yule é tempo de bençãos e de partilhar com seus familiares e amigos a alegria, o carinho com que a Deusa generosamente nos convida para a vida. Esse costume obedece à filosofia xamânica de renovação contínua de energia , para que nada fique estagnado."

Ao longo de toda sua existência, a Igreja Católica veio assimilando cultos e práticas pagãos, alguns dos quais adquiriram papel fundamental no exercício da religião cristã. Pela observação sistemática de alguns destes cultos e práticas, comparando o significado que têm para os bruxos com o significado que têm para os cristãos. 



O ano bruxo se inicia no frio e escuro meio do outono (1º de maio no hemisfério sul e 31 de outubro no hemisfério norte). Nesta data se celebra o Tempo dos Idos, conhecido pela tradição celta como Samhain. Na verdade, no dia deste sabbat se considera que o ano acaba, mas por três dias o outro ainda não começa. E como se passa a estar fora do ano que se foi e o outro ainda não começou, trata-se de um período fora do tempo, onde vivos e mortos, bem como seres desprovidos de corpo físico, podem se encontrar.

Enquanto as bruxas e os bruxos celebram Samhain, nesta época (noite do dia 31 de outubro a 2 de novembro), os cristãos estão celebrando o Dia de Todos os Santos (alterado de 13 de maio para 1º de novembro pelo Papa Gregório II, no século VIII) e o dia de finados (2 de novembro, conforme estabelecido pela Igreja em fins do século X). Tanto bruxos quanto cristãos dedicam este período a entrar em contato com entidades não encarnadas e lhes render homenagens.




O sabbat seguinte é a festa do inverno, Yule, pela tradição celta. Este é comemorado no solstício de inverno, menor dia do ano, mas, justamente por isso, é o momento de renascimento do Sol, ou seja, a partir da celebração de Yule os dias começarão a crescer.

No natal os cristãos celebram o nascimento de Jesus. Ainda criança, ele é a promessa de dias de glória. Enquanto isso, os bruxos, na festa do inverno, celebram o nascimento do Sol, como promessa de que o inverno que se inicia, tempo de dificuldades, será substituído pela primavera à medida que o Sol se tornar mais forte. Desta forma, tanto em um quanto em outro credo, se celebra o nascimento do Deus e a gradual substituição das trevas pela luz.




Os festejos de 2 de fevereiro têm o mesmo nome na Igreja e na BRUXARIA Ibérica. Trata-se da festa de Candelárias, quando os católicos comemoram a apresentação de Jesus no Templo e os bruxos celebram a força da vida, a luz que já brilha no escuro, mas ainda não o ilumina, a vida que começa a forçar caminho sob a neve e que só é percebida por quem, a partir de sua sabedoria, vê além. Na passagem bíblica que remete à apresentação de Jesus no templo, o idoso Simeão pega Jesus no colo e diz: "Agora Senhor, deixa teu servo ir em paz, segundo a tua palavra, porque meus olhos viram a salvação que preparaste ante a face de todos os povos, luz que brilhará sobre todas as nações, e glória do teu povo, Israel". (Lc 2, 29-33)

A semelhança de significado é inescapável: Jesus é pequeno demais para afastar o frio e a escuridão, mas naquele momento ele já se faz perceber como a luz do mundo.



Ambos, cristãos e bruxos, celebram Candelárias (Imbolg, na tradição celta) acendendo e portando VELAS , antiga prática pagã aconselhada por São Cirilo de Alexandria: "celebremos o mistério deste dia com lâmpadas flamejantes", inspirado no próprio Testamento ("Vamos, irmãos! Vede o círio que hoje arde entre as mãos de Simeão! Vinde buscar nele a luz, vinde acender nele as vossas VELAS , quero dizer, as lâmpadas que o Senhor quer ver entre as vossas mãos" - Lc 12, 35).

O espírito dominante, em ambas as crenças, é o de crer na ou perceber a luz no fim do túnel, de renovar as esperanças em meio a tempos de dificuldade.



Os sinais que em Candelárias eram vistos apenas pelos sábios, se tornam visíveis a todos com o equinócio de primavera. A partir de então, os dias serão maiores que as noites, o que se tornará perceptível mais adiante, no próximo sabbat. As neves se derretem, a alegria inocente paira no AR , propiciando o AMOR . Mais uma vez os nomes dos ritos pagãos e cristãos se confundem, os primeiros celebram Ostara (originalmente celebração à Deusa grega Ostera / germânica Esther), enquanto a Igreja celebra a Páscoa (Easter em inglês, Oster em alemão). Se restar dúvida acerca da identidade de significado entre a Páscoa e Ostara, pelo fato do Concílio de Nicéia ter estabelecido que a Páscoa deixaria de festejar a fuga dos judeus do EGITO e passaria a comemorar a ressurreição de Jesus, os símbolos, idênticos em ambas as celebrações, deixam claro que na prática trata-se da evocação dos mesmos sentimentos de ressurgimento da vida após o fim do inverno. O ovo, símbolo da origem da vida, é aliado à lebre (coelho de páscoa, para os cristãos), símbolo da fertilidade. Curioso ainda notar que, mesmo após a destruição das culturas pré-colombianas, das quais restaram poucos traços, em tempos mais recentes foi reunido às comemorações de páscoa o uso do chocolate, alimento de origem olmeca, de uso ritualístico relacionado à fertilidade, e preparado com as sementes do cacaueiro (cacahuaquchtl, em maia), considerados presentes dos DEUSES ao homem, e que, independente das crenças maias, apenas por serem sementes, já trazem o mesmo significado do ovo.

Ostara é o último sabbat da Metade Escura da Roda do Ano. Até aqui, contamos quatro sabbat perfeitamente equivalentes, em espírito e significado, a comemorações cristãs.

Tempo dos Idos/Samhain - Todos os Santos e Finados
Festa do Inverno/Yule - Natal
Candelárias/Imbolg - Candelárias
Festa da Primavera/Ostara - Páscoa

Encerra-se o tempo do frio e escuridão e no sabbat seguinte, Beltane, se inicia a Metade Clara da Roda do Ano, o tempo das luzes e do calor. 




Na Enciclopédia Católica (edição de 1911): "A festa do Natal não estava incluída entre as primeiras festividades da Igreja... os primeiros indícios dela são provenientes do Egito... os costumes pagãos relacionados com o princípio do ano se concentravam na festa do Natal".

Autoridades históricas demonstram que, durante os primeiros 3 séculos da nossa era, os cristãos não celebraram o Natal. Esta festa só começou a ser introduzida após o início da formação daquele sistema que hoje é conhecido como Igreja Romana (isto é, no século 4o). Somente no século 5o foi oficialmente ordenado que o Natal fosse observado para sempre, como festa cristã, no mesmo dia da secular festividade romana em honra ao nascimento do deus Sol, já que não se conhecia a data exata do nascimento de Cristo. 


JESUS NÃO NASCEU EM 25 DE DEZEMBRO: Quando Ele nasceu "... havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho." (Lucas 2:8). Isto jamais pôde acontecer na Judéia durante o mês de dezembro: os pastores tiravam seus rebanhos dos campos em meados de outubro e [ainda mais à noite] os abrigavam para protegê-los do inverno que se aproximava, tempo frio e de muitas chuvas (Adam Clark Commentary, vol. 5, página 370). A Bíblia mesmo prova, em Cant 2:1 e Esd 10:9,13, que o inverno era época de chuvas, o que tornava impossível a permanência dos pastores com seus rebanhos durante as frígidas noite, no campo. É também pouco provável que um recenseamento fosse convocado para a época de chuvas e frio (Lucas 2:1). The New Schaff-Herzog Encyclopedia of Religious Knowledge (A Nova Enciclopédia de Conhecimento Religioso, de Schaff-Herzog) explica claramente em seu artigo sobre o Natal: "Não se pode determinar com precisão até que ponto a data desta festividade teve origem na pagã Brumália (25 de dezembro), que seguia a Saturnália (17 a 24 de dezembro) e comemorava o nascimento do deus sol, no dia mais curto do ano.

As festividades pagãs de Saturnália e Brumália estavam demasiadamente arraigadas nos costumes populares para serem suprimidos pela influência cristã. Essas festas agradavam tanto que os cristãos viram com simpatia uma desculpa para continuar celebrando-as sem maiores mudanças no espírito e na forma de sua observância. Pregadores cristãos do ocidente e do oriente próximo protestaram contra a frivolidade indecorosa com que se celebrava o nascimento de Cristo, enquanto os cristãos da Mesopotâmia acusavam a seus irmãos ocidentais de idolatria e de culto ao sol por aceitar como cristã essa festividade pagã.
Com a vinda do imperador Constantino (no século 4o) que se declarou cristão, elevando o cristianismo a um nível de igualdade com o paganismo, o mundo romano começou a aceitar este cristianismo popularizado e os novos adeptos somaram a centenas de milhares.


O artigo "The New Schaff-Herzog Encyclopedia of Religious Knowledge" revela como Constantino e a influência do maniqueísmo (que identificava o Filho de Deus com o sol) levaram aqueles pagãos do século 4o a adaptarem a sua festa do dia 25 de dezembro (dia do nascimento do deus sol), dando-lhe o título de dia do natal do Filho de Deus.

Assim foi como o Natal se introduziu em nosso mundo ocidental! Ainda que tenha outro nome, continua sendo, em espírito, a festa pagã de culto ao sol.
Os pagãos já celebravam esta data séculos antes do nascimento de Cristo.

Jesus, o verdadeiro Messias, não nasceu em 25 de dezembro. Os apóstolos e a igreja primitiva jamais celebraram o natalício de Cristo. Nem nessa data nem em nenhuma outra. Não existe na Bíblia ordem nem instrução alguma para fazê-lo.

Jesus Cristo nasceu na festa dos Tabernáculos, a qual acontecia a cada ano, no final do 7º mês (Iterem) do calendário judaico, que corresponde [mais ou menos, pois o calendário deles é lunar-solar, o nosso é solar] ao mês de setembro do nosso calendário. A festa dos Tabernáculos (ou das Cabanas) significava Deus habitando com o Seu povo. Foi instituída por Deus como memorial, para que o povo de Israel se lembrasse dos dias de peregrinação pelo deserto, dias em que o Senhor habitou no Tabernáculo no meio de Seu povo (Lev 23:39-44; Nee 8:13-18 ). 



Zacarias, pai de João Batista, era sacerdote e ministrava no templo durante o "turno de Abias" (Tamuz, i.é, junho / julho) (Luc 1:5,8,9).
Terminado o seu turno voltou para casa e (conforme a promessa que Deus lhe fez) sua esposa Isabel, que era estéril, concebeu João Batista (Luc 1:23-24) no final do mês Tamus (junho / julho) ou início do mês Abe (julho / agosto).
Jesus foi concebido 6 meses depois (Luc 1:24-38), no fim de Tebete (dezembro / janeiro) ou início de Sebate (janeiro / fevereiro).
Nove meses depois, no final de Etenim (que cai em setembro e/ou outubro), mês em que os judeus comemoravam a Festa dos Tabernáculos, Deus veio habitar, veio tabernacular conosco. Nasceu Jesus, o Emanuel ("Deus conosco").




Ele nasceu no dia 25 de dezembro?: Definitivamente não. Este era o dia do Solstício de Inverno, que foi adotado pela Igreja Católica para usurpar a data de comemoração do Dies Natalis Solis Invicti, a grande festa em honra ao deus Mithra. Existem controvérsias em relação a data que Yeshua nasceu, mas as duas principais correntes são: 6 de Janeiro (data que até hoje na Europa é comemorada como o "Dia de Reis") e 20 de Maio (data que era comemorado o nascimento de Yeshua nas Igrejas Cristãs primitivas até o ano 366, quando o natal passou a ser "oficialmente" no dia 25 de dezembro). O ano estimado de seu nascimento é 7 AC.

Mas claro que esta versão fantasiosa do nascimento de Cristo não apareceu do nada. Precisamos entender que do Concílio de Nicéia até os dias de hoje tivemos 1700 anos de mão de ferro, inquisição e fogueiras para matar e destruir TODOS os que sabiam da verdade. Lembrem-se que a razão pela qual as Ordens Secretas são chamadas de "secretas" é que, se elas fossem expostas, seus membros seriam mortos, para garantir que todas estas coisas permanecessem enterradas.



Este dia também é chamado Alban Arthuan (A Luz de Arthur), na tradição druida. É o tempo da morte e do renascimento. O Sol parece estar nos abandonando completamente, enquanto a noite mais longa chega até nós.

Para os antigos celtas, celebrar o Solstício de Inverno era o mesmo que reafirmar a continuação da vida, pois Yule é o tempo de celebrar o espírito da Terra, pedindo coragem para enfrentar os obstáculos e dificuldades que atravessaremos até a chegada da Primavera. É momento de contar histórias, cantar e dançar coma família, celebrando a vida e a união.

Para os povos antigos o clima era algo extremamente importante, uma vez que passavam a maioria do tempo ao ar livre. Exatamente por isso, o Solstício de Inverno era uma data reverenciada pois anunciava a promessa do retorno do sol, da luz e da fertilização da vida. O Deus com a Criança da Promessa(o sol nascente e crescente) era celebrado para trazer calor e luminosidade. 



Yule assinala a esperança de um novo tempo, abrindo caminho para as inúmeras possibilidades.

Yule representa o retorno da luz, o retorno das esperanças, do calor e da fertilidade à Terra, celebrar o Yule é reafirmar a continuação da vida, pois o tempo é de reverenciar o Espírito da Terra, pedindo coragem para enfrentarmos os obstáculos e dificuldades que virão até a chegada da Primavera, é tempo de pedirmos aos Deuses que rejuvenesçam nossos corações e nos dêem forças para nos libertarmos das coisas antigas ou desgastadas. 



Uma coisa é o natal e outra é o Yule, embora existam muitas semelhanças. O natal que tradicionalmente se comemora é a celebração do aniversário de Cristo, já o Yule é uma celebração do fim de um ciclo natural e o começo de outro, já que nós seguimos os ciclos da natureza, sim, nós devemos comemorar o Yule na data certa do nosso hemisfério devido as nossas estações. Porém nada impede de decorar sua casa ou fazer uma ceia, será apenas uma festa, é uma parte cultural do ocidente e não é por causa da religião que se deve perder esse contato com a família (porque muitos deles não vão comemorar o Yule conosco). A única coisa que temos que ter em mente é que se comemorar o natal sem nenhum aspecto religioso, apenas o aspecto festivo. 











70 comentários:

  1. vou procurar na biblia e depois eu volto

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ana me desculpe mas, a bíblia só e verdade para quem acredita nela. não adianta impor uma religião. tudo depende da fé. você já parou para acreditar que o cristianismo é uma mentira para as pessoas que professam outro tipo de fé?
      você ter sua opinião é uma coisa agora,você não respeitar é outra.
      não sou bruxa, nem participo da religião wicca mas respeito e admiro o contato com a natureza, algo que perdemos com o tempo...vê se aprende um pouco com as pessoas que fazem este blog :)

      Excluir
  2. Estou chocada, com oq eu li aqui.
    Nunca imaginei que as pessoas poderiam fazer outras comemorar uma coisa que é mentira

    Hotilina

    ResponderExcluir
  3. Nós católicos acreditamos nos que é passado desde de pequenos.
    Não adianta pq essa data já é consagrada pela igreja.

    Teodoro

    ResponderExcluir
  4. Texto como sempre explicativo.
    Desejo a vcs um feliz yule um ótimo natal.


    Tania

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente não entendo por que a religião católica condena a bruxaria, já que foram os 3 reis magos que levaram presentes para o menino Jesus, os magos também usam magia, essa pergunta fica no ar! beijos linda amiga

    ResponderExcluir
  6. boa tarde hotilina

    a historia da humanidade tem muitas coisas que chocam as pessoas essa é só mais uma delas.

    obrigado por nos visitar
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  7. boa tarde teodoro

    nossa intenção não foi de alterar seu pensamento e nem que as pessoas deixem de comemorar o natal e sim de esclarecer e relatar os fatos da história da nossa religião.

    mas desde pequeno ouço um ditado que o maior cego é aquele que não quer enxergar.

    obrigado por sua visita
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  8. prezada tania

    mais uma vez muito agradecido por seus elogios e sua visita e esperamos sempre encontra la em nosso blog.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  9. O melhor texto de todos os tempos, explicação magnífica, sem ferir ninguem que é o mais importante.
    Parbens e um feliz natal a todos vcs do blog

    Armando

    ResponderExcluir
  10. Não é para chocar pois mais nada me choca.
    Quero escrever que este texto é muito importante não só para mim, mais para os leigos que não tem como ter ascesso este ti´po de informação.
    Não sou formada pela faculdade, mas sou formada pela faculdade da vida.
    Texto lindissimo.

    Veronica

    ResponderExcluir
  11. Aquela religião que não tem pecado que me falem.
    Sou católico, e estou de acordo com vcs, não sei se Jesus nasceu nesta data, pelas coisas que fui lefr na biblia parece que não. Mas como foi escrito aqui neste texto, o natal é para reunir amigos e familia.
    O texto é muito explicativo

    Rodolfo

    ResponderExcluir
  12. Natal, Dia das Mães , Pai, Criança etc...
    Tudo isto foi o homem que inventou para ganhar dinheiro.
    O texto é muito bom, espero que vcs não parem e esclareçam mais ainda.

    Araujo

    ResponderExcluir
  13. Um Feliz Yule para vcs.
    O texto é de uma clareza muito grande.
    Parabens por vcs serem verdadeiros.

    Angela

    ResponderExcluir
  14. Olá eu sou a Ana de ontem.
    Fiquei uma boa parte da noite lendo a biblia.
    Hoje fui no padre falar com ele.
    Realmente vcs não deixam de ter razão.
    Mas não vamos aqui criar polemica. Sou uma Jovem de 16 anos que mesmo indo a igreja e sendo católica eu amo este blog.
    Então na minha religião um Feliz Natal para todos
    Que outros texto venham.

    ResponderExcluir
  15. Lindo texto, o blog esta de parabens melhor a cada postagem

    Mauricio

    ResponderExcluir
  16. Vcs vão ensinar algum ritual para fazer no final de ano

    Fabio

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber se a historia do papai noel tb ocorreu nesta mesma data que a igreja estabeleceu o natal


    Fernando

    ResponderExcluir
  18. gostaria se saber como faço para introduzir alguma coisa do yule na festa de natal da minha familia


    Hermelinda

    ResponderExcluir
  19. Como faço para fazer uma ceia de natal mais sendo uma ceia da religião das bruxas


    Constancia

    ResponderExcluir
  20. bom dia armando

    agradecemos de coração por seus elogios ao texto e também aproveitamos para agradecer por sua visita.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  21. bom dia veronica

    antes de mais nada agradecidos estamos por sua visita e participação em nosso blog.
    e aproveitamos mais uma vez para dizer as pessoas que a nossa intenção nao é de causar choque e sim de levar conhecimento e esclarecer todas as dúvidas que as pessoas tinham e tem sobre a nossa religião.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  22. bom dia rodolfo

    não é essa ou aquela religião que tem pecado e sim as pessoas, e não vemos nada como pecado e sim como escolhas, sendo elas boas ou ruins temos que arcar com as consequências.

    obrigado por sua visita e participação
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  23. bom dia araujo

    agradecemos por sua visita e por expor sua opinião sobre as festividades .

    esperamos te lo sempre a nos visitar
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  24. prezada angela

    um feliz yule para você também, e aproveitamos para agradece la por nos visitar e por participar com seu comentário.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  25. cara ana

    estávamos a sua espera, ficamos felizes com seu retorno e interesse em adquirir conhecimento, sendo uma jovem de 16 anos você serve de exemplo a outros jovens que não tem a mesma postura.

    esperamos que você continue a nos amar e como na nossa religião esse amor voltará a você 3 vezes mais intenso.

    feliz natal também a você e a toda sua familia
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  26. bom dia mauricio

    agradecemos por sua visita, participação e elogios a nós dirigidos e esperamos que continue a frequentar nosso blog.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  27. bom dia fabio

    tudo que você tem que fazer é manter sua mente aberta para coisas boas e levar isso as pessoas que você ama.

    obrigado por nos visitar e volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  28. bom dia fernando

    agradecemos sua visita e quanto ao papai noel, ele nada tem a ver com a nossa religião e sendo assim não temos como esclarecer sua dúvida.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  29. bom dia hermelinda

    agradecidos por sua visita, mas achamos que você deve ler mais um pouco o texto já que nele tem algumas dicas bem interessantes de como você deve fazer para introduzir coisas do yule nas festividades com sua familia.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  30. bom dia constancia

    obrigado por sua visita e quanto a sua ceia você deve se servir de um bom vinho, pão , mel , mas o principal é estar cercada por pessoas que tenham um carinho especial por você assim como nós.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  31. Um feliz natal para vcs.
    Espero ter muitos ensinamentos e que vcs sejam abençoados.

    Edneia

    ResponderExcluir
  32. Lindo o texto, como sempre mostrando as coisas que deveriam ser escrita.
    Que o meu Grande Oxalá ilumine sempre vcs.
    Agradecer é o que eu mais tenho a fezer.
    Obrigada pelos ensinamentos.
    Obrigada por me fazer uma pessoa mais culta.
    Obrigada por me permitir passar esses ensinamentos.
    Obrigada por não deixar de me responder mesmo eu sendo espirita.

    Claudineia

    ResponderExcluir
  33. omo católica não concordo com nada que esta esxrito neste texto referente ao nascimento de Jesus.
    Não posso crer que isto é passada de uma forma errada.
    O que é importante e o que a igreja quer passar é o espirito natalino.
    As outras religiões devem tb ter as suas festividades enganadas e nem por isto elas falam da catolica.
    Um Feliz Natal
    OBS.: sempre entro no blog, e gosto muito por isto a minha opnião.

    Bernadete

    ResponderExcluir
  34. Boa Tarde
    Meu nome é Ygor.
    Quero dar os parabens pelo belo texto aqui escrito.
    Gostei muito do blog os vídeos são ótimos.
    Tudo de primeira.
    Gostaria tb saber qual o objetivo deste blog?

    ResponderExcluir
  35. O texto é muito bom de muita clareza .
    Gostaria de saber como faço para me tornar um membro e depois um guardião, pois adorei o texto dos guardiões.

    Walter

    ResponderExcluir
  36. boa tarde edneia

    sinta se a vontade aqui no nosso blog, ja temos muitos textos publicados e se você pegar desde o inicio terá uma sequencia bem interessante para seu aprendizado.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  37. boa tarde claudineia

    você é uma das nossas frequentadoras mais atuantes, sempre participando e tirando dúvidas sobre os textos.

    nós e que agradecemos por estar sempre aqui com a gente e também pelos elogios a nós direcionados.

    você é da casa
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  38. boa tarde bernadete

    nós não tivemos a intenção de causar polemicas e sim de relatar a verdadeira história da humanidade.

    outras pessoas da religião católica também se manifestaram com relação ao texto e daremos como exemplo a nossa seguidora ana, uma menina de 16 anos que pesquisou com a própria igreja e constatou que tudo que foi relatado aqui é verdadeiro e é comprovado.

    mas como você mesmo disse o importante é estar se confraternizando com as pessoas que amamos e sermos felizes.

    volte sempre e será muito bem recebida
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  39. boa tarde ygor

    agradecemos pelos elogios e principalmente por sua visita e participação.

    quanto ao objetivo do blog, a intenção é levar conhecimento e esclarecer todas as dúvidas que envolvem a religião antiga mais conhecida como bruxaria.

    e assim desfazer da cabeça das pessoas a impressão errada que tinham a nosso respeito.

    esperamos que a gente tenha se feito entender e também te lo sempre por perto.

    volte sempre e qualquer dúvida estaremos a sua disposição.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  40. boa tarde walter

    agradecemos sua visita e seus elogios.

    quanto a você se tornar um membro, aqui no nosso blog já pode ter uma boa iniciação, lendo e estudando os textos com muita atenção.

    agora a tarefa de ser um guardião já é mais difícl pois você terá que ser um escolhido e não de escolher ser um.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  41. FELIZ YULE PARA VCS

    ESTE TEXTO VAI SER PARA O PRÓXIMO ANO.
    FERIAS ESTA CHEGANDO POR ISTO VAMOS TER MAIS TEMPO DE LER O BLOG.

    AS 3 MARIAS

    ResponderExcluir
  42. Eu entrei aqui por indicação de varias pessoas
    Este blog tinha tudo para ser apenas mais um, Mas ele tem um diferencial.
    Os videoas são ótimos os textos muito bom.
    Indicação que realmente me fez entrar meu filho de 15 anos.
    Ele entra todos s dias e pela primeira vez vejo que ele não está na internete só de papo furado.
    Parabens pelo blog.
    Victor

    ResponderExcluir
  43. Amei o texto.
    Mas eu e o Bill estamos aqui para desejar um Feliz Yule para vcs.
    OBS: espero que seja vcs na foto pq agora conheço vcs.
    Obrigada.
    OBS: nada de ferias para vcs pois estarei na praia com o bill lendo o blog

    ResponderExcluir
  44. Selminha e Marcos
    Um Feliz Yule , Natal tudo de bom para vcs

    Amamos vcs

    Paula, Joel e família

    ResponderExcluir
  45. A facilidade e a realidade dos texto é obra de arte.
    Sou pintor e agora que encontrei este blog tenho uma ocupação a mais ler para entender esta religião que mesmo não sendo um adepto sou um admirador.

    Hugo

    ResponderExcluir
  46. Grade Guardião e Sacerdotisa
    Desejo a vocês um Feliz Yule que vocês possam estar junto nesta data, que representa o renascer.
    O renascer que vocês deram inicio.
    O renascer de um ano bom e feliz.
    A vitoria deste ano que está indo foi grande para todos nós.
    O orgulho que eu tenho de vocês foi o meu maior e melhor presente

    Viviane

    ResponderExcluir
  47. Boa Tarde
    Este blog esta sendo muito comentado e tem boas indicações.
    Estou lendo pois tenho que ler como um livro.
    Quero dar os parabens, çprincipalmente por este texto.

    Severino

    ResponderExcluir
  48. Este blog tem que ser divulgado não só no google mais no Twitter no Facebook e outros.
    Coisa boa temos que divulgar.
    Parabens por colocar no ar uma coisa de tanta qualidade.
    Inurar aqui oq é melhor fica difilcil, pois ele é de qualidade.

    Veloso

    ResponderExcluir
  49. Acreditar não é facil, não sei como uma religião como desta fica na penunbra.
    Eu blog realmente esta de parabens pela explicação nos textos.
    Encontrar coisa boa na internet tá dificil, mas este blog é muito bom é para família.

    Sara

    ResponderExcluir
  50. Ficaria aqui a noite toda para escrever o quanto este blog me ajudou e esta me ajudando.
    Aqui eu eu me encontro, parece que todas as minhas dúvidas esta acabando.
    Um feliz natal a vcs.
    O meu muito obrigada

    Sheila

    ResponderExcluir
  51. as 3 marias

    vocês são especiais para nós ,, esperamos que aproveitem bem as férias e que nos levem juntos.

    mais uma vez um grande obrigado por nos acompanhar ao longo desse 2011 e em 2012 voltaremos renovados e cheios de energia para dividir todos os nossos seguidores.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  52. boa tarde victor e filho

    agradecemos por suas palavras de elogio aos nossos textos e também agradecer a quem nos indicou.
    esperamos que continuem a frequentar nosso blog e aproveitem tudo que ja esta publicado.

    voltem sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  53. prezados nazaré e bill

    vocês são um dos nossos frequentadores mais antigos e admirados ,,, esperamos que continuem sempre por perto.
    obrigado por tudo e feliz yule para vocês.
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  54. queridos amigos paula e joel

    vocês são pessoas muito especiais para nós , e teremos vocês sempre em nossos corações.

    feliz yule para toda familia
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  55. prezada senhora e grande sacerdotisa viviane

    nós não seriamos nada sem suas orientações e carinho e as vezes até umas broncas.

    aprendemos com nossos erros mas temos conciência que acertamos em muitos pontos e a tendência e que continuaremos evoluindo e cumprindo nossa missão de levar a religião antiga de volta ao lugar que ela nunca deveria ter saido.

    feliz yule para a senhora, ravene e para todas as meninas do templo.

    dos seus filhos que te amam muito
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  56. boa tarde severino

    agradecemos por suas palavras e participação e esperamos que continue a ler todos nossos textos e matérias.

    você será sempre muito bem vindo
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  57. boa tarde veloso

    agradecemos por todos seus elogios e principalmente por sua visita e esperamos que continue a nos acompanhar por muito tempo, já que temos uma missão de levar o conhecimento e a cultura da antiga religião as pessoas.

    selma/marcos

    ResponderExcluir
  58. boa tarde sara

    não achamos tão dificl acreditar, se você acredita na vida , pode muito bem acreditar em tudo que está aqui escrito.

    quanto a penumbra foi uma pagina triste na nossa história mas tivemos nossos motivos por ter estado tanto tempo assim.

    mas agora estamos voltando aos poucos e mostrando ao mundo, mesmo que seja de grão em grão que a nossa religião não morreu e mesmo que um dia tenhamos morrido eis que estamos de volta, cada vez mais fortalecidos e levando as pessoas todo conhecimento e cultura de uma das mais ricas histórias da humanidade.

    obrigado por tudo e por suas palavras elogiosas
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  59. boa tarde sheila

    toda vez que alguma pessoa vem aqui no blog e diz que estamos ajudando, nos deixa mais feliz.

    e esperamos que você continue a querer ser ajudada. só temos que agradecer por sua visita e participação.

    volte sempre que desejar
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  60. Depois de varios textos reveladores vcs estão fechando o ano com mais um e este muito curioso.
    Eu adorei vcs terem escrito e revelado, pq na minha opnião as pessoas sejam elas de qual for a religião so pensam em consumir. esquecem que o que importa é a família reunida com amigos próximo.
    Parbens pelo belo texto, Um Feliz Natal para vcs
    Selma vc é muito linda se for vc realmente na foto. Marcos obrigado por responder não so para mim mas para todos.

    Verusca

    ResponderExcluir
  61. Parece que foi ontem que a profecia se realizou.
    O ano esta terminando,mas estaremos bem pois o caminho já esta claro para todos.
    Que vocês tenham um Yule de muita paz e amor.

    Ravene

    ResponderExcluir
  62. Nunca entendi muito bem essas coisas que vc tem e por isto mesmo vc é diferente.
    Fico muito feliz que vc tenha encontrado uma pessoa que sabe respeitar essas coisas.
    Quero que vcs saibam que amo vcs e muito.
    Minha irma, minha melhor amiga, minha bruxinha.
    Que vcs tenha um Natal lindo.

    Lica e família

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde.
    Não muito boa em escrever, mas quero que vcs tenham um lindo Natal.
    Quero tb agradecer por tudo, por causa desse blog hoje tenho conhecimento de muitas coisas.

    Meu livro de cabiceira.

    Jandira

    ResponderExcluir
  64. boa tarde verusca

    antes de tudo agradecemos mais uma vez por sua presença aqui no blog e tambem por gostar dos textos aqui publicados.

    respondemos dentro do possivel a todas as pessoas... as que nos elogiam, as que nos criticam, as que nao acreditam na nossa religião e principalmente as pessoas que nos respeitam.

    quanto as fotos, elas sao verdadeiras assim como tudo que esta aqui e mostra o carinho e amor que temos um pelo outro.

    volte sempre
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  65. prezada ravene

    podemos dizer que você é uma peça muito importante dentro dessa engrenagem e para a concretização de tudo de bom que esta acontecendo.

    sabemos da sua fidelidade junto a grande sacerdotiza viviane e ajudando as meninas do templo.

    temos um enorme carinho por você e juntos vamos trilhar esse caminho de paz e amor que temos pela frente.

    que a grande mãe te proteja e ilumine
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  66. boa tarde lica

    muito bom te la por aqui ja que nossos afazeres diarios nos impede de estarmos juntos.

    mas tambem é muito bom saber que mesmo não entendendo você sempre busca entender.

    nós tambem amamos vocês,lica, marcos e juju

    feliz natal a todos que te cercam
    selma/marcos

    ResponderExcluir
  67. boa tarde jandira

    as pessoas não precisam ser grandes escritores para expressar o que sentem, no seu caso, pode ter certeza que sabemos muito bem o que quiz dizer e foi muito clara.

    nós e que agradecemos sua presença constante e esperamos que continue assim.

    feliz natal a todos
    selma/marcos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...